quinta-feira, 13 de abril de 2017

EFEMÉRIDES do dia 13 de abril


De entre os santos consagrados a este dia, destaque para São Martinho I (Todi, Itália, 21 de junho de 598 - Quersoneso, actual Kherson, Crimeia, 16 de setembro de 655). Martinho foi diácono da Igreja e acabou sendo eleito sumo pontífice após a morte do papa Teodoro em 13 de maio de 649, mostrando-se sempre um homem firme para guiar a Igreja, subindo ao poder mesmo antes do referendo do imperador quanto à sua eleição. Apesar do seu pulso forte, Martinho sabia que a sua atitude traria consequências como perseguição, torturas e grandes humilhações. Um ano antes de Martinho ser eleito papa, o imperador Constantino II publicou um documento "Tipo", que apoiava heresias monotelistas, negando a condição humana de Jesus, opondo diretamente as principais raízes do cristianismo, inclusive resultando na convocação de um Concílio pelo imperador, que ao contrário do que ele esperava todas as teses monotelistas foram condenadas, provocando assim uma ira mortal no imperador. Não contente com o ocorrido no grande Concílio, Constantino II ordenou que Olímpio, seu representante em Ravena, prendesse o papa, porém o homem decidiu que iria matar o Santo Padre, ordenando que o seu escudeiro o apunhalasse no momento da comunhão numa missa do qual Martinho estava pessoalmente comungando com os fiéis, conta a lenda ,que no momento que o assassino tentou apunhala-lo ficou completamente cego. O imperador Constantino II ordenou então a prisão de Martinho I, que foi levado de barco numa longa viagem, sem direito a água para se lavar, enclausurado no porão, rumo à cidade de Bósforo, sendo um cruel martírio contra o Santo Padre. Sob acusações falsas de que o pontífice havia subido ao cargo sem ser seu por direito, o imperador Constantino II ordenou que fosse esticado numa praça de Constantinopla, onde seria humilhado e apedrejado pelo povo. Após esse acontecimento, Martinho, foi levado para uma prisão onde viveu em grande sofrimento a mando do imperador. O papa Martinho I foi julgado e condenado ao exílio na Crimeia, no sul da Rússia, sendo para aí levado em março de 655, numa outra angustiante e sofrida viagem que durou dois meses. Ele acabou por morrer à fome quatro meses depois, em 16 de setembro daquele ano. Martinho I foi o último papa a ser martirizado e a sua comemoração foi determinada pelo novo calendário litúrgico da Igreja para o dia 13 de abril. A maior parte das suas relíquias foram transferidas para Roma, onde repousam na basílica de San Martino ai Monti.



 

 

Em Portugal


1846 - É inaugurado o Teatro Nacional de D. Maria II, na praça do Rossio em Lisboa, criado por Almeida Garrett. O arquitecto escolhido para a execução do projecto deste teatro foi o italiano Fortunato Lodi (1805 – 1883). A inauguração deste Teatro Nacional ocorreu durante as comemorações do 27.º aniversário da rainha D. Maria II (1819-1853), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial. No dia da inauguração foi apresentado o drama histórico em cinco actos "O Magriço e os Doze de Inglaterra", original de Jacinto Heliodoro de Aguiar Loureiro.



1918 - A Junta Militar de Sidónio Pais repõe o regime de censura prévia, revogado pelos governos iniciais da I República.
 


1945 - Nasce Joaquim Martins Ferreira do Amaral (Lisboa, Portugal, 13 de abril de 1945). Licenciado em Engenharia Mecânica e político português. Tendo ocupado diversos cargos políticos ao longo da sua carreira passando ainda por cargos ministeriais em Portugal. Está hoje de parabéns!
 
1947 - Nasce Jerónimo Carvalho de Sousa (Pirescoxe, Loures, Portugal, 13 de abril de 1947). Operário metalúrgico e político português, atual Secretário de Geral do Partido Comunista Português (PCP). Está hoje de parabéns!
 


1961 - Tentativa de golpe contra a ditadura portuguesa, liderada por Botelho Moniz. O ministro da Defesa confia na demissão de Oliveira Salazar, pedida a Américo Thomaz. Tentativa esta fracassada resultando na demissão de Botelho Moniz do seu cargo.

1989 - Morre D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto (Milhundos, Penafiel, Portugal, 10 de maio de 1906 – Valongo, Ermesinde, Portugal, 13 de abril de 1989), aos 83 anos. Foi religioso católico português, foi nomeado bispo de Portalegre em 1949 e bispo do Porto em 1952, será nesse período que confronta António de Oliveira Salazar com a pobreza do país através de uma carta que  enviou ao ditador, carta esta que terá estado na base da sua expulsão de Portugal em 1959 para Vigo, Espanha. Regressa a Portugal em 1969 e deixa como legado a Fundação Spes, com fins benéficos, educativos e culturais.
 


1997 - António Pinto vence, pela segunda vez, a maratona de Londres, estabelecendo o melhor tempo mundial do ano.

2000 - Portugal conquista a Medalha de Ouro do 28º Salão Internacional de Invenções de Genebra, com um conjunto de jogos de cartas para estimular a aprendizagem da Matemática.

2004 - Gastão Cruz é distinguido com o Grande Prémio de Poesia da APE, pela obra "Rua de Portugal".

 

2007 - O ministro da Saúde, Correia de Campos, assina com os autarcas do distrito de Bragança o protocolo sobre urgências médicas que prevê um regime de exceção transitório, como alternativa ao encerramento dos SAP nos centros de saúde.

2007 - O ex-presidente socialista da Câmara de Famalicão Agostinho Fernandes é condenado a cinco meses de prisão pelo crime de violação das normas de execução orçamental, mas a pena é substituída por multa.

2007 - A artista portuguesa Isabel Simões vence a edição 2007 do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores.
 


2007 - O Grande Prémio de Literatura DST é atribuído à escritora Filomena Marona Beja.

2007 - Uma caricatura do presidente da Rússia, Vladimir Putin, do cartoonista sueco Riber Hansson, vence o Grande Prémio do World Press Cartoon Sintra 2007. A ilustradora portuguesa Cristina Sampaio vence o prémio de melhor cartoon editorial com uma obra sobre a imigração ilegal e a União Europeia.

2008 - A portuguesa Yahima Ramirez conquista a medalha de bronze da categoria de -78 kg no Campeonatos da Europeus de judo, a decorrer em Lisboa.



2010 - Morre Jaime Salazar Sampaio ( Lisboa, Portugal, 5 de maio de 1925 - Lisboa, Portugal, 13 de abril de 2010), aos 84 anos. Foi poeta, ficcionista e autor dramaturgo português. Embora Engenheiro Silvicultor de formação, tendo publicado diversos estudos sobre questões económicas relacionados com a silvicultura em revistas da especialidade, foi com a poesia e como autor ficcionista dramático que se destacaria. Foi também tradutor de autores famosos estrangeiros como Beckett, Gorki, Arthur Miller entre outros. Foi autor, entre muitas obras de "Em Rodagem" de 1949, "O Ramal de Sintra" de 1960, "O Silêncio de um Homem" de 1960, "As Primeiras Palavras foram de Amor" de 2007. Recebeu vários prémios ao longo da sua carreira.

2011 - O primeiro avião comercial a deslocar do aeroporto de Beja, foi um Boeing da companhia cabo-verdiana TACV com cerca de 70 passageiros a bordo.

 
 





 
No Mundo
 

1204 - Cerco de Constantinopla pelas tropas da Quarta Cruzada que termina com a conquista e saque da cidade.



 1598 - O rei Henrique IV de França assina o Édito de Nantes, permitindo a liberdade de culto aos protestantes, no país.
 


1695 - Morre o escritor francês Jean de La Fontaine (Château-Thierry, França, 8 de julho de 1621 - Paris, França, 13 de abril de 1695), aos 73 anos. Foi um poeta e fabulista francês. Autor de muitas obras conhecidas, mas a obra que o celebrizou foi  "Fábulas".

1742 - Estreia o oratório "O Messias", de Georg Friedrich Händel, em Dublin na Irlanda.

1743 - Nasce Thomas Jefferson (Shadwell, Virgínia, EUA, 13 de abril de 1743 – Charlotteville, Virgínia, EUA, 4 de julho de 1826). Virá a ser filósofo político iluminista norte-americano e estadista. Será também o principal autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos e o terceiro presidente norte-americano.
 


1771 - Nasce o inglês Richard Trevithick (Cornualha, Inglaterra, 13 de abril de 1771 – Dartford, Inglaterra, 22 de abril de 1833). Virá a ser engenheiro e inventor inglês, destacando-se por ter inventado o primeiro veiculo movido a vapor, a "The Puffing Devill" em 1801 e mais tarde em 1804 a primeira locomotiva a vapor do mundo para o caminho de ferro. Acabou por se mudar para o Peru em 1816 como engenheiro de minas e construir locomotivas para uso mineiro, mas acabou por regressar a Inglaterra em 1826, e apesar do seu espirito inventivo acabou na miséria.

1848 - A Sicília torna-se independente de Nápoles.

1870 - É fundado o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque e aberto ao público em 20 de fevereiro de 1872. É um dos maiores e mais importantes museus de arte do mundo.


 
1906 - Nasce o irlandês Samuel Beckett (Dublin, Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda, 13 de abril de 1906 – Paris, França, 22 de dezembro de 1989). Virá a ser um escritor e dramaturgo considerado um dos mais influentes do século XX, foi um dos últimos modernistas e um dos primeiros pós modernistas. Escreveu para o cinema, rádio e televisão, foi autor entre muitas outras obras de "À Espera de Godot". Foi prémio Nobel da Literatura 1969.



1939 - A França e o Reino Unido asseguram a independência da Roménia.

1941 - Josef Stalin assina um tratado de neutralidade entre a URSS e o Japão.

1960 - Os EUA lançam o satélite Transit 1-B, também conhecido por NAVSAT, o primeiro sistema de navegação por satélite do mundo.


 
1961 - A Assembleia Geral da ONU condena a política do apartheid na África do Sul.

1964 - O actor norte-americano Sidney Poitier é o primeiro negro distinguido com o Óscar de melhor actor, pelo desempenho no filme "Lillies of the Field" de 1963.


 
1975 - Massacre num autocarro no Líbano mata 26 membros da milícia da Frente Popular para a Libertação da Palestina, dando início à luta entre muçulmanos e cristãos no Líbano, que resulta numa longa guerra civil de quinze anos.

1983 - Um ciclone na Polinésia causa um morto, trinta feridos e dois mil e quinhentos desalojados.

1986 - O papa João Paulo II é o primeiro pontífice a visitar a Sinagoga de Roma.

 

1987 - Há 30 anos é assinado, em Pequim, o acordo para a transferência da soberania de Macau para a China, denominado "Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau", ou simplesmente "Declaração Conjunta Luso-Chinesa", pelo primeiro-ministro português, Cavaco Silva, e o homólogo chinês Zhao Zyang. Acordo para a devolução de Macau em 20 de dezembro de 1999 à República Popular da China.

1990 - A URSS reconhece a responsabilidade no massacre das forças polacas na Floresta de Katyn em 1940, durante a II Guerra Mundial.

 

1992 - Nelson Mandela, presidente do ANC, anuncia oficialmente a separação da mulher, Winnie Mandela, implicada no assassínio de jovens negros.

2003 - O genoma humano é descodificado a 99,99%. Cientistas de seis países apresentam a descoberta da sequência a que chamam "o livro da vida".

2005 - O Parlamento Europeu dá "luz verde" à adesão da Roménia e da Bulgária a 1 de janeiro de 2007.


 
2006 - A coligação vencedora das legislativas em São Tomé e Príncipe, MDFM-PCD, denuncia a existência de "fraude eleitoral" na recontagem dos votos a favor do MLSTP-PSD, partido no poder.

2007 - Toma posse o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Martinho Ndafa Kabi.

2007 - A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste detecta "irregularidades muito graves" nas presidenciais de 9 de abril e admite a repetição parcial da votação. José Ramos Horta junta-se aos cinco candidatos que pediram a suspensão da contagem dos votos.



2007 - O Supremo Tribunal italiano absolve Patrick Head, ex-director técnico da Williams, no caso da morte do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, pelo facto de o crime de homicídio involuntário já ter prescrito.

2007 - Morre Hans Koning (Amesterdão, Holanda, 12 de julho de 1921 – Easton, Cunnecticut, EUA, 13 de abril de 2007), aos 85 anos. Foi escritor ensaísta e jornalista norte-americano de origem holandesa. Colaborou em diversos jornais periódicos norte americanos de referência como "The New York Times", "International Herald Tribune", entre outros. Foi autor de inúmeras obras de ficção e não ficção, escrevendo ainda para crianças, filmes e peças teatrais. De entre algumas das suas obras, destaque para "The Affair" de 1958, "Walk with Love and Death" de 1961, "The Petersburg Cannes Express" de 1975, entre muitas outras.

2008 - O luso-britânico Robert Murat, a primeira pessoa a ser constituída arguida no processo de investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann, pede indemnizações recordes por difamação a vários órgãos de comunicação social britânicos, revela o jornal The Observer.










Texto:
Paulo Nogueira