domingo, 15 de outubro de 2017

EFEMÉRIDES do dia 15 outubro



Dia Mundial da Visão, Dia Mundial da Resolução de Conflitos, Dia Internacional das mulheres Rurais, Dia Mundial da Lavagem das Mãos e Dia Mundial da Bengala Branca

De entre os santos dedicados a este dia, destaque para Santa Teresa de Ávila (Gotarrendura, Ávila, Reino de Castela, actual Espanha, 28 de março de 1515 - Alba de Tormes, Salamanca, Reino de Castela, actual Espanha, 4 de outubro de 1582). Teresa de Cepeda y de Ahumada desde muito tenra idade pela sua vocação, manifestou um temperamento exuberante. Aos sete anos, tentou fugir de casa e peregrinar ao Oriente para ser martirizada pelos mouros, mas foi impedida. A leitura da vida dos santos mártires tinha sobre ela uma força inexplicável e, se não fossem os parentes terem-na encontrado por acaso, teria fugido, levando consigo o irmão Roderico. Duas vezes esteve gravemente enferma. Durante a doença começou a viver algumas experiências místicas que transformaram profundamente a sua vida interior, dando-lhe a percepção da presença de Deus e a experiência de fenómenos místicos descritos por ela mais tarde nos seus livros: O Caminho da Perfeição, Pensamentos sobre o amor de Deus, O Castelo interior. Com vinte anos, decidiu tornar-se religiosa, mas foi impedida pelo pai. Como na infância, resolveu fugir, desta vez com sucesso. Foi para o Convento carmelita da Encarnação de Ávila. Aos 39 anos iniciou, então, o seu grande trabalho de reformista. Pequena e sempre adoentada, ninguém entendia como conseguia subir e descer montanhas, deslocar-se pelos caminhos mais ermos e inacessíveis, de convento em convento, por toda a Espanha. Empreendeu aos quarenta anos uma missão que tem algo de incrível para uma mulher de saúde delicada como era a sua. Assumiu o nome de Teresa de Jesus, no Carmelo. Do mosteiro de São José, fora dos muros de Ávila, primeiro convento do Carmelo por ela reformado, partiu, carregada pelos tesouros do seu Castelo Interior, para todas as direcções da Espanha. Levou a termo numerosas fundações, suscitando também muitos ressentimentos, até a ponto de lhe ser temporariamente revogada a licença de reformar outros conventos ou de fundar novas casas. Mestra de místicos e directora espiritual, mantém correspondência epistolar com o próprio rei Filipe II da Espanha e com os personagens mais ilustres da época. No entanto e como era uma mulher prática, ocupava-se das mínimas coisas do convento e não descuidava da parte económica. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582. Beatificada em 1614, foi canonizada em 1622. A comemoração da festa da transverberação do coração de Santa Teresa ocorre em 27 de agosto, enquanto a celebração do dia de sua morte ficou para o dia 15 de outubro, a partir da última reforma do calendário litúrgico da Igreja. O papa Paulo VI, em 1970, proclamou santa Teresa d’Ávila doutora da Igreja, a primeira mulher a obter tal título.

 

 






Em Portugal

1385 - Ocorre a Batalha de Valverde, pouco tempo depois da vitória portuguesa de Aljubarrota, entre as forças portuguesas comandadas por Nuno Álvares Pereira e as tropas castelhanas. Nuno Álvares Pereira entrou, por Badajoz, no território castelhano. De Estremoz passara a Vila Viçosa e, daqui, a Olivença. Depois seguira em direcção a Mérida, para poder enfrentar as forças adversárias. Estas vieram pôr-lhe cerco em Valverde de Mérida, junto ao rio Guadiana. Durante a batalha o Condestável retira-se para orar. O seu escudeiro vai ao encontro dele, chamando-o para a batalha. Depois de terminar a oração D. Nuno, percebendo que os castelhanos tinham usado todos os projécteis, decide atacar o Mestre de Santiago que acaba por morrer e o seu estandarte derrubado. Com isto os castelhanos põem-se em fuga.



1422 - Morre Gonçalo de Lagos (Lagos, Portugal, 1360 - Torres Vedras, Portugal, 15 de outubro de 1422), aos 62 anos. Foi um beato português, viveu como frade da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, tendo-se dedicado no seu tempo à pregação enquanto superior de alguns mosteiros da sua ordem. São Gonçalo Em 1798, foi feito beato. É venerado sobretudo pelos pescadores do Algarve, e através dele, buscam protecção enquanto estão no mar.

1527 - Há 490 anos nasce Maria Manuela de Portugal (Coimbra, Portugal, 15 de outubro de 1527 - Valladolid, Espanha, 12 de agosto de 1545). Virá a ser uma infanta portuguesa, segunda filha do casamento de João III e Catarina de Áustria e, junto com o Príncipe João de Portugal, um dos dois únicos filhos do casal a chegar à adolescência. Mais tarde D. Maria Manuela foi casada com o então príncipe das Astúrias, D. Filipe (futuro Filipe II de Espanha e I de Portugal), seu primo, no quadro da profunda ligação dinástico-familiar entre a casa de Avis-Beja e a casa de Áustria, que culminaria, em última análise, na União Ibérica de 1580.
 


1921 - Sai o primeiro número da revista "Seara Nova". Uma revista fundada em Lisboa, no ano de 1921, por iniciativa de Raul Proença e de um grupo de intelectuais portugueses da época. Com esta publicação pretendiam contribuir para quebrar o isolamento da elite intelectual portuguesa, aproximando-a da realidade social.

1922 - Nasce Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa (Amarante, Vila Meã, Portugal, 15 de outubro de 1922) é uma escritora portuguesa. Virá a ser escritora portuguesa. Agustina Bessa-Luís, nome literário que virá a adoptar. Desde muito jovem que Agustina se interessou por livros, começando por ler alguns da biblioteca do avô materno, Lourenço Guedes Ferreira. Foi através destas primeiras leituras que tomou contacto com alguns dos melhores escritores franceses e ingleses, os quais lhe despertaram o amor pela literatura. Estreou-se como romancista em 1948, ao publicar a novela "Mundo Fechado", mas seria o romance "A Sibila", publicado em 1954 que constituiu um enorme sucesso e lhe trouxe imediato reconhecimento geral. E é com "A Sibila" que Bessa-Luís atinge a total maturidade do seu originalíssimo processo criador. Para além da actividade literária, a escritora envolveu-se em diversos projectos. Foi membro do Conselho Directivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma) (1961-1962). Colaborou em várias publicações periódicas, tendo sido entre 1986 e 1987 directora do diário "O Primeiro de Janeiro". Entre 1990 e 1993 assumiu a direcção do Teatro Nacional de D. Maria II e foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. É ainda membro da Academie Européenne des Sciences, des Arts et des Lettres, da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras). Vários dos seus romances foram já adaptados ao cinema pelo realizador Manuel de Oliveira, com quem manteve uma relação de amizade e de colaboração próxima. Exemplos desta parceria são Fanny Owen (Francisca, 1981), Vale Abraão (filme homónimo, 1993), As Terras do Risco (O Convento, 1995) ou A Mãe de um Rio (Inquietude, 1998). É também autora de peças de teatro e guiões para televisão, tendo o seu romance "As Fúrias" sido adaptado para teatro e encenado por Filipe La Féria, no Teatro Nacional D. Maria II, em 1995. Em 2004, aos 81 anos, recebeu o mais importante prémio literário da língua portuguesa: o Prémio Camões. Em 2005 foi-lhe atribuído o título doctor honoris causa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e participou no programa da RTP Ela por Ela, série de 13 episódios sobre provérbios e aforismos, em conversa com Maria João Seixas, realizado por Fernando Lopes. Foi autora entre outra obras da novela "Mundo Fechado" (1948), o romance) "Ternos Guerreiros" (1960), romance histórico "Adivinhas de Pedro e Inês" (1983), a autobiografia "O Livro de Agustina" (2002). Desde julho de 2006, pouco depois de terminar a sua última obra, "A Ronda da Noite", que Agustina Bessa-Luís deixou de escrever e se retirou da vida pública, devido a razões de saúde. (Falecida no Porto, Portugal, a 3 de junho de 2019), estaria hoje de Parabéns.
 


1942 - O Aeroporto de Lisboa, na Portela de Sacavém, é aberto ao tráfego internacional. É hoje o mais importante aeroporto de Portugal. O mesmo opera voos domésticos e internacionais dentro da Europa, África, Oriente Médio, América do Sul e América do Norte. Passou a ser designado a partir de 15 de maio de 2016 por Aeroporto de Lisboa Humberto Delgado.



1974 - Portugal reconhece a soberania da Índia em Goa, Damão, Diu, Dadrá e Nagar Aveli.

1981 - Portugal é eleito para o Conselho Económico e Social da ONU.

1988 - Abrem as estações das Laranjeiras, Alto dos Moinhos, Colégio Militar e Cidade Universitária do Metropolitano de Lisboa.



1991 - A actriz portuguesa Teresa Roby recebe o prémio de melhor actriz do Festival de Cinema de Dunquerque, pelo desempenho em "Idade Maior", de Teresa Villaverde.- A nomeação do juiz negro ultraconservador Clarence Thomas para o Supremo Tribunal dos EUA é confirmada pelo Senado, com uma margem de quatro votos (52-48), apesar das acusações públicas de assédio sexual por uma das suas antigas colaboradoras.

1999 - Morre Luís Manuel da Silva Viana de Sá (Porto, Portugal, 12 de fevereiro de 1952 – Lisboa, Portugal, 15 de outubro de 1999), aos 47 anos. Foi professor universitário e político português, deputado, membro da comissão política do PCP. Estreou-se na política como membro da União dos Estudantes Comunistas, aderindo ao Partido Comunista Português em 1974. Exerceu funções como adjunto do gabinete do Ministro dos Transportes e Comunicações, nos IV e V Governos Provisórios, e do Ministro das Obras Públicas, no IV Governo Provisório. Depois disso foi membro da Comissão Nacional de Eleições, de 1977 a 1997, deputado ao Parlamento Europeu, em 1994, e deputado à Assembleia da República, de 1991 a 1999. Foi director da revista Poder Local, entre 1977 e 1999. Foi autor de uma bibliografia extensa que inclui temas como a soberania e a integração europeia, o poder local e as regiões administrativas, o poder central e suas relações e equilíbrios, o sistema eleitoral português, manuais de ciência política e de direito administrativo.


 
2000 - Eleições regionais nas regiões autónomas dão a maioria absoluta ao PS nos Açores e ao PSD na Madeira.

2002 - Morre Mário Castrim, pseudónimo de Manuel Nunes da Fonseca (Ílhavo, Portugal, 31 de julho de 1920 - Lisboa, Portugal, 15 de outubro de 2002), aos 82 anos. Foi um jornalista, escritor e crítico da televisão portuguesa. Trabalhou no jornal "Diário de Lisboa", no semanário "Tal & Qual", e na revista para jovens "Audácia", dos Missionários Combonianos. Era casado com a também escritora e jornalista Alice Vieira e pai da jornalista e escritora Catarina Fonseca, e de André Fonseca, professor universitário. Deixou vasta obra publicada. De entre algumas destaque para "Nasceu para Lutar", "Histórias Com Juízo", "Estas São as Letras", "Nome de Flor", "Histórias da Televisão Portuguesa", entre muitas outras.

2006 - Um contingente de 17 elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) parte para Timor-Leste, no âmbito da participação de Portugal na força de segurança da ONU no território.










No Mundo

1582 - Primeiro dia do calendário gregoriano, introduzido pelo Papa Gregório XIII. Neste novo calendário foram omitidos dez dias do calendário juliano, deixando de existir os dias de 5 a 14 de outubro de 1582. A bula ditava que o dia imediato à quinta-feira, 4 de outubro, fosse sexta-feira, 15 de outubro. Os anos seculares só são considerados bissextos se forem divisíveis por 400. Desta forma a diferença (atraso) de três dias em cada quatrocentos anos observada no calendário juliano desaparecem. Corrigiu-se a medição do ano solar, o ano gregoriano dura em média 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, ou seja, 27 segundos a mais do que o ano trópico.



1605 - Nasce Maria de Bourbon (Castelo de Gaillon, França, 15 de outubro de 1605 - Paris, França, 4 de junho de 1627). Virá a ser chamada Mademoiselle de Montpensier, foi uma riquíssima herdeira de sangue real. Foi suo jure duquesa de Montpensier e duquesa consorte de Orleães por casamento com Gastão, Duque de Orleães, um Filho da França., duquesa de Orleães.

1608 - Nasce Evangelista Torricelli (Faenza, Itália, 15 de outubro de 1608 - Florença, Itália, 25 de outubro de 1647). Virá a ser um físico e matemático italiano, mais conhecido pela invenção do barómetro e por descobertas na área de óptica. A invenção mais importante de Torricelli foi o barómetro de mercúrio. Instrumento assim denominado assim devido a duas palavras gregas, com o significado de duas medidas de peso, uma vez que uma coluna de ar é pesada em oposição a uma coluna de mercúrio.



1767 - Há 250 anos morre Maria Josepha Gabriella Johanna Antonia Anna (Viena, Áustria, 19 de março de 1751 - Viena, Áustria, 15 de outubro de 1767), aos 16 anos. Foi uma filha do imperador Francisco I e da sua esposa Maria Teresa da Áustria. Morreu de varíola no mesmo dia em que deveria ter deixado Viena para a sua viagem até Nápoles onde se casaria com o rei Fernando I das Duas Sicílias.

1815 - Napoleão Bonaparte foi preso e então exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena, na costa da África. Lá, com um pequeno legado de seguidores, contava as suas memórias e criticava aqueles que o capturaram.

1844 - Nasce Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, Reino da Prússia, 15 de outubro de 1844 - Weimar, Império Alemão, 25 de agosto de 1900). Virá a ser um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX alemão. Escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predilecção por metáfora, ironia e aforismo. Foi um apreciador da Natureza, dos pré-socráticos e das culturas helénicas. Foi autor entre outras obras de "O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música" (Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik, 1872, "A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos" (Philosophie im tragischen Zeitalter der Griechen) 1873, Nietzsche contra Wagner (Nietzsche contra Wagner, Aktenstücke eines Psychologen), 1888.




1875 - Nasce Pedro de Alcântara Luís Filipe Maria Gastão Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança (Petrópolis, Brasil, 15 de outubro de 1875 - Petrópolis, Brasil, 29 de janeiro de 1940). Filho primogénito da última princesa imperial do Brasil, Isabel Leopoldina de Bragança e Bourbon e do príncipe imperial consorte, Gastão de Orléans, Conde d'Eu. Virá a ser príncipe do Grão-Pará (1875–1891), príncipe Imperial do Brasil (1891–1908) e príncipe de Orléans e Bragança. Estabeleceu-se no exílio com sua família no Castelo d'Eu, na Normandia, França, tendo estudado no Império Áustro-Húngaro, onde fez o seu curso militar e serviu no exército imperial e real daquele país. D. Pedro, após a extinção do exílio, veio ao Brasil para realizar excursões de caça nos sertões brasileiros. Acompanhado pelo seu secretário, fez entre 1926-1927 uma das viagens mais conhecidas da época: um "auto-raid" da Bolívia até o Rio de Janeiro, percorrendo quatro mil quilómetros de automóvel por estradas praticamente intransitáveis. D. Pedro de Alcântara regressou ao Brasil na década de 1930, estabelecendo-se no Palácio Grão-Pará, em Petrópolis. Tornou-se figura obrigatória nas comemorações e realizações locais, sendo muito admirado pela maneira afectuosa e simpática com que sempre se dirigia aos seus compatriotas.


 
1908 - Nasce John Kenneth Galbraith (Iona Station, Ontário, Canadá, 15 de outubro de 1908 - Cambridge, Massachusetts, EUA, 29 de abril de 2006). Virá a ser um economista, filósofo e escritor norte americano. Galbraith foi cético perante as extravagâncias da "teoria económica quando não justificadas pelos dados empíricos". Por exemplo, no seu livro intitulado "In The New Industrial State" (1967), afirma que muito poucas indústrias nos Estados Unidos enquadram-se no modelo da concorrência perfeita. Conhecido elas suas posições liberais-sociais, foi assessor económico do presidente John Kennedy e publicou diversos livros, entre os quais "The Affluent Society" (A sociedade opulenta), no ano de 1958, em que critica a política económica dos Estados Unidos. Reformado como professor universitário em 1957, publicou em 1981 a autobiografia "A Life in Our Times: Memoirs" (Uma vida de nosso tempo). Foi autor de "A Era da Incerteza", "Crash 19292 e "Crónicas de um Eterno Liberal".

1917 - Há 100 anos morre Margaretha Gertruida Zelle (Leeuwarden, Holanda, 7 de agosto de 1876 - Vincennes, Paris, França, 15 de outubro de 1917), aos 41 anos. Ficou conhecida como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento em Paris, durante a Primeira Guerra Mundial. Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina.



1923 - Nasce Italo Calvino (Santiago de las Vegas, Cuba, 15 de outubro de 1923 - Siena, Itália, 19 de setembro de 1985). Virá a ser um dos mais importantes escritores italianos do século XX. Nascido em Cuba, de pais italianos, a sua família retornou à Itália logo após o seu nascimento. Formado em Letras, participou na resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi membro do Partido Comunista Italiano até 1956, tendo se desfiliado em 1957. A sua primeira obra foi "Il sentiero dei nidi di ragno" (O atalho dos ninhos de aranha), publicada em 1947. Uma de suas obras mais conhecidas é "Le città invisibili (As cidades invisíveis), de 1972, tendo como personagens Marco Polo e Kublai Khan. Foi ainda autor de "O Barão Trepador", "O Visconde Cortado ao Meio".

1928 - O dirigível LZ 127 Graf Zeppelin chega, no primeiro voo comercial, aos Estados Unidos, completando a travessia do Atlântico, partindo da Alemanha.

1926 - Nasce Michel Foucault (Poitiers, França,15 de outubro de 1926 - Paris, França, 25 de junho de 1984). Virá a ser um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. As suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar o seu pensamento como uma história crítica da modernidade. O seu pensamento foi muito influente tanto para grupos académicos, quanto para activistas. Foi autor entre outras obras de "Doença Mental e Psicologia" (1954), "História da loucura na idade clássica" (1961), "Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão" (1973) e "A Verdade e as Formas Jurídicas" (1996).



1939 - É inaugurado o aeroporto de La Guardia, Nova Iorque, EUA. Vindo a fazer parte de um dos três aeroportos que servem a cidade de Nova Iorque. Em 1960, foi considerado o melhor aeroporto do mundo pela comunidade mundial de aviação. O aeroporto La Guardia tem voos em grande maioria para os Estados Unidos e Canadá, para além disso é um dos mais movimentados do país, a par como o aeroporto J.F.K.

1940 - Lançamento do filme O Grande Ditador de Charles Chaplin. Filme de género comédia dramática e sátira crítica, escrito, protagonizado e dirigido por Charles Chaplin. Uma sátira ao regime nazi, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini.



1945 - Durante a II Guerra Mundial é executado o estadista francês Pierre Laval, presidente do Governo de Vichy, pela colaboração com as forças nazis de ocupação.



1951 - O Egipto denuncia o tratado com o Reino Unido sobre o Canal do Suez.

1964 - É anunciado o afastamento de Nikita Khrushchev da liderança da URSS. Sucede-lhe Leonid Brejnev.

1966 - A Assembleia Geral da ONU aprovou a criação do Dia Internacional para a Eliminação da Descriminação Racial, com a abstenção do representante do governo português de Oliveira Salazar.




1973 - 56 Estados membros da ONU agendam o debate sobre "a ocupação ilegal pelas forças militares portuguesas dos territórios da Guiné-Bissau".

1974 - Israel acusa a Assembleia Geral das Nações Unidas de parcialidade pelo convite à OLP para o debate sobre a Palestina.

1978 - A UNESCO proclama a Declaração Universal dos Direitos do Animal.




1986 - Os oito mil soldados soviéticos estacionados no Afeganistão começam a abandonar o país.

1990 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao líder soviético Mikhail Gorbachev.

1993 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, e ao presidente da África do Sul, Fredrik de Klerk.


 
1999 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído em Oslo aos Médicos Sem Fronteiras.

2001 - A UNICEF alerta para o perigo da morte, pela fome, de mais de 100 mil crianças afegãs.

2007 - Há 17 anos é atribuído o Prémio Nobel da Economia aos economistas norte-americanos Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson, galardoados por terem "criado as bases da teoria do desenho de mecanismos".











Texto:
Paulo Nogueira