segunda-feira, 15 de agosto de 2016

EFEMÉRIDES do dia 15 de agosto



Dia Internacional do Reiki.

Santo do dia, dia consagrado pelos católicos, ortodoxos e anglicanos à Assunção de Nossa Senhora. A festa da Assunção de Nossa Senhora, Maria Santíssima, Mãe de Jesus, é uma das mais antigas, pois já no ano de 600 d.C., a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima. Terminado o seu tempo de vida terrestre, Maria, foi "assunta", isto é, levada ao céu em corpo e alma, segundo a tradição cristã, Ela não morreu, apenas "adormeceu". Narra a história também, que foram os anjos Gabriel e Miguel que A levaram ao céu. Deus queria conservar a integridade do corpo daquela que gerou o seu Filho. A festividade de hoje lembra como a Mãe de Jesus recebeu a recompensa das suas obras, dos seus sofrimentos, penitências e virtudes. O dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado, solenemente, pelo papa Pio XII no dia 1º de novembro de 1950 e a sua festa é celebrada no dia 15 de agosto, sendo feriado em Portugal e em alguns países no mundo.







Em Portugal


1195 - Nasce Santo António de Lisboa (Lisboa, Portugal, 15 de agosto de 1191 ou 1195 – Pádua, Itália, 13 de junho de 1231), de sobrenome incerto, mas baptizado como Fernando de Bulhões. Virá a ser um religioso inicialmente pertencente à Ordem dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho na Igreja de São Vicente de Fora em Lisboa, tornando-se franciscano em 1220 viajando e vivendo em Portugal, Itália, e França, sendo nomeado doutor da Igreja. Adopta o nome de António em homenagem ao ermita Santo Antão. Prega contra os albigenses e valdenses em diversas cidades de Itália e sul da França. Mais tarde fixa-se em Pádua na Itália onde vem a falecer aos 36 ou 40 anos, não há um registo concreto. Após a sua morte e devido à sua fama de santidade, foi canonizado logo no ano seguinte, em 30 de maio, pelo papa Gregório IX.



1423 - Nuno Álvares Pereira entra para a Ordem do Carmo, no convento do Carmo em Lisboa, que mandara construir como cumprimento de um voto. Toma o nome de irmão Nuno de Santa Maria. Aí permanece até à sua morte, ocorrida em 1 de novembro de 1431, com 71 anos, rodeado pelo rei e os infantes.
 
1498 - Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pela rainha D. Leonor, viúva de D. João II e regente de Portugal, na ausência de D. Manuel I. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é fundada neste dia na capela de Nossa Senhora da Piedade ou da Terra Solta, nos claustros de Sé de Lisboa.
 

 
1505 - D. Francisco de Almeida conquista Mombaça e é escolhido para primeiro Vice-Rei da Índia.

1517 - Encontro da delegação portuguesa do capitão Fernão Pires de Andrade, com a embaixada chinesa, constituída por uma armada de sete navios portugueses, no estuário do rio das Pérolas. Tendo sido estabelecido neste encontro o primeiro contrato comercial entre a Europa Ocidental e a China.
 
 
 
1834 - Começa a primeira Legislatura constitucional, após a Guerra Civil. As cortes abrem no convento de São Bento da Saúde em Lisboa, a actual Assembleia da República.

1866 - Há 150 anos nascia Margarida Adelina Abranches, mais conhecida por Adelina Abranches (Lisboa, Portugal, 15 de agosto de 1866 - Lisboa, Portugal, 22 de novembro de 1945). Vira a ser uma actriz do teatro português. Inicia a sua carreira teatral ainda criança como figurante no Teatro Nacional D. Maria II. Mais tarde, ainda jovem, passa a representar papeis em diversas peças de sucesso. Já adulta integra varias companhias teatrais portuguesas e passa por quase todas as grandes casas de espectáculos de Portugal e Brasil, integrando grandes elencos em diversas peças teatrais de sucesso. Uma actriz versátil, representou todos os géneros teatrais, da comédia ao drama, passando pelo Teatro de Revista e pela farsa. Destacou-se em diversas peças como "Os Velhos", "Pranto de Mãe Parda", "Dama das Camélias", entre muitos outros êxitos. Em 1930 integra o filme português "Maria do Mar" de Leitão de Barros no papel de "Tia Aurélia". Recebeu a condecoração da Ordem de Santiago e Espada e a Medalha de Ouro da cidade de Lisboa.

1886 - Há 130 anos nascia António Maria da Silva, mais conhecido por António Silva (Lisboa, Portugal, 15 de agosto de 1886 - Lisboa, Portugal, 3 de março de 1971). Virá a ser um actor de teatro português. Para além da sua carreira de bombeiro voluntário onde acumulou 24 louvores e atingiu o posto de Comandante do corpo activo dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, vem a destacar-se como actor durante o período de ouro do Cinema Português.  Os seus primeiros anos no teatro foram como actor amador, mais tarde inicia-se no Salão Ideal representando as vozes nos filmes mudos então ali exibidos, será  sua grande escola teatral. Inicia a sua carreia profissional em 1910 na peça "O Cristo Moderno" no Teatro da Rua dos Condes. A partir desse sucesso participa em mais peças teatrais de sucesso e em cinema no filme mudo "Rainha Depois de Morta". No Brasil vai participar em algumas produções cinematográficas de sucesso. De regresso a Portugal participa em muitas e variadas peças de teatro, operetas e Revistas de grande sucesso. Integra as Companhias do Teatro Variedades e Maria Vitória no Parque Mayer. É convidado para o cinema por Cottinelli Telmo em 1933 onde desde então o seu sucesso e personagens famosas que vão marcar para sempre a sua carreira. Passa breves períodos por várias companhias teatrais portuguesas importantes. Foi consagrado como um dos melhores actores portugueses do século XX e uma das principais figuras da época de ouro do Cinema Português, participando em quase todas as produções desse período. Fez também teatro radiofónico e televisão. Foi agraciado com os graus de Oficial da Ordem de Benemerência e de Oficial  da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada entre outros prémios de reconhecimento.



1926 - Há 90 anos foi inaugurada a electrificação da linha de caminho de ferro entre Lisboa e Cascais pela então Sociedade Estoril, companhia da subconcessão. Foi a primeira linha de caminho de ferro electrificada em Portugal e uma das primeiras da Península Ibérica. 
O primeiro comboio eléctrico em Portugal circulou numa viagem inaugural entre o Cais do Sodré e Cascais que durou apenas 22 minutos. 

 

1948 - Nasce o português José Agostinho Baptista, (Funchal, ilha da Madeira, Portugal, 15 de agosto de 1948). Virá a ser poeta contemporâneo e tradutor de importantes obras literárias estrangeiras. De entre as suas obras destaque para Deste Lado Onde, O Centro do Universo, Esta Voz é Quase o Vento, entre muitas outras.












No Mundo


1040 - O rei Duncan I ou rei de Alba, é morto em batalha pelo seu primo Macbeth, que o sucedeu como Rei da Escócia.



1185 - A cidade caverna de Vardzia é consagrada pela rainha Tamara I da Geórgia.



1430 - Francesco Sforza, duque de Milão, conquista Lucca na região da Toscana.

1519 - A cidade do Panamá é fundada por Pedro Arias Dávila, conhecido como Pedrarias Dávila. Fundada inicialmente com uma população de 100 habitantes e constituiu a primeira cidade permanente no Oceano Pacífico, vindo a substituir às anteriores cidades de Santa María la Antiga del Darién e Acla.

1534 - É fundada a ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus, por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Congregação foi reconhecida por bula papal em 1540. É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional.



1537 - Fundação de Assunção, capital do Paraguai, pelo explorador espanhol Juan de Salazar y Espinoza.

1654 - Fundação de Sorocaba (São Paulo, Brasil) pelo bandeirante Baltasar Fernandes.

1769 - Nasce Napoleão Bonaparte (Ajaccio, França, 15 de agosto de 1769 – Santa Helena, 5 de maio de 1821). Virá a ser um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adoptando o nome de Napoleão I, conhecido como O Grande, foi coroado Imperador da França em 2 de dezembro de 1804. Através das guerras napoleónicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.



1771 - Nasce Walter Scott (Edimburgo, 15 de agosto de 1771 – 21 de setembro de 1832). Virá a ser o criador do verdadeiro romance histórico. Foi autor, entre outras obras The Minstrelsy of the Scottish Border, The Antiquary, Ivanhoe, The Life of Napoleon Buonaparte.

1823 - Adesão do Pará à Independência do Brasil, um ano depois de o País se ter tornado independente de Portugal.




1824 - Escravos libertos do Estados Unidos fundam a Libéria. A sua fundação e colonização ocorreram com a ajuda de uma organização privada chamada American Society for Colonizing the Free People of Color of the United States, entre 1821 e 1824, na perspectiva de que os ex-escravos pudessem gozar de maior liberdade e igualdade. A Libéria é um dos dois únicos países da África Subsaariana, ao lado da Etiópia, sem raízes na disputa dos colonizadores europeus.
 
1863 - Começa a Guerra anglo-satsuma entre o Domínio de Satsuma do Japão e o Reino Unido.
 
1877 - Thomas Alva Edison fez a primeira gravação de voz, com a famosa rima infantil Mary had a little lamb.

 

1914 - É inaugurado oficialmente o Canal do Panamá. Foi considerado uma maravilha tecnológica. A complexa série de eclusas permitia até mesmo a passagem dos maiores navios da sua época. O canal foi um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo.

1944 - Forças norte americanas e francesas desembarcam no sul de França, tendo ficado conhecida como a operação Anvil.

1945 - O Japão rende-se aos aliados, marcando assim o fim da Segunda Guerra Mundial. A rendição será assinada a 2 de Setembro.


 
 
1947 - Independência da Índia e do Paquistão, depois de 200 anos sob o domínio britânico. Pandit Nehru lidera o governo indiano, Ali Khan, o paquistanês.


 
1948 - A Coreia é dividida em Coreia do Norte e a Coreia do Sul, separadas pelo paralelo 38º N.

1960 - A República do Congo declara a sua independência da França.

1964 - Os primeiros guerrilheiros da Frelimo entram em Moçambique, vindos de bases na Tanzânia, o ataque a Chai e à lancha Castor da Marinha Portuguesa, no rio Niassa, a 25 de setembro, marcam o início da guerra no território.



1965 - A banda The Beatles fazem a sua famosa apresentação no Shea Stadium (Nova Iorque). O concerto tomou grande repercussão na época pois foi o primeiro concerto de rock realizado num estádio aberto. O evento bateu o recorde de audiências com cerca de 55.600 pessoas presentes.

1968 - Uma ilha do arquipélago de das Celebes, na Indonésia, é tragada pelo mar, contando-se por centenas o número de mortos.

1969 - Abertura do Festival de Woodstock em Max Yasgur de Bethel, no Estado norte americano de Nova Iorque. Foi um festival de música realizado entre 15 e 18 de agosto de 1969.



2005 - É assinado um acordo de paz entre o governo da Indonésia e os rebeldes separatistas de Aceh.

2007 - Um terremoto abala o Peru, deixando pelo menos 500 mortos.

2013 - Horacio Cartes assume a presidência do Paraguai no lugar de Federico Franco, que sucedera o então presidente Fernando Lugo, afastado pelo denominado impeachment.










Texto:
Paulo Nogueira


Sem comentários:

Enviar um comentário