sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

EFEMÉRIDES do dia 29 de janeiro


Dia Mundial dos leprosos.

Santo do dia, São Valério de Treviri (Século III - 29 de janeiro século IV d.C.). Valério, segundo algumas fontes e tradições, terá sido discípulo do apóstolo Pedro, que o teria consagrado bispo e enviado para evangelizar as populações da actual Alemanha. Mas historicamente esta informação é incerta. Há no entanto registos de que Valério foi bispo em Treviri e realizou um grande trabalho de evangelização. Valério terá convertido  multidões de pagãos e operou milagres singelos e expressivos. Talvez o mais significativo, tenha sido quando Valério  trouxe de volta a vida do companheiro Materno com o simples toque do seu bastão episcopal. As suas acções em favor da fé e da Igreja incluíram-no na lista dos santos e terá sido a primeiro a ser canonizado. A fama de sua santidade aumentou com a sua morte e os devotos procuravam a sua sepultura para agradecer ou pedir a sua intercessão. O culto se intensificou com a construção de muitas igrejas dedicadas a São Valério, principalmente entre os povos de língua germânica. Muitas cidades o elegeram como seu padroeiro. As suas relíquias estão conservadas numa urna de prata na basílica de São Matias, na cidade de Treviri, actualmente chamada de Trier, na Alemanha. É venerado pela igreja católica no dia da sua morte, 29 de janeiro.







Em Portugal

1505 - Morre frei Miguel Contreiras (Espanha, 29 de setembro de 1531 - Lisboa, Portugal, 29 de janeiro de 1505), aos 74 anos. Foi confessor da rainha D. Leonor e elemento determinante na fundação da Misericórdia de Lisboa. Miguel Contreiras terá chegado a Portugal com 56 anos e era hábito passear-se pelas ruas de Lisboa, sempre acompanhado por um anão e um burro, distribuindo esmolas aos pobres e aos doentes. A sua fama terá chegado aos ouvidos da rainha D. Leonor, que o nomeou seu confessor e mestre espiritual. A rainha D. Leonor em conjunto com Frei Miguel Contreiras, desenvolveu uma série de obras significativas de ajuda aos necessitados. Foi então em finais do século XV que, um grupo de "bons e fiéis cristãos", como reza a História, liderados por Frei Miguel Contreiras, na presença da rainha D. Leonor e das mais altas personalidades religiosas e civis, assumiu o compromisso de se dedicar à prática das 14 Obras de Misericórdia quanto fosse possível. No entanto é uma figura histórica, segundo muitos historiadores, considerada controversa e simbólica atendendo à veracidade da sua existência.
 


1825 - É fundada a Faculdade de Medicina do Porto, à época Real Escola de Cirurgia. Fundada pelo rei D. João VI e que funcionava em ligação com o Hospital da Misericórdia do Porto.



1838 - Sai o primeiro número de O Tempo, dirigido por José Estêvão.

1867 - O Governo de Joaquim António de Aguiar apresenta a proposta de reforma administrativa, que aumenta a centralização dos poderes.

1876 - Foi há 140 anos a primeira assembleia-geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, depois da autorização real de 10 de novembro de 1875, para a criação. O conde de São Januário e Luciano Cordeiro assumem a direcção.

 
 
1894 - Manifestações das associações comerciais e industriais de Lisboa, contra a política fiscal do Governo de Hintze Ribeiro.

1945 - É fundado o jornal desportivo português A Bola, por Cândido de Oliveira.

1975 - Morre Manuel Fernandes Pinheiro Guimarães (Valmaior, Albergaria-a-Velha, Portugal, 19 de agosto de 1915 - Lisboa, Portugal, 29 de janeiro de 1975), aos 60 anos. Foi 
pintor, caricaturista, e realizador português que se destacou pela aplicação dos princípios ideológicos do neo-realismo na arte do cinema em Portugal. Manuel Guimarães depois de ter concluído o Curso Geral dos Liceus, seguiu o curso de pintura, em 1931, na Escola de Belas Artes do Porto. A partir de 1936 foi decorador teatral, ilustrador e caricaturista. Desde muito cedo, colaborou em revistas e jornais, nomeadamente no Repórter X e no Jornal de Notícias, como ilustrador e publicista. Também desenhador de cartazes de cinema, interessou-se pela arte cinematográfica. Aderiu ao ofício como assistente de vários realizadores de renome como Manoel de Oliveira, António Lopes Ribeiro, Jorge Brum do Canto, Arthur Duarte e Armando de Miranda. Com a curta-metragem "O Desterrado" (1949), recebeu o Prémio Paz dos Reis, atribuído pelo Secretariado Nacional da Informação (SNI) para as melhores curtas-metragens. Realizou em 1951 a sua primeira longa-metragem "Saltimbancos" e o filme "A Costureirinha da Sé" em 1958. No entanto, a ditadura do velho regime, atenta às manifestações da sétima arte, impediu-o com severidade de levar a bom termo os seus propósitos artísticos. A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe-lhe a esperança e Manuel Guimarães ainda iniciou a produção do seu novo filme "Cântico Final", que devido à sua morte, iria ser terminado pelo seu filho. Manuel Guimarães seria considerado por vários comentadores como injustiçado, e não só pelo velho regime. Da sua obra cinematográfica destaque ainda para os filmes  "O Crime da Aldeia Velha" (1964), "O Trigo e o Joio" (1965) e "Lotação Esgotada" (1972), ainda os documentários "As Corridas Internacionais do Porto" (1956), "Três documentários sobre temas de arte para a RTP" (1966), "Viagem do TER / Expressos Lisboa-Madrid" (1969), entre muitos outros de grande interesse. 



1978 - É fundada a UEDS, União de Esquerda para a Democracia Socialista.

1981 - O Governo português levanta as restrições às relações comerciais com o Irão, após a libertação dos reféns norte-americanos.

2004 - O actor e encenador Jorge Silva Melo recusa o Prémio Almada para teatro, atribuído pelo Instituto das Artes.




2005 - Um incêndio destrói grande parte dos arquivos do Liceu Camões, em Lisboa.

2006  - Vaga de frio provoca queda de neve em Lisboa, pela primeira vez em 52 anos.




2008 - O Tribunal de Oliveira de Azeméis condena sete elementos do "gang dos multibancos", responsável por dezenas de crimes, incluindo um homicídio. Os três condenados com penas mais elevadas – 20, 18 e 14 anos e seis meses – são dados como culpados do homicídio.

2008 - Pela primeira vez, as mulheres da GNR integram uma missão internacional em Timor-Leste.



2008 - A PT Multimédia anuncia a mudança do nome comercial para ZON, reforçando assim o seu posicionamento enquanto concorrente directa da Portugal Telecom.
 









No Mundo

904 - É eleito o papa Sérgio III, que vem a ser um dos papas do designado período das Idade das Trévas. Reivindicou e defendeu os direitos da Igreja contra os senhores feudais, numa época de constante violência conhecida como o século de ferro.

 

1715 - Nasce Georg Christoph Wagenseil (Viena, Áustria, 29 de janeiro de 1715 - Viena, Áustria, 1 de março de 1777). Virá a ser um compositor de estilo Barroco austríaco. Desde cedo Georg Christoph Wagenseil tornou-se o pupilo favorito de Johann Joseph Fux, Kapellmeister da corte de Viena.  Ocupou posições como instrumentista de Cravo e como Organista. Georg Christoph Wagenseil era uma figura muito conhecida no seu tempo, pois tanto Wolfgang Amadeus Mozart quanto Joseph Haydn tinham conhecimento e familiaridade com as suas composições. Os seus primeiros trabalhos possuem influência Barroca, enquanto as obras posteriores seguem uma tendência do estilo Galante. Georg Christoph Wagenseil compôs para a corte desde 1739 até à sua morte, tendo viajado muito pouco durante a sua vida e veio falecer em Viena, onde passou a maior parte do seu tempo. Georg Christoph Wagenseil compôs várias peças de óperas, corais, sinfonias, concertos, músicas de câmara e de instrumentos de tecla.

1801 - Ultimato franco-espanhol. França e Espanha exigem a Portugal o abandono da aliança inglesa e o fecho dos portos nacionais aos navios britânicos.

1820 - Morre o rei de Inglaterra Jorge III (Londres, Inglaterra, 4 de junho de 1738 - Windsor, Inglaterra, 29 de janeiro de 1820), aos 82 anos. Foi rei da Grã-Bertanha e Irlanda de 25 de outubro de 1760 até a união destes dois países em 1 de janeiro de 1800. 
Também foi duque e príncipe-eleitor do Eleitorado de Brunsvique-Luneburgo no Sacro Império Romano-Germânico até a sua coroação a Rei de Hanôver em 12 de outubro de 1814. Jorge cresceu como uma criança saudável, porém reservada e tímida. Foi o primeiro monarca inglês a estudar ciências sistematicamente. Além de química e física, os seus estudos incluíam astronomia, matemática, francês, latim, história, música, geografia, comércio, agricultura e direito constitucional, também incluindo dança, esgrima e equitação. A sua educação religiosa foi totalmente anglicana. Jorge ascendeu ao trono aos 22 anos de idade e reina desde 25 de outubro de 1760 a 29 de janeiro de 1820. Viajou muito pouco durante o seu reinado, passando toda a sua vida no sul da Inglaterra. Recebeu a alcunha de "Jorge Fazendeiro" por humoristas, pelo seu interesse em questões mundanas ao invés de políticas. Os primeiros anos do reinado de Jorge III foram marcados pela instabilidade política, em grande parte gerados como resultado de desentendimentos ao longo da guerra de sete anos. Foi durante o reinado de Jorge III que a Grã-Bretanha perdeu muitas das suas colónias na América do Norte, na sequência da Revolução Americana. Essas colónias eventualmente tornaram-se nos Estados Unidos. É também durante o seu reinado que os reinos da Grã-Bretanha e da Irlanda foram unidos para formar o Reino Unido.


 
1845 - É publicado pela primeira vez o poema "O Corvo" do escritor norte americano Edgar Allan Poe, no jornal New York Evening Mirror.
 
1861 -  O Kansas tornou-se o 34º estado norte americano e como um estado antiescravista.

1886 - Karl Benz põe em funcionamento há 130 anos o primeiro motor automóvel a gasolina e regista esta patente alemã com o número DRP 37435. 
O primeiro Motorwagen, como era designado, usou um motor de quatro tempos com um cilindro de 954 cc. Este novo motor fornecia ⅔ hp (½ kW) a 250 rpm na Patent-Motorwagen. O Benz Patent-Motorwagen era um automóvel de três rodas com um motor traseiro. O veículo continha muitas novas invenções. Foi construído com tubos de aço e painéis de madeira. As rodas de aço raiadas e pneus de borracha sólida foram projectos de Karl Benz. A direcção era por cremalheira que girava a roda da frente sem mecanismo de suspensão. Molas elípticas foram usadas na parte de trás juntamente com um eixo sólido e accionado por corrente dos dois lados.



1891 - Começa o consulado de 4 anos da rainha Liliuokalani do Haiti. Terminaria em 1895 com a anexação do arquipélago aos EUA.



1963 - Abre a segunda frente de guerra em Angola, no enclave de Cabinda.

1963 - A França veta a entrada do Reino Unido na CEE.

1963 - Morre Robert Frost (São Francisco, Califórnia, EUA, 26 de março de de 1874 - Boston, Massachusetts, EUA, 29 de janeiro de 1963), aos 88 anos. Foi um dos mais importantes poetas do Estados Unidos do século XX, tendo recebido quatro prémios Pulitzer. Em 1890, publica o seu primeiro poema, começa a dar aulas e realiza pequenos trabalhos em quintas e moinhos. A vida que levava nesse período moldou a sua personalidade poética, Robert Frost foi um dos poetas norte-americanos que melhor combinou nos seus versos o popular e o moderno, o local e o universal. A partir de 1906, quando começa a leccionar a tempo inteiro na Pinkerton Academy, a vida profissional de
Robert Frost não se dissociaria mais do ramo das letras. Começa a proferir palestras e conferências, actividade que não abandonaria até à sua morte. Entre 1912 e 1915 viveu na Inglaterra, país onde publicou os seus dois primeiros livros de poemas, "A Boy’s Will"(1913) e "North of Boston" (1914). Os livros foram bem recebidos pela crítica europeia, e Robert Frost é apresentado a poetas famosos, como Ezra Pound, Ford Madox Ford e W. B. Yeats. Em 1915 volta aos Estados Unidos, e no mesmo ano lança os seus dois primeiros livros. Entre as suas publicações de 1920 está o poema "Fire and Ice". Com a carreira literária cada vez mais sólida, recebe o prémio Pulitzer em duas ocasiões, em 1924, por New Hampshire, e em 1931, por Collected Poems. A produção literária de Robert Frost é variada e abundante. A sua poesia inclui sonetos, poemas em forma de diálogo, poemas curtos, poemas longos. Escreveu três peças teatrais ("A Way Out", "In an Art Factory" e "The Guardeen"). São numerosíssimos os registos das suas conferências.
 
 
 
1980 - O Senado norte-americano apoia o boicote aos Jogos Olímpicos de Moscovo.
 
1989 - A estação interpenetraria russa Phobos-Grunt entra na órbita do planeta Marte.



1992 - O dirigente russo Boris Ieltsine defende a eliminação de todas as armas de destruição maciça existentes no mundo.

1993 - O presidente dos EUA Bill Clinton anula a Lei que impede a entrada de homossexuais no exército norte-americano.

1996 - O presidente da França Jacques Chirac anuncia o fim dos testes nucleares franceses.



1996 - Incêndio do Gran Teatro La Fenice de Veneza. Este incêndio terá sido provocado por um electricista, Enrico Carella, na tentativa de evitar punições contratuais por um atraso no serviço que lhe havia sido encomendado. Uma série de factores acabaram contribuindo para o cenário de destruição, como o vento forte e o canal que dava acesso ao teatro que estava fechado para uma drenagem de limpeza.

1997 - O neto de Mahatma Gandhi lança ao rio Ganges as cinzas do estadista indiano, encontradas em 1996, no cofre de um banco.

2005 - Realizam-se os primeiros voos sem escalas entre China e Taiwan, em 55 anos.



2007 - O líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, deixa a sede da ONU, em Bissau, onde estava refugiado desde 10 de janeiro.

2007 - O parlamento israelita aprova a nomeação de Ghaleb Majadleh para o cargo de ministro sem pasta, o primeiro árabe israelita muçulmano a integrar o governo de Telavive.








Texto:
Paulo Nogueira


 

Sem comentários:

Enviar um comentário