quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

EFEMÉRIDES do dia 8 de fevereiro

 
De entre os santos dedicados a este dia, destaque para São Jerónimo Emiliani (1486, Veneza, Itália - Somasca, Itália, 8 de fevereiro de 1537). Jerónimo Emiliani filho de famílias nobres, teve uma juventude bastante tumultuada, com comportamentos mundanos e desregrados. Desde os quinze anos serviu como soldado e durante muito tempo foi mantido como prisioneiro pelo exército imperial de Treviso. Durante um mês e no cativeiro foi acorrentado e torturado. Neste período, ele foi envolvido numa forte experiência de conversão. Atormentado pela memória dos seus pecados, reconheceu em Jesus Crucificado o amor misericordioso do Pai. Quando foi libertado, desfez-se de toda a sua fortuna e consagrou-se a uma missão muito especial, baseada na revelação da paternidade divina: compartilhar e viver em comunidade com os órfãos, os pobres e os doentes. Assim, em 1531 fundou um instituto de religiosos na cidade de Somasca, Itália, logo tendo sido apelidados "padres Somascos". Jerónimo Emiliani permaneceu leigo e dedicou à sua existência, a Deus e à caridade. Os seus trabalhos solidários estendiam-se aos doentes, pobres e abandonados, como também às crianças órfãs e às prostitutas. A motivação da sua vida espiritual foi o desejo devolver a Igreja ao estado de santidade das primeiras comunidades cristãs. Este mesmo ideal determinou o modo de organizar a vida das casas que acolhiam os órfãos. O grupo religioso destacou-se por proporcionar educação gratuita aos menores abandonados e órfãos. Dos muitos colaboradores que se aproximaram dele, alguns tomaram a decisão de seguir o seu estilo de vida. Assim nascia a Companhia dos Servos dos Pobres. Prestes a morrer, Jerónimo Emiliani transmitiu aos seus discípulos um testamento que sintetizava a sua experiência espiritual e representava, ao mesmo tempo, um itinerário de vida cristã. Jerónimo Emiliani faleceu na cidade de Somasca, Itália, no dia 8 de fevereiro de 1537, aos 51 anos, vitimado pela peste que contraiu servindo aos doentes durante uma epidemia que se alastrou pela cidade. Apesar disso cuidou dos enfermos até aos últimos momentos da sua vida. O papa Santo Pio V, em 1568 oficializou a Ordem dos Religiosos dos Clérigos Regulares de Somasca. Em 1928 Jerónimo Emiliani foi canonizado pelo papa Pio XI que o nomeou padroeiro dos órfãos e dos jovens abandonados. O dia 8 de fevereiro, dia da sua morte, foi escolhido para a sua homenagem.


 





Em Portugal

1291 - Nasce Afonso IV (Lisboa, Portugal, 8 de fevereiro de 1291 - Lisboa, Portugal, 28 de maio de 1357). Virá a ser o Rei de Portugal e Algarve de 1325 até à sua morte, foi apelidado de Afonso "O Bravo". Era o único filho homem do rei D. Dinis I e sua esposa Isabel de Aragão. Como rei, D. Afonso IV é lembrado como um comandante militar corajoso, daí o cognome de "Bravo". 
D. Afonso IV subiu ao trono em 1325, por morte de seu pai. A sua maior contribuição a nível económico e administrativo foi a importância dada ao desenvolvimento da marinha portuguesa. D. Afonso IV subsidiou a construção de uma marinha mercante e financiou as primeiras viagens de exploração Atlântica. As Ilhas Canárias foram descobertas no seu reinado. Reforçou a administração pública e reorganizou a universidade, transferindo-a de Coimbra para Lisboa. Promulgou ainda a legislação que reprimia a mendicidade e a ociosidade. Um outro facto marcou ainda o final do reinado deste monarca, foi o assassínio de D. Inês de Castro. D. Afonso IV jaz na Sé de Lisboa, junto a Dona Beatriz.
 


1635 - Nasce D. Teodósio de Bragança (Vila Viçosa, Portugal, 8 de fevereiro de 1634 - Belém, Portugal, 13 de maio de 1653), primogénito do rei, D. João IV e da rainha D. Luísa de Gusmão. Será herdeiro da coroa portuguesa, 9.º Duque de Bragança (como D. Teodósio III) e 1.º Príncipe do Brasil, título especialmente criado em sua honra, enquanto herdeiro do trono, por carta do seu pai, de 27 de outubro de 1645. Desde cedo vocacionado para o exercício do poder, revelou grandes dotes para as letras e para a música, à semelhança do seu pai. Participou das reuniões do Conselho de Estado, acumulou os títulos de 4.º Duque de Barcelos, 8.º Marquês de Vila Viçosa, 16.º Conde de Barcelos, 13.º Conde de Ourém, 10.º Conde de Arraiolos e 10.º Conde de Neiva. A sua morte prematura, aos 19 anos, afastou-o do trono, levando ao poder, em seu lugar, o seu irmão D. Afonso, mentalmente débil.

1774 - Durante a administração do Marquês de Pombal e no âmbito das suas reformas é criada a Fábrica de Camurças, Pelicas e Pergaminhos do Porto.


 
 
1840 - Almeida Garrett profere o célebre discurso na Câmara dos Deputados, na discussão da "Resposta ao Discurso da Coroa", em defesa do pensamento liberal e do Governo do conde de Bonfimem resposta a José Estêvão, conhecido como o Discurso do Porto Pireu, alusão a uma passagem da intervenção do orador anterior.
 
1888 - Há 130 anos a Cartilha Maternal de João de Deus é reconhecida como projecto de interesse para a Instrução Pública nacional pela Câmara dos Deputados.
 
1908 - Há 100 anos realizaram-se os funerais do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro D. Luiz Filipe, no Panteão Real da Dinastia de Bragança na igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, tendo a cerimónia das exéquias sido realizada a 25 de abril do mesmo ano na Igreja de Santa Maria de Belém. Cerimónias ocorridas após o Regicídio de 1 de fevereiro de 1908 na Praça do Comércio (na época mais conhecida por Terreiro do Paço) em Lisboa, que marcou profundamente a História de Portugal, uma vez que dele resultou a morte do rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luiz Filipe de Bragança, marcando o fim da última tentativa séria de reforma da Monarquia Constitucional.
 


1919 - Morre Júlio de Castilho (Lisboa, Portugal, 30 de abril de 1840 - Lisboa, Portugal, 8 de fevereiro de 1919), aos 79 anos. Foi segundo visconde de Castilho, jornalista, poeta, escritor, dramaturgo, historiador e político português, filho do escritor António Feliciano de Castilho. Concluiu na Universidade de Coimbra o Curso Superior de Letras, enveredando cedo pela vida literária e pelo jornalismo, publicando poesia e diversas obras de carácter histórico e bio-bibliográfico. Foi correspondente literário em Lisboa do "Diário Oficial do Rio de Janeiro". Na área do jornalismo, colaborou em diversas publicações periódicas, nomeadamente no "Archivo Pittoresco" (1857-1868), na "Revista Contemporânea de Portugal e Brasil" (1859-1865), "Gazeta Literária do Porto" (1868), "O Occidente" (1878-1915), "Lisboa creche: jornal miniatura" (1884), "Lusitânia" (1914) e "A semana de Lisboa" (1893-1895). As suas actividades como jornalista levaram-no a fazer uma passagem pela política, sendo nomeado governador civil da Horta em outubro de 1877. Em 1906 foi-lhe atribuída a tarefa de professor de História e de Literatura Portuguesa do Infante D. Luís. Foi também cônsul de Portugal em Zanzibar. Em outras actividades culturais foi efectivo da Associação dos Arquitectos e Arqueólogos Portugueses e sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, do Instituto Vasco da Gama de Nova Goa e da Associação Literária Internacional de Paris. Júlio de Castilho é autor de um vasto conjunto de obras, além de centenas de artigos dispersos pela imprensa da época. Distinguiu-se como olisipógrafo, publicando diversas obras sobre a cidade de Lisboa e juntando uma importante colecção pessoal de documentos sobre o tema, hoje depositada na Biblioteca Nacional de Lisboa.
 
1921 - Morre Francisco d'Andrade (Lisboa, Portugal, 11 de janeiro 1859 - Berlim, Alemanha, 8 de fevereiro 1921), aos 62 anos. Foi um prestigiado cantor de ópera barítono português. Estudou em Corrado Miraglia (1821–1881) e Sebastiano Ronconi (1856–1921) em Milão. Actuou em Berlim e em todos os grandes palcos europeus da época. Obteve especial celebridade com o papel de Don Giovanni da ópera homónima de Mozart. Francisco d'Andrade foi imortalizado numa pintura de Max Slevogt.

1933 - Morre Francisco Gomes Teixeira (São Cosmado, Armamar, Portugal, 28 de janeiro de 1851 - Porto, Portugal, 8 de fevereiro de 1933), aos 82 anos. Fez os estudos elementares na sua terra natal, e depois foi para o Colégio do Padre Roseira, em Lamego. Foi um matemático português. Após terminar a sua formação na Universidade de Coimbra concluiu o curso em 1874, com a classificação máxima, de Muito Bom por Unanimidade, com 20 valores. Em 1875 fez o doutoramento, também com a classificação máxima. Foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa e lente substituto da Faculdade de Matemática. Fundou em 1877 o Jornal de "Sciencias Mathematicas e Astronomicas" que foi publicado durante 28 anos, até ser integrado nos "Anais Scientificos da Academia Politécnica do Porto". Foi ainda nomeado terceiro astrónomo do Observatório Astronómico de Lisboa e eleito deputado pelo Partido Regenerador em 1879, tendo participado em sessões do Parlamento. Em 1911 foi nomeado como primeiro reitor da recém-formada Universidade do Porto. Recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade Central de Madrid em 1923. Da sua vasta obra fazem parte: "Desenvolvimento das funções em fracções contínuas" (1871), "História das matemáticas em Portugal" (1934), entre muitas outras.
 
 
 
1942 - Reeleição do presidente Óscar Carmona, mantendo-se no cargo até à sua morte, a 18 de abril de 1951. Visto estar-mos em pleno Estado Novo e o poder real ser detido por Oliveira Salazar.
 
1951 - É fundado o Futebol Clube de Penafiel (Sociedade Desportiva). Após dois anos de ausência de um clube desportivo que representasse a cidade, surge o FC Penafiel, que adoptou um equipamento com as mesmas cores (preto e vermelho) do antigo Sport Clube de Penafiel e que se mantêm até hoje.

1960 - Nasce Nuno Jorge Lopes de Melo Cardoso (Castelo Branco, Portugal, 8 de fevereiro de 1960 – Lisboa, Portugal, 9 de junho de 2015). Virá a ser um actor português de teatro, televisão e cinema, ainda teve tempo de experimentar o estilismo e os adereços no filme "Em Volta" (2001). Nuno Melo começou no Teatro de Animação de Setúbal, em 1981, e estreou-se na televisão com um pequeno papel na telenovela "Vila Faia" (1982). Também participou na telenovela "Chuva na Areia" (1985), onde desempenhou o personagem Caniço (ainda hoje presente na memória dos portugueses). Em 1987, trabalhou com Herman José no programa "Casino Royal" (1990). Participa em 1991 na série "Alentejo Sem Lei" e no programa "Crime na Pensão Estrelinha"(1990). Em 1991, participou no filme "A Divina Comédia", de Manoel de Oliveira e no ano seguinte no filme "O Dia do Desespero", do mesmo realizador. No Brasil, para a TV Manchete, participou na série luso-brasileira "Cupido Electrónico" (1992). Em 1995 tem mais um sucesso na sua carreira com a o personagem da série de humor "Camilo & Filho Lda.". Nas décadas seguintes seriam muitas as participações de Nuno Melo em várias produções de TV de sucesso em vários canis, tanto em Portugal como no Brasil. Teve grandes sucessos igualmente no teatro e cinema. Foi distinguido com o Prémio Prestígio, atribuído pela RTP, durante o Lisbon Village Festival de 2007. Participou na série histórica "Equador", baseada na obra de Miguel Sousa Tavares, onde esteve de julho a outubro de 2008. No ano de 2012 foi distinguido na gala SPAUTORES, como o melhor actor de cinema de 2011. Graças à sua interpretação no filme "O Barão". Ganhou o Globo de Ouro de Melhor actor na XVII Gala Globos de Ouro da SIC. 



1962 - O navio escola "Sagres" é incorporado na Marinha de Guerra, adquirido ao Brasil para substituir o então N.E. "Sagres". O Navio-Escola "Sagres" foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1945, o "Albert Leo Schlageter", danificado durante a Segunda Guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948. É o terceiro navio com este nome, sendo por isso também conhecido por "Sagres III".
 
 
 
1965 - Morre Tomás Ribeiro Colaço (Lisboa, Portugal, 1899 - Rio de Janeiro. Brasil, 8 de fevereiro de 1965), aos 66 anos. Foi advogado, poeta, escritor e dramaturgo português. Fundou e dirigiu em 1934 o semanário literário Fradique, cujo primeiro número preencheu com pastichos dos mais conceituados autores da época. Fixou residência no Brasil a partir de 1940. Contemporâneo da Presença , ficou conhecido como cronista radiofónico e como autor dramático, tendo os seus textos "D. Sebastião e Uma Mulher..." e o "Mesmo Homem" sido levados à cena no Teatro Nacional, respectivamente, em 1933 e 1938. É ainda no início dos anos 30 que publica o romance "A Folha de Parra", uma obra onde põe em causa as estruturas narrativas tradicionais.

1974 - Os confrontos ocorridos no Norte de Moçambique, em janeiro, justificam o lançamento do primeiro comunicado do Movimento dos Capitães, na defesa da democracia e de uma solução política para a "questão ultramarina".
 
1979 - Portugal e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas durante o governo do prof. Mota Pinto. A assinatura do comunicado conjunto acontece entre os embaixadores Coimbra Martins e Han Kehua, na embaixada de Portugal em Paris. Com a melhoria das relações entre a República Popular da China e Portugal no século XX, a questão do retorno de Macau à China foi agendada entre os dois países. Os dois governos acordaram que Macau era parte integrante da China, embora provisoriamente sob administração portuguesa.
 


1985 - Morre José Gomes Ferreira (Porto, Portugal, 9 de junho de 1900 - Lisboa, Portugal, 8 de fevereiro de 1985), aos 85 anos. Foi um escritor e poeta português, jurista, cônsul de Portugal na Noruega (1926-29), compositor, tradutor. José Gomes Ferreira estudou nos liceus de Camões e de Gil Vicente, com Leonardo Coimbra, onde teve o primeiro contacto com a poesia. Colaborou com Fernando Pessoa, ainda muito jovem, num soneto para a revista "Ressurreição". Licencia-se em Direito em 1924, tendo trabalhado posteriormente como cônsul de Portugal na Noruega entre 1926 e 1929. Paralelamente seguiu uma carreira como compositor, chegando a ter a sua obra "Suite Rústica" estreada pela orquestra de David de Sousa. Nos anos 30 a 50, traduz fitas cinematográficas e redige, sob vários pseudónimos, crónicas, intrigas policiais, para pequenas publicações, ao mesmo tempo que colabora nas revistas, jornais e antologias poéticas. Fez colaborações importantes tais como nas publicações "Presença", "Seara Nova", "Descobrimento", "Imagem", "Sr. Doutor", "Gazeta Musical" e de "Todas as Artes e Ilustração" (1926-1975). Também traduziu filmes sob o pseudónimo de Gomes, Álvaro. Em 1961 recebeu o "Grande Prémio da Poesia", atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores à sua obra "Poesia III". Politicamente, opôs-se à ditadura de Sidónio Pais e, mais tarde, à de Oliveira Salazar. Tornou-se vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores em 1978 e foi candidato em 1979, da APU (Aliança Povo Unido), por Lisboa, nas eleições legislativas intercalares desse ano. Associou-se ao PCP (Partido Comunista Português) em fevereiro do ano seguinte. Em 1978 é eleito Presidente da Associação Portuguesa de Escritores. Foi condecorado grande oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada por Ramalho Eanes. De entre as suas obras destaque para "Lírios do Monte", (1918), "O Mundo Desabitado",(1960), "Os segredos de Lisboa", (1962), "Aventuras de João Sem Medo", (1963), "Poeta Militante", (1978), entre muitas outras nas áreas da poesia, contos, traduções e ficção. 

1989 - Um avião Boeing 707, o vôo 1851 da companhia norte-americana Independent Air Corporation, despenha-se contra uma colina na aproximação à pista do aeroporto da Ilha de Sta Maria, nos Açores. Morrem os 144 ocupantes que seguiam a bordo.
 
2001 - Morre Artur Francisco da Cunha Semedo (Arronches, Portugal, 2 de novembro de 1925 - Lisboa, Portugal, 8 de fevereiro de 2001), aos 76 anos. Foi um cineasta e actor português. 
Conclui o liceu em Portalegre, transferindo-se para Lisboa onde passa a ser aluno do Colégio Militar (1936). Frequenta o Curso de Biologia da Universidade de Coimbra, acabando por ingressar no Conservatório Nacional de Teatro (1949) onde lhe é atribuído o Prémio Eduardo Brazão. Participou em filmes como "Os Saltimbacos" (1951) e "Nazaré" (1952) de Manuel Guimarães; "Duas Causas" (1953), "Vidas sem Rumo" (1956), "Perdeu-se um Marido" (1957) e "A Maluquinha de Arroios" (1970) de Henrique Campos, "Chaimite" (1953) de Jorge Brum do Canto, "No Dia dos Meus Anos" (1992) de João Botelho, entre muitos outros. Na televisão integrou o elenco de variadas sitcoms e séries. Como cineasta, realizou mais de cinco longas-metragens (1956) "O Dinheiro dos Pobres", (1974) "Malteses, Burgueses e às Vezes...", (1978) "O Rei das Berlengas", (1987) "O Querido Lilás", (1986) "O Barão de Altamira", (1991) "Um Crime de Luxo". Participou ainda em alguns filmes no Brasil. Artur Semedo dotado de um registo satírico e caricatural onde explora o humor do absurdo, da ironia, do sarcasmo, do non-sense, do burlesco, da provocação e dos excessos. Ficou celebre por usar uma luva de cabedal preta na mão direita devido a o actor ter perdido a sensibilidade da mão causada por um ferimento quando uma taça de vidro se quebrou na sua mão, devido ao calor intenso dos projectores, durante a rodagem de um filme.



2002 - São encerradas as comportas da barragem de Alqueva para limitar as águas do rio Guadiana, que ira fazer nascer o maior lago artificial da Europa.

2003 - A fadista Mariza é eleita a melhor artista da Europa, na categoria World Music, pela BBC Radio.




2006 - Os 27 arguidos do processo Apito Dourado recebem o despacho de acusação. O líder da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, está indiciado por 26 crimes de corrupção activa e dois crimes dolosos de prevaricação.
 
2008 - O repórter fotográfico Miguel Lopes Barreira, do jornal  desportivo Record, é distinguido com um prémio World Press Photo 2007, com a imagem do desportista Jaime Jesus numa competição de bodyboard na Nazaré.
 
2010 - O pintor Júlio Pomar é distinguido com o prémio Vida e Obra, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela RTP.
 









No Mundo

1587 - Morre Maria Stuart ou Maria I (Palácio de Linlithgow, Escócia, 7 ou 8 de dezembro de 1542 – Castelo de Fotheringhay, Inglaterra, 8 de fevereiro de 1587), aos 45 anos. Foi a rainha da Escócia de 14 de dezembro de 1542 até sua abdicação em 24 de julho de 1567. Também foi rainha consorte da França como esposa de Francisco II de 10 de junho de 1559 a 5 de dezembro de 1560. Maria ascendeu ao trono seis dias após o seu nascimento quando o seu pai, o rei Jaime V morreu, talvez devido a uma crise nervosa, depois da Batalha de Solway Moss, ou por ter bebido água contaminada durante a campanha. A Escócia foi governada por regentes até Maria alcançar a idade adulta, já que ela era um bebé quando herdou o trono. Desde o início havia dois pretendentes ao cargo, o primeiro era o católico, o cardeal David Beaton, e o segundo era o protestante Jaime Hamilton, 2.º Conde de Arran. A reivindicação de Beaton vinha de uma versão do testamento do rei que os seus oponentes dispensaram como falso. Jaime Hamilton conseguiu tornar-se regente com o apoio dos seus amigos e parentes, tendo ocupado o cargo até 1554 quando foi removido por Maria de Guise. Maria esteve envolvida nas contendas religiosas do século XVI, visto ser católica. Foi obrigada a abdicar em 1567, vindo a refugiar-se junto da sua prima Isabel de Inglaterra. Maria anteriormente havia reivindicado o trono da sua prima Isabel I de Inglaterra para si mesma e foi considerada como a legítima soberana da Inglaterra por católicos ingleses, incluindo os participantes da rebelião conhecida como Rebelião do Norte. Vendo-a como uma ameaça, Isabel I ordena que a aprisionem em vários castelos e mansões no interior do país. Depois de dezoito anos e meio, Maria foi condenada por tramar o assassinato da sua prima Isabel I, sendo por executada por decapitação.



1649 - Nasce João Giovanni Antônio Andreoni ou João António Andreoni, que adoptou o nome André João Antonil (Lucca, Toscana, Itália, 8 de fevereiro de 1649 - São Salvador da Bahia de Todos os Santos, Brasil, 13 de março de 1716). Virá a ser um jesuíta italiano. Formou-se em Direito Civil pela Universidade de Perúgia depois de ali estudar três anos, ingressando na Companhia de Jesus, em Roma, onde virá a leccionar. O Padre António Vieira admirou-o muito e fê-lo vir para o Brasil em 1681. Chegou a Salvador, na Capitania da Bahia, em 1681, nunca mais tendo deixado a cidade, onde veio a falecer, em 1716. Aqui exerceu o cargo de Reitor do Colégio por duas vezes, tendo sido o Provincial de 1705 a 1709. Escreveu sobre a realidade económica do Brasil colónia, nomeadamente a produção de açúcar, de tabaco, sobre a criação de gado e exploração de minério, embora sobre esta última baseado apenas em informações de terceiros. Além de apresentar dados sobre a produção, descreveu ainda as técnicas produtivas então utilizadas, comentando as condições de trabalho, sociais e políticas. Os poucos exemplares que restaram das suas obras, tornaram-se raridades bibliográficas. Essencial para a compreensão da vida social e económica do Brasil colónia, só viria à luz em 1837, quando foi integralmente reeditada, no Rio de Janeiro.
 
1725 - Morre o Czar Pedro I ou Pedro "O Grande" (Moscovo, Rússia, 9 de junho de 1672 – São Petersburgo, Rússia, 8 de fevereiro de 1725), aos 53 anos. Foi o Czar do Czarado da Rússia de 1682 até a formação do Império Russo em 1721, continuando a reinar como Imperador até à sua morte. Foi apelidado de Pedro "O Grande". Pouco depois de sua ascensão até 1696, ele reinou juntamente com o seu meio-irmão mais velho Ivan V. Pedro era o filho mais velho do czar Aleixo com a sua segunda esposa Natália Naryshkina, tendo vivido os seus primeiros anos tranquilamente até chegar ao trono com apenas dez anos de idade, depois de ser escolhido como o novo soberano pela população moscovita. Do seu reinado há destacar a reformou o exército, a marinha e a administração. Transferiu a capital da Rússia para São Petersburgo. 



1825 - Nasce Jules Gabriel Verne, conhecido nos países de língua portuguesa por Júlio Verne (Nantes, França, 8 de fevereiro de 1828 - Amiens, França, 24 de março de 1905). Virá a ser um escritor francês. Com seis anos iniciou os estudos com a viúva de um capitão, e com oito foi mandado para o seminário com o seu irmão Paul. Em 1839, partiu para Índia como aprendiz de marinheiro. Após o regresso a França, o seu pai, com a esperança de que o filho seguisse sua carreira de advogado, envia Jules Verne novamente para Paris, com o objectivo de que continuasse os estudos de Direito. Contudo, em Paris, Jules Verne começou a interessar-se mais pelo teatro do que pelas leis, tendo escrito alguns livretos de operetas e pequenas histórias de viagens. A sua carreira literária começou a destacar-se quando se associou a Pierre-Jules Hetzel, editor experiente que trabalhava com grandes nomes da época, como Alfred de Brehat, Victor Hugo, George Sand e Erckmann-Chatrian. Hetzel publicou a primeira grande novela de sucesso de Júlio Verne em 1862, o relato de viagem à África em balão, intitulado "Cinco semanas em um balão". Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros. Foi autor de "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "20 mil Léguas Submarinas" (1870), "Volta ao Mundo em 80 Dias" (1872), "Miguel Strogoff, o Correio do Czar" (1876), "Robur, o Conquistador" (1886), entre muito outros.
 


1861 - Formação dos Estados Confederados da América, com a reunião dos Estados do Sul, pró-esclavagistas, na base da Guerra da Secessão dos EUA.
 
1915 - Estreia em Los Angeles nos EUA, o filme "O Nascimento de Uma Nação", co-escrito, coproduzido e dirigido por D. W. Griffith, baseado no romance e na peça The Clansman, ambas de Thomas Dixon. Filme que foi originalmente apresentado em duas partes, separadas por um intervalo. O filme relata as vidas de duas famílias durante a Guerra da Secessão (1861-1865) e a subsequente Reconstrução dos Estados Unidos (1865-1877): os Stonemans, nortistas pró-União, e os Camerons, sulistas pró-Confederação. O assassinato de Abraham Lincoln por John Wilkes Booth é dramatizado no filme.

1916 - Nasce o Movimento Dadá, movimento artístico da chamada vanguarda moderna, iniciado em Zurique e formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.

 
 
 
1917 - No período da Primeira Grande Guerra Mundial, as tropas portuguesas do CEP (Corpo Expedicionário Português), chegam à zona de Thérouane, na Flandres francesa.

1919 - Primeira viagem aérea turística num avião adaptado com assentos, faz a travessia Paris-Londres com 12 passageiros.
 
1924 - É utilizada pela primeira vez a execução por gás letal aplicada a Gee Jon, no Estado do Nevada nos Estados Unidos. Isto após uma tentativa frustrada de bombear gás venenoso directamente para a sua cela na Prisão Estadual de Nevada, levando assim ao desenvolvimento da primeira câmara de gás improvisada para realizar a sentença de morte de Gee Jon. É a primeira vez que se utiliza esta forma de aplicação da pena de morte.
 
 
 
1926 - Morre William Bateson (Whitby, North Yorkshire, Reino Unido, 8 de agosto de 1861 - Merton, Surrey, Reino Unido, 8 de fevereiro de 1926), aos 65 anos. Foi um biólogo inglês que ficou conhecido como o "Pai da Genética". Bateson efectuou seus estudos no St. John College da Universidade de Cambridge. Trabalhou como assistente da cátedra de zoologia e pesquisou no jardim botânico, onde se dedicou ao estudo dos problemas da variação e da herança, assuntos que lhe haviam interessado desde o início da sua vida científica. Em 1902 publicou "Os princípios mendelianos da herança: uma defesa", com a tradução dos trabalhos originais de Mendel sobre hibridização, publicados em 1866. Sugeriu pela primeira vez o termo genética para a ciência da herança e da variação. Também criou os termos homozigoto, heterozigoto, alelomorfo (mais tarde abreviado para alelo) e epistático. Tornou-se pesquisador das grandes e súbitas mutações familiares aos horticultores práticos, em desacordo com a teoria de Charles Darwin (1809-1882). Divulgou um documento em 1906, juntamente com outro biólogo inglês Reginald Punnet (1875-1967), provando a semelhança entre a teoria de Mendel e a separação de cromossomas durante a divisão dos núcleos das células. Em 1908 ocupou a cátedra de biologia e, em 1910, assumiu a direcção do Instituto de Horticultura John Innes, em Merton.
 
1928 - Há 90 anos foi realizada a primeira transmissão televisiva entre Londres e Nova Iorque pelo britânico John Logie Baird através da companhia por si fundada a Baird Television Development Company. Este sistema mecânico de televisão analógica por ele inventado, era composto por um disco giratório perfurado, no qual luzes de néon se ascendiam por detrás; respondendo ao sinal de uma estação de rádio que captava as imagens através de um disco idêntico numa câmara. Os ruídos provocados pelo aparelho dificultavam a emissão sonora, mas mesmo assim foi o primeiro aparelho a reproduzir imagens em movimento com 32 linhas de resolução.
 
 
 
1931 - Nasce James Byron Dean (Marion, Indiana, EUA, 8 de fevereiro de 1931 - Cholame, Califórnia, EUA, 30 de setembro de 1955). Virá a ser um actor norte-americano, considerado um ícone cultural do seu tempo. Na sua adolescência, James Dean procurou conselhos e a amizade de um pastor Metodista local, o Rev. James DeWeerd, que parece ter tido uma influência marcante na formação de James Dean, especialmente no que diz respeito a seu futuro interesse em touradas, corridas de carros e teatro. Em 1949, James Dean vai para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática. Abandonou a faculdade e foi para Nova Iorque entrando no lendário Actor's Studio de Lee Strasberg. Em 1951 fez a sua estreia no cinema num pequeno papel no filme "Fixed Bayonets!". No ano seguinte, começou a fazer pequenas papeis na TV. No ano de 1953, encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar". A peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encenou a peça "O Imoralista", baseada na obra de André Gide, interpretando um homossexual. Com esta peça ganhou o Tony Award de melhor actor do ano. Em 1954, é convidado para o filme de Elia Kazan, "A Leste do Paraíso", baseado na obra de John Steinbeck, em que interpretava um jovem solidário e amargurado, teve que assinar um contrato com uma cláusula em que se comprometia a não conduzir carros de corrida, que tanto apreciava, durante as filmagens. Por ironia morre em 30 de setembro de 1955, num acidente fatal de automóvel ao volante do seu Porsche 550 Spyder. Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente. Em 1956, por "A Leste do Paraíso" (a primeira indicação póstuma na história da atribuição de prémios), e em 1957, por "O Gigante", ambas por melhor actor. Ganhou dois prémios do Globo de Ouro, em 1956 como melhor actor e, no ano seguinte, num prémio especial que o consagrou como actor favorito do público. James Dean foi a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950. Dos filmes em que participou destaque para "A Leste do Paraíso" (1955), "Fúria de Viver" (1955) e "O Gigante" (1956).



1937 - Durante a Guerra Civil de Espanha, as forças do ditador Francisco Franco tomam a cidade de Málaga.

1940 - Durante o período da Segunda Guerra Mundial, as tropas SS na Polónia impõem a morte de uma pessoa, escolhida aleatoriamente entre cada dez, em duas aldeias da Polónia ocupada.

1943 - Durante o período da Segunda Guerra Mundial Exército Vermelho reocupa a cidade de Kursk, detida pelas forças nazis desde 11 de novembro de 1941.
 
 
 
1945 - As forças britânicas e canadianas atravessam a designada "Linha Siegfried" e chegam ao Reno no período da Segunda Guerra Mundial.
 
1953 - É criado o Exército Popular da Coreia, também conhecido como as Forças Armadas da Coreia do Norte.
 
1973 - O arcebispo Makarios III é proclamado presidente de Chipre, pela terceira vez. De recordar que Makarios III ocupou o cargo de Presidente do Chipre duas vezes, de 1960 a julho de 1974 e de dezembro de 1974 a 1977.



1985 - É lançado o primeiro satélite artificial brasileiro, o BrasilSat A1. O satélite foi lançado por um foguete Ariane modelo 2/3 da base de Kourou, na Guiana Francesa, sendo colocado numa órbita geoestacionária sobre o território brasileiro. Com o lançamento do Brasilsat A1, os canais de televisão SBT e a Rede Manchete passam a transmitir as suas emissões via satélite em rede nacional, para todo o Brasil.

1991 - É assinado o acordo de exploração do petróleo no Mar de Timor, Timor Gap, pelos governos da Austrália e da Indonésia.

2004 - O robô Opportunity da NASA recolhe imagens, que envia para a Terra, de um sistema rochoso, em Marte, que indicia a existência de água.



2004 - George W. Bush admite que Saddam Hussein não possuía armas de destruição maciça, numa entrevista à estação televisiva norte-americana NBC.
 
2006 - A Bélgica ratifica o Tratado Constitucional europeu. Tendo sido o 14º Estado membro da União Europeia a ratificar o Tratado Constitucional europeu, depois de a última das sete assembleias parlamentares, o Parlamento flamengo, ter votado a favor do texto.

2005 - Morre James Oscar Smith ou Jimmy Smith (Norristown, Pensilvânia, EUA, 8 de dezembro de 1925 - Scottsdale, Arizona, EUA, 8 de fevereiro de 2005), aos 80 anos. Foi um músico norte-americano conhecido pela utilização do órgão Hammond, nas músicas de jazz. Ao longo da sua carreira, Jimmy Smith teve a maioria dos seus trabalhos editados pelas editoras mais consagradas no meio jazz, como a Blue Note Records, ou a Verve Records, onde trabalhou com músicos como Kenny Burrell, Lee Morgan, Lou Donaldson, Tina Brooks, Jackie McLean, Ike Quebec, Stanley Turrentine ou o guitarrista Wes Montgomery .Os anos 70, e início dos 80, foram dedicados a várias turnês, destacando-se a Europa e Israel, em 1974 e 1975. A partir de 1995, Jimmy Smith faz um interregno na sua carreira, regressando apenas em 2001, com os trabalhos "Fourmost Return" e "Dot Com Blues", este último com as participações de Dr. John, Taj Mahal, Etta James, Keb'Mo' e B. B. King. O último trabalho de Jimmy Smith é uma participação no álbum "Legacy", ao lado do organista Joey DeFrancesco, em 2005, pouco antes da sua morte.
 

 
2007 - China e Moçambique assinam vários acordos de cooperação, que prevêem o perdão da dívida de Maputo a Pequim, de cerca de 15,3 milhões de euros, e um crédito de cerca de 31 milhões de euros.
 
2007 - A Fatah e o Hamas, reunidos em Meca, Arábia Saudita, assinam acordo para a formação de um governo de unidade social.
 
2007 - A escritora britânica Stef Penney conquista o Prémio Costa (antes Whitbread) de melhor livro do ano, com "The Tenderness of Wolves", a sua primeira obra.
 


2008 - O principal partido no poder no Quénia e a oposição concordam em formar um governo conjunto num esforço para terminar semanas de violência, na sequência das eleições gerais de dezembro que causaram mais de um milhar de mortos e 250 a 300 mil deslocados.

2008 - Morre Eva Dahlbeck (Saltsjö - Duvnäs, Suécia, 8 de março de 1920 - Estocolmo, Suécia, 8 de fevereiro de 2008), aos 87 anos. Foi uma actriz e escritora sueca que fez parte da prestigiada escola de teatro do Royal Dramatic Theatre entre 1941 e 44. Tornou-se internacionalmente conhecida por suas fortes lideranças femininas em vários filmes de Ingmar Bergman, em particular nas suas comédias entrou em muitos filmes de Ingmar Bergman como "Segredos de Mulher" (1952), "Uma Lição de Amor" (1954) e "Sorrisos de uma Noite de Verão" (1955). Em 1965, ganhou o prémio de Melhor Actriz no 2º Prémio Guldbagge por seu papel no filme "The Cats". Em 1958, ela recebeu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes pelo seu trabalho em Nära livet. Na década de 1960, Eva Dahlbeck deixou de actuar e começou a escrever. Tendo-se retirado do palco em 1964 e fez sua última aparição na tela no filme dinamarquês Tintomara, lançado em 1970). Ela publicou vários romances e poemas em sua Suécia natal e escreveu o roteiro do filme escuro de Arne Mattsson , Yngsjömordet (The Yngsjö murder ), em 1966.

2012 - Morre John Fairfax (Roma, Itália, 21 de maio de 1937 - Henderson, Nevada, EUA, 8 de fevereiro de 2012), aos 75 anos. Foi o primeiro homem a atravessar o Oceano Atlântico  a remos em 1969, aos 74 anos. Quando em adolescente, ele leu sobre a famosa viagem a remos de Frank Samuelsen e George Harbo através do Oceano Atlântico e sabia que um dia ele iria remar através do Atlântico. Em 19 de julho de 1969, ele tornou-se na primeira pessoa a remar sozinho num oceano quando chegou à Flórido, partindo das Ilhas Canárias. Dois anos depois, em 1971, partiu com Sylvia Cook de San Francisco na tentativa de atravessar o Oceano Pacífico. Cook respondeu a um anúncio pessoal que Fairfax colocou no jornal The Times ao procurar apoio para a primeira fila. O casal chegou à Ilha de Hayman na Austrália 361 dias depois, com esta travessia foram as primeiras pessoas a atravessar o Oceano Pacífico, e Sylvia Cook tornou-se por sua vez, a primeira mulher a atravessar um oceano. Ele e a sua esposa mudaram-se para Las Vegas em 1992, depois que um furacão atingiu a Flórida. John Fairfax era um especialista em peças de cristal baccarat e frequentava os casinos em Las Vegas.


 
2013 - A Procuradoria-Geral da República de Angola instaura um processo-crime contra o líder e responsáveis da Igreja Universal do Reino de Deus, na sequência da morte de 16 pessoas por asfixia e esmagamento, a 31 de dezembro de 2012, em Luanda.
 
2015 - O campeonato egípcio da primeira divisão de futebol é suspenso "sine die" depois dos conflitos registados hoje no Cairo entre a polícia e adeptos, e que provocaram pelo menos 22 mortos.
 
2015 - O Observatório Vulcanológico da Universidade de Cabo Verde considera que a erupção vulcânica na Ilha cabo-verdiana do Fogo termina neste dia, após 77 dias de actividade.
 









Texto:
Paulo Nogueira



 

Sem comentários:

Enviar um comentário