sábado, 28 de janeiro de 2017

EFEMÉRIDES do dia 28 de janeiro


Dia Internacional da Privacidade de Dados, Dia de Ano Novo chinês.
Santo do dia, São Tomás de Aquino (Roccasecca, Campânia, Itália, 1225 - Fossanova, Itália,7 de março de 1274). Tomás era filho da família feudal italiana dos condes de Aquino, possuía laços de sangue com as famílias reais da Itália, França, Sicília e Alemanha, estando ligada à casa de Aragão. Ingressou no mosteiro beneditino de Montecassino aos cinco anos de idade, dando início aos estudos que não pararia nunca mais. Depois, frequentou a Universidade de Nápoles, mas, quando decidiu entrar para a Ordem de São Domingos encontrou forte resistência da família. Os seus irmãos chegaram a trancá-lo num castelo por um ano, para tentar mantê-lo afastado dos conventos, mas a sua mãe acabou por libertá-lo e, finalmente, Tomás pôde se entregar à religião. Tinha então dezoito anos. Não sendo por acaso a sua escolha pela Ordem de São Domingos, que trabalha para unir Ciência e Fé em favor da Humanidade. Este sempre foi seu objetivo maior. Lecionou em grandes universidades de Paris, Roma, Bologna e Nápoles e jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes. Considerado o mais importante proponente clássico da teologia natural e o pai do tomismo. Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou. Escrevia e publicava obras importantíssimas, frutos de seus estudos solitários desfrutados na humildade da sua cela, aliás seu local preferido. Os seus escritos são um dos maiores monumentos de filosofia e teologia católica. Tomás D'Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, no mosteiro de Fossanova, a caminho do II Concílio de Lion. Das suas obras, a principal, mais estudada e conhecida, a "Summa Teológica", foram a causa de sua canonização, em 1323. No dia 28 de janeiro de 1567, o papa São Pio V, deu-lhe o título de "doutor da Igreja", e logo passou a ser chamado de "doutor angélico", pelos clérigos. Em toda a sua obra filosófica e teológica tem primazia à inteligência, estudo e oração; sendo ainda a base dos estudos na maioria dos Seminários. Para isso contou, mais tarde, com o impulso dado pelo incentivo do papa Leão XIII, que fez reflorescer os estudos tomistas. A sua festa litúrgica é celebrada no dia 28 de janeiro ou no dia 07 de março. Os seus restos mortais estão em Toulouse, na França, mas a relíquia do seu braço direito, com o qual escrevia, encontra-se em Roma.

 
 
 
 
 
 
Em Portugal
 

1641 - Realizam-se as primeiras Cortes Portuguesas, após a Restauração da Independência de 1640.



1800 - Nasce António Feliciano de Castilho (Lisboa, 28 de janeiro de 1800 - 18 de junho de 1875). Virá a ser um escritor do período romântico português, polemista e pedagogista, foi inventor do designado Método Castillo de leitura. Aos 6 anos de idade ficou cego em consequência de sarampo, o que o impediu durante toda a vida de escrever e ler, tendo de estudar ouvindo a leitura de textos e sendo obrigado a ditar toda a sua obra literária. Foi o 1º conde de Castillo.



1898 - Morre Roberto Ivens (São Pedro, Ponta Delgada, Açores, Portugal, 12 de julho de 1850 - Dafundo, Oeiras, Portugal, 28 de janeiro de 1898), aos 48 anos. Foi oficial da Armada Portuguesa, administrador colonial e explorador do continente africano português.

1908 - Prisão dos republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida e de Luz de Almeida, chefe da Carbonária.

1916 - Nasce o escritor Vergílio António Ferreira (Gouveia, Guarda, Portugal, 28 de janeiro de 1916 - Lisboa, Portugal, 1 de março de 1996). Virá a ser professor e escritor, autor entre outras obras do romance "Manhã Submersa" em 1954 e "Aparição" em 1959. A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção (romance e conto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neorrealismo e o Existencialismo. Em 1992, foi galardoado com o Prémio Camões.



1924 - Morre Joaquim Teófilo Fernandes Braga (Ponta Delgada, Açores, Portugal, 24 de fevereiro de 1843 - Lisboa, Portugal, 28 de janeiros de 1924), aos 80 anos. Foi escritor, político, filólogo, professor, militante Republicano, primeiro presidente do Governo Provisório da I República e segundo Presidente da República Portuguesa.

1975 - A assembleia do MFA sanciona a unicidade sindical, em Portugal.

1983 - Morre o cineasta português Eduardo Chianca de Garcia (Lisboa, Portugal, 14 de maio de 1898 - Rio de Janeiro, Brasil, 28 de janeiro de 1983), aos 85 anos. Foi um dramaturgo, jornalista e cineasta português dos século XX. No teatro fez a sua estreia com a peça "A Filha de Lázaro" em 1923 no Teatro Politeama em Lisboa, no cinema foi realizador entre outros filmes de "A Aldeia da Roupa Branca" em 1938. Colaborou em diversos jornais e revistas com crónicas de história e fundou a revista de cinema Imagem.



1988 - É aprovada na Assembleia da República, a lei que permite a reprivatização das empresas públicas de comunicação social.

1990 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica, vence a maratona de Osaka, no Japão.

1995 - Torres Couto abandona a liderança da UGT sucedendo-lhe João Proença.



2000 - O Orçamento do Estado português sobe, em 20 % o investimento científico.

2003 - O Conselho Superior de Magistratura sugere a introdução de "uma indemnização punitiva, no caso de violação de direitos de personalidade, cometida através de televisão".

2004 - Os Prémios P. E. N. Clube Português de Ficção, Poesia, Ensaio e Primeira Obra são entregues a, respetivamente, Mafalda Ivo Cruz ("O Rapaz de Botticelli"), João Rui de Sousa ("Obra Poética"), Rui Estrada ("O Céu Aberto do Senso Comum") e Frederico Lourenço ("Pode um Desejo Imenso").
 
 
 
 2008 - Parte da frente ribeirinha de Lisboa passa a estar sob a gestão camarária, nos termos de um protocolo assinado entre o Governo e a autarquia. Aquelas áreas ribeirinhas não ficarão sujeitas à especulação imobiliária, permanecendo no domínio público.



2008 - Um caça F-16 da Força Aérea Portuguesa despenha-se próximo da Base Aérea de Monte Real quando realizava o primeiro voo de ensaio depois de ter sido submetido a uma grande operação de manutenção e não causou quaisquer vítimas.

2008 - A Linha do Tua reabre em toda a extensão, quase um ano depois do acidente em que morreram três ferroviários.







 

No Mundo
 

1547 - Há 470 anos, morre o rei Henrique VIII de Inglaterra (Greenwich, Inglaterra, 28 de junho de 1491 - Whitehall, Inglaterra, 28 de janeiro de 1547), aos 56 anos. Sucede-lhe ao trono no mesmo dia, o seu filho Eduardo VI.



1808 - Durante as invasões francesas, por carta régia promulgada pelo Príncipe-regente de Portugal D. João de Bragança, os portos do Brasil abrem-se ao comércio internacional com as nações amigas de Portugal, do que se beneficiou largamente o comércio britânico. Foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução Industrial.

1887 - Há 130 anos, começava a construção da Torre Eiffel, em Paris, no local da Exposição Universal de 1890.



1887 - Há 130 anos nascia o pianista Arthur Rubinstein (Lodz, Polónia, 28 de janeiro de 1887 - Genebra, Suíça, 20 de dezembro de 1982). Virá a ser um pianista polaco de origem judaica, mais tarde naturalizado como cidadão norte americano. Considerado um dos melhores pianistas virtuosos dos século XX, foi aclamado internacionalmente pelas suas performances de Chopin e Brahms. Ganhou ao longo da sua carreira diversos prémios e Grammy's.

1909 - Termina o controle norte-americano de Cuba.

1915 - O presidente norte americano Woodrow Wilson veta a Lei da Imigração.



1930 - Em Espanha é o fim da ditadura de Primo de Rivera e o general Damaso Berenguer constitui novo governo.
 
1932 - Os japoneses ocupam Xangai e atacam, dando origem a um conflito que durou até maio de 1932 entre a República da China e o exercito do Império Japonês. Ficou também conhecido como o incidente de Xangai.
 
1939 - A Bulgária exige a revisão do Tratado de Neuilly e a reintegração das regiões perdidas no fim da Grande Guerra de 1914-18.



1945 - Durante a II Guerra Mundial, o  primeiro comboio norte-americano de abastecimentos atravessa a estrada de Burma.

1949 - Criação do Conselho da Europa com sede em Estrasburgo. A criação deste conselho surge na sequência do Congresso de Haia.
 
1958 - O dinamarquês Godtfred Kirk Christiansen,  filho do carpinteiro Ole Kristiansen, cria a patente das peças LEGO, com as quais se podem fazer infinitas montagens.

 
 
1979 - Primeira visita a Washington de um dirigente da China, o vice-primeiro-ministro Deng Xiao-Ping.
 
1980 - Abolhassan Bani-Sadr é eleito primeiro presidente da República Islâmica do Irão.

1985 - É gravado o tema "We ara the world" composta por Michael Jackson e Lionel Richie para a campanha de solidariedade USA for Africa, nos A&M Studios em Hollywood, Califórnia.



1986 - A nave espacial vaivém, Space Shuttle Challenger, explode no ar, matando os sete tripulantes, 73 segundos após o lançamento da missão STS-51-L.



1989 - A ocupação de Timor-Leste, foi condenada na assembleia paritária da ACP/CEE, em Bridgetown.

1991 - Corrupção no futebol francês leva à suspensão, por um ano, de Bernard Tapié, presidente do Olympique de Marselha e "patrão" da Adidas.


1993 - Agitação e pilhagem no Zaire, provocam centenas de mortos, a partida de dois mil estrangeiros e a morte do embaixador de França naquele país.



1996 - Morre Iosif Aleksandrovich Brodsky (Leningrado, URSS, 24 de maio de 1940 - Nova Iorque, EUA, 28 de janeiro de 1996), aos 55 anos. Foi um escritor de origem russa, expulso do seu país em 1972 e naturalizado norte americano. Foi professor universitário nos EUA e autor de diversas obras de poesia, ensaios e peças teatrais. Ganhou o Nobel da Literatura em 1987.

1997 - A Câmara de Deputados do Brasil aprova a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.

2002 - Morre Astrid Anna Emilia Lindgren (Vimmerby, Suécia, 14 de novembro de 1907 - Vimmerby, Suécia, 28 de janeiro de 2002) aos 94 anos. Foi escritora de literatura infantil, com livros traduzidos em 85 idiomas em mais de 100 países. Autora entre outras obras de "Pipi das Meias Altas". De entre vários prémios que recebeu ao longo da sua carreira destaque para o Prémio Hans Christian Anderson de 1958.

 

2007 - O filme "Volver", do realizador espanhol Pedro Almodôvar, recebe o Prémio Goya para o Melhor Filme. O prémio Goya para a Melhor Intérprete Feminina vai para a actriz Penélope Cruz.
 


2007 - A longa-metragem norte-americana "Padre Nuestro", do realizador Christopher Zalla, conquista o Grande Prémio do Júri do Festival de Sundance, no Utah, considerado como a Meca do cinema independente.

2007 - Morre Karel Svoboda (Praga, Checoslováquia, atual República Checa, 19 de dezembro de 1938 - Praga, República Checa, 28 de janeiro de 2007), aos 68 anos. Foi compositor checo, músico da banda de rock "Mefisto" em 1950, mais tarde escreveu para o teatro. Foi, autor de bandas sonoras de séries de desenhos animados para o canal de TV alemão ZDF em 1970 como "A Abelha Maia" , "Viking" entre outras.



2008 - Morre Christodoulos (Xanthi, Grécia, 17 de janeiro de 1939 - Atenas, Grécia, 28 de janeiro de 2008), aos 69 anos. Foi arcebispo ortodoxo de Atenas e primaz de toda a Grécia desde 1998 até 2008.

2010 - Morre Jerome David Salinger (Nova Iorque, EUA, 1 de janeiro de 1919 - Cornish, New Hampshire, EUA, 28 de janeiro de 2010), aos 91 anos. Foi escritor norte-americano autor entre muitos outros do romance "À Espera no Centeio" ("Uma Agulha no Palheiro", na primeira tradução portuguesa de João Palma-Ferreira).







Texto:
Paulo Nogueira