quarta-feira, 23 de setembro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 23 de setembro


Dia do equinócio de outono no hemisfério norte e do equinócio de primavera no hemisfério sul.

Dia de São Pio, santo da Igreja Católica, Padre Pio de Pietrelcina (Pietrelcina, 25 de maio de 1887 - San Giovanni Rotondo, 23 de setembro de 1968), de seu nome nascido Franceso Forgione, foi sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinos, elevado a Santo pela Igreja Católica como São Pio de Pietrelcina.







Em Portugal

1822 - A Assembleia Constituinte aprova a primeira Constituição Portuguesa, saída da Revolução Liberal de 1820. Será jurada pelo rei D. João VI a 01 de outubro.
 


1919 - Fundação do clube desportivo "Os Belenenses", em Lisboa.

1933 - É publicado em Portugal o Estatuto do Trabalhador Nacional.

1976 - Início do I Governo Constitucional de Portugal, chefiado por Mário Soares.





1996 - Morre Dorita Castel-Branco ( Lisboa, 13 de Setembro de 1936 - Lisboa, 23 de Setembro de 1996), aos 60 anos. Foi professora e escultora portuguesa de renome internacional. Tendo frequentado as Belas-Artes de Lisboa onde completou a sua licenciatura, estuda mais tarde como bolseira na École Supérieure de Beaux-Arts em Paris e na Academie du Feu até 1965. Leccionou depois no Liceu D. Leonor e na escola António Arroio em Lisboa. Embora ligada a vários meios artísticos como pintura, desenho e gravura, foi na escultura que verdadeiramente se revelou. Como escultora esteve representada em diversos certames em Portugal e em França. Das suas obras mais carismáticas destaque para o conjunto escultórico dedicado aos Emigrantes, em Lisboa, no largo fronteira à estação de Santa Apolónia e um grande monumento na ilha de Taipa, em Macau. Até ao ano da sua morte realizou cerca de 25 exposições individuais em Portugal e vários países da Europa, América do Sul e Estados Unidos. A sua obra encontra-se presente em diversos espaços públicos, museus e colecções privadas em Portugal e no estrangeiro. Parte da sua colecção, foi doada ao Município de Sintra, a Casa Museus Dorita Castel-Branco na quinta da Regaleira.

2005 - Ministério Público apresenta recurso da revogação da prisão preventiva da autarca Fátima Felgueiras, decidida por tribunal.








 

No Mundo
 
63 a.C. - Nasce César Augusto de seu nome Caio Otávio (Roma, actual Itália, 23 de setembro de 63 a. C. – Nuvlana, actual Itália, 19 de agosto de 14 d. C.). Virá a ser considerado como e fundador do Império Romano e o seu primeiro Imperador. Depois da morte do seu tio avô Júlio César, no seu testamento Otávio é nomeado como seu filho adoptivo e herdeiro. Após a vitória na Batalha de Filipos, juntamente com Marco António e Lépido dividem a Republica Romana entre si, passando a governar como ditadores militares. Sob o governo de César Augusto, Roma afirma-se como um poderoso Império e teve um enorme crescimento cultural e comercial. 
 


1817 - A Espanha e o Reino Unido ratificam o acordo que prevê a abolição do tráfico de escravos.
 
1835 - Morre Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini, (Catânia, Itália, 3 de novembro de 1807 - Puteaux, França, 23 de setembro de 1835), aos 28 anos. Foi um compositor italiano, tendo sido quando criança considerado um prodígio e uma lenda que consta aos dezoito meses ter sido capaz de cantar uma ária de Valentino Fioravanti. Começando a estudar teoria musical aos dois anos, piano aos três anos e aos cinco anos tocava fluentemente. A sua primeira composição data de quando tinha apenas seis anos.  Considerado entre os mais célebres compositores de operas do século XIX, compôs musica sacra, de câmara, sinfonias, mas foi a opera que lhe deu fama. A estreia da sua primeira ópera foi em 1825. Autor de diversas e vastas obras que até hoje são interpretadas por os mais famosos cantores líricos de todo o mundo.

1846 - Descoberta de Neptuno pelo astrónomo francês Urbain Jean Joseph Le Verrier e pelo astrónomo britânico John Couch Adams.




1848 - Começa a produção da pastilha elástica, nos EUA, com fins comerciais.

1930 - Nasce Ray Charles (Albany, Georgia, EUA, 23 de setembro de 1930 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 10 de junho de 2004). Virá a ser pianista e cantor norte-americano, pioneiro cantor soul, blues e jazz. Ray Charles era cego, mas não de nascença, cegou totalmente aos sete anos de idade. Foi eleito pela Rolling Stone o 2 º maior cantor de todos os tempos e 10º maior artista de musica de todos os tempos.

1939 - Morre Sigmund Freud, nascido como Sigismund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, República Checa, 6 de maio de 1856 - Londres, Reino Unido, 23 de setembro de 1939), aos 83 anos. Foi um psiquiatra austríaco e médico de neurologia, considerado o fundador da psicanálise. Iniciou os seus estudos com a utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Algumas das suas teorias e tratamentos foram controversos na Viena do século XIX e ainda continuam sendo muito debatidos na actualidade. Foi autor de inumeros trabalhos publicados sobre temas na área da psiquiatria e psicologia como "A Interpretação dos Sonhos, 1900, "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade", 1905, "Cinco lições de psicanálise" 1910, entre muitas outras obras.




1941 - Começam as execuções com gás no campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia ocupada pelas forças nazis.



1945 - O Egipto pede a revisão do acordo anglo-egípcio de 1936, o fim da ocupação militar e a devolução do Sudão.
 
1971 - Em Marrocos são julgados cento e noventa e três opositores ao regime num tribunal de Marráquexe, tendo sido pronunciadas cinco sentenças de morte.

1973 - Morre Pablo Neruda, de seu nome Ricardo Eliécer Neftali Reyes Basoalto (Parral, Chile, 12 de julho de 1904 - Santiago, Chile, 23 de setembro de 1973), aos 69 anos. Foi um poeta, politico e diplomata chileno. Ficou conhecido como poeta quando tinha apenas 13 anos de idade, vindo a escrever numa variedade de estilos, incluindo poemas surrealistas, histórias épicas, manifestos abertamente políticos, poemas de amor e uma auto biografia em prosa. Ocupou paralelamente muitas posições diplomáticas em vários países durante a sua vida e um mandato como Senador pelo Partido Comunista do Chile.  Foi perseguido a partir de 1948 pelas suas opções politicas fugindo para a Argentina.  Voltou mais tarde ao seu pais de origem o Chile. Em 1965 é lhe atribuído o titulo de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford. Pablo Nrudo é considerado um dos poetas mais importantes da língua castelhana do século XX, recebeu o Nobel da Literatura em 1971.



1987 - Portugal defende, na Assembleia Geral da ONU, "a observância do princípio fundamental e inquestionável da autodeterminação" para a população de Timor-Leste.

1988 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã mundial da maratona, conquista a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Seul.

 

2005 - Furacão "Rita" avança no Golfo do México e as águas voltam a subir em Nova Orleães, são encerradas 15 refinarias no Texas.



 



Texto:
Paulo Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário