quarta-feira, 30 de setembro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 30 de setembro


Dia Internacional da Tradução e do tradutor intérprete.

Santo do dia, Santo Jerónimo e Doutor da Igreja, nascido Eusébio Sofrónio Jerónimo, (Dalmácia, actual Croácia, 347 d. C.– Belém, Galileia, 30 de Setembro de 420 d. C.). Filho de uma família rica, culta e de raiz cristã, era filho único tendo herdado uma pequena fortuna após a morte de seus pais. Jerónimo foi viver para Roma, lá, estudou retórica, oratória, com os melhores mestres da época adquirindo uma maior cultura. Estando na “Cidade Eterna”, Jerónimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Diz-se que nessa estadia em Roma ele terá tido um sonho que foi determinante para a sua conversão, no qual, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar em falta para com a verdade. Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, no entanto uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo, desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir a vida de eremita. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Depois disso, em oração, sentiu o chamado para a vida monástica. Mas não simplesmente vida monástica, o seu chamado era para a vida monástica dedicada à oração, ao recolhimento e ao estudo. Jerónimo decidiu dedicar a sua vida ao estudo da Palavra de Deus, para transmitir o cristianismo na sua máxima fidelidade. A fama da cultura e sabedoria de Jerónimo espalhou-se e o Papa Damaso chamou-o oferecendo-lhe a grandiosa missão de traduzir a Bíblia para o Latim, a língua do povo, tendo por isso, a sua tradução sido chamada de Vulgata, ou seja, popular. O Papa queria uma tradução o mais fiel possível do hebraico e do grego para o latim, mas que, ao mesmo tempo, o povo pudesse compreender. A Jerónimo foi-lhe concedido, por todas as suas características, o serviço de secretário do Papa. A tradução da Bíblia por Jerónimo tornou-se a base da tradução bíblica da igreja, aprovada no Concilio de Trento. Jerónimo saiu de Roma e foi viver definitivamente para Belém na Galileia, no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 30 de setembro de 420, aos 80 anos de idade. Uma data que aparece na "Crónica" de Próspero da Aquitânia. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia”, no dia do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna. 

 



Em Portugal

1514 - Matosinhos recebe foral do rei  D. Manuel I. Composto por 17 fólios com encadernação em carneira a revestir pastas em madeira, com pregos e fechos em latão. O Foral de Matosinhos veio reconhecer a crescente importância que a povoação possuía graças à sua relação privilegiada com o mar.



1808 - É restabelecido o Exército Português, com a expulsão das forças de Napoleão Bonaparte.


1889 - É inaugurado neste dia, por volta das 16 horas o então Ramal de Cascais, que vai ligar Pedrouços, em Lisboa a Cascais por caminho de ferro. O Ramal com cerca de 19 Km de extensão e 11 estações, era pertença da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portuguezes. Nesse dia não houve grandes festejos nem a participação da família real portuguesa no evento, pois o rei D. Luiz I encontrava-se enfermo. Este Ramal viria a dar origem mais tarde à Linha de Cascais entre o Cais do Sodré e Cascais, o que traria desenvolvimento e grande importância às regiões que serve e da Costa do Sol.

1936 - É constituída a Legião Portuguesa. Milícia assente na mobilização da direita radical até 1944. Seria a única organização política do regime de carácter abertamente germanófilo em Portugal.
 


1974 - António de Spínola demite-se da Presidência da República Portuguesa após o falhanço do seu apelo a que a "maioria silenciosa" se manifestasse em seu apoio. Sucede-lhe Francisco da Costa Gomes, tomando assim posse o III Governo Provisório em Portugal.

1998 - Encerra a EXPO-98 em Lisboa. A Exposição Mundial de 1998, ou, oficialmente, Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi "Os oceanos: um património para o futuro", teve início  em Lisboa, Portugal em 22 de maio. O seu propósito foi igualmente comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.


 
2006 - Morre Margarida Abreu (Lisboa, Portugal, 26 de novembro de 1915 - Lisboa, Portugal, 30 de setembro de 2006), aos 90 anos. Foi uma coreógrafa, bailarina e pedagoga portuguesa. Em 1932 viaja para Genebra, Suíça, onde frequenta o Institut Jacques Dalcroze. Prossegue os seus estudos no Deutsche Tanz Schule em Berlim e no Hellerau Laxemburg Schule em Viena. Em 1937 e 1938 frequenta estágios de ensino no Sadler’s Wells (hoje denominado Royal Ballet School). Regressa a Portugal em 1939 para ensinar dança no curso de Teatro do Conservatório Nacional onde leccionará até se reformar, em 1986. Entre 1946 e 1960, percorre algumas salas de todo o país com cerca de 40 espectáculos. Entre 1964 e 1972 integra o Centro de Estudos de Bailado (CEB) do Instituto de Alta Cultura (vulgo Escola de Bailado do TNSC), enquanto coreógrafa. Já reformada do Conservatório Nacional, em 1988 colabora como coreógrafa no filme "Os Canibais", sob direcção de Manoel de Oliveira e em 1992, também como coreógrafa, colabora no filme "Aqui D'El Rei!", de António-Pedro Vasconcelos. Em 1979 é feita Comendadora da Ordem de Instrução Pública, recebendo diversos prémios e homenagens pela sua carreia de bailarina clássica. O seu nome foi determinante na implantação da dança contemporânea em Portugal.








 
 No Mundo

1452 - Edição da primeira parte de "A Bíblia", impressa por Johann Gutenberg.
 
 

1791 - Estreia-se, em Viena, "A Flauta Mágica", última ópera de Wolfgang Amadeus Mozart, sob a direcção do compositor.

1846 - O éter é usado como anestésico pela primeira vez numa cirurgia.
 


1915 - É emitida a primeira emissão de rádio em Nova Iorque, há precisamente 100 anos.

1935 - Surgem as "Aventuras de Dick Tracy", na Mutual Radio Network, EUA.

1946 - Encerra o julgamento do Tribunal Militar Internacional de Nuremberga, Alemanha, confirmando a culpa dos dirigentes nazis, na II Guerra Mundial e no Holocausto.
 
 

1949 - Termina a ponte aérea de Berlim, depois dos 227.264 voos que levaram mais de dois milhões de toneladas de produtos à população de Berlim Ocidental, bloqueada pelas forças da URSS.
 

 
1955 - Há 60 anos, morre James Byron Dean (Marion, Indiana, EUA, 8 de fevereiro de 1931 - Cholame, Califórnia, EUA, 30 de setembro de 1955), aos 24 anos. Foi actor norte-americano. Depois de uma juventude um tanto conturbada e complexa, James Dean foi estudar para a Faculdade de Santa Mónica, onde se formou no curso preparatório para a faculdade de Direito. Pediu transferência mais tarde para a Universidade da Califórnia (UCLA), onde estudou durante um semestre, tendo mudado o seu curso para Drama. Enquanto estava na UCLA, James Dean foi escolhido, dentre um grupo de 350 actores, para interpretar Malcolm em Macbeth. Na mesma época, ele começou a actuar na oficina de actores de James Whitmore. Em janeiro de 1951, James Dean abandonou a UCLA para ir atrás da carreira de actor. A primeira aparição televisiva de James Dean foi num anúncio para a Pepsi Cola. Com isto deixou a faculdade para actuar a tempo inteiro, e foi escolhido para o seu primeiro papel com falas. Também apareceu em episódios de várias séries televisivas da CBS, tais como “The Web, Studio One” e “Lux Video Theater”, antes de ser aceite no Actors Studio para estudar o método de actuação de Lee Strasberg. A sua carreira no cinema iniciou-se no filme “East of Eden” (1952), onde James Dean interpreta o papel de Carl Trask, um jovem solitário. Mais tarde no filme “Rebel Without a Cause” (1955), interpreta o papel de Jim Stark, um adolescente problemático. Este filme ficou célebre e seria extremamente popular entre os adolescentes da época. Depois James Dean interpreta o papel do rebelde Jett Rink, em “Giant” (1955), filme a que já não assistiu à sua estreia em 1956. James Dean queria evitar ser rotulado como actor de personagens adolescentes e rebeldes, mas seria sempre conotado com os seus personagens. Depois da sua morte num acidente de automóvel, um Porsche 356, uma das suas grandes paixões, James Dean tornou-se o primeiro actor a receber uma indicação póstuma ao Óscar de Melhor Actor, e continua sendo o único actor a ter duas indicações póstumas por actuação. Em 1999, o American Film Institute classificou-o como o 18º maior astro masculino do cinema da Era de Ouro de Hollywood em sua lista 100 Anos... 100 Estrelas.



1960 - O canal  de televisão ABC transmite pela primeira vez a série The Flinstones, de Joseph Barbera e William Hanna.
 
1966 - Os criminosos de guerra nazis von Schirach e Albert Speer são libertados da prisão de Spandau, em Berlim. Rudolf Hess permanece preso.

1985 - Há 30 anos, morre Simone Signoret (Wiesbaden, Alemanha, 25 de março de 1921 - Autheuil-Authouillet, França, 30 de setembro de 1985), aos 64 anos. Foi uma famosa actriz francesa nascida na Alemanha que participou em filmes em França, nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Itália. Foi uma das primeiras actrizes francesas mais convincentes do cinema francês. Aos 19 anos, iniciou a sua ligação ao cinema como promotora dos Estúdios Harcourt. Com a invasão de Paris pelas tropas nazis, mudou-se para Londres, a partir de onde iniciou uma colaboração com o movimento de Resistência francesa. Começou a sua carreira em 1942 durante a ocupação nazi, com o filme “Bolero”, como figurante. O seu primeiro papel de protagonista foi no filme “Démons de l'aube” em 1946, e pouco depois impôs a sua beleza no filme “La ronde” de 1950, uma comédia provocadora baseada na obra de Arthur Schnitzler. Actuou sob a direcção de Luís Buñuel em “La mort en ce jardin”, de 1956, e ganhou o Óscar por seu papel no filme “Room at the Top” em 1959, que também lhe valeu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes. Ficou celebrizada pelas suas posições políticas, tendo chegado ao ponto de ter humilhado o secretário-geral da URSS Nikita Kruschev em 1956, durante uma audiência no Kremlin, protestando veementemente contra a invasão da Hungria pelo Exército Vermelho. Simone Signoret formou um casal lendário com o actor e cantor Yves Montand, seu segundo casamento, com quem casou em 1944. Estavam unidos por uma profunda ternura, por muitas causas, lutas políticas vividas juntos e o longo casamento de 35 anos. Trabalharam juntos em algumas produções cinematográficas e teatrais. Em 40 anos de carreira interpretou uma grande diversidade de personagens. Na década de 70, dedicou mais tempo ao teatro, ao mesmo tempo que iniciava uma longa batalha contra a dependência do álcool. A sua carreira cinematográfica foi vasta e em diversos géneros, passando também pela TV com a série “Adieu Volodia”.

                                          


1985 - Há 30 anos morre Charles Richter (Overpeck, Ohio, EUA, 26 de abril de 1900 - Pasadena, Califórnia, EUA, 30 de setembro de 1985), aos 85 anos. Foi um cientista norte-americano que estabeleceu a escala de medição da magnitude dos tremores de terra. Charles Richter estudou na Universidade Stanford e Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde obteve em 1928 o seu Doutoramento em física teórica. Trabalhou no Instituto Carnegie de Washington (1927-1936) antes de ser nomeado para o Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde se tornou professor de sismologia em 1952. Charles Richter ficou famoso ao criar, em colaboração com Beno Gutenberg, uma escala que quantifica a grandeza (energia libertada) pelos terremotos, que ele usou pela primeira vez em 1935. As escalas anteriores tinham sido desenvolvidas por De Rossi em 1880 e por Giuseppe Mercalli em 1902, mas ambos usavam uma escala descritiva, definida em termos de danos em edifícios bem como o comportamento e a resposta da população. Isso restringia o seu uso para a medição de terremotos em áreas povoadas, ele fez escalas em relação ao tipo de técnicas de construção e materiais utilizados. Em 1954, Charles Richter e Bueno Gutenberg produziram um dos textos básicos sobre sismologia, sismicidade da Terra.



1987 - A Amnistia Internacional denuncia, em relatório, as violações dos direitos humanos praticadas em Timor-Leste, sob a ocupação indonésia.

1999 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor alemão Günter Grass, autor de "O Tambor" e "O Meu Século".

2004 - A Rússia ratifica o Tratado de Quioto no sentido de combater as alterações climáticas.



 
2005 - Parlamento da Catalunha aprova projecto de Estatuto de Autonomia que define a região como nação.
 
2008 - Um acidente num templo hindu em Johpur, no estado indiano do Rajastão, provoca a morte a pelo menos 144 peregrinos e ferimentos em cerca de 150. O acidente, um dos piores do género no país, deu-se quando uma parede do templo de Chamunda, datado do século XV, se desmoronou sobre uma multidão de cerca de 25.000 peregrinos
 
2009 - O tango argentino e uruguaio é classificado como património mundial imaterial da UNESCO, na reunião de Abu Dhabi.
 


2013 - É anunciado pelo papa Francisco a canonização de Karol Wojtyla, Papa João Paulo II, para 27 de abril de 2014.
 
 

 
 

Texto:
Paulo Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário