sábado, 25 de agosto de 2018

EFEMÉRIDES do dia 25 de agosto

 
De entre os santos dedicados a este dia, destaque para São José de Calasanz (Peralta de la Sal, Aragão, Reino da Espanha, 11 de setembro de 1557 - Roma, Estados Papais, 25 de agosto de 1648). Oriundo de uma família rica, José Calasanz recebeu uma cuidadosa educação. Estudou nas universidades de Lérida, Valência e Alcalá de Henares, onde se doutorou em Direito Civil e Canônico. Em 1583, aos 27 anos de idade, foi ordenado sacerdote, trabalhando na diocese de Lérida e em seguida de Le Seu d'Urgell. Porém sentia que precisava fazer mais, e no ano de 1592 foi para Roma, onde abriu escolas para crianças pobres e abandonadas. Após abrir as suas escolas José de Calasanz, foi seguido por outros sacerdotes que se juntaram a ele e assim nascia a Ordem Religiosa das Escolas Pias, tendo sido igualmente nomeado o superior geral da nova Congregação, que se espalhou rapidamente pela Itália, Espanha, Polónia e Alemanha, e os monges ficaram conhecidos por escolápios. Escolas cujos membros, além dos votos de pobreza, obediência e castidade, faziam o voto de assumir a educação da juventude. O grande êxito deste seu projecto, contudo, terminou por despertar ciúmes, mal entendidos e incompreensões, inclusive por parte dos próprios irmãos de Ordem. Ele foi alvo de muitas perseguições, calúnias, sofreu provações e humilhações. Apesar das muitas preocupações, que nada tinham a ver com o cargo que ocupava, mas com um possível cisma na Congregação, ele manteve em todos os momentos, mesmo nos mais difíceis, a calma, a serenidade, e sobretudo uma enorme confiança em Deus. Morreu no dia 25 de agosto de 1648, para muitos, como um fracassado. Mas o povo julgou diferente a sua vida e a sua obra, o seu corpo permaneceu exposto durante três dias, para que todos pudessem despedir-se dele. A sua obra, mais tarde, como que renasceu das cinzas e, em 1556, oito anos após a sua morte, o Papa Alexandre VI aprovou definitivamente o Instituto José Calasans. Chamado por alguns de "Pai da Juventude", e por outros de "Jó do Novo Testamento". Anos depois, em 1748, foi aberto o processo para sua beatificação pelo papa Bento XIV e, em 16 de julho de 1767, foi canonizado pelo papa Clemente XIII. Em 1948, o papa Pio XII declarou José de Calasanz como Patrono das Escolas Cristãs. Várias ordens religiosas seguem o seu carisma e espiritualidade, entre elas as escolápias e a calasancias.
 




 

 

 

Em Portugal


1580 - Batalha de Alcântara, entre as tropas portuguesas lideradas por D. António, Prior do Crato e as tropas espanholas lideradas pelo Duque de Alba, D. Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel, que comandava as tropas de Filipe II de Espanha. Nesta batalha denominada também de Acção da Ribeira de Alcântara. Foi nessa batalha ocorrida junto à ponte de Alcântara, na margem esquerda da ribeira com o mesmo nome junto à cidade de Lisboa, que as tropas de Filipe II de Espanha depois de duas tentativas falhadas, acabaram por derrotar as forças portuguesas, obrigando o Prior do Crato, ferido, a recuar para Lisboa meia hora após ter começado a batalha. Resultaram desta batalha 1.500 baixas entre mortos e feridos. Como resultado desta batalha o trono de Portugal ficou nas mãos da dinastia filipina durante sessenta anos, o que conduziu à subida ao trono de Filipe II de Espanha, I de Portugal.
 


1742 - Morre José António Carlos de Seixas (Coimbra, Portugal, 11 de junho de 1704 - Lisboa, Portugal, 25 de agosto de 1742), aos 38 anos. Foi um compositor e organista português. Tendo sido muito solicitado como professor de música de famílias nobres da corte, nomeado organista da Sé de Lisboa e da Capela Real. Carlos Seixas gozava da fama de ser músico e professor excelente. Na capital impôs-se como organista, cravista e compositor. Em 27 de abril de 1736 foi eleito Almotacé de Lisboa. No que diz respeito à composição, Carlos Seixas foi um dos maiores compositores portugueses para a música de tecla. Fez escola em Portugal criando um estilo seu (apesar da influência italiana e francesa que se constatam em algumas das suas obras) que foi imitado durante algum tempo após a sua morte. Nunca se deixou levar pelos estilos importados em Portugal, nem deixou que a sua obra se confundisse com a dos seus contemporâneos estrangeiros. A presença do temperamento lusitano é uma constante das suas composições. Até agora não são conhecidos versos de sua autoria, o mais provável é terem-se perdido uma vez que é pouco credível que ele tenha usado sempre versos alheios nas suas composições. São da sua autoria entre outros Tantum ergo, Ardebat vincentius, Gloriosa virginis Mariae, Dythyrambus in honorem et laudem Div. Antonii Olissiponensis.
 
1770 - Pinhel passa a cidade e sede de diocese e cidade, durante o reinado de D. José I, por desanexação da Diocese de Lamego, mas em 1881 a Diocese de Pinhel foi extinta pela Bula Papal de Leão XIII e incorporada na diocese da Guarda. Pinhel tem como símbolo o Falcão, presente também como distintivo no seu brasão. O Falcão simboliza o patriotismo dos pinhelenses que lutaram pela defesa da independência nacional, numa altura em que estes aderiram ao movimento patriótico do Mestre de Avis e que Portugal estava sob ataques de Castela, nomeadamente na Beira Alta. O falcão foi assim um talismã arrebatado ao rei de Castela por parte dos terços pinhelenses. Actualmente Pinhel é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região das Beiras e Serra da Estrela, com aproximadamente 3 500 habitantes.



1833 - Durante a Guerra Civil em Portugal as forças miguelistas concentram-se em torno da cidade de Lisboa.
 
1840 - É fundada a filarmónica Luzitana, de Estremoz (a mais antiga banda do país em actividade, sem interrupção e que já ostentou o título de "Real").

1875 - É fundada a Associação dos Bombeiros Voluntários do Porto, sob tutela da Real Associação Humanitária Bombeiros Voluntários do Porto. Após alguns contratempos e obstáculos foi definitivamente instalado a partir desta data no Pátio do Paraízo, na Rua do Bonjardim. A 26 de agosto de 1875, constitui-se oficialmente a Associação, em sessão realizada no teatro "Principe Real". Tendo como primeiro presidente o visconde de Ribeira Brava, primeiro secretário Guilherme Gomes Fernandes e como auxiliares de direcção diversos comerciantes e, industriais e capitalistas.
 

 
1972 - Nasce Catarina Furtado (Lisboa, Portugal, 25 de agosto de 1972). Virá a ser apresentadora de televisão, actriz e embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). Como apresentadora de televisão, já trabalhou nos canais SIC e na RTP. Ao longo da sua carreira tem abraçado diversos projectos como actriz. Foi também autora de contos infantis e letras de canções. Desde 2000 exerce a função de Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA. É Fundadora e Presidente da Associação Corações com Coroa. Tem sido e continua sendo vasta a sua carreira na televisão em diversos programas como apresentadora e actriz. Em 2005, Catarina Furtado foi condecorada como Comendadora da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Está hoje de Parabéns!
 


1973 - Bettencourt Rodrigues é nomeado governador da Guiné, em substituição de António de Spínola, destituído a 6 de agosto.

1981 - Francisco Pinto Balsemão é indigitado primeiro-ministro do VIII Governo Constitucional.

1988 - Há 30 anos ocorria o incêndio no Chiado, em Lisboa. Grande parte dos edifícios na Rua do Carmo, Rua Nova do Almada e Rua Garret, até à Calçada do Sacramento, são consumidos pelo fogo. O fogo, que irrompeu por volta das 5:00 nos Armazéns do Grandella, na Rua do Carmo, destruiu 18 edifícios e uma área equivalente a quase oito estádios de futebol. Inúmeros estabelecimentos comerciais históricos e emblemáticos da capital portuguesa que existiam desde os séculos XVIII e XIX e inícios do século XX, como os Armazéns Grandella e os Grandes Armazéns do Chiado entre outros são destruídos. Incluindo o arquivo histórico de gravações de som da Valentim de Carvalho. O incêndio causou dois mortos, um bombeiro de 31 anos e um residente de 70 anos, encontrado entre os escombros. Mais de meia centena de pessoas ficaram feridas, a maioria bombeiros. Resultaram deste incêndio mais de 300 desalojadas e outras duas mil perderam os locais de trabalho. O inquérito da PJ foi arquivado em Julho de 1992, quase quatro anos depois do incêndio. O espaço só voltaria a reabrir ao público em 1999.
 
 
 
1989 - Morre Adolfo Norberto Lopes mais conhecido por Norberto Lopes (Vimioso, Portugal, 30 de setembro de 1900 - Linda-a-Velha, Portugal, 25 de agosto de 1989), aos 88 anos. Foi um jornalista e escritor português. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1917, dedicou-se ao jornalismo e à escrita. Começou a sua actividade profissional no jornal O Século. Em 1921 fundou, juntamente com Pinto Quartim, o jornal Última Hora, de publicação efémera (16 de fevereiro de 1921 a 3 de março de 1921). Também se encontra colaboração da sua autoria na revista O domingo ilustrado (1925-1927). Entra para a redacção do jornal Diário de Lisboa, onde desenvolve a sua actividade jornalística, e de que foi director entre 1956 e 1967. Em 1967 é um dos fundadores do diário vespertino A Capital, que dirige até 1970. Tem uma biblioteca com o seu nome em Vimioso. Foi autor de "A Filha de Lázaro" 1922, "A Cruz de Brilhantes" 1923, "Exilado de Bougie" 1942, "Perfil de Teixeira Gomes" 1942, "A Magnífica aventura de Gago Coutinho e Sacadura Cabral" 1978, "A Crise do Livro em Portugal" 1982, entre outras obras.
 
1996 - Portugal termina a participação nos X Jogos Paralímpicos, em Atlanta, EUA, com seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.
 
2004 - Morre o estilista português José Carlos (Luanda, Angola portuguesa, 7 de setembro de 1950 - Lisboa, Portugal, 25 de agosto de 2004), aos 53 anos. Foi um estilista português, começou por ser convidado para criar a imagem de individualidades ligadas à política e às artes, colaborando com o Festival da Canção, o concurso Miss Portugal e outros programas de televisão. Cria o seu próprio Gabinete, vocacionado para a idealização, direcção e produção de espectáculos e agenciamento de pessoas e marcas. Foi ainda consultor de agências e escolas de manequins, já depois de ter sido director técnico e consultor da sua própria escola de manequins, a "Showtime", durante três anos. A par dos modelos, apresentou também uma linha de penteados, cortes de cabelo e de maquilhagem, às quais juntou uma linha de peles e de sapatos. Deixou o seu nome ligado às mais diversas áreas da moda portuguesa, sobretudo nos anos 90, quando foi considerado um costureiro de topo no panorama nacional.



2005 - São aprovadas as alterações do estatuto da Função Pública que sobem a idade de reforma dos 60 para os 65 anos e impedem os funcionários públicos de acumularem pensões com outras remunerações.
 
2006 - No denominado "Caso Mateus", o Tribunal Administrativo de Lisboa dá razão ao recurso do Gil Vicente e ordena à Liga Portuguesa de Futebol Profissional o regresso do clube à primeira Liga. São suspensos os jogos da primeira jornada entre o Gil Vicente, Belenenses e Leixões.
 
2007 - Morre Eduardo de Almeida do Prado Coelho (Lisboa, Portugal, 29 de março de 1944 - Lisboa, Portugal, 25 de agosto de 2007), aos 63 anos. Foi um professor, escritor e ensaísta português. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Na mesma instituição viria a obter o doutoramento, com uma tese intitulada "A Noção de Paradigma nos Estudos Literários". Foi assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1970 e 1983. Em 1984 tornou-se professor associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Como professor convidado, leccionou ainda no Curso de Comunicação Social e Cultural da Universidade Lusófona, bem como no Departamento de Estudos Ibéricos da Universidade de Paris III. Ocupou vários cargos públicos, tendo sido director-geral de Acção Cultural, organismo criado com a Revolução de Abril, entre 1975 e 1986, conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Paris, entre 1989 e 1999, comissário de Literatura e Teatro na Europália Portuguesa, em 1990, director da Delegação de Paris do Instituto Camões, entre 1997 e 1998, e representante de Portugal no Salon du Livre, em 2000. Além disso integrou o Conselho Directivo do Centro Cultural de Belém, o Conselho Superior do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia e o Conselho de Opinião da RDP e da RTP. Teve ampla colaboração em jornais e revistas e publicou uma crónica semanal no jornal Público até à data da sua morte. Da sua bibliografia ensaística, destacam-se "O Reino Flutuante": exercícios sobre a razão e o discurso, 1972, "A palavra sobre a palavra", 1972, "Os universos da crítica" : paradigmas nos estudos literários, 1982, "A mecânica dos fluídos : literatura, cinema, teoria", 1984, além de um diário, intitulado "Tudo o que não escrevi", 1992. Publicou nos seus últimos anos de vida "Diálogos sobre a fé", com D. José Policarpo, e "Dia Por Ama", com Ana Calhau. Em 1996 recebeu o Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores, em 2004, o Grande Prémio de Crónica João Carreira Bom, e em 2004, o Prémio Arco-íris, da Associação ILGA Portugal, pelo seu contributo para a igualdade baseada na orientação sexual.


 
2008 - O Presidente da República Cavaco Silva promulga as Leis de Segurança Interna e de Organização de Investigação Criminal.
 
2011 - Os accionistas da EDP aprovam o fim dos direitos especiais do Estado na empresa, com uma votação favorável de 94 por cento do capital representado na assembleia geral.
 
2015 - Morre Domingos António da Silva, conhecido como "Mascarenhas" (Vila Salazar, Angola portuguesa, 28 de abril de 1937 - Lisboa, Portugal, 25 de agosto de 2015), aos 78 anos. Foi um futebolista angolano que jogou como atacante. Jogador do Sporting Clube de Portugal no qual se notabilizou como goleador entre 1962 e 1965 e cujo ponto mais alto foi a conquista da Taça dos Vencedores das Taças. Depois de uma temporada no SL Benfica e três no FC Barreirense, ingressou no Sporting Clube de Portugal em 1962; durante seu período de três anos com o clube de Lisboa , ele marcou 80 golos em 107 jogos em todas as aparições, inclusive amistosos.
 


2016 - Morre Maria Eugénia Rodrigues Branco Pinto do Amaral, conhecida artisticamente como Maria Eugénia, (Lisboa, Portugal, 1 de abril de 1927 - Lisboa, Portugal, 25 de agosto de 2016), aos 89 anos. Foi uma popular actriz de cinema e cantora portuguesa, protagonista dos filmes "A Menina da Rádio", 1944, e "O leão da Estrela", 1947 que a celebrizaram. Entre 1944 e 1948 participou igualmente em filmes rodados em Espanha como "Héroes del 95", 1947, "O Hóspede do Quarto Treze", 1947, "Quando os Anjos Dormem", 1947" e "Conflicto Inesperado", 1948. Maria Eugénia passou também pela rádio, cantando no programa Serões para trabalhadores da Emissora Nacional. Foi quinze vezes capa de revista, terminou a sua curta carreira antes do final dos anos quarenta após o casamento com médico António Pinto do Amaral. Ficou celebrizada popularmente como "A menina da rádio". Em 2008, recebeu da Câmara Municipal de Lisboa a Medalha de Mérito Municipal, no seu Grau Ouro, a par de Fernanda Baptista, Milú e Nini Remartinez (Irmãs Remartinez).
 








No Mundo


1270 - Nasce Luís IX da França, mais conhecido como São Luís (Poissy, França, 25 de abril de 1214 - Tunes, Tunísia, 25 de agosto de 1270). Virá a ser Rei da França de 1226 até à sua morte e um santo da Igreja Católica. Foi o 42º rei da França, a contar de Clóvis I, e o nono rei da dinastia capetiana a ocupar o trono da França. Luís enfrentou conflitos recorrentes com poderosos nobres, consolidando a supremacia real levada a cabo por seu avô Filipe Augusto, além de ter derrotado o rei Henrique III de Inglaterra nas suas tentativas de restaurar o Império Plantageneta. Após anexar a maior parte das antigas terras inglesas em França, assinou um tratado com a Inglaterra colocando fim aos cem anos de rivalidade franco-inglesa. Foi um rei reformador e lançou as bases da justiça real francesa, na qual o rei era o juiz supremo a quem qualquer pessoa era capaz de apelar para buscar a emenda de um julgamento. Ele proibiu julgamentos por provação, tentou impedir as guerras privadas que estavam assolando o país e introduziu a presunção de inocência no processo criminal. As suas acções foram inspiradas nos valores cristãos, sendo ele um homem extremamente devoto da fé católica, punindo a blasfémia, jogos de azar, empréstimos de interesse e prostituição, comprando relíquias de Jesus para construir a Sainte-Chapelle e tentando converter os judeus franceses. Construiu inúmeros hospitais, leprosários, orfanatos e escolas e era profundamente conhecido pela sua caridade e cuidado com os pobres e doentes. Era admirado por o seus súbditos e por toda a Europa como um rei extremamente justo. Através de sua vasta prole, os descendentes de São Luís chegaram a quase todos os tronos da Europa, incluídas as dinastias posteriores que reinaram na França, Espanha, Áustria, Sacro Império Romano-Germânico, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Hungria, Portugal, Bélgica, Grécia, Bulgária, Itália, Holanda, Polónia, Roménia, Rússia, sendo todos os actuais monarcas europeus seus descendentes. Em todas as épocas posteriores da história da França, marcada por conflitos, guerras e revoluções, o seu governo foi lembrado com nostalgia pelos franceses como "o bom tempo de Meu Senhor São Luís" ou como o "século de ouro de São Luís", deixando uma imagem imensamente positiva aos olhos da história e do imaginário popular francês. Morreu no norte da África em 25 de agosto de 1270 e foi canonizado como santo pelo papa Bonifácio VIII em 11 de julho de 1297.


 
 
1660 - Revolta da Cachaça, no Rio de Janeiro, motivado pelo aumento de impostos excessivamente cobrados aos fabricantes de aguardente. Também é chamada de Revolta do Barbalho ou Bernarda. A proibição foi revogada, finalmente, em 1695.

1774 - Morre Niccolò Jommelli (Aversa, Reino de Nápoles, actual Itália, 10 de setembro de 1714 - Nápoles, Reino de Nápoles, actual Itália, 25 de agosto de 1774), aos 59 anos. Foi um compositor italiano. Após concluir os seus estudos, começou a compor escrevendo uma ópera bufa intitulada "L'errore amorosa" no início de 1737. a sua primeira ópera séria, "Ricimero re di Goti", foi um sucesso em Roma em 1740. Escreveu cantatas, oratórios e outras obras sacras, mas de longe a parte mais importante de sua produção foram as suas óperas, especialmente as peças de óperas sérias, das quais deixou cerca de sessenta, muitas com libretos de Metastasio. No seu trabalho ele tinha tendência a concentrar-se mais na história e no dramatismo do que no puro virtuosismo vocal, como era a norma na ópera italiana na época. Deu mais importância à orquestra (em especial aos instrumentos de sopro) para ilustrar os acontecimentos da história, bem como criou passagens inteiramente orquestrais, em vez de deixar a orquestra como simples apoio aos cantores. Foi autor de numerosas obras tais como Eumene (Bologna, 1742) folheto por Apostolo Zeno, Semiramide (Venice, 1742) folheto por Francesco Silvani, Tito Manlio (Turin, 1743) folheto por Gaetano Roccaforte entre muitas mais.
 
 
 
1803 - Nasce Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias (Rio de Janeiro, Brasil, 25 de agosto de 1803 - Rio de Janeiro, Brasil, 7 de maio de 1880). Virá a ser um militar, político e monárquico brasileiro, apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro". Seguiu uma carreira militar, assim como o seu pai e tios. Lutou em 1823 contra Portugal para a Independência do Brasil e depois passou três anos na Cisplatina enquanto o governo tentou resistir sem sucesso contra a secessão da província. Permaneceu leal ao Imperador Pedro I durante protestos em 1831, apesar dos seus familiares terem abandonado o monarca. Pedro I abdicou em favor do seu filho Pedro II, a quem o Duque de Caxias serviu como mestre de armas, ensinando-lhe esgrima e hipismo, eventualmente tornando-se seu amigo. Vários historiadores destacam-no como o maior oficial militar da história do Brasil e um grande político. Foi oficialmente designado pelo decreto federal Nº 51.429, de 13 de março de 1962, como o patrono do exército brasileiro, incorporando o ideal de soldado e sendo a figura mais importante da sua tradição.
 
1825 - O Uruguai proclama a independência em relação ao Brasil. A proclamação foi feita pelo líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja que, com a ajuda de tropas argentinas, expulsou os brasileiros do Uruguai.
 
 
 
1858 - O czar Alexandre II da Rússia libera os servos do domínio imperial ao ceder propriedade das terras que cultivavam.

1900 - Morre Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, Reino da Prússia, 15 de outubro de 1844 - Weimar, Império Alemão, 25 de agosto de 1900), aos 50 anos. Foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na actual Alemanha. Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predilecção por metáfora, ironia e aforismo. As suas ideias de superação individual e transcendência além da estrutura e contexto tiveram um impacto profundo sobre pensadores do final do século XIX e início do século XX, que usaram estes conceitos como pontos de partida para o desenvolvimento de suas filosofias. Mais recentemente, as reflexões de Nietzsche foram recebidas em várias abordagens filosóficas que se movem além do humanismo, por exemplo, o transumanismo. Muitas de suas frases tornaram-se famosas, sendo repetidas nos mais diversos contextos, gerando muitas distorções e confusões. Algumas delas: "A filosofia é o exílio voluntário entre montanhas geladas.", "Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmo somos desconhecidos.", "Não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia.", "O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.", "Sem música, a vida seria um erro." Entre outras que se tornaram célebres.

1918 - Nasce Leonard Bernstein (Lawrence, Massachusetts, EUA, 25 de agosto de 1918 - Nova Iorque, EUA, 14 de outubro de 1990). Virá a ser um maestro, compositor, e pianista norte-americano. Vencedor de vários Emmys, Leonard Bernstein foi o primeiro compositor nascido nos Estados Unidos no século XX a receber reconhecimento mundial, ficando famoso na direcção da Filarmónica de Nova Iorque, os célebres concertos para jovens na televisão (Young People's Concerts), entre 1954 e 1989, e as suas composições, como "West Side Story", "Candide", e "On the Town". Uma das figuras mais influentes na história da música clássica americana, patrocinou obras de compositores americanos e inspirador das carreiras de uma geração de novos músicos. A sua última apresentação pública foi em Tanglewood no dia 19 de agosto de 1990 com a Orquestra Sinfónica de Boston, numa performance de "Four Sea Interludes" de Benjamin Britten e da Sétima Sinfonia de Beethoven.



1930 - Nasce Thomas Sean Connery Kt. (Edimburgo, Escócia, Reino Unido, 25 de agosto de 1930 - Nassau, Bahamas, 31 de outubro de 2020). Virá a ser um actor de renome escocês. A sua primeira oportunidade na vida artística foi num musical chamado South Pacific, serviu na Marinha Real, foi motorista e modelo vivo para artistas do Colégio de Artes de Edimburgo. Nesta época foi o terceiro colocado no concurso de Mister Universo de onde, através da insistência de um amigo, saiu para fazer os testes para a peça, que acabou abrindo-lhe o caminho para o trabalho de actor nos palcos, na televisão e no cinema. É famoso desde a década de 1960 pelo papel no cinema do agente secreto do MI6 britânico, James Bond, criado pelo escritor Ian Fleming. Nos mais de cinquenta anos de estrelato, Sean Connery construiu uma sólida carreira cinematográfica, após deixar o personagem de 007 em 1971, sendo estrela de filmes importantes e populares nos anos seguintes como "The Man Who Would Be King", 1975, "Der Name der Rose", 1986, "Indiana Jones and the Last Crusade", 1989, "The Untouchables", 1987 e "The Hunt for Red October", 1990, entre muitos outros sucessos. Sean Connery é um dos maiores apoiantes e colaboradores financeiros do Partido Nacional Escocês, que luta pela independência da Escócia. Após receber a Legião de Honra do governo francês em 1991, foi finalmente agraciado com o título de Sir pela Rainha Isabel II, em 5 de julho de 2000, numa cerimónia que, a seu pedido, foi realizada na Escócia e à qual compareceu vestido com um traje típico escocês, um kilt de caça do clã MacLean. Nos últimos anos da sua vida estava afastado do cinema e decepcionado com o sistema de Hollywood.
 
 

 
1940 - Aviões britânicos bombardeiam Berlim pela primeira vez durante a II Guerra Mundial.
 
1944 - Libertação de Paris da ocupação nazi. À frente das tropas aliadas, entra na cidade a segunda divisão francesa, comandada pelo general Philippe Leclerc de Hauteclocque.

 1948 - Há 70 anos Kim Il Sung proclama a República Democrática da Coreia.
 


1960 - O Partido Comunista da URSS condena o dogmatismo de Mao Tsé Tung.

1978 - Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, a mortalha que teria coberto o corpo de Jesus. Sudário de Turim ou Santo Sudário é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação.

 1981 - A sonda espacial Voyager II chega a 100 mil quilómetros do planeta Saturno.
 


1984 - Morre Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans, Luisiana, EUA, 30 de setembro de 1924 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 25 de agosto de 1984), aos 59 anos. Foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-americano, escritor de vários contos, romances e peças teatrais, reconhecidas como clássicos literários. Entre 1943 e 1946, Truman Capote escreveu uma série de contos, publicadas trimestralmente em revistas conhecidas como a Harper's Bazaar, The Atlantic Monthly, Mademoiselle e The New Yorker. O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia, e que literáriamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com a novela "Bonequinha de Luxo". Foi o pioneiro do jornalismo literário com "A Sangue Frio" 1966, classificado por ele como um romance de não-ficção. A sua obra foi vasta, tendo sido autor de diversas obras de grande sucesso, algumas adaptadas ao cinema.
 
1991 - Mikhail Gorbachov demite-se de dirigente do Partido Comunista da URSS.
 
1992 - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Shimon Peres, mostra-se disposto, pela primeira vez, a admitir a troca dos territórios ocupados em 1967 pela paz com os países árabes.
 
 

  
1997 - Engo Krenz, último presidente da ex-RDA, é condenado a seis anos e meio de prisão pela morte de cidadãos da Alemanha de Leste que pretendiam fugir para o Ocidente.
 
2003 - Duplo atentado em Bombaim, capital comercial da Índia. A explosão de dois carros armadilhados é atribuída a grupos islamistas radicais. 52 pessoas morrem e mais de 150 ficam feridas.
 
2003 - Realizam-se as primeiras eleições no Ruanda depois do genocídio de 1994. Paul Kagame garante a Presidência do país.
 

 
2004 - Equipa de cientistas europeus, liderada pelo português Nuno Cardoso, anuncia a descoberta de um planeta fora do sistema solar, com massa 14 vezes superior à Terra.
 
2006 - A violência regressa a Díli, com motins de jovens no centro da cidade. O Conselho de Segurança da ONU aprova nova missão para Timor-Leste.
 
2007 - Dois atentados com explosivos causam pelo menos 42 mortos e 50 feridos em Hyderabad, no Sul da Índia.

 
 
2009 - Morre Edward Moore "Ted" Kennedy (Boston, Massachusetts, EUA, 22 de fevereiro de 1932 - Hyannis Port, Massachusetts, EUA, 25 de agosto de 2009), aos 77 anos. Foi um político norte-americano do Partido Democrata, reeleito por sete vezes senador pelo Estado do Massachusetts. Ficou conhecido como o "leão do Senado". Edward "Ted" Kennedy, era o irmão mais novo do antigo presidente John F. Kennedy. Evitando concorrer à presidência no período de 1972 e 1976, apenas por ocasião da eleição presidencial de 1980 tentou a indicação pelo Partido Democrata, mas perdeu para o candidato à reeleição, Jimmy Carter. Voltou-se, então, para a defesa de causas liberais, apoiando, mesmo sendo de família católica, o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Também foi um defensor de direitos dos imigrantes e do controle de armas. No âmbito externo, condenou a ditadura militar do general chileno Augusto Pinochet, o regime de apartheid na África do Sul, a guerra do Vietname e a guerra do Iraque, além de participar em esforços de paz na Irlanda do Norte. Eleito ao todo oito vezes senador, permaneceu mais de quarenta anos no cargo, sendo o segundo mais antigo (atrás apenas do democrata Robert Byrd). Recebeu de Barack Obama, em 2009, a mais alta condecoração civil, a Medalha Presidencial da Liberdade, pelo seu trabalho como agente de mudanças.
 
2011 - O argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, é eleito o melhor jogador na Europa de 2010/2011, recebendo no Mónaco a primeira edição do novo prémio atribuído pela União Europeia de Futebol (UEFA).
 
2012 - Morre Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, Ohio, EUA, 5 de agosto de 1930 - Cincinnati, Ohio, EUA, 25 de agosto de 2012), aos 82 anos. Foi um astronauta norte-americano, piloto de testes, engenheiro aeronáutico e aviador naval que escreveu o seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar a Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969. Antes de se tornar astronauta, Neil Armstrong serviu na Marinha dos Estados Unidos combatendo na Guerra da Coreia como piloto de caça. Após a guerra, graduou-se como piloto de testes e serviu na Estação de Vôo do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA) de alta velocidade, onde acumulou mais de 900 vôos em diversos tipos de aeronaves. Entrou para a NASA em 1962, integrando o segundo grupo de astronautas da agência espacial, indo ao espaço pela primeira vez em 1966, como comandante da missão Gemini VIII, três anos antes do vôo que o colocaria na História. Condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil do país, e a Medalha de Honra Espacial do Congresso, manteve uma vida discreta e longe dos olhos da opinião pública até à sua morte. Dele, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse ser "um dos maiores heróis americanos, não apenas da sua época, mas de todos os tempos". Neil Armstrong foi membro da Ordem DeMolay.
 
 
 
2014 - A marinha italiana recupera os cadáveres de seis imigrantes e resgata 360 pessoas depois do naufrágio da embarcação onde viajavam na costa sul da ilha de Lampedusa. No dia anterior, tinha encontrado 18 cadáveres de imigrantes num barco pneumático, no qual viajavam outras 73 pessoas e que estava à deriva na zona sul da costa da ilha de Lampedusa.
 
 2016 - O futebolista português Cristiano Ronaldo é eleito pela UEFA o Melhor Jogador na Europa da época 2015/16, recebendo o prémio em cerimónia realizada no Mónaco.

2017 - Um rasto de destruição, inundações e mais de 80 vítimas mortais, devido à passagem do furacão Harvey pelo Estado norte-americano do Texas, com intensidade de Categoria 4.




 
 
 
 
 
 

Texto:
Paulo Nogueira
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário