sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

EFEMÉRIDES do dia 30 de dezembro



Dia dedicado à Sagrada Família.

De entre os santos consagrados a este dia, destaque para São Rugero (Canne, Itália, 1060/1070  - Canne, Itália, 30 de dezembro de 1129). O seu nome de origem normanda sugere que seja essa a sua origem. Além dessas poucas referências imprecisas sobre Rugero nada mais se sabe sobre a sua vida, na infância e juventude. Mas ele era respeitado pelos habitantes da cidade, como um homem trabalhador, bom, caridoso e muito penitente. Quando o bispo de Canne morreu os fiéis quiseram que Rugero ficasse no seu lugar de pastor. E foi o que aconteceu, aos trinta anos de idade, ele foi consagrado bispo de Canne. No século II d.C., a cidade de Canne foi destruída pelo imperador Aníbal, quando expulsou o exército romano. Mais tarde ela retomou a sua importância no período medieval, sendo inclusive uma sede episcopal. No século XI, mais precisamente em 1083, por causa da rivalidade entre o conde de Canne e o Duque de Puglia, localidade vizinha, a cidade ficou novamente em ruínas. O bispo Rugero assumiu a direcção da diocese dentro de um clima de prostração geral. Assim, depois desse desastre, como seu primeiro dever, Rugero decidiu tratar da sobrevivência da população abatida pelo flagelo das epidemias do pós-guerra. Ele transformou a sua sede numa hospedaria aberta dia e noite, para abrigar viajantes, peregrinos e as viúvas com os seus órfãos. Possuindo o dom da cura, segundo a lenda, socorria a todos, incansável, andando por todos os cantos, descalço. Rugero era de uma caridade impressionante. Rugero vivia a sua missão com o lema "Tudo para todos", era grande conselheiro e sábio, sendo admirado por dois Papas, Pascoal II e Celásio II.
Morreu no dia 30 de dezembro de 1129, em Canne, onde foi sepultado na Catedral. Considerado taumaturgo em vida, pelos prodígios que promovia com a força das suas orações, logo depois da sua morte os devotos divulgaram a sua santidade. No século XVIII, a cidade de Canne praticamente já não existia, a população transferiu-se para outra mais próspera, Barleta. Mas eles já praticavam o culto do querido bispo Rugero como Santo. Pediram a transferência das suas relíquias para a igreja de Santa Maria Maior, em Barleta. Depois foi acolhido na sepultura definitiva na igreja do Mosteiro de Santo Estevão, atual Santuário de Santo Rugero. Os devotos veneram-no no dia da sua morte como o bispo de Canne e o padroeiro de Barleta. Em 1946, Santo Rugero foi canonizado pela Igreja.

 
 




Em Portugal


1861 - Nasce Henrique Mictchell de Paiva Cabral Couceiro (Lisboa, Portugal, 30 de dezembro de 1861 - Lisboa, Portugal, 11 de fevereiro de 1944). Virá a ser um militar, administrador colonial e político português que se notabilizou nas campanhas de ocupação colonial em Angola e Moçambique e como inspirador das chamadas incursões monárquicas contra a Primeira República Portuguesa em 1911, 1912 e 1919. Presidiu ao governo da designada Monarquia do Norte de 19 de janeiro a 13 de fevereiro de 1919. A sua dedicação à causa monárquica e a sua proximidade aos princípios do Integralismo Lusitano, conduziram-no por diversas vezes ao exílio, antes e depois da instituição do regime do Estado Novo em Portugal.



1886 - Há 130 anos Emídio Navarro promulga a reforma o Ensino Técnico em Portugal.
 
1886 - Portugal e a Alemanha há 130 anos, chegam a acordo sobre a divisão dos territórios em África. Anexa à declaração, encontrava-se o "mapa cor-de-rosa", o qual continha a zona de soberania no interior do território africano.

1943 - Numa reunião da Câmara Municipal de Lisboa, é aprovada a construção da Praça do Areeiro, em Lisboa. É autor do projecto o arquitecto prof. Luís Cristino da Silva. Estava previsto nesse projecto a norte da placa central, junto de um passeio-refúgio, construir-se, em betão armado e vidro, um abrigo para os passageiros dos carros eléctricos. As obras começaram céleres com linhas do elétrico, mas foi construído apenas o terreiro respectivo.



1951 - É inaugurada a ponte de Vila Franca de Xira, sobre o Tejo, entre esta vila e o Porto Alto. Da autoria dos engenheiros Cancela de Abreu e José Frederico Ulrich. Estiveram presentes na sua inauguração Craveiro Lopes e Oliveira Salazar que se deslocaram numa carruagem Landau de 5 vidros. Passou a ser denominada ponte Marechal Carmona, em homenagem ao marechal Óscar Carmona.

1959 - Portugal subscreve a convenção de Estocolmo que cria a EFTA (European Free Trade Association), Associação Europeia de Comércio Livre.
 
1960 - Criação dos Certificados de Aforro, por António Oliveira Salazar e pela Junta do Crédito Público, um produto financeiro para a pequena poupança das famílias. Cada unidade valia 70$00 (0,35€), e designavam-se por Série A. Estes certificados eram vendidos a prestações nos balcões dos CTT em forma de selos coleccionaveis numa caderneta, que depois de completa era trocada por um Certificado de Aforro.
 


1961 - António Oliveira Salazar pondera a saída de Portugal da ONU, perante as críticas da Organização à política colonial do Estado Novo.


1963 - Nasce António Manuel Mateus Antunes, mais conhecido por Tony Carreira (Pampilhosa da Serra, Portugal, 30 de dezembro de 1963). Vira a ser um cantor de música romântica portuguesa, muito popular entre as comunidades portuguesas de emigrantes em França e também em Portugal. Está hoje de Parabéns.



1972 - A pretexto das celebrações do Dia Mundial da Paz, um grupo de católicos organiza na Capela do Rato, em Lisboa, a vigília "A Paz é Possível" onde é aprovada uma moção repudiando a política de guerra colonial do regime.

1986 - A Polícia Judiciária localiza um bebé raptado há dois anos e meio do Hospital Particular de Lisboa e captura a mulher envolvida no caso.

2003 - É inaugurado o Estádio Municipal de Braga, conhecido por Estádio da Pedreira. Rebaptizado em 2007 de Estádio AXA, em acordo entre o Sporting Clube de Braga e a companhia seguradora. Um projecto do arquiteto Eduardo Souto Moura e do engenheiro Rui Furtado. Dispõe de 30,286 lugares e área de relva natural (105 x 52,5 m).
 


2005 - É criada a Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE). É a autoridade administrativa de Portugal especializada para as áreas de segurança alimentar e fiscalização económica. A ASAE é um órgão de polícia criminal, dependente do Ministério da Economia.

2007 - Os estreantes Rui Silva, em masculinos, e Jéssica Augusto, em femininos, vencem a corrida de São Silvestre do Porto, que teve pódios totalmente portugueses pela primeira vez em 14 edições.

2008 - O Governo anuncia a aquisição em 2009 de 400 mil doses de vacinas destinadas a prevenir o cancro do colo do útero - uma despesa que se estima na ordem dos 17 milhões de euros.
 







No Mundo


1352 - É eleito o papa Inocêncio VI. Nascido Éttienne Aubert (Beyssac, França, 1282 - 12 de setembro de 1362).

 


1460 - Durante a designada Guerra das Rosas, na batalha de Wakefield, a grande vitória dos Lancaster de Margarida de Anjou, Ricardo de York é executado por traição ao rei, vindo a suceder-lhe seu filho Eduardo como duque de York.

1591 - Morre o papa Inocêncio IX, nascido Giovanni Antonio Facchinetti (Bolonha, Itália, 20 de julho de 1519 - Roma, Itália, 30 de dezembro de 1519), aos 72 anos. Foi papa entre 29 de outubro de 1591 e a data da sua morte. Sendo já idoso e doente, passou os dois meses de pontífice na cama.

1853 - É acordada a compra de Gadsden entre os EUA e o México por cerca de 10 milhões de dólares. Este acordo ficou conhecido como o Tratado de La Mesilla, feito entre James Gadsden e o presidente mexicano Antonio López de Santa Anna. Os territórios com uma área total de aproximadamente 77 770 km², actualmente situados no sul dos estados norte americanos do Arizona e Novo México. Incluía territórios a norte do rio Gila e a oeste do rio Grande. Esta compra definiria as fronteiras finais do território continental dos EUA.



1903 - Morrem cerca de 600 pessoas no incêndio do Teatro Iroquois de Chicago, EUA.

1916 - Há 100 anos foi assassinado, supostamente a mando da família real russa, Grigori Rasputin (Pokrovskoie, Rússia, 22 de janeiro de 1869 - Petrogrado, atual São Petersburgo, Rússia, 30 de dezembro de 1916), para por fim à sua influência sobre a czarina Alexandra.
 


1922 - Vladimir Ilitch Ulianov, Lenine, proclama o estabelecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A dissolução da URSS, ocorre a 26 de dezembro de 1991, ao fim de 69 anos por Mikhail Gorbachev.

1927 - É inaugurada a primeira linha de metropolitano japonês em Tóquio. Começou a funcionar entre as estações de Ueno e Asakusa na linha de Ginza. Ganhando o título de primeiro sistema metropolitano asiático.
 


1940 - Abre a primeira autoestrada nos EUA, ligando Pasadena a Los Angeles, Califórnia.

1942 - Estreia de Frank Sinatra, no Paramount Theatre de Nova Iorque.

1947 - Miguel I da Roménia abdica do trono, perante a irreversibilidade da criação da República Socialista.



1957 - O designado Movimento Anticolonial é criado em Paris, por estudantes das colónias portuguesas.

1964 - O Conselho de Segurança da ONU impõe o cessar-fogo no Congo e ordena a retirada de todos os mercenários do país.

1965 - Subida ao poder do ditador Ferdinand Marcos, nas Filipinas.



1971 - A Igreja Católica e a Igreja Anglicana chegam a acordo sobre os dogmas da Comunhão.

1974 - Toma posse o Governo de Transição de Cabo Verde.

1983 - Tropas sul-africanas, apoiadas pela aviação, perseguem guerrilheiros da SWAPO no sul de Angola. A ação é condenada pela OUA, Reino Unido e Alemanha Federal.
 


1985 - A dirigente nacionalista negra Winnie Madikizela-Mandela é presa pela segunda vez em oito dias por desobediência a uma ordem da polícia.

1985 - É levantado o estado de sítio no Paquistão, em vigor há oito anos e meio.

1987 - Robert Mugabe assume a Presidência do Zimbabué.
 


1988 - Yuri Churbanov, genro do antigo líder soviético Leonid Brezhnev, é condenado a 12 anos de prisão por ter aceitado subornos no valor de mais de 725 mil euros.

1993 - O estado de Israel e o Vaticano reconhecem-se mutuamente.

1997 - Homens armados massacram 412 pessoas, em aldeias da Argélia.
 


2003 - O Euro apresenta novo máximo histórico, atingindo os 1,25 dólares.

2004 - O Governo espanhol aprova a proposta alteração do Código Civil que prevê o casamento de pessoas do mesmo sexo.

2004 - Morre Arnold Jacob Arshawsky, mais conhecido por Artie Shaw (Nova Iorque, EUA, 23 de maio de 1910 - Thousand Oaks, Califórnia, EUA, 30 de dezembro de 2004), aos 94 anos. Foi clarinetista, compositor, diretor de orquestra de jazz e escritor, uma das mais ilustras figuras da era do "swing". Participou no filme "Second Chorus" e compôs clássicos como Begin the Beguine e Oh, Lady Be Good, entre outros.
 

 
2006 - O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein Abd al-Majid al-Trikiti (Tikrit, Iraque, 28 de abril de 1937 - Bagdade, Iraque, 30 de dezembro de 2006), aos 69 anos.  Saddam Hussein é executado por enforcamento, por vários crimes contra a humanidade, após condenação pelo tribunal iraquiano.

2006 - Explosão de um carro armadilhado no aeroporto de Barajas, Madrid, faz dois mortos e mais de 20 feridos, num atentado atribuído à ETA. O chefe do governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, suspende o diálogo com a organização separatista basca.

2006 - Navio com cerca de 600 pessoas a bordo naufraga ao largo da costa de Java, Indonésia. São resgatados cerca de 200 sobreviventes.
 


2006 - Morre Chandralekha Prabhudas Patel (Wada, Maharashtra, Índia Britânica, 6 de dezembro de 1928 - Chennai, Índia, 30 de dezembro de 2006), aos 78 anos. Foi uma lendária bailarina indiana que revolucionou a dança contemporânea na Índia, introduzindo uma dimensão erótica à dança dramática conhecida no sul da Índia como "Bharatanatyam", que se caracteriza por um movimento corporal que tenta imitar uma chama flamejante. Foi também uma activista dos direitos humanos indiana.







 

Texto:
Paulo Nogueira






FELIZ ANO NOVO






Histórias com História deseja a todos os seus seguidores, amigos, colaboradores e leitores um Feliz Ano Novo com muita saúde, paz, harmonia no mundo e claro com muito mais histórias para aqui contar.