Dia de Nossa Senhora de Fátima e dia da Abolição da Escravatura no Brasil.
Santo do dia, Nossa Senhora de Fátima. Por intermédio de três humildes pastorinhos portugueses, filhos de famílias pobres e profundamente católicas, foram estes os mensageiros escolhidos pela Virgem Maria na Cova da Iria em Fátima, para convocar o povo cristão à vivência do Evangelho. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente, os três eram analfabetos. Contam as crianças, que brincavam enquanto as ovelhas pastavam e que ao meio-dia, rezaram o terço, porém rezaram à moda deles, de forma rápida, para poder voltar às suas brincadeiras. Em vez de recitar as orações completas, apenas diziam o nome delas: "ave-maria, santa maria" etc. Relataram que ao voltar para as brincadeiras, depararam com algo que lhes parecia a Virgem Maria pairando acima de uma azinheira não muito alta. Assustados, Jacinta e Francisco apenas ouvem Nossa Senhora conversando com Lúcia. Segundo se conta Ela pede que os pequenos "rezem o terço inteirinho" e que venham àquele mesmo local todos os dias 13 de cada mês, desaparecendo em seguida. O encontro acontece pelos sete meses seguintes. As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé. Igualmente os seus segredos são conhecidos mundialmente e foram confirmados pela igreja católica, assim como o local das aparições de Maria em 1917, foi transformado num santuário para Nossa Senhora de Fátima.
Em Portugal
1699 - Nasce Sebastião José de Carvalho e Melo (Lisboa, Portugal, 13 de maio de 1699 - Pombal, Portugal, 8 maio de 1782). Nobre e estadista português. Oriundo de uma família nobre, na
sua juventude Sebastião José de Carvalho e Melo estudou Direito, na Faculdade
de Leis e na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra, e serviu no
exército durante um curto período. Quando se mudou para a capital, Sebastião de
Carvalho era um homem turbulento. É nomeado embaixador do rei D. João V na
corte inglesa e austríaca. Embora sem significativo sucesso para Portugal,
estas missões foram importantes para a formação política e económica de
Sebastião José de Carvalho e Melo. Em 1750, com a subida ao trono de D. José,
foi nomeado secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. A sua
grande capacidade de trabalho e de chefia revelou-se na forma como encarou o
trágico terramoto de 1755, momento a partir do qual se tornou o homem de
confiança de D. José I. Expulsou e confiscou os bens da Companhia de Jesus
porque a sua influência na sociedade portuguesa. Em 1759, recebeu o título de
conde de Oeiras e, em 1769, o de marquês de Pombal. Reformou o ensino,
anteriormente nas mãos dos Jesuítas, através da adopção de novos métodos
pedagógicos e da criação de novas escolas como o Real Colégio dos Nobres.
Reformou a administração, as finanças e o sistema militar. Cometeu vários
abusos do poder, o que lhe valeu a antipatia e a criação de inúmeros inimigos. É considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da história de Portugal.
1767 - Nasce D. João VI de Portugal (Lisboa, Portugal, 13 de maio de 1767 - Lisboa, Portugal, 10 de maio de 1826). Virá o monarca do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, cognominado de O Clemente, reinou na prática, de 1816 a 1822 e desde 1822 até 1825, por direito. A sua infância e juventude foram
vividas discretamente, já que era apenas um infante de Portugal, ficando à
sombra de seu irmão, D. José, o primogénito e herdeiro do trono português.
Tornou-se herdeiro do trono por morte do seu irmão o rei D. José I, em 1788.
Embora já estivesse à frente dos negócios do reino desde 1792, altura em que se
começou a manifestar a doença da rainha D. Maria I, só assumiu a regência em 1799. Em 1807, juntamente com a família régia, embarcou para o Brasil. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino de Portugal, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido o seu filho Pedro, o imperador do Brasil na prática. O ri D. João VI foi um dos últimos representantes do
absolutismo, viveu num período tumultuado, e o seu reinado nunca
conheceu paz duradoura.
1798 - É inaugurado o Real Teatro Nacional de São João no Porto. foi inaugurado neste dia com a comédia "A Vivandeira", com o intuito de assinalar o aniversário do então príncipe D. João (futuro rei D. João VI), por este motivo, nos primeiros tempos, ainda lhe deram ao nome de Teatro do Príncipe.
1917 - Relato da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal, segundo relato dos pastores Lúcia, Jacinta e Francisco Marto. No dia 13 de Maio de 1917, três crianças, Lúcia de Jesus Rosa dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, lugar de Aljustrel na freguesia de Fátima, Portugal. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via, mas não a ouvia. As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes e seriam portadoras de uma mensagem ao mundo. A 13 de Outubro de 1917 a aparição disse-lhes ser a Nossa Senhora do Rosário.
1934 - Inauguração do monumento ao Marquês de Pombal, em Lisboa, da autoria dos arquitectos Adães Bermudes e António do Couto e dos escultores Francisco dos Santos, Simões de Almeida (sobrinho) e Leopoldo de Almeida. Foi escolhida esta data por ser dia do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo. Sem a presença do Presidente do Conselho o Dr. António de Oliveira Salazar, contou com a presença do Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa o tenente coronel Henrique Linhares de Lima entre outras individualidades.
1935 - O Governo de António de Oliveira Salazar afasta opositores ao regime ditatorial dos quadros da administração civil e militar, entre eles Adelino da Palma Carlos e Mendes Cabeçadas, Rodrigues Lapa, Abel Salazar e Norton de Matos.
1946 - Há 70 anos é feita a coroação de Nossa Senhora de Fátima, como Rainha da Paz e do Mundo.
1965 - O Cardeal Legado do Papa Paulo VI entrega ao bispo de Leiria-Fátima a Rosa de Ouro, uma das mais altas distinções da Santa Sé.
1967 - O papa Paulo VI visita o Santuário de Fátima, por ocasião do aniversário dos cinquenta anos das aparições de Fátima. O papa deslocou-se ao santuário para celebrar a santa missa a mais de um milhão de peregrinos que o aguardavam, entre eles a irmã Lúcia de Jesus, a pastora sobrevivente, que terá visto e conversado com Maria, mãe de Jesus.
1971 - António Ribeiro, bispo titular de Tigilava, é nomeado Patriarca de Lisboa.
1982 - O papa João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
1995 - O duque de Bragança, Dom Duarte Pio, herdeiro do trono português, casa com Isabel de Herédia no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Esta cerimónia foi transmitida pela Rádio Televisão Portuguesa.
1998 - O Grupo Mello compra a Setenave ao Estado, por 25 milhões de euros.
2000 - O papa João Paulo II beatifica os videntes Jacinta e Francisco Marto.
2002 - É apresentado o logótipo oficial do Euro 2004 em cerimónia no Centro Cultural de Belém. Criado pela empresa londrina Euro RSCG, concentra elementos básicos que procuram exprimir a paixão pelo futebol.
2008 - A Câmara Municipal de Santarém tem um "apagão" informático que leva à perda de milhões de ficheiros, entre os quais documentos relativos à conta da gerência de 2007.
2008 - A GALP assina com a Petróleos da Venezuela cinco acordos, prevendo importações de petróleo de quatro milhões de barris em 2009, a liquefacção e comercialização conjunta de gás e a construção de quatro parques eólicos.
2010 - O Governo aprova em Conselho de Ministros as medidas do Plano de Estabilidade de Crescimento (PEC-II).
No Mundo
1501 - João da Nova, o explorador marítimo galego, que comanda a terceira expedição portuguesa à Índia, no caminho descobre a Ilha de Ascensão.
1643 - As forças de Oliver Cromwell derrotaram as tropas de Carlos I, em Grantham, Inglaterra.
1809 - Napoleão Bonaparte toma Viena de Áustria e a cidade é pela segunda vez invadida pelas tropas francesas.
1871 - Após a unificação italiana, é decretada a Lei das Garantias que ratifica a posse do Vaticano pelo Papa.
1888 - É abolida a escravatura no Brasil com a lei Imperial nº 3.353 denominada Lei Áurea. Lei declarada pela princesa regente Isabel em nome do imperador D. Pedro II e publicada em vários jornais da época.
1927 - Colapso do sistema económico na Alemanha, na designada "sexta feira negra".
1941 - Nasce Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido por Ritchie Valens (Pacoima, Califórnia, EUA, 13 de maio de 1941 - Clear Lake, Iowa, EUA, 3 de fevereiro de 1959). Virá a ser um famoso musico, compositor, guitarrista e interprete de músicas Rock norte-americano com ascendência mexicana. Ritchie Valens nasceu numa família
conturbada de origem mexicana e ao completar 15 anos, comprou a sua primeira
guitarra, em 1957, já com 16 anos, formou uma banda chamada Satellites. Em 1958, assinou contrato
com a editora Del-Fi Records e lançou o seu
primeiro álbum: "C’Mon Let’s Go", com o qual obteve grande sucesso. No segundo
semestre de 1958, a sua carreira teve um grande impulso quando participou no
filme "Go Johnny Go" e logo depois produziu os seus dois grandes sucessos
como "Donna", que alcançou o
segundo lugar nos top's norte-americanos, e "La Bamba". Em
janeiro de 1959, após a gravação de seu primeiro LP, juntou-se à tournée "Winter
Dance Party". Outras baladas que fizeram deste jovem artista conhecido no
cenário musical foram "Ooh! My Head" e o cover de "We Belong Together",
que chegaram aos top's musicais dos Estados Unidos. Quando estava no auge da sua
carreira, Ritchie Valens morreu prematuramente com apenas 17 anos de idade, a 3 de fevereiro de 1959, num
acidente de avião, durante uma tournée, juntamente com dois famosos do Rock and roll norte americano, Buddy Holly e Big Bopper. Após a sua morte, pouco do
material inédito disponível de Ritchie Valens foi lançado. Em 1987 estreia um
filme sobre a vida do jovem, chamado "La Bamba", que teve um sucesso que
ultrapassou fronteiras. A Calçada da Fama de Hollywood, premiou Ritchie Valens com
uma estrela em 1990.
1961 - Morre Gary Cooper (Helena, Montana, EUA, 7 de maio de 1901 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 13 de maio de 1961), aos 60 anos. Foi um actor norte-americano. Em jovem Gary Cooper foi mandado estudar pelo pai para um colégio interno na
Inglaterra, mais tarde de regresso aos Estados Unidos, estudou Jornalismo, ao
mesmo tempo que iniciou uma curta carreira de caricaturista num jornal de Los
Angeles. Atendendo à sua destreza em montar a cavalo desde de muito novo, revelou-se
extremamente útil nas dezenas de Westerns que viria a protagonizar futuramente. Gary Cooper estreou-se
com uma figuração no filme "Dick Turpin" (1925), mas graças às influências do
seu agente Nan Collins, no ano seguinte já estava a protagonizar o seu primeiro
western, "The Winning of Barbara Worth" (1926), começando assim a sua brilhante
carreira no mundo do cinema. Rapidamente, tornou-se um dos maiores galãs do
cinema mudo da produtora Paramount, somando desde então sucessos como "Wings" ( 1927) e "Nevada" (1927). A sua transição para o cinema sonoro fez-se da
melhor forma e o seu primeiro título nesse registo, "The Virginian" (1929),
acabou por ser um êxito. Gary Cooper foi
duas vezes vencedor do prémio Oscar de melhor actor. A sua carreira durou desde a década de 1920 até ao ano da sua morte, tendo actuado em mais de cem filmes todos grandes sucessos. Gary Cooper era reconhecido pelo seu forte estilo de actuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do género Western.
1968 - Começam, em Paris, as negociações de paz entre os EUA e o Vietname do Norte.
1967 - Entram no ar as primeiras emissões da TV Bandeirantes em São Paulo no Brasil.
1981 - O papa João Paulo II é ferido a tiro num atentado, na Praça de São Pedro, Roma, pelo turco Mehmet Ali Agca.
1988 - Morre Chesney Henry "Chet" Baker, Jr. (Yale, Oklahoma, EUA, 23 de dezembro de 1929 - Amesterdão, Holanda, 13 de maio de 1988), aos 58 anos. Foi compositor e trompetista de jazz norte-americano e nome essencial do chamado movimento "cool". Chet Baker no final dos anos 30
começou a estudar teoria musical. Em 1940 no liceu já interpretava trompete, mas foi só em 1952 que a
sua carreira deu um salto, quando Gerry Mulligan o convidou para integrar
o seu quarteto. Amante do Jazz, não tardou em conquistar o sucesso, sendo
apontado como um dos melhores trompetistas do género, com o seu primeiro álbum.
Ainda bem jovem, passou a integrar grupos de renome da música americana da
época. Os seus primeiros trabalhos foram com a Vido Musso's Band e com Stan Getz, porém, Chet Baker só conheceu o
sucesso depois do convite de Charlie Parker (Bird), em 1951, para uma série de
apresentações na Costa Oeste dos Estados Unidos. Em 1952 entrou para a banda de
Gerry Mulligan, alcançando grande notoriedade com a primeira versão de "My
Funny Valentine". O talento de Chet Baker rapidamente o transformaria num ídolo, por toda a América e pela Europa.
Avesso às partituras, não deixou, entretanto, de integrar as big bands americanas. Era dotado de uma
extrema criatividade, inaugurando um modo de cantar no qual a voz era quase
sussurrada. Exerceu grande influência em alguns dos grandes nomes da bossa
nova, como João Gilberto e Carlos Lyra. A sua morte ficou envolta em mistério,
sendo que a versão oficial diz que Chet Baker morreu, ao cair da janela do
segundo andar do hotel em que estava hospedado em Amesterdão.
2001 - Sérgio Berlusconi, magnata da comunicação, assume a liderança do Governo italiano.
2005 - Morre Édouard Ruault, conhecido como Eddie Barclay (Paris, França, 26 janeiro de 1921 - Boulogne-Billancourt, Paris, França, 13 de maio de 2005), aos 84 anos. Foi produtor, editor e divulgador da canção francesa entre os anos 1950 e 1980. Édouard Ruault não teve proveito
nos estudos, tornando-se autodidacta no piano. Ele gostava do jazz americano e envolveu-se
com a música de Fats Waller. Édouard Ruault torna-se pianista no bar L'Étape em Paris. Mais tarde começa como
pianista no clube nocturno "Le Club". Édouard Ruault e a sua esposa iniciaram a Blue Star Records, usando o apartamento
do casal para armazenar discos de 78 rotações por minuto, enquanto o próprio Édouard
Ruault fazia as entregas. Após visitar os Estados Unidos em 1952 para conhecer a
nova tecnologia que permitia a produção de discos de 33 rotações por minuto e
discos de 45 rpm, em 1955 Édouard Ruault concordou em fabricar e distribuir os discos
da Mercury Records na Europa. Assim
como lançou discos americanos com artistas do quilate de Ray Charles, Dizzy
Gillespie, Sammy Davis Jr. e Duke Ellington, Barclay contratou Gerhard Lehner,
um engenheiro de som alemão, para fazer discos originais na Avenida Hoche, em
Paris. Após vender um milhão e meio de
cópias com o sucesso dos "The Platters", com o tema "Only You", a Barclay Records então por si fundada, cresceu
até se tornar a maior companhia produtora fonográfica em França. O seu sucesso
levou-o a receber o apelido de "imperador da microrranhura". As suas
descobertas francófonas incluem Hugues Aufray, Michel Delpech, Dalida
(descoberta por ele em 1956), Mireille Mathieu, Claude Nougaro e Eddy Mitchell.
Os artistas que trabalhavam com Barclay Records apreciavam a liberdade que ele
lhes dava e a confiança que ele lhes oferecia. Charles Aznavour juntou-se ao
elenco da Barclay Records em 1956, mesmo já sendo amigo de seu fundador há mais
de uma década à época.
2006 - No denominado "Caso Afinsa", o Tribunal de Instrução de Madrid ordena a prisão preventiva de quatro responsáveis da empresa Fórum Filatélico, acusados de burla, branqueamento de capitais, insolvência punível e administração desleal.
2006 - Motins em São Paulo, são atacadas mais de 50 esquadras, bases da polícia militar e outras instalações das forças de segurança brasileiras no Estado, pela organização criminosa auto denominada Primeiro Comando da Capital. Motins em 80 estabelecimentos prisionais. Há 30 mortos, entre os quais 23 polícias.
2007 - Morre Kate Webb (Christchurch, Nova Zelândia, 24 de março de 1943 - Sydney, Austrália, 13 de maio de 2007), aos 64 anos. Foi secretária, filosofa, e jornalista. Kate Webb estudou Filosofia na
Universidade de Melbourne, mais tarde trabalhou como secretária do jornal The Sydney Daily Mirror e como
correspondente em países asiáticos para agências da UPI e foi vice-directora da
Agence France Presse (AFP) em Jacarta
de 1985 a 2001. Na guerra do Vietname foi a primeira jornalista australiana e primeira mulher repórter naquele conflito. Foi considerada uma das mulheres pioneiras a ser correspondente
de guerra. Em sua homenagem, foi criado o Prémio Kate Webb, com uma dotação de
3.000 euros para quem realiza trabalho correspondente em áreas perigosas ou em
circunstâncias difíceis, o prémio é concedido pela AFP.
2008 - Sete atentados à bomba quase simultâneos fazem mais de 80 mortos e 150 feridos em mercados da cidade turística de Jaipur, segundo as autoridades indianas, que denunciaram uma operação "terrorista" e a detenção de um suspeito.
2008 - Morre o emir do Kuwait xeque Saad Al Abdullah Al Sabah (Kwait, 1930 - Kuwait, 13 de maio de 2008), aos 78 anos. Foi emir xeque do Kuwait. Governou o pequeno emirado petrolífero aliado de Washington durante nove dias antes de ser afastado por doença.
2008 - Morre o cardeal Dom Bernardin Gantin (Toffo, Benim, 8 de maio de 1922 - Paris, França, 13 de maio de 2008), aos 86 anos. Foi sacerdote católico, arcebispo, cardeal e diácono africano do colégio cardinalício da igreja católica. Bernardin Gantin estudou na escola regional de Abomei de 1929 a 1935. Entrou no Seminário de
Uidá em 28 de outubro de 1935. Em 1953, foi enviado a Roma para estudar na
Pontifícia Universidade Urbaniana e na Pontifícia Universidade Lateranense,
tendo se licenciado em teologia dogmática, em 1954 e em direito canónico, em
1955. Foi ordenado sacerdote em 14 de janeiro de 1951 em Uidá pelo arcebipo
Louis Parisot. Durante dois anos ensinou línguas no seminário maior da Uidá,
dedicado a Santa Joana d'Arc. Era aluno do Colégio Urbano e enquanto se
preparava para a tese de doutorado em direito, foi eleito pelo Papa João XXIII
como bispo-titular de Tipasa na Mauritânia, na função de bispo-auxiliar de
Cotonu em 11 de dezembro de 1956, sendo ordenado aos 34 anos em 3 de fevereiro
de 1957, então decano do Sacro Colégio, na capela do Colégio da Propaganda
Fide. Em 5 de janeiro de 1960 foi promovido a Arcebispo de Cotonu, o primeiro
Metropolita negro em toda a África. Criou o Instituto Superior de Cultura
Religiosa em Abidjã e organizou a catequese em toda a África francófona. Em 8 de abril de 1984 foi nomeado
Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para
a América Latina. Por limite de idade, a 25 de junho de 1998, renunciou ao cargo de Prefeito da Congregação para os Bispos, e em 2002 renunciou ao título de Decano do Colégio de Cardeais retornando para o Benin.
2009 - O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é distinguido com o Prémio Félix Houphouet-Boigny para a procura da paz.
Texto:
Paulo Nogueira