quinta-feira, 13 de abril de 2017

EFEMÉRIDES do dia 13 de abril


De entre os santos consagrados a este dia, destaque para São Martinho I (Todi, Itália, 21 de junho de 598 - Quersoneso, actual Kherson, Crimeia, 16 de setembro de 655). Martinho foi diácono da Igreja e acabou sendo eleito sumo pontífice após a morte do papa Teodoro em 13 de maio de 649, mostrando-se sempre um homem firme para guiar a Igreja, subindo ao poder mesmo antes do referendo do imperador quanto à sua eleição. Apesar do seu pulso forte, Martinho sabia que a sua atitude traria consequências como perseguição, torturas e grandes humilhações. Um ano antes de Martinho ser eleito papa, o imperador Constantino II publicou um documento "Tipo", que apoiava heresias monotelistas, negando a condição humana de Jesus, opondo directamente as principais raízes do cristianismo, inclusive resultando na convocação de um Concílio pelo imperador, que ao contrário do que ele esperava todas as teses monotelistas foram condenadas, provocando assim uma ira mortal no imperador. Não contente com o ocorrido no grande Concílio, Constantino II ordenou que Olímpio, seu representante em Ravena, prendesse o papa, porém o homem decidiu que iria matar o Santo Padre, ordenando que o seu escudeiro o apunhalasse no momento da comunhão numa missa do qual Martinho estava pessoalmente comungando com os fiéis, conta a lenda ,que no momento que o assassino tentou apunhala-lo ficou completamente cego. O imperador Constantino II ordenou então a prisão de Martinho I, que foi levado de barco numa longa viagem, sem direito a água para se lavar, enclausurado no porão, rumo à cidade de Bósforo, sendo um cruel martírio contra o Santo Padre. Sob acusações falsas de que o pontífice havia subido ao cargo sem ser seu por direito, o imperador Constantino II ordenou que fosse esticado numa praça de Constantinopla, onde seria humilhado e apedrejado pelo povo. Após esse acontecimento, Martinho, foi levado para uma prisão onde viveu em grande sofrimento a mando do imperador. O papa Martinho I foi julgado e condenado ao exílio na Crimeia, no sul da Rússia, sendo para aí levado em março de 655, numa outra angustiante e sofrida viagem que durou dois meses. Ele acabou por morrer à fome quatro meses depois, em 16 de setembro daquele ano. Martinho I foi o último papa a ser martirizado e a sua comemoração foi determinada pelo novo calendário litúrgico da Igreja para o dia 13 de abril. A maior parte das suas relíquias foram transferidas para Roma, onde repousam na basílica de San Martino ai Monti.



 


 

Em Portugal

1846 - É inaugurado o Teatro Nacional de D. Maria II, na praça do Rossio em Lisboa, criado por Almeida Garrett. O arquitecto escolhido para a execução do projecto deste teatro foi o italiano Fortunato Lodi (1805 – 1883). A inauguração deste Teatro Nacional ocorreu durante as comemorações do 27.º aniversário da rainha D. Maria II (1819-1853), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial. No dia da inauguração foi apresentado o drama histórico em cinco actos "O Magriço e os Doze de Inglaterra", original de Jacinto Heliodoro de Aguiar Loureiro.



1918 - A Junta Militar de Sidónio Pais repõe o regime de censura prévia, revogado pelos governos iniciais da I República.
 


1945 - Nasce Joaquim Martins Ferreira do Amaral (Lisboa, Portugal, 13 de abril de 1945). Licenciado em Engenharia Mecânica e político português. Tendo ocupado diversos cargos políticos ao longo da sua carreira passando ainda por cargos ministeriais em Portugal. Está hoje de parabéns!
 
1947 - Nasce Jerónimo Carvalho de Sousa (Pirescoxe, Loures, Portugal, 13 de abril de 1947). Operário metalúrgico e político português, actual Secretário de Geral do Partido Comunista Português (PCP). Está hoje de parabéns!
 


1961 - Tentativa de golpe contra a ditadura portuguesa, liderada por Botelho Moniz. O ministro da Defesa confia na demissão de Oliveira Salazar, pedida a Américo Thomaz. Tentativa esta fracassada resultando na demissão de Botelho Moniz do seu cargo.

1989 - Morre D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto (Milhundos, Penafiel, Portugal, 10 de maio de 1906 – Valongo, Ermesinde, Portugal, 13 de abril de 1989), aos 83 anos. Foi religioso católico português, nomeado bispo de Portalegre em 1949 e bispo do Porto em 1952. Entrou para o seminário em 1916, o facto de ter um tio padre e cónego motivava-o para abraçar a vida de serviço à Igreja. Acabaria os estudos filosófico-teológicos em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, entre 1925 e 1928. É ordenado sacerdote nesse mesmo ano, foi professor, prefeito, vice-reitor e reitor do Seminário de Vilar, na cidade do Porto. Foi nomeado coadjutor de Portalegre em 1948, passando a titular da diocese em 1949. Tornou-se bispo do Porto em 1952. No exercício do magistério episcopal e em defesa da doutrina social da Igreja Católica, em 1958, coincidindo, com a campanha presidencial de Humberto Delgado, dirigiu uma carta ao então chefe do Governo, António de Oliveira Salazar, crítica da situação política, social e religiosa da nação. Consequentemente, foi forçado ao exílio a 24 de julho de 1959 para Vigo, Espanha. Residiu em Espanha, na República Federal da Alemanha e em França, sendo mais tarde nomeado membro da Comissão Pontifícia de Estudos Ecuménicos para a preparação do Concílio Vaticano II pelo Papa João XXIII. Após a morte de Salazar, regressou a Portugal, em 1969, e retomou o governo da sua diocese. Sendo o fundador do semanário Voz Portucalense e do boletim Igreja Portucalense, foi também responsável pela criação, nos anos 70, da Secção Diocesana da Comissão Pontifícia "Justiça e Paz". Apresentou o pedido de resignação da diocese em 1981, cessando funções no ano seguinte. Publicou uma vasta obra de reflexão e ensaio. Foi alvo de várias homenagens e galardoado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 1976, e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, em 1983.



1997 - António Pinto vence, pela segunda vez, a maratona de Londres, estabelecendo o melhor tempo mundial do ano.

2000 - Portugal conquista a Medalha de Ouro do 28º Salão Internacional de Invenções de Genebra, com um conjunto de jogos de cartas para estimular a aprendizagem da Matemática.

2004 - Gastão Cruz é distinguido com o Grande Prémio de Poesia da APE, pela obra "Rua de Portugal".

 

2007 - O ministro da Saúde, Correia de Campos, assina com os autarcas do distrito de Bragança o protocolo sobre urgências médicas que prevê um regime de excepção transitório, como alternativa ao encerramento dos SAP nos centros de saúde.

2007 - O ex-presidente socialista da Câmara de Famalicão Agostinho Fernandes é condenado a cinco meses de prisão pelo crime de violação das normas de execução orçamental, mas a pena é substituída por multa.

2007 - A artista portuguesa Isabel Simões vence a edição 2007 do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores.

 


2007 - O Grande Prémio de Literatura DST é atribuído à escritora Filomena Marona Beja.

2007 - Uma caricatura do presidente da Rússia, Vladimir Putin, do cartoonista sueco Riber Hansson, vence o Grande Prémio do World Press Cartoon Sintra 2007. A ilustradora portuguesa Cristina Sampaio vence o prémio de melhor cartoon editorial com uma obra sobre a imigração ilegal e a União Europeia.

2008 - A portuguesa Yahima Ramirez conquista a medalha de bronze da categoria de -78 kg no Campeonatos da Europeus de judo, a decorrer em Lisboa.



2010 - Morre Jaime Salazar Sampaio ( Lisboa, Portugal, 5 de maio de 1925 - Lisboa, Portugal, 13 de abril de 2010), aos 84 anos. Foi poeta, ficcionista e autor dramaturgo português. Embora Engenheiro Silvicultor de formação, tendo publicado diversos estudos sobre questões económicas relacionados com a silvicultura em revistas da especialidade, foi com a poesia e como autor ficcionista dramático que se destacaria. Foi também tradutor de autores famosos estrangeiros como Beckett, Gorki, Arthur Miller entre outros. Foi autor, entre muitas obras de "Em Rodagem" de 1949, "O Ramal de Sintra" de 1960, "O Silêncio de um Homem" de 1960, "As Primeiras Palavras foram de Amor" de 2007. Recebeu vários prémios ao longo da sua carreira.

2011 - O primeiro avião comercial a deslocar do aeroporto de Beja, foi um Boeing da companhia cabo-verdiana TACV com cerca de 70 passageiros a bordo.

 
 







 
No Mundo
 
1204 - Cerco de Constantinopla pelas tropas da Quarta Cruzada que termina com a conquista e saque da cidade.



1598 - O rei Henrique IV de França assina o Édito de Nantes, permitindo a liberdade de culto aos protestantes, no país.
 


1695 - Morre Jean de La Fontaine (Château-Thierry, França, 8 de julho de 1621 - Paris, França, 13 de abril de 1695), aos 73 anos. Foi um poeta e escritor de fábulas francês. Jean de La Fontaine estudou Teologia e Direito em Paris, mas seu maior interesse sempre foi a literatura, acabando, alguns anos mais tarde e com o apoio de alguns nobres que patrocinavam as artes, por se dedicar à literatura. Dedicou-se à escrita de poesias, contos e adaptações de comédias populares. Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro era uma colectânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. Jean de La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís XIV. Seguiu o estilo do autor grego Esopo, o qual falava da vaidade, estupidez e agressividade humanas através de animais. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundo moral. As obras literárias de Jean de La Fontaine tornaram-se, assim, verdadeiros retratos da sociedade, com todos os seus vícios, diferenças sociais e problemas retratados. Jean de La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna. Foi autor, entre outras obras, de "Adonis" (1658),  "Ode au Roi" (1663), "Les Amours de Psyché et Cupidon" (1669), "Le Milan, le Roi et le Chasseur" (1688) e "Les Deux Chèvres" (1691). La Fontaine foi nomeado em 1684 membro da Academia Francesa. 

1742 - Estreia o oratório "O Messias", de Georg Friedrich Händel, em Dublin na Irlanda.

1743 - Nasce Thomas Jefferson (Shadwell, Virgínia, EUA, 13 de abril de 1743 – Charlotteville, Virgínia, EUA, 4 de julho de 1826). Virá a ser filósofo político iluminista norte-americano e estadista. Será também o principal autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos. 
Thomas Jefferson frequentou o College of William & Mary, tendo depois tentado instituir aí reformas, antes de finalmente vir a fundar a sua própria visão de ensino superior com a Universidade da Virgínia. Foi deputado pela Virgínia ao 1.o Congresso Continental de Filadélfia, em 1774, tendo sido o redactor da Declaração de Independência dos EUA em 4 de julho de 1776. Sucedeu a Benjamin Franklin no posto de Embaixador em França, onde exerceu funções entre 1785 e 1789, tendo contactado, na atmosfera parisiense, com os mais eminentes pensadores franceses a época. Thomas Jefferson foi um dos mais influentes considerados os "Pais Fundadores" da Nação", conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos. Thomas Jefferson foi o terceiro presidente norte-americano. Entre os eventos de destaque da história americana que ocorreram durante sua presidência estão a Compra da Louisiana (1803) e a Expedição de Lewis e Clark (1804-1806), bem como a escalada das tensões entre a Grã-Bretanha e a França que levaram à guerra com o Império Britânico em 1812, ano em que deixou o cargo. Os interesses de Thomas Jefferson incluem a arqueologia, uma disciplina que estava então na sua infância. Ele foi por vezes chamado de "pai da arqueologia", em reconhecimento pelo seu papel no desenvolvimento de técnicas de escavação. Foi ainda autor de diversas obras literárias.



1771 - Nasce Richard Trevithick (Cornualha, Inglaterra, 13 de abril de 1771 – Dartford, Inglaterra, 22 de abril de 1833). Virá a ser engenheiro e inventor inglês. Richard Trevithick foi educado na Cambourne School e interessou-se desde muito jovem pela área de mineração e engenharia. Dedicou-se a melhorar o design dos motores a vapor, construindo máquinas mais leves e de menores dimensões, mas com caldeiras potentes, onde era possível gerar pressões de vapor mais altas e por consequência, mais energia. A partir de 1796, Richard Trevithick inicia experiências com modelos de locomotivas e por volta de 1801 aplicou o seu trabalho na criação de um veículo rodoviário movido a vapor e destinado ao transporte de passageiros. Este invento que ficou localmente conhecido como "The Puffing Devil" ou "Captain Dick's Puffer". Entretanto, enquanto empregado nas minas de ferro de Pen-Y-Darren no País de Gales, construiu aquela que veio a ser a primeira locomotiva de caminho de ferro a vapor funcional do mundo. Em 1808, após mais algumas experiências, acabou por desenvolver um novo projecto a que chamou de "Catch Me Who Can", montando uma linha com traçado circular na Euston Square e tornou-a no centro das atenções para os membros da alta sociedade que pagavam pelo prazer de andar nela. Veio a ser um dos pioneiros do transporte rodoviário e ferroviário movido a vapor, as suas contribuições mais significativas foram o desenvolvimento da primeira máquina a vapor de alta pressão e a primeira locomotiva a vapor ferroviária em funcionamento. Ao longo da sua carreira profissional, ele passou por muitos altos e baixos, enfrentou a ruína financeira, sofrendo com a forte rivalidade de muitos engenheiros de mineração e vapor da época. Durante o auge da sua carreira, ele foi uma figura  respeitada e conhecida na mineração e engenharia. Acabou por se mudar para o Peru em 1816 como engenheiro de minas e construir locomotivas para uso mineiro, mas acabou por regressar a Inglaterra em 1826, e apesar do seu espírito inventivo acabou na miséria.



1848 - A Sicília torna-se independente de Nápoles. Desde então vive 16 meses como um estado independente e a sua constituição que sobreviveu nesse período, foi bastante avançada para a época em termos democráticos liberais.

1870 - É fundado o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque e aberto ao público em 20 de fevereiro de 1872. É um dos maiores e mais importantes museus de arte do mundo.



 
1906 - Nasce Samuel Beckett (Dublin, Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda, 13 de abril de 1906 – Paris, França, 22 de dezembro de 1989). Virá a ser um escritor e dramaturgo irlandês. Samuel Beckett em 1923 ingressa no Trinity College de Dublin, para se formar em Literatura Moderna, especializando-se em francês e italiano. Após leccionar durante o ano de 1930 na Irlanda, Samuel Beckett volta no ano seguinte para Paris, onde já tinha vivido e fixando ai residência. Escreve a sua primeira novela, "Dream of Fair to Middling Women" (publicada após a morte do autor, em 1993). A sua principal produção foi um dos ícones do Teatro do Absurdo que faz uma intensa crítica à modernidade. Viveu a sua vida entre a Irlanda, Londres, Alemanha e França onde fez parte da Resistência durante a II Guerra Mundial. É no pós-guerra que vive o período mais intenso da sua produção literária, com a escrita em francês e entre outros textos, da peça "À Espera de Godot"(1948; publicado em 1952), de uma trilogia de romances e de quatro novelas. Utiliza nas suas obras uma riqueza metafórica imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenómeno humano, considerado um dos mais influentes do século XX, foi um dos últimos modernistas e um dos primeiros pós modernistas. Foi autor de diversas obras, escreveu para o cinema, rádio e televisão, prosa, romances e novelasSamuel Beckett foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1969, e conta-se que terá utilizado a soma recebida pela Real Academia Sueca em auxílio de artistas necessitados. 



1939 - A França e o Reino Unido asseguram a independência da Roménia.

1941 - Josef Stalin assina um tratado de neutralidade entre a URSS e o Japão.

1960 - Os EUA lançam o satélite Transit 1-B, também conhecido por NAVSAT, o primeiro sistema de navegação por satélite do mundo.


 
1961 - A Assembleia Geral da ONU condena a política do apartheid na África do Sul.

1964 - O actor norte-americano Sidney Poitier é o primeiro negro distinguido com o Óscar de melhor actor, pelo desempenho no filme "Lillies of the Field" de 1963.



 
1975 - Massacre num autocarro no Líbano mata 26 membros da milícia da Frente Popular para a Libertação da Palestina, dando início à luta entre muçulmanos e cristãos no Líbano, que resulta numa longa guerra civil de quinze anos.

1983 - Um ciclone na Polinésia causa um morto, trinta feridos e dois mil e quinhentos desalojados.

1986 - O papa João Paulo II é o primeiro pontífice a visitar a Sinagoga de Roma.


 

1987 - Há 30 anos é assinado, em Pequim, o acordo para a transferência da soberania de Macau para a China, denominado "Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau", ou simplesmente "Declaração Conjunta Luso-Chinesa", pelo primeiro-ministro português, Cavaco Silva, e o homólogo chinês Zhao Zyang. Acordo para a devolução de Macau em 20 de dezembro de 1999 à República Popular da China.

1990 - A URSS reconhece a responsabilidade no massacre das forças polacas na Floresta de Katyn em 1940, durante a II Guerra Mundial.


 

1992 - Nelson Mandela, presidente do ANC, anuncia oficialmente a separação da mulher, Winnie Mandela, implicada no assassínio de jovens negros.

2003 - O genoma humano é descodificado a 99,99%. Cientistas de seis países apresentam a descoberta da sequência a que chamam "o livro da vida".

2005 - O Parlamento Europeu dá "luz verde" à adesão da Roménia e da Bulgária a 1 de janeiro de 2007.


 
2006 - A coligação vencedora das legislativas em São Tomé e Príncipe, MDFM-PCD, denuncia a existência de "fraude eleitoral" na re-contagem dos votos a favor do MLSTP-PSD, partido no poder.

2007 - Toma posse o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Martinho Ndafa Kabi.

2007 - A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste detecta "irregularidades muito graves" nas presidenciais de 9 de abril e admite a repetição parcial da votação. José Ramos Horta junta-se aos cinco candidatos que pediram a suspensão da contagem dos votos.



2007 - O Supremo Tribunal italiano absolve Patrick Head, ex-director técnico da Williams, no caso da morte do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, pelo facto de o crime de homicídio involuntário já ter prescrito.

2007 - Morre Hans Koning (Amesterdão, Holanda, 12 de julho de 1921 – Easton, Cunnecticut, EUA, 13 de abril de 2007), aos 85 anos. Foi escritor ensaísta e jornalista norte-americano de origem holandesa. 
Hans Koning estudou na Universidade de Amesterdão entre 1939-41, depois na Universidade de Zurique de 1941 a 43 e na Sorbonne em 1946. Sai da Holanda ocupada durante a Segunda Guerra Mundial vindo a pertencer ao Exército Britânico, trabalhando como intérprete durante a ocupação aliada da Alemanha no final da guerra. Mais tarde colaborou em diversos jornais periódicos norte americanos de referência durante 60 anos como "The New York Times", "International Herald Tribune", entre outros. Foi autor de inúmeras obras de ficção e não ficção, escrevendo ainda para crianças, filmes e peças teatrais. De entre algumas das suas obras, destaque para "The Affair" de 1958, "Walk with Love and Death" de 1961, "The Petersburg Cannes Express" de 1975, entre muitas outras.

2008 - O luso-britânico Robert Murat, a primeira pessoa a ser constituída arguida no processo de investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann, pede indemnizações recordes por difamação a vários órgãos de comunicação social britânicos, revela o jornal The Observer.










Texto:
Paulo Nogueira

 

Sem comentários:

Enviar um comentário