sábado, 9 de abril de 2016

EFEMÉRIDES do dia 9 de abril


Dia do Combatente.

Santo do dia, Santa Maria Cléofas (séc. I a.C., Galileia). Maria era, segundo pesquisadores, tia de Jesus, irmã de Maria de Nazaré e esposa de Cléofas Alfeu, irmão de São José. Maria de Cléofas vivia em Nazaré com a sua família e, provavelmente, tinha a sua casa ao lado da casa de Maria de Nazaré, como era o costume das famílias naquele tempo. Por isso, ela certamente acompanhou Maria de Nazaré em todos os momentos. Como tia, pegou Jesus em criança ao colo, amparou-o, encantou-se com a bondade do sobrinho e alegrou-se ao ver os seus filhos seguindo os passos de Jesus. Maria de Cléofas era, portanto, cunhada de Maria de Nazaré e mãe de três apóstolos: Judas Tadeu, Tiago Menor e Simão, também chamados de "irmãos de Jesus", expressão semítica que indica também os primos. Pela sua santidade, ela uniu-se à Mãe de Jesus na dor do Calvário, merecendo ser uma das testemunhas da chamada ressurreição de Jesus. Esse é um facto incontestável, nas Sagradas Escrituras vemos Maria de Cléofas acompanhando Jesus em toda a sua sofrida e milagrosa caminhada de pregação. Esteve, também, segundo os registos, com as poucas mulheres que visitaram o túmulo de Jesus para aplicar-lhe perfumes e unguentos, constatando o desaparecimento do corpo e presenciando, ainda, fazendo parte das três Marias, merecendo ser uma das testemunhas da ressurreição de Jesus. Assim, Maria de Cléofas tornou-se uma das porta-vozes do cumprimento da profecia. Tem, portanto, o carinho e um lugar singular muito especial no coração dos católicos, neste dia para a veneração litúrgica. Considerada a padroeira das tias e parentes, o seu dia é celebrado pela igreja católica no dia 9 de abril. 







Em Portugal

1918 - Na I Grande Guerra Mundial 1914-18, o Corpo Expedicionário Português (CEP) é destroçado na Batalha de La Lys, em França. O Corpo Expedicionário Português (CEP) vivia dias de horror e inferno, do dia 9 para 10 de Abril daquele ano, na Batalha de La Lys, quando a 2ª Divisão do CEP constituída por cerca de 20 000 homens, dos quais somente 15 000 estavam nas primeiras linhas, comandados pelo general Gomes da Costa, retirava dos campos de batalha para ser substituída, sofre um dos maiores bombardeamentos do exército alemão seguido de um ataque em massa alemão com grande resistência por parte dos portugueses, o CEP acaba por desaparecer.



1942 - Nasce Adriano Correia de Oliveira (Porto, Portugal, 9 de abril de 1942 - Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal, 16 de outubro de 1982). Virá a ser músico e compositor, um dos mais importantes intérpretes do fado de Coimbra e do movimento "baladeiro" de resistência à ditadura portuguesa, nos anos de 1960/70. Após concluir os estudos secundários, no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, Adriano Correia de Oliveira matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1959. Durante os anos passados em Coimbra, tem uma intensíssima participação no meio cultural e desportivo ligado à academia. Na década de 1960 adere ao Partido Comunista Português. Nesse ano foi candidato à "Associação Académica de Coimbra", numa lista apoiada pelo MUD. Data de 1963 o seu primeiro EP, "Fados de Coimbra", o álbum continha a interpretação de Trova do vento que passa, poema de Manuel Alegre, que se tornaria uma espécie de hino da resistência dos estudantes à ditadura. Em 1970, já licenciado, decide trocar Coimbra por Lisboa, e vai exercer funções no Gabinete de Imprensa da FIL - Feira Industrial de Lisboa, até 1974. Em 1973 lança "Fados de Coimbra", em disco, e funda a Editora Edicta, com Carlos Vargas, para se tornar produtor na Orfeu, em 1974. Com a Revolução dos Cravos, Adriano Correia de Oliveira está entre os fundadores da Cooperativa Cantabril. Em liberdade, esteve envolvido na organização de centenas de iniciativas do PCP em todo o país, nas quais tocou. Integra o Comité Organizador da Festa do Avante do PCP desde a primeira edição. A 24 de setembro de 1983 foi feito Comendador da Ordem da Liberdade e a 24 de abril de 1994 foi feito a titulo póstumo Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. De entre os álbuns que gravou, destacam-se "O Canto e as Armas" (1969), "Que Nunca Mais" (1975), "Cantigas Portuguesas" (1980) e "Canção do Linho" (1983), entre muitas outros sucessos. Na memória ficaram canções como "Trova do Vento que Passa", "Canção com Lágrimas" e "Barcas Novas".



1974 - Atentado das Brigadas Revolucionárias contra o navio Niassa, símbolo da política colonialista da ditadura portuguesa.

1981 - O relatório sobre o desastre aéreo de Camarate, que causou a morte do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, assegura a inexistência de "intenção criminosa".
 
1996 - Morre Carlos Daniel da Silva Gonçalves Fernandes (Lisboa, Portugal, 11 de maio de 1952 - Lisboa, Portugal, 9 de abril de 1996), aos 43 anos. Foi actor do Teatro Nacional D. Maria II. Sonhou ser padre, decorador e finalmente actor, profissão que abraçou para toda a sua vida. Carlos Daniel era diplomado pelo Conservatório Nacional no curso superior de Teatro e Encenação, no qual obteve o 1º prémio. Estreou-se, ainda estudante de teatro, em 1969, trabalhando em vários grupos e companhias teatrais, como Casa da Comédia, Teatro Villaret e Teatro de Animação de Setúbal, do qual foi um dos fundadores. Fez digressões por África, Canadá, América, França e Espanha. Realizou o sonho da sua vida de actor ao encarnar Hamlet, encenado por Carlos Avilez para a Fundação Gulbenkian e, também foi protagonista de "Les Galanteries du Duc d’Ossone", "Vice-Roi de Napoles", de Jean-Marie Villégier, apresentada no Théâtre Municipal de Caen e no Théâtre National de Chaillot em 1988, bem como integrou a peça "Amor de Perdição" encenado por Ricardo Pais para a Europália 91. Em 1978, ingressou no elenco do Teatro Nacional de Dona Maria II representando várias peças, das quais se destacam as seguintes: "Alfageme de Santarém", de Almeida Garrett, "Felizmente há Luar", de Luís de Sttau Monteiro, "As Alegres Comadres de Windsor e Ricardo II" de Shakespeare, "Os Filhos do Sol" de Maxim Gorki, "O Traço Imaginário" de Molière, "Tragédia da Rua das Flores" de Eça de Queirós,  "Mãe Coragem e os Seus Filhos" de Brecht, entre muitos outros sucessos. Em televisão, participou em diversas telenovelas como "Chuva na Areia", "Desencontros" e, "Pedra Sobre Pedra" para a Globo do Brasil, alguns programas de poesia e teatro. 

 

2005 - É inaugurada a Bedeteca de Beja, na Casa da Cultura.

2007 - A arquitecta Sílvia Benedito vence a 2ª edição do Prémio Fernando Távora, pelo projecto "Quadrícula Emocional: Um Urbanismo Híbrido entre Natureza e Arquitectura nas Cidades Atlânticas Portuguesas do Século XVI".
 


2008 - Morre Flora Pereira (Lisboa 9 de abril de 1929 - Lisboa, 9 de abril de 2008), aos 79 anos. Foi uma fadista portuguesa. Flora Pereira iniciou-se como cançonetista na Emissora Nacional e captou as atenções dos críticos no famoso programa de rádio "Comboio das Seis e Meia". Na década de 1950, começa a cantar fado profissionalmente e a partir de 1963 integrou o elenco da Festa de Homenagem a Alfredo Marceneiro, juntando-se a grandes nomes do fado como Berta Cardoso, Hermínia Silva, Max, Fernando Farinha, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha e Argentina Santos. A partir daí passa a integrar o elenco de várias casas de fado, e entre os seus êxitos discográficos surgem fados como "Antes Só" e "Sou tua", que se tornaram grandes sucessos do fado. Trabalhou, entre outros, com o poeta José Luís Gordo e com o editor discográfico Emílio Mateus que em 1971 gravou um LP da artista. Na casa de fado Nónó, no Bairro Alto, e em outras, Flora Pereira cantou com fadistas das gerações mais novas, como Hélder Moutinho. Flora Pereira integrou ainda os elencos das casas de fado “Nau Catrineta”, “Parreirinha de Alfama”, e, nos seus últimos anos, o “Dragão de Alfama”.

2008 - Os ventos fortes e a chuva verificados no distrito de Santarém provocam seis feridos ligeiros, quedas de árvores, diversas estradas cortadas e dificuldades de acesso a algumas localidades, segundo fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.


 








No Mundo

1413 - Henrique V é coroado rei de Inglaterra na Abadia de Westminster e a cerimónia ficou marcada por uma terrível tempestade de neve, mas o povo estava indeciso sobre se era um bom ou mau presságio.



1553 - Morre François Rabelais (Chinon, França, 4 de fevereiro de 1494 - Paris, França, 9 de abril de 1553) aos 59 anos. Foi padre, médico e escritor do período do Renascimento francês, que usou também o pseudónimo Alcofribas Nasier, um anagrama do seu verdadeiro nome. Segundo alguns registos, François Rabelais depois de aparentemente ter estudado Direito, tornou-se franciscano e iniciou os seus contactos com o movimento humanístico. Mais tarde mudou-se para o convento de Puy-Saint-Martin e a partir de 1521, ou talvez mais cedo, começou a receber ordens sacras. Depressa adquiriu fama de grande humanista junto dos seus contemporâneos, mas a sátira religiosa, o humor escatológico e as suas narrativas cómicas abriram-lhe o caminho para a perseguição. A sua vida estava dependente do poder de várias figuras públicas, nos tempos perigosos de intolerância que se viviam em França. Por ordem da Sorbonne, viu confiscados os seus livros, tendo então passado para a ordem dos beneditinos. Interessa-se pelo Direito e sobretudo pela Medicina. Médico em Lyon, aí publica uma edição dos "Aforismos de Hipócrates", igualmente as suas obras cómicas como "Pantagruel" (1532), e "Gargântua" (1534). Depois de receber a permissão para o abandono do hábito, obtém o doutoramento em Medicina. A publicação de "Tiers Livre", (1546), obriga-o a refugiar-se em Metz e a passar dois anos em Roma. Só com a protecção do cardeal J. Du Bellay lhe é assegurada uma existência mais calma. A obra "Quart Livre", concluído em 1552 só foi publicado 11 anos após a sua morte. Os quatro romances que compõem este trabalho são notáveis pela riqueza renascentista francesa, que abrange desde o burlesco à mais profunda sátira. Exploram lendas populares, farsas, romances, bem como obras clássicas. O escatologismo é usado para condenação humorística. A exuberância da sua criatividade, do seu colorido e da sua variedade literária asseguram a sua popularidade.



1626 - Morre Francis Bacon (Strand, Londres, Reino Unido, 22 de janeiro de 1561 - Highgate, Reino Unido, 9 de abril de 1626), aos 65 anos. Considerado o fundador da ciência moderna, foi político, filósofo e ensaísta. Foi feito barão de Verulam e também visconde de Saint Alban. 
Dada a sua ascendência nobre, a partir dos quinze anos Francis Bacon foi enviado para Cambridge, onde estudou Escolástica e Filosofia no Trinity College. Assim que a sua formação terminou, em 1577, começou a trabalhar no meio diplomático, concretamente em França. Mais tarde iniciou a sua formação em Direito na Gray's Inn, onde viria também a leccionar mais tarde. Em 1584 foi eleito para a câmara dos comuns. Sucessivamente, durante o reinado de Jaime I, desempenhou as funções de procurador-geral (1607), fiscal-geral (1613), guarda do selo (1617) e grande chanceler (1618). Neste mesmo ano, foi nomeado barão de Verulam e em 1621, barão de Saint Alban. Também em 1621, Francis Bacon foi acusado de corrupção e condenado ao pagamento de pesada multa, tendo sido proibido de exercer cargos públicos. Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Nas suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". A sua principal obra filosófica é o "Novum Organum". Francis Bacon foi um dos mais conhecidos e influentes elementos do movimento filosófico rosa-cruz e também um alquimista, tendo ocupado o posto mais elevado da Ordem Rosa-cruz, o de Imperator. Foi autor de várias obras entre elas os famosos manifestos rosa-cruz, "Fama Fraternitatis" (1614), "Confessio Fraternitatis" (1615) e "Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz" (1616).

1821 - Nasce Charles Baudelaire (Paris, França, 9 de abril de 1821 - Paris, França 31 de agosto de 1867). Virá a ser poeta e um teórico da arte francesa. Em 1832, a família de Charles Baudelaire mudou-se para Lyon e no ano seguinte, ingressou no internato do Collège Royal de Lyon, quando se revolta contra a estrutura militar. Em 1836, a família retorna à Paris e Charles Baudelaire é matriculado no Lycée Louis-le-Grand. Nessa época, mostra-se melancólico e solitário, começando a escrever as suas primeiras poesias. Em 1838 escreve o poema "Incompatibilité". Em 1839, por indisciplina, foi expulso da escola. Nesse mesmo ano, conclui o colegial na École de Droit. No ano de 1841, pressionado pela família, interrompe os seus estudos superiores e é obrigado a embarcar para Calcutá, na Índia, mas interrompe a viagem e permanece nas ilhas Maurício. Regressa a França em 1842 e em  1847 escreve o seu único romance, autobiográfico, intitulado "La Fanfarlo". Na primavera de 1857, saíram nove poemas em "La Revue Française" e três em "L'Artiste", e é em junho que publica o seu primeiro livro "Les Fleurs du Mal", alvo de um escândalo na época, devido ao erotismo de algumas poesias. Esta obra valeu-lhe um processo judicial por ultraje à moral pública e às boas maneiras. Os seus escritos posteriores foram reunidos em dois volumes póstumos, com os títulos de "A Arte Romântica" (1868) e "Curiosidades Estéticas"  (1868). Charles Baudelaire destacou-se ainda como tradutor das obras do americano Edgar Allan Poe. Charles Baudelaire é considerado um dos precursores do simbolismo e reconhecido internacionalmente como fundador da tradição moderna em poesia. A sua obra teórica influenciou também as artes plásticas do século XIX.
 


1860 - O francês Édouard-Léon Scott de Martinville faz a primeira gravação conhecida de uma voz humana audível pela sua maquina chamada fonoautógrafo.
 


1865 - Termina a Guerra Civil nos EUA, com a rendição do general Confederado Robert E. Lee ao general da União Ulysses S. Grant.
 
1872 - Nasce Léon Blum (Paris, França, 9 de abril de 1872 - Jouy-en-Josas, França, 30 de março de 1950). Virá a ser o primeiro judeu e socialista a liderar o Governo francês (1936-37). Léon Blum foi aluno do Liceu Henri-IV, e publicou os seus primeiros poemas aos 17 anos num jornal por si criado. Foi admitido em 1890 na Escola Superior Normal onde foi influenciado por Lucien Herr. Mas, desinteressando-se pelos estudos, foi excluído no final do primeiro ano. Decide estudar simultaneamente direito e literatura na Universidade de Paris, com o objectivo de vir a ser funcionário superior do Estado, o que conseguiu em 1895, tornando-se auditor do Conselho de Estado. Ali fez carreira durante 25 anos, apenas interrompida por uma breve passagem como chefe de gabinete do ministro das Obras Públicas no governo de René Viviani em 1916. Léon Blum fundou em 1902, o Partido Socialista Francês, que em 1905 se fundiu com a social-democrata SFIO (Seção Francesa da Internacional Operária). Como seu presidente (1914-1940), Léon Blum foi primeiro-ministro em 1936-1937, liderando o governo da Frente Popular. Ocupou o cargo de primeiro ministro da França de 1936 a 1937, foi dirigente da Secção Francesa da Internacional Operária e presidente do Conselho de ministros francês por 3 vezes. Foi ele também o responsável pela fixação da jornada de trabalho entre outros direitos dos trabalhadores. Na política externa, o governo de Léon Blum adoptou uma atitude passiva na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). A 7 de abril de 1942 foi condenado a prisão perpétua pelo marechal Pétain, na sequência do julgamento empreendido pelo governo de Vichy depois da rendição da França perante a Alemanha. Recusando mais tarde um lugar de ministro, proposto por De Gaulle, retorna aos seus artigos no jornal Le Populaire. Foi chefe da delegação francesa, e depois presidente da UNESCO, após ter negociado o perdão de dívidas francesas aos EUA. Léon Blum dirige, de 16 de dezembro de 1946 a 16 de janeiro de 1947 o último governo provisório da República francesa, antes da instauração da IV República. Durante esse breve período, ele exerce uma função equivalente à de Chefe de Estado. Léon Blum publicou obras como "En lisant: réflexions critiques" (1906), "Au Théatre" (1905-1911) e "Du mariage" (1907).



1903 - Nasce Gregory Goodwin Pincus (Woodbine, Nova Jérsia, EUA, 9 de abril de 1903 - Northborough, Massachusetts, EUA, 22 de agosto de 1967). Virá a ser biólogo, endócrinologista, pesquisador e o co-inventor da pílula contraceptiva. Gregory Goodwin Pincus entrou para a Universidade Cornell onde recebeu o grau de bacharel em agricultura em 1924. Gregory Goodwin Pincus começou a estudar biologia hormonal e hormônios esteróides no início da sua carreira. O seu primeiro grande sucesso veio cedo, em 1934, quando ele foi capaz de produzir a fertilização in vitro em coelhos. Gregory Goodwin Pincus desenvolveu e comprovou, pela primeira vez, métodos de anti-concepção hormonal. Em 1953, juntamente com outros investigadores, iniciou um projecto de pesquisa sobre a contracepção. Os seus trabalhos de investigação estiveram na origem do primeiro contraceptivo oral, que se tornou mundialmente conhecido com o nome de pílula em 1956.

1916 - Há 100 anos durante a I Grande Guerra Mundial dá-se a terceira ofensiva alemã às tropas francesas em Verdun na Frente Ocidental.
 


1928 - O Islamismo deixa de ser a religião oficial na Turquia.
 
1940 - Durante a II Guerra Mundial, as forças alemãs de Hitler invadem a Noruega e a Dinamarca pelas 4h 15 da madrugada. Esta operação que foi designada de Operação Weserübung. Teve como suposto objectivo esta invasão, proteger os dois países de um possível ataque da França e Inglaterra.



1942 - Durante a II Guerra Mundial dá-se a rendição das forças norte-americanas do general Jonathan Wainwright aos japoneses.

1943 - Durante o holocausto da II Guerra Mundial, é suspenso o extermínio de judeus deportados no campo de concentração de Chelmno, na Polónia. Será retomado exactamente um ano depois.
 
1959 - A NASA apresenta os sete primeiros astronautas, que irão concretizar o projecto Apollo: Scott Carpenter, Gordon Cooper, John Glenn, Gus Grissom, Wally Schirra, Alan Shepard e Donald Slayton.



1963 - Winston Churchill torna-se cidadão honorário dos EUA.

1966 - O Reino Unido pressiona o Conselho de Segurança da ONU para impedir o transporte de petróleo para a Rodésia.

1977 - É legalizado o Partido Comunista Espanhol (PCE), depois de 38 anos de clandestinidade.



1991 - O Soviete Supremo da Geórgia declara unilateralmente a independência da república.
 
1992 - Condenação do ex-presidente do Panamá Manuel Noriega, por tráfico de droga, num tribunal da Florida, EUA.
 


2003 - Durante a Guerra do Iraque as forças norte-americanas tomam Bagdad.
 
2003 - Morre Jorge Oteiza (Orio, Guipúzcoa, Espanha, 21 de outubro de 1908 - San Sebastián, Guipúzcoa, Espanha, 9 de abril de 2003), aos 94 anos. Foi escritor, desenhador, pintor e escultor, considerado um dos expoentes máximos da Escola Basca de Escultura. Apesar do seu interesse em arquitectura, Jorge Oteíza acabou por ingressar no curso superior de Medicina. A disciplina de bioquímica acabou por despertar a sua vocação experimental pela escultura. Em 1928 fez as suas primeiras esculturas, no ano seguinte, abandonou Medicina e passou para a Escola de Artes e Ofícios de Madrid, que contudo frequentou durante pouco tempo. Paralelamente, e por iniciativa própria, estudou religião, antropologia e marxismo. Em 1931 ganhou o primeiro prémio do IX Concurso de Novos Artistas Guipuzcoanos com a escultura Adão e Eva, TgS=A/B. Jorge Oteíza ganhou notoriedade enquanto escultor, combinando o arcaico com o vanguardismo e utilizando como material a pedra ou ferro. Começou por apresentar trabalhos figurativos, mas dedicou-se ao abstracto, onde ganhou notoriedade, apostando no quadrado e na esfera como elementos das suas obras. No ano de 1950 venceu o concurso para a estatuária da Basílica de Arantzazu, que só se viria a concretizar em 1969. Depois de ter atingido a maturidade artística na década de 50, abandonou a escultura em 1959. Só regressou à escultura na década de 70, para completar obras que havia deixado incompletas, e a partir daí voltou, incessantemente, a trabalhar na área. Em 1985 recebeu a Medalha de Ouro de Belas Artes do Ministério da Cultura de Espanha e, três anos mais tarde, foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes. Paralelamente à escultura, Jorge Oteíza também se dedicou à escrita, nomeadamente de ensaio e poesia. As suas obras mais marcantes foram o livro de ensaios sobre arte, "Ensayo de interpretación estética del alma vasca", de 1963, e a sua continuação, "Ejercicios espirituales en un túnel", de 1983.
 
2005 - Casam Carlos de Gales com Camilla Parker Bowles em cerimónia realizada pelo arcebispo de Canterbury na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.


 
2006 - O arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha é distinguido com o Prémio Pritzker, o "Nobel" da Arquitectura.
 
2007 - O presidente russo, Vladimir Putin, atribui a Ordem da Amizade ao cidadão português Carlos Manuel Cláudio, director da empresa italiana Indesit International na Rússia.
 
2007 - A Rússia anuncia a construção da primeira central nuclear flutuante do mundo.
 


2007 - Morre Egon Bondy (Praga, República Checa, 20 de janeiro de 1930 - Bratislava, Eslováquia, 9 de abril de 2007), aos 77 anos. Foi escritor, poeta e filósofo checo. No final dos anos 1940, Egon Bondy era membro activo num grupo surrealista. De 1957 a 1961, ele estudou filosofia e psicologia na Charles University em Praga.  Publicou cerca de trinta livros de poesia, variando de poemas épicos no início da década de 1950 a obras filosóficas meditativas na década de 1980. Egon Bondy  também publicou cerca de vinte romances, a maioria deles abordando o tema de uma sociedade ou um indivíduo em crise, ou uma crise na relação entre um indivíduo e sua comunidade.

2008 - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordena a nacionalização da Ternium-Sidor (Siderúrgica do Orinoco), a maior empresa de aço do país, propriedade do grupo italo-argentino Techint.
 
2008 - Morre Burt Glinn (Pittsburgh, Pennsylvania, EUA, 23 de julho de 1925 - Southampton, Nova Iorque, EUA, 9 de abril de 2008), aos 83 anos. Foi repórter fotográfico, de entre os seus vários trabalhos fotográficos, retratou a Guerra-fria e fez a cobertura da entrada de Fidel Castro em Havana em janeiro de 1959. Burt Glinn estudou literatura na Universidade de Harvard, onde editou e fotografou para o jornal da faculdade Harvard Crimson. Em 1949 começou a trabalhar como fotógrafo para a revista Life onde esteve até 1959. Dois anos depois em 1951, tornou-se membro da agência Magnum, na qual chefiou duas vezes. Ao longo da sua carreira captou imagens de diversos pontos do mundo. Cobriu a campanha eleitoral de Robert Francis Kennedy, a Guerra do Sinai e a invasão do Líbano pelos E.U.A. Entre os seus trabalhos mais conhecidos destacam-se a entrada triunfal de Fidel Castro e os seus homens em Havana, em 1959, após a fuga do ditador Fulgencio Baptista com a chegada da guerrilha á capital e a imagem de Nikita Khruscheu durante a sua visita ao Memorial de Lincoln em Washington, em 1959. Foi galardoado ao longo da sua carreira com diversos prémios, participou em várias exposições, para além das vasta obra que publicou sobre fotografia.










Texto:
Paulo Nogueira

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário