domingo, 26 de março de 2017

EFEMÉRIDES do dia 26 de março



Dia do Livro Português e Dia Nacional do Utente de Saúde.
Santo do dia, São Ludgero (Zuilen, Friesland, atual Holanda, 742 d.C. - Billerbeck, atual Alemanha, 26 de março de 809 d.C.). Ludgero era descendente de família nobre e, dedicado aos estudos religiosos desde muito novo. Ordenou-se sacerdote em 777, em Colônia, na Alemanha. O seu trabalho de apóstolo teve início na sua terra natal, pois começou a trabalhar justamente nas regiões pagãs da Holanda, Suécia, Dinamarca, ponto alto da missão de São Bonifácio, que teve como discípulos São Gregório e Alcuíno de York, dos quais foi seguidor também Ludgero. Mais tarde, foi chamado pelo imperador Carlos Magno para evangelizar as terras que dominava. Carlos Magno ofereceu-lhe o bispado de Treves, mas ele recusou. Ludgero emitiu os votos tomando o hábito definitivo de monge e fundou um mosteiro, ao redor do qual cresceu a cidade de Muester, cujo significado, literalmente, é mosteiro, e da qual foi eleito o primeiro bispo. Ludgero não parou desde então, fundou várias igrejas e escolas, criou novas paróquias e entregou-as aos sacerdotes que ele mesmo formara. Ainda encontrou tempo para retomar a evangelização na Frísia, realizando o seu sonho de contribuir para a conversão da sua pátria, a Holanda, e fundar outro mosteiro, este beneditino, em Werden, antes da sua morte, que ocorreu no dia 26 de março de 809 aos 67 anos. O corpo de Ludgero foi sepultado na capela do mosteiro de Werden. Os fiéis tornaram o local mais uma meta de peregrinação pedindo a sua intercessão para muitas graças e milagres, que passaram a ocorrer em abundância. O culto à São Ludgero, que ocorre neste dia é muito intenso especialmente na Holanda, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália, países cujo solo ele pisou durante seu ministério.




 



 

Em Portugal


1211 - Morre o rei D. Sancho I de Portugal (Coimbra, Portugal, 11 de novembro de 1154 - Coimbra, Portugal, 26 de março de 1211), aos anos. Foi apelidado de Sancho O Povoador, foi o segundo rei de Portugal de 1185 até à sua morte.
 

 
1887 - Há 130 anos era assinado o Protocolo de Lisboa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Henrique de Barros Gomes e por James Duncan Campbell, que estabelece os termos do Tratado de Amizade e Comércio com a China, de 1 de dezembro de 1887, sobre o direito de ocupação e governo de Macau, por Portugal.

1927 - Há 90 anos era criada a Polícia de Informações do Porto. As Polícias de Informações de Lisboa e Porto irão dar origem à PVDE/PIDE.

1949- É criado o Fundo de Fomento Nacional.



1975 - Tomada de posse do IV Governo Provisório português, chefiado por Vasco Gonçalves.

1976 - São definidos os estatutos das empresas públicas portuguesas Petrogal (Petróleos de Portugal), e Cimpor (Cimentos de Portugal).



1987 - Há 30 anos era efectuada a rubrica dos termos do acordo sobre a transferência da soberania de Macau, pelos chefes das delegações de negociação, o vice-ministro chinês Zhou Nan e o embaixador português Rui Medina.

1990 - É criada a primeira Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior.

1999 - Marcelo Rebelo de Sousa demite-se da presidência da Comissão Política Nacional do PSD.

 
 
2005 - Entra em vigor o Código da Estrada, com regras mais severas e multas mais pesadas.
 
2007 - Morre João Soares Louro (Faro, Portugal, 12 de fevereiro de 1933 - Lisboa, Portugal, 26 de março de 2007), aos 74 anos. Foi antigo presidente da RTP e da RDP, ex-publicitário. Como Presidente do Conselho de Administração da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) entre 1978 e 1980, nesse período promoveu uma profunda transformação da estação televisiva estatal que passou pelo seu redimensionamento, reequipamento e equilíbrio financeiro, numa altura em que se passou da transmissão a preto e branco para as emissões a cores. Foi ainda responsável pela criação do Centro de Formação da RTP, que investiu e levou para a RTP nomes de então jovens jornalistas que se tornariam nomes grandes do jornalismo em Portugal como Miguel Sousa Tavares, Margarida Marante, António Mega Ferreira e Maria Elisa. Desde 2005 integrava o Conselho de Administração da Parque Expo como administrador não executivo, e desde 2006 fazia parte do Conselho de Administração da Atlântico - Pavilhão Multiusos de Lisboa. Na área da docência, destacou-se como mestre de conferências na área da comunicação social da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, entre 1993 e 1996, e pela sua colaboração com a Universidade Nova de Lisboa no ensino das "Tecnologias dos Meios".

 

2008 - As alterações à Lei dos Partidos, que põem fim à obrigação de os partidos fazerem prova de cinco mil militantes, é aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

2009 - O Tribunal do Marco de Canaveses absolve o ex-presidente da câmara Avelino Ferreira Torres dos crimes de que estava acusado pelo Ministério Público.

2010 - Pedro Passos Coelho é eleito líder do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, com 61,06 por cento dos votos.

 
 
 
 


No Mundo


1244 - É assinado o Tratado de Almizra entre a Coroa de Aragão e o Reino de Castela por Jaime I de Aragão e pelo infante de Castela, mais tarde Afonso X, O Sábio.

 
 
1707 - Há 310 anos era feita a ratificação do Tratado de União de 1707, que abolia a independência da Inglaterra e da Escócia em favor do novo Estado, o Reino Unido da Grã - Bertanha.
 
1827 - Há 190 anos morre o compositor alemão Ludwig van Beethoven (Bona, Alemanha, 17 de dezembro de 1770 - Viena, Áustria, 26 de março de 1827), aos 57 anos. Foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo do século XVIII e o Romantismo do século XIX. É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. É considerado por muitos como um dos poucos homens que merecem a adjetivação de "gênio". Foi autor entre muitas obras da "Sinfonia nº 9 em Ré Menor", em que pela primeira vez na história da música, é inserido um coral numa sinfonia de música e poesia.
 


1812 - Na Venezuela um sismo destrói a cidade de Caracas, Barquisimeto, Mérida, El Tocuyo, San Felipe e causou estragos em outros povoados. Calcula-se que em Caracas pereceram cerca de 10.000 pessoas quando a população era de cerca de 44.000 pessoas e de 3.000 em La Guaira.

1911 - Nasce o norte-americano Thomas Lanier Williams III, mais conhecido por Tennessee Williams (Columbus, Mississípi, EUA, 26 de março de 1911 - Nova Iorque, EUA, 25 de fevereiro de 1983). Virá a ser escritor e dramaturgo, autor entre muitas obras de "Um Eléctrico chamado Desejo". Vencedor de muitos prémios aos longo da sua carreira entre eles a Medalha Presidencial da Liberdade em 1980, pelo então presidente norte americano Jimmy Carter.


 
1917 - Há 100 anos durante a Primeira Grande Guerra Mundial, na Batalha de Gaza o avanço das tropas britânicas é interrompido pelo bloqueio de 17 000 turcos.

1918 - Durante a Primeira Grande Guerra Mundial os Aliados conferenciam em Doullens sobre unidade de comando das forças. É assinado por Clemenceau e Alfred Milner, o acordo de Doullens, para um comando único aliado na Frente Oeste, sob o comando do general Ferdinand Foch.

1923 - Morre Henriette Rosine Bernardt, conhecida mundialmente por Sarah Bernardt (Paris, França, 22 de outubro de 1844 - Paris, França, 26 de março de 1923), aos 79 anos. Foi uma atriz francesa, considerada por alguns como "a mais famosa atriz da história". Sarah Bernhardt fez a sua reputação nos palcos da Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente e dos Estados Unidos. Conquistou uma fama de atriz dramática, em papéis sérios, ganhando o epíteto de "A Divina Sarah". O seu papel mais marcante foi na peça "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas. Visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. Na última visita, durante uma encenação, sofreu um acidente que lhe gerou sérios problemas numa perna e que culminou, anos depois, na sua morte.
 
 

1923 - A estação de rádio BBC começa a transmissão regular de previsões atmosféricas no Reino Unido.
 
1925 - Nasce Pierre Boulez (Montbrison, Loire, França, 26 de março de 1925 - Baden Baden, Alemanha, 5 de janeiro de 2016). Virá a ser maestro, pedagogo musical, ensaísta e compositor francês de musica erudita. Foi fundador do IRCAM e do Ensemble Intercontemporain. Autor das obras "Sonata para Piano nº 1, nº 2 e nº 3" , "Le visage nuptial", "Dialogue de l'ombre double" ente muitas outras.
 


1936 - É constituída a Frente Popular Chinesa.

1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial o  Alto-Comando nazi de Adolf Hitler aprova a constituição das brigadas assassinas ("Einsatzgruppen"), na Polónia ocupada.

1953 - O médico norte-americano Jonas Salk consegue sintetizar a vacina contra a poliomielite.



1977 - Há 40 anos entra em funcionamento a barragem de Cahora-Bassa, em Moçambique.

1979 - São assinados os acordos de Camp David, nos EUA, um tratado de paz entre o Egipto e Israel.

1990 - Os Óscares da Academia de Hollywood distinguem "Miss Daisy", o realizador Oliver Stone e os atores Jessica Tandy e Daniel Day-Lewis.



2000 - Vladimir Putin ganha, à primeira volta, as eleições russas, com maioria absoluta.

2001 - Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia passam a integrar o espaço Schengen de livre circulação de pessoas.

2005 - O Partido da Renovação Social de Guiné-Bissau escolhe Kumba Ialá, deposto em Setembro de 2003, para candidato às eleições presidenciais de 19 de junho.



2006 - Eleições legislativas em São Tomé e Príncipe.

2007 - O Partido Democrata Unionista, de Ian Paisley, e o Sinn Fein, de Gerry Adams, chegam a acordo para partilhar o poder na Irlanda do Norte, a partir de 8 de maio.

2007 - Toma posse o novo governo kuwaitiano, que integra, pela primeira vez, duas mulheres.



2007 - Em Guantánamo, o australiano David Hicks, detido há mais de cinco anos pelas forças norte-americanas, declara-se culpado de terrorismo.

2007 - O vídeo do tema "Here It Goes Again", da banda norte americana OK Go, é eleito o clip mais criativo na 1ª edição dos Prémios do YouTube.


 
2007 - Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Xerardo Pereiro e Cebaldo de León Inawinapi são distinguidos pela National Geographic Society pela sua investigação sobre os indígenas Kuna do Panamá.
 
2007 - Morre Beniamino Andreatta (Trento, Itália, 11 de agosto de 1928 - Bologna, Itália, 26 de março de 2007), aos 78 anos. Foi economista e político italiano, um dos arquitetos da coligação de centro-esquerda "A Oliveira". Era membro do Partido Democrata Cristão, da esquerda italiana e um dos fundadores do Partido do Povo Italiano.

2008 - O presidente do parlamento tibetano no exílio afirma em Bruxelas que, segundo "fontes credíveis", a repressão das manifestações no Tibete pela China provocou já 135 mortes confirmadas, mas estima que estes números possam ser "10 vezes superiores".
 





 
Texto:
Paulo Nogueira