quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Prefácio de Histórias com História

                                                                    Prefácio


Instado a escrever uma introdução sobre este blogue, assaltou-me a dificuldade de falar sobre um “nascituro” de colossal importância e dimensão, como deixa antever o seu criador, (Paulo Nogueira), seja pelas credenciais já sobejamente firmadas no Blogue Presente  & Passado, onde se evidenciou um verdadeiro cultor da história, cuja continuidade se adivinha, seja, pelo interesse e vastidão dos temas ora propostos, seja ainda pela forma verdadeira e apaixonada como nos conta as estórias.
Como o próprio nome indica, o Blogue Histórias com História, propõe-se focar a temática das estórias do passado e o seu impacto na história, bem como a sua relevância no presente, contribuindo e consolidando a construção do futuro, tal como se retira da célebre frase atribuída ao filósofo, Confúcio, “Se queres prever o futuro, estuda o passado”.
Num passado longínquo, o Homem exprimia as suas ideias, gravando imagens e símbolos nas pedras. Depois, vieram pergaminhos e papiros! Pela dificuldade das comunicações, a sua divulgação era muito difícil. No presente, para registar as suas ideias o Homem usa essencialmente o papel e o computador.
Hoje, graças aos meios de comunicação electrónicos, a divulgação de ideias e notícias pelo mundo, faz-se num espaço temporal muito curto.
Estamos na “era” da WWW, (World Wide Web), que em português significa Rede de Alcance Mundial.
Através desta, generalizou-se o uso dos “Blogs”. Um “blog” ou blogue, deriva do inglês “Web log”, ou seja, "diário da rede".
Iremos assistir ao nascimento de um “diário da rede”, que, com certeza, nos fará viajar desde um tempo por vezes esquecido no próprio tempo, até à actualidade, revelada no mesmo minuto em que acontece.
Na verdade, a História significa conhecimento adquirido através da investigação, da análise, da pesquisa. Atribui-se a sua origem às pesquisas de Heródoto e define-se como a ciência que estuda o homem e a sua acção no tempo e no espaço. O estudo da história começou quando os homens encontraram o começo da sua existência no conhecimento das realizações dos seus antepassados.
Assim, nascerá por estes dias, nesta época, nesta era, um blogue, que seguramente, através da pesquisa aturada e concisa, nos irá contar alguns feitos do passado, transportando-nos aquele espaço e aquele tempo, para que as realizações dos nossos antepassados nos tragam a sapiência para enfrentar o futuro! Até porque como um dia Marx disse “ A história repete-se”.

Boa Sorte! ("aquela que protege os audazes")

 

Luís Marques




História, do pintor grego Nikolaos Gysis  (1892)
 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário