sexta-feira, 15 de setembro de 2017

EFEMÉRIDES do dia 15 de setembro


Dia Mundial do Linfoma e Dia Internacional da Democracia

De entre os santos dedicados a este dia destaque para Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes uma só espada), dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da paixão e morte de seu filho, Jesus, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo por isso chamada pelos teólogos de Corredentora do Genero Humano. É também seu símbolo o Rosário das lágrimas (ou terço das lágrimas), com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece Também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto (donde nasceu o hino medieval Stabat Mater),ou então segurando Jesus Morto nos braços, após o seu deposição da Cruz (dando assim origem à temática das Pietà). Em 1667 a Ordem dos Servitas, inteiramente dedicada à devoção de Nossa Senhora (os sete santos Fundadores no século XIII tinham instituído a "Companhia de Maria Dolorosa") obteve a aprovação de celebração litúrgica das sete Dores da Virgem, que durante o pontificado de Pio VII foi acolhida no calendário romano e lembrada no terceiro domingo de setembro. O papa Pio X fixou a data definitiva de 15 de setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a uma simples memória.

 






Em Portugal

1765 - Nasce Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage (Setúbal, Portugal, 15 de setembro de 1765 - Lisboa, Portugal, 21 de dezembro de 1805). Virá a ser um poeta português e, possivelmente, o maior representante do movimento literário arcadismo ou neoclássico lusitano. Considerado ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX. Não se sabe que estudos fez, embora se deduza da sua obra que estudou os clássicos e as mitologias grega e latina, que estudou francês e também latim. Uma parte da sua vida permanece um mistério, a identificação das mulheres que amou é duvidosa e discutível. Em 1790 foi convidado e aderiu à Academia das Belas Letras ou Nova Arcádia, onde adoptou o pseudónimo Elmano Sadino. Mas passado pouco tempo escrevia já ferozes sátiras contra os confrades. Depois de alguns períodos da sua vida fugido de Portugal, quando regressa passa por prisões, depois pelo Real Hóspicio das Necessidades e por fim pelo convento dos Beneditinos. Por fim dedica-se à tradução e poesia. Foi autor entre outras obras de "A Morte de D. Ignez", "A Virtude Laureada", "Improvisos de Bocage", "Queixumes do Pastor Elmano Contra a Falsidade da Pastora Urselina", entre muitas outras.


 
1850 - Nasce Abílio Manuel Guerra Junqueiro (Ligares, Freixo de Espada à Cinta, 15 de setembro de 1850 - Lisboa, 7 de julho de 1923). Virá a ser um alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta português. Guerra Junqueiro formou-se em direito na Universidade de Coimbra. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou a criar o ambiente revolucionário que conduzirá à implantação da República. Foi entre 1911 e 1914 o embaixador de Portugal na Suíça (o título era "ministro de Portugal na Suíça"). De entre a sua obra destaque para A Morte De D. João (1874), Contos para a Infância (1875), A velhice do padre eterno (1885), Oração À Luz (1904), Pátria (1915), Poesias Dispersas (1920), entre muitas outras.

1911 - É fundado o Académico Futebol Clube, na cidade do Porto, por um grupo de estudantes essencialmente provenientes do Liceu Alexandre Herculano. A sua sede situa-se na freguesia de Bonfim, no limite com a freguesia de Paranhos, na Rua Costa Cabral. O clube que hoje é conhecido por Académico Futebol Clube (A.F.C.).
 
 
 
1979 - Criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) veio marcar o "nascimento" do sistema nacional de saúde português, assegurando o acesso universal, compreensivo e gratuito a cuidados de saúde, com a publicação da Lei n.º 56/79. Até lá, a assistência médica competia às famílias, instituições privadas e aos serviços médico-sociais da Previdência. Ao Estado competia a assistência aos pobres. Desde este ano que o sistema de cuidados de saúde português tem sido então baseado na estrutura de um Serviço Nacional de Saúde (SNS), com seguro público, cobertura universal, acesso quase livre no ponto de utilização de serviços e de financiamento através de impostos.

1989 - A urna com os restos mortais do escritor português Eça de Queiroz, falecido em Paris em 1900 é trasladada de Lisboa para o jazigo de família em Tormes.
 
1997 - Há 20 anos era inaugurado o Centro Comercial Colombo, em Carnide, Lisboa. Foi considerado à época, o maior centro comercial da Península Ibérica. Esta inauguração aconteceu ainda com as obras por acabar. A arquitectura do espaço, bem como a sua decoração original, foram adaptadas à época dos descobrimentos portugueses, um dos períodos mais importantes da história de Portugal. As praças e ruas no interior do centro têm nomes alusivos à época quinhentista, tais como Avenida dos Descobrimentos e Praça Trópico de Câncer. Entre 2007 e 2009, o centro renovou por completo a sua decoração interior, misturando temas contemporâneos aos originais. O Centro Comercial Colombo tem 119 725 m2 e 340 lojas.
 

 
1998 - Tem inicia a actividade da Optimus (actual NOS), terceira operadora portuguesa de redes móveis, com sede em Matosinhos, juntando-se assim aos outros operadores, TMN e Telecel (agora Vodafone). Nasceu da união de empresas que integram grupos económicos nacionais e internacionais, do qual faz parte o Grupo Sonae, o maior accionista da operadora e, na altura do seu lançamento, a Orange/France Telecom. Esse início de operações foi sucedido por uma intensiva campanha publicitária. A forma encontrada pela empresa para atrair os clientes foi criar o estatuto de Pioneiros, onde os clientes pre-registados poderiam fazer chamadas de baixo custo, 5 escudos (€ 0,025) por minuto para clientes da Optimus.
 


2003 - Morre monsenhor Manuel Teixeira, (Freixo de Espada à Cinta, Portugal, 15 de abril de 1912 - Chaves, Portugal, 15 de setembro de 2003), aos 91 anos. Foi um famoso historiador português de Macau e um sacerdote católico. Ele viveu grande parte da sua vida em Macau e contribuiu bastante nas áreas de missionárias, de educação e do estudo da história. Deixou uma grande quantidade de informação valiosa sobre a História daquela terra e sobre a História da Diocese de Macau. O seu trabalho e empenho foram reconhecidos pelas sociedades de Portugal e de Macau. Em 1982, devido à sua popularidade, foi proclamado "Figura do Ano" em Macau. Em 1984, instituiu a "Fundação Padre Teixeira", um fundo de apoio aos estudantes pobres de Macau e cujo capital excede já o montante de 600 mil dólares de Hong-Kong. Regressou por fim a Portugal a 16 de maio de 2001.

2005 - Os medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde passam a custar menos seis por cento.


 
2006 - O Sindicato dos Jornalistas considera o pacto de justiça entre PS e PSD um risco para o exercício livre do jornalismo, porque a violação do segredo de justiça passa a ser crime em qualquer circunstância.

2008 - O Tribunal da Relação do Porto conclui que o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi detido irregularmente no âmbito do processo Apito Dourado e decide que deve ser indemnizado pelo Estado em 20 mil euros.

2008 - O nadador português João Martins conquista a medalha de bronze na prova dos 50 metros costas S1 dos Jogos Paralímpicos Pequim2008.
 








No Mundo

1590 - O Cardeal Giambattista Castagna é eleito Papa, com o nome de Papa Urbano VII. Foi papa até à data da sua morte, num curtíssimo pontificado de apenas 13 dias.
 


1793 - Nasce Cândido José de Araújo Viana, Marquês de Sapucaí (Nova Lima, então Congonhas de Sabará, Minas Gerais, Brasil, 15 de setembro de 1793 - Rio de Janeiro, Brasil, 23 de janeiro de 1875). Virá a ser Bacharel de direito e um político brasileiro. Deputado constituinte em 1823 e deputado geral representando Minas Gerais por três mandatos. Ocupou as presidências das províncias de Alagoas e do Maranhão. Foi ainda procurador da coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação. Em 1839, foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas de D. Pedro II (então herdeiro do trono); posteriormente, também cuidou da educação da Princesa Isabel. Foi ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853. Como Ministro do Império no segundo Gabinete conservador (1841-1843), referendou a lei que dava aos senadores o solene tratamento de "Sua Excelência". Condecorado como dignitário da Imperial de diversas Ordens, recebeu do imperador o título de visconde em 1854 e de marquês em 1872. Foi do Conselho de Sua Majestade, Gentil-Homem da Imperial Câmara e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.

1830 - Abre, no Reino Unido, a linha de caminho de ferro entre Liverpool e Manchester. Foi usada nesta linha a locomotiva The Rocket, locomotiva esta vencedora no concurso de Rainhill, desenhada por Robert Stephenson e construída pela Robert Stephenson & Company de Newcastle. Foi a primeira ferrovia do mundo a realizar o transporte ferroviário interurbano de passageiros, para isso foi criada a Liverpool and Manchester Railway (L&MR). Este linha foi basicamente construída para tornar mais rápido o transporte de matérias-primas e produtos acabados entre o porto de Liverpool e moinhos em Manchester e cidades vizinhas.



1821 - A Guatemala, a Costa Rica, a Nicarágua, El Salvador e Honduras declaram a independência da Espanha.

1862 - Forças confederadas de Jackson uniram-se com as de Lee na Guerra Civil Americana.

1890 - Nasce Agatha Mary Clarissa Christie DBE, nascida Agatha Mary Clarissa Miller (Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 - Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976). Virá a ser uma escritora britânica romancista, contista, dramaturga e poetisa. Popularmente conhecida como Agatha Christie destacou no subgénero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime" ("Queen/Lady of Crime"). Durante a sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sobre o pseudônimo de Mary Westmacott. Foi ainda criadora do detective Hercule Poirot e de Miss Marple. De entre as suas obras destaque para "O Misterioso Caso de Styles / A Primeira Investigação de Poirot" (1920), "O Homem do Fato Castanho" (1924), "O Mistério de Sittaford" (1931), "Um Crime no Expresso do Oriente" (1934), "Morte no Nilo" (1937), "Morte pela Porta das Traseiras" (1973), entre muitas outras.
 
 
 
1894 - Nasce Jean Renoir (Paris, França, 15 de setembro de 1894 - Beverly Hills, Califórnia, EUA, 12 de fevereiro de 1979). Virá a ser um cineasta, escritor, argumentista, encenador e actor francês. Realizou nove filmes mudos e 27 sonoros. Os estilo do seus filmes, a maioria pertencente à escola do realismo poético francês, marcaram profundamente o cinema francês entre 1930 e 1950, tendo aberto a porta à nouvelle vague.As suas maiores obras foram "A grande ilusão" de 1937, um sensível relato sobre as condições de vida dos prisioneiros franceses e os seus captores alemães durante a I Guerra Mundial, e "A regra do jogo" de 1939. De entre muitos prémios que lhe foram atribuídos ao longa da sua carreira, em 1975 recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, um Óscar especial que lhe foi entregue em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Em 1976 foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França.

1914 - Nasce Adolfo Bioy Casares (Buenos Aires, Argentina, 15 de setembro de 1914 - Buenos Aires, Argentina, 8 de março de 1999). Virá a ser um escritor argentino. A narrativa de Adolfo Bioy Casares criou um mundo de ambientes fantásticos regidos por uma lógica peculiar e marcados por um realismo de grande verosimilhança. Foi autor de diversos contos e romances como "La invención de Morel" (1940), "Diario de la guerra del cerdo" (1969), "Historias fantásticas" (1972), "Un campeón desparejo" (1993), entre muitos outros sucessos.

1916 - Durante a I Grande Guerra Mundial os ingleses utilizam pela primeira vez os tanques de guerra, na Frente Oeste. Vindo estes a fazer parte de uma família de veículos denominados de Mark I a V.



1917 - Há 100 anos é proclamada a República Russa, liderada por Alexander Kerensky que virá a ser primeiro-ministro do então Governo Provisório, que ficou conhecido como "persuasor-no-poder".
 
1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina ao observar uma cultura de bactérias do tipo estafilococo e o desenvolvimento do mofo a seu redor, onde as bactérias circulam livres. Fleming publica os resultados desses estudos no British Journal of Experimental Pathology em 1929, mas não obtém reconhecimento nem recursos financeiros para aperfeiçoar o produto durante os anos seguintes. Concluiu-se mais tarde que a penicilina é um antibiótico natural derivado do bolor produzido pelo fungo Penicillium chrysogenum. No entanto esta descoberta da penicilina significou uma mudança drástica para a medicina moderna, iniciando a chamada "Era dos antibióticos".



1935 - Na Alemanha Nazi, são aplicadas as Leis de Nuremberga que excluem definitivamente os judeus dos direitos de cidadania.

1940 - Grande bombardeamento aéreo da cidade de Londres, durante a II Grande Guerra Mundial, com o abate de 103 aviões alemães abatidos.

1942 - Durante a II Guerra Mundial, forças alemãs atacam a cidade de Stalingrad. Marcada ela sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrad, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha Nazi na II Guerra Mundial e a mais decisiva.



1949 - Konrad Adenauer é eleito o primeiro chanceler da Alemanha Federal, após a II Guerra Mundial.

1963 - Ataque do Ku Klux Klan a uma igreja baptista, em Birmingham, no Alabama, causa a morte a seis crianças.

1971 - Na primeira acção do movimento Greenpeace, doze voluntários canadianos içam uma bandeira com o símbolo da paz e partem de Vancouver num velho barco de pesca, o "Phyllis Cormack", com o objectivo de impedir um teste nuclear do Governo norte-americano em Amchitka, ilha ao largo do Alasca.
 
 
 
1988 - O Parlamento Europeu aprova o relatório que condena a ocupação de Timor-Leste pela Indonésia.

2001 - A Câmara dos Representantes norte-americana autoriza George W. Bush a fazer uso da força contra o regime talibã do Afeganistão.

2002 - A ONU, através de Hans Blix, afirma não ter provas de que o Iraque disponha de armas de destruição maciça.
 


2004 - Morre John William Cummings (Long Island, Nova Iorque, EUA, 8 de outubro de 1948 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 15 de setembro de 2004), aos 55 anos. Mais conhecido como Johnny Ramone, foi um dos mais influentes guitarristas de punk rock da história, tendo integrando a banda The Ramones. Assim como o vocalista Joey Ramone, ele permaneceu membro do quarteto punk até o fim.
 

 
2005 - O primeiro ministro israelita Ariel Sharon admite, na Cimeira da ONU, o direito do Estado Palestiniano.

2006 - O Parlamento paquistanês pede ao papa Bento XVI que "retire as declarações" de Ratisbona sobre o Islão.



2007 - Há 10 anos morre Generoso Jiménez (Cruces, Cuba, 17 de julho de 1917 - Miami, Florida, EUA, 15 de setembro de 2007), aos 90 anos. Foi um famoso trompetista cubano. Em 2002, um álbum de tributo foi gravado em Havana, Generoso foi candidato aos prémios Grammy no ano seguinte, que incluiu a participação de músicos como o trompetista Arturo Sandoval e saxofonista Paquito D'Rivera. As autoridades cubanas, então, permitiram que ele deixasse a ilha para poder participar na cerimónia de entrega dos mais importantes prémios de música em Nova Iorque. Em 2003, decidiu ficar em Miami, depois de aceitar um convite em 2005, a Latin Music Recording Academy (LARAS), concedeu-lhe um Prémio de Grammy Honorário pela Excelência Artística durante uma cerimónia em Los Angeles. Colaborou no álbum e documentário "90 milhas" da sua compatriota Gloria Estefan.
 
2007 - Há 10 anos morre Colin Steele McRae MBE (Lanark, Escócia, Reino Unido, 5 de agosto de 1968 - Lanark, Escócia, reino Unido, 15 de setembro de 2007), aos 39 anos. Foi um piloto escocês do Campeonato Mundial de Rali, filho de Jimmy McRae, cinco vezes campeão do Rali do Reino Unido. Ganhou o título de piloto do mundo em 1995, foi vice-campeão em 1996, 1997 e 2001, e terceiro em 1998. Ajudou a Subaru a garantir o título de construtores em 1995, 1996 e 1997, e a Citroën em 2003. Foi agraciado com o título de MBE (Member of the British Empire) pela Rainha Isabel II em 1996. Foi considerado o mais jovem campeão do Mundo de ralis e o primeiro britânico a conquistar esse título.
 
2008 - A Lehman Brothers, um dos gigantes da banca de investimento mundial, declara falência causando uma queda nos mercados financeiros em todo o mundo, fazendo soar os alarmes nos bancos centrais de todo o mundo e assinalando uma mudança no sistema financeiro global, anunciado a morte do negócio da banca de investimento.



2008 - O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e o seu rival, Morgan Tsvangirai, assinam, numa cerimónia pública, um acordo de partilha de poder concluído ao fim de cinco meses de violência e após difíceis negociações. O acordo para a formação de um governo de unidade nacional põe fim a quase três décadas de monopólio no poder do actual Presidente Mugabe. Robert Mugabe assumirá a presidência do novo governo, enquanto o principal líder da oposição Morgan Tsvangirai será primeiro-ministro.

2008 - Morre Richard William Wright, conhecido artisticamente como Rick Wright (Londres, Inglaterra, Reino Unido, 28 de julho de 1943 - Londres, Inglaterra, Reino Unido, 15 de Setembro de 2008), aos 65 anos. Foi compositor e músico britânico, teclista da banda de rock progressivo Pink Floyd e um dos membros fundadores desta banda de rock britânico. Apesar do papel coadjuvante, é quase consenso entre antigos fãs que os teclados de Richard Wright apresentavam-se como elemento fundamental para a constituição do som da banda Pink Floyd. Como compositor contribuía com duas ou três músicas por álbum, ou colaborava na estruturação de obras colectivas como "Echoes" ou "Time", Dark Side of the Moon" (1973), que representa seu ápice no Pink Floyd. Com a morte de Richard acabam as possíveis esperanças de os Pink Floyd retornar.
 
2015 - A Science Alert noticia a descoberta na Austrália da maior cadeia de vulcões continentais do mundo.
 







Texto:
Paulo Nogueira

 

1 comentário: