domingo, 14 de fevereiro de 2016

EFEMÉRIDES do dia 14 de fevereiro

 
 
Dia dos Namorados em alguns países Dia de São Valentim.

Santo do dia, São Valentim (Roma, Itália, 14 de fevereiro de 270 d.C.). Durante seu governo do imperador romano Cláudio II, foi proibido a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. O imperador Cláudio II, acreditava que os jovens, que não tivessem família, ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, o bispo romano católico Valentim continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Consta que as suas cerimónias seriam realizadas em segredo. Não tardou muito que fosse descoberto e que, por ordem do Imperador, fosse preso, torturado e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que atiraram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Diz a antiga lenda que Valentim, após curar milagrosamente a jovem cega, ter-se-á enamorado por ela, platonicamente, mas preferiu o seu ministério. Antes de morrer teria escrito uma carta a essa jovem e entregou-a ao pai dela, na qual lhe fazia uma declaração de amor. No dia 14 de fevereiro de 270 foi levado para a chamada via Flaminia, onde foi morto a pauladas e depois decapitado por ordem do imperador romano Cláudio II. A sepultura de Valentim foi encontrada em 346 d.C., numa capela subterrânea na via Flaminia. Dez séculos depois, antigos registos indicaram-no como irmão de São Zenão. Actualmente, as suas relíquias estão na Igreja de São Praxedes num Oratório dedicado a São Zenão e Valentim. São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim no dia da sua morte.

 

 
 


Em Portugal

1516 - Há 500 anos é concedido novo foral ao povoado de Castelo Alegrete, no concelho de Portalegre pelo rei D. Manuel I de Portugal.

 
 
1782 - A Coroa portuguesa determina a reforma pautal das alfândegas.

1782 - É criada a Companhia dos Guardas Marinhas da Armada Portuguesa.



1786 - Portugal proíbe há 230 anos a importação de meias de seda de cor.

1791 - A concessão dos diamantes em bruto do Brasil é entregue ao grande negociante e capitalista português Joaquim Pedro Quintela, 2º barão de Quintela e 1º conde de Farrobo.



1821 - Manuel Fernandes Tomás faz o discurso em defesa da Liberdade de Imprensa, nas Cortes Constituintes e Extraordinárias, das quais resultará a Constituição de 1822.

1861 - Morre Francisco Augusto Metrass (Lisboa, Portugal, 7 de fevereiro de 1825 - Madeira, Portugal, 14 de fevereiro de 1861), aos 36 anos. Foi um pintor português da época romântica e professor na Academia de Belas Artes. 
Os seus primeiros estudos foram feitos na Academia das Belas Artes de Lisboa como aluno voluntário, para onde entrou em 1836 e contrariando a vontade paterna, conclui o curso de pintura de História em 1843. A partir de 1844 vai para Roma continuar os sues estudos de arte. De regresso a Portugal, expõe nas salas da casa que ocupava no Palácio dos Condes de Lumiares a São Roque e na Sala do Risco, mas ignorado pelo público e pela crítica da época, decide vender os quadros e abrir uma “Casa de tirar retratos” no Cais do Sodré. Acaba por vender toda a sua obra a um corrector de leilões, e com os lucros, foi para Paris, onde permanece até 1853. É nessa cidade que realiza um conjunto de pinturas significativas de temática histórica. Depois do regresso com a técnica e a linguagem artística mais aperfeiçoada, já novamente me Portugal o rei D. Fernando II acaba por lhe comprar o quadro "Camões na gruta de Macau". Foi professor de pintura histórica em 1854, na Academia de Belas-Artes e colaborou na publicação "Revista Contemporânea de Portugal e Brasil". Morreu na ilha da Madeira, deixando a sua obra incompleta. Deixa no entanto uma vasto titulo de obras da sua autoria muitas na posse de colecções privadas outras em museus e espaços estatais.




1906 - É aprovada a Lei da Liberdade de Associação empresarial.

1931 - Em Portugal, é imposto o condicionamento industrial que determina a necessidade de autorização ministerial para a abertura de novas fábricas e montagem ou substituição de máquinas.

1964 - O Coro Gulbenkian faz os primeiros ensaios, sob a regência de Olga Violante e Pierre Salzmann, assistidos por José Aquino e Victor Diniz. O primeiro concerto seria dado a 27 de maio na igreja de São Vicente de Fora, interpretando a Paixão Segundo São Mateus, de Georg-Philipp Telemann, acompanhado pela Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional.

 
 
1974 - É publicad o Decreto-Lei que determina a criação do Fundo de Fomento Industrial.

1980 - O escritor brasileiro Jorge Amado recebe as insígnias de Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada.

1984 - O texto final da primeira Lei sobre a despenalização do aborto é aprovado na Assembleia da República, com os votos do PS, PCP, UEDS e MDP.



1986 - Termina a campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais portuguesas, entre os candidatos Mário Soares e Diogo Freitas do Amaral.

2002 - Morre António Carlos Pereira Frazão, conhecido por Carlos Zel (Parede, Cascais, Portugal, 29 de setembro de 1950 - Parede, Cascais, Portugal, 14 de fevereiro de 2002), aos 51 anos. Foi fadista português e divulgador de grandes talentos. Ainda adolescente, cantava nas tascas e retiros da região de Cascais. Passou por alguns retiros, como o Bar Galito e chegou a desempenhar a profissão de torneiro mecânico. Com apenas 17 anos, em 1967, iniciou a sua carreira profissional, editando nesse ano o seu primeiro álbum, "Rosa Camareira". Estreou-se, no ano seguinte, em programas da Emissora Nacional. Passa a ser presença assídua em vários programas televisivos desde 1980, Carlos Zel chegaria a participar, como actor, na telenovela "Cinzas" (1992). Carlos Zel foi um dos sócios fundadores da Academia da Guitarra e do Fado. Carlos Zel pisaria também os palcos do teatro, sobretudo nos anos 90, participando como actor na opereta "A Severa" (1990), depois em várias Revistas à portuguesa no Parque Mayer como "Ai Quem Me Acode?", como fadista no musical "Fados" (1994). Entre outras distinções, Carlos Zel recebeu, em 1993, o Prémio Prestígio atribuído pela Casa de Imprensa, instituição que também lhe concedeu o Prémio José Neves de Sousa em 1997. Em 1997, recebeu da Câmara Municipal de Cascais a Medalha de Mérito Cultural. Na sua carreira, Carlos Zel actuou várias vezes fora de Portugal e para além da Europa, visitando Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Canadá e Senegal, incluindo no seu roteiro grandes salas como o Queen Elizabeth Hall (Londres), o Cité de la Musique (Paris) ou o New Jersey Performing Arts Center (Newark, em Nova Jérsia (EUA). Nos últimos anos da sua vida, foi o impulsionador e organizador das "Quartas de Fado", no Casino do Estoril, por onde passaram muitíssimas vozes de várias gerações. Nesses concertos também desempenhou o importante papel de divulgador de novos talentos. Em 2000, encheu o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém num concerto que marcou definitivamente a sua consagração. Carlos Zel fez uma carreira notável, com 14 álbuns gravados e alguma projecção internacional, dando voz a muitos fados.




2004 - Morre Emanuel Félix (Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal, 24 de outubro de 1936 - Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal, 14 de fevereiro de 2004), aos 67 anos. Foi  poeta, crítico literário, professor, ensaísta e técnico de restauro artístico de origem açoriana. Emanuel Félix estudou em Angra do Heroísmo, no Liceu e na Escola de Magistério Primário, onde se diplomou. Em 1952, com apenas 15 anos, lançou a sua estreia em livro, "O Vendedor de Bichos", tendo sido o início de uma profícua produção literária. Foi o primeiro introdutor em Portugal do concretismo poético, inspirado pelos brasileiros Augusto e Haroldo de Campos, porém cedo passou a uma experiência surrealista. Fundou e co-dirigiu em 1958 a revista "Gávea" e também co-director da revista "Atlântida", do Instituto Açoriano de Cultura. Mais tarde Emanuel Félix estudou restauro de obras de arte no Instituto José de Figueiredo e na Fundação Calouste Gulbenkian. Sai de Portugal para realizar estudos superiores especializados em restauro científico de obras de arte no Instituto Francês de Restauro de Obras de Arte de Paris, na Escola Superior de Belas-Artes de Anderlecht e na Universidade Católica de Lovaina na Bélgica. Nesta última universidade, especializou-se no Laboratório de Estudo de Obras de Artes por Métodos Científicos do Instituto Superior de Arqueologia e História da Arte. Já em Portugal Emanuel Félix criou o Centro de Estudo, Conservação e Restauro de Obras de Arte dos Açores, onde deu cursos de formação para técnicos de restauro de pintura de cavalete. Foi também professor do ensino primário, secundário e universitário, nomeadamente na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, em Portugal Continental. Para além da poesia, Emanuel Félix escreveu também ficção, livros sobre arte e centenas de artigos, comunicações e conferências, que foram publicados em diversas revistas. 

2007 - É emitido na Horta, Ilha do Faial, Açores, o primeiro Cartão do Cidadão.

 

2007 - É publicado em Diário da República o despacho que determina que as provas nacionais de aferição a Língua Portuguesa e Matemática passam a abranger todos os alunos do 4º e 6º anos do ensino básico.

2007 - Em Felgueiras começa o julgamento do chamado "saco azul" de Felgueiras, com 16 arguidos, entre os quais a presidente da Câmara local Fátima Felgueiras, acusada de 23 crimes. O tribunal aprova o calendário das sessões.



2007 - Durante o caso Apito Dourado, o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, é constituído arguido no âmbito de um processo por alegada influência na arbitragem do jogo Nacional-Benfica, na época de 2003/04.

2008 - O Governo português aprova um decreto que alarga a todos os veículos pesados de carga e de transporte, assim como a reboques, a aplicação do sistema de abate de veículos em fim de vida.

 
 
 
 
 
 


No Mundo

1502 - Os réis Católicos de Espanha ordenam a expulsão dos muçulmanos que se negaram a se converter ao catolicismo romano. Assim foi ditada a Pragmática do Cardeal Cisneros dando a escolher aos muçulmanos do reino de Castela entre o exílio e a conversão, ordenando a conversão ou expulsão de todos os muçulmanos do reino de Granada, exceptuando os varões de menos de 14 anos e as meninas menores de 12, antes de abril do mesmo ano. Os mudéjares do Medievo passaram a ser assim, simplesmente, mouriscos. 

 

1602 - Nasce Pietro Francesco Caletti-Bruni mais conhecido por Francesco Cavalli. (Crema, Itália, 14 de fevereiro de 1602 - Veneza, Itália, 14 de janeiro de 1676). Virá a ser um compositor italiano do início do período Barroco. Considerado um grande cantor, Francesco Cavalli entrou para o coro de São Marcos sob a direcção de Monteverdi, tornando-se o seu organista. A princípio compositor de música sacra (em grande parte perdida), Francesco Cavalli depois de um casamento por dinheiro voltou-se para projectos cénicos. Com a explosão da ópera, escreveu cerca de quarenta peças de grande sucesso, como "Equisto", "Giasone", "Xerxes" e "Erismena", sendo encenadas em toda a Itália. Ao contrário das primeiras óperas académicas, as obras de Francesco Cavalli tinham ritmo, mais agilidade e eram cómicas, explorando o contraste entre recitativo e ária. O seu apelo de bilheteira declinou após a sua morte, mas a sua reputação continua intacta. A sua obra foi vasta na área da opera. 

 
 
1630 - Dá-se início à fase de resistência às invasões holandesas no Brasil.

1793 - Durante a Revolução Francesa a França anexa o Mónaco ao seu território. Só em 1815, no Congresso de Viena, o Mónaco recuperou parcialmente a sua independência, após ser declarado território protectorado do Reino da Sardenha. Em 1861 é devolvida totalmente a soberania monegasca.

1797 - Batalha naval do Cabo de São Vicente, travada entre forças britânicas comandadas pelo almirante John Jervis e forças espanholas ao largo do Cabo de São Vicente.

 
 
1893 - Os EUA anexaram o Hawai derrubando a rainha Liliuokalani.

1929 - Massacre do dia de São Valentim, ou Massacre do Dia dos Namorados, em que sete gangsters rivais de Al Capone são assassinados em Linclon Park, Chicago, durante o período da Lei Seca nos EUA.



1945 - Bombardeamento da cidade alemã de Dresden, pela força aérea dos EUA, durante a II Guerra Mundial.

1950 - A China e a URSS assinam, em Moscovo, o Tratado de Amizade válido por 30 anos.

1956 - O primeiro-ministro Nikita Krutschov denuncia a política de Estaline na conferência do Partido Comunista da URSS, foi há 60 anos.



1958 - É constituída a União dos Reinos do Iraque e da Jordânia, no âmbito da Federação Árabe. Ficando à cabeça do Estado o rei Faiçal.

1972 - Os EUA abrandam as restrições comerciais impostas à China.

1989 - O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie é condenado à morte pelo líder iraniano Ayatollah Khomeiny que considera blasfema a obra "Os Versículos Satânicos".


 
1996 - A ETA assassina, em Madrid, o presidente do Tribunal Constitucional espanhol, Francisco Tomás e Valiente.

1998 - O líder cubano Fidel Castro ordena a libertação de 318 presos políticos e de delito comum.

 

2001 - O procurador-geral adjunto de Moçambique, Albano Vasco Nacamo, é alvejado a tiro numa ruma rua de Maputo.

2003 - É apresentado o programa Finisterra, regime de excepção para a realização de obras no litoral, que prevê um investimento de 125 milhões de euros até 2006.

2003 - É anunciado o abate da ovelha Dolly. Uma doença congénita torna impossível a sobrevivência do primeiro mamífero clonado.



2005 - É assassinado Rafic Hariri de 60 anos, antigo primeiro-ministro do Líbano (1992-98 e 2000-04), promotor da reconstrução do país após a guerra civil.

2006 - O vírus da gripe das aves é identificado na Alemanha e na Áustria.

2006 - O livro "Equador", de Miguel Sousa Tavares, conquista o Prémio Grinzane Cavour 2006 de Itália.



2007 - É divulgado o relatório da Unicef sobre "O bem-estar das crianças e jovens em 21 países da OCDE". Portugal ocupa o fim da tabela em matéria de bem-estar educativo, mas está à frente da Áustria, Hungria, Estados Unidos e Reino Unido na classificação geral.

2007 - Nove países da União Europeia: Bélgica, Bulgária, Chipre, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália e Luxemburgo, assinam a declaração intitulada "Um novo impulso para a Europa social".

2007 - Morre Ryan Larkin (Montereal, Canadá, 31 de julho de 1943 - Saint-Hyacinthe, Québec, Canadá, 14 de fevereiro de 2007), aos 63 anos. Foi escultor e realizador canadiano de cinema de animação. Ryan Larkin frequentou a Escola de Arte do Museu de Belas Artes de Montreal, onde estudou, antes de começar a trabalhar no National Film Board of Canada em 1962. Já na NFBC, Ryan Larkin realizou duas curtas-metragens de animação,"Syrinx" (1965) e "Cityscape" (1966), antes de criar "Walking" (1969). A produção "Walking" foi indicado ao Oscar em 1970 na categoria Melhor Curta-Metragem, Cartoon. A curta metragem "Syrinx" acabaria por obter muitos prémios internacionais. Ryan Larkin passou a dirigir a premiada curta-metragem "Street Musique", que estreou em 1972 e seria o último dos seus trabalhos, concluído em vida. Em dezembro de 2006, Ryan Larkin criou três anúncios de cinco segundos para a MTV no Canadá em que cada quadro foi desenhado à mão. 


 
2007 - Morre Patrona Hernandez Lopez (Nicarágua, 3 de maio de 1890 - Nicarágua, 14 de fevereiro de 2007), aos 116 anos. A mulher mais velha da Nicarágua, figura histórica da luta contra a ditadura de Somoza. Conhecida pelo pseudónimo de "Amanda Aguilar" durante a luta contra a ditadura da família Somoza (1937-1979), foi uma histórica colaboradora do "general de homens livres" da Nicarágua, Augusto C. Sandino, e dos guerrilheiros sandinistas.

2008 - Cientistas descobrem um sistema solar muito distante mas com dois planetas semelhantes a Saturno e Júpiter, segundo um estudo publicado na revista Science.



2010 - Viva Leroy Nash (Salt Lake City, Utah, EUA, 10 setembro de 1915 - Florence, Arizona, EUA, 14 de fevereiro de 2010), o detido mais idoso do corredor da morte nos Estados Unidos, morre com 94 anos, na prisão de Florence, no Arizona, onde passou a maior parte da vida.

2010 - Morre Dick Francis (Lawrenny, Reino Unido, 31 de janeiro de 1920 - Grande Caimão, território ultramarino britânico, 14 de fevereiro de 2010), aos 90 anos. Foi campeão hípico e escritor de policiais que se converteram em best-sellers
Dick Francis deixou a escola aos 15 anos sem qualquer qualificação, com a intenção de se tornar um jóquei aos 18 anos, em 1938, treinando também cavalos. Após o serviço de guerra na RAF durante a Segunda Guerra Mundial, Dick Francis tornou-se um jóquei a tempo inteiro, vencendo mais de 350 corridas e tornando-se jóquei campeão da British National Hunt. Dick Francis ganhou ainda mais destaque em 1956 como jóquei da rainha Elizabeth, a rainha-mãe, montando o seu cavalo "Devon Loch", que caiu quando estava perto de ganhar o Grand National. Depois de se reformar, Dick Francis tornou-se jornalista e romancista. Dick Francis  escreveu mais de 40 best-sellers internacionais. O seu primeiro livro foi a sua autobiografia intitulada "The Sport of Queens" (1957). O sucesso como escritor levou-o a tornar-se o correspondente de corridas do jornal "Sunday Express" de Londres,  continuando este trabalho durante 16 anos. Muitos dos seus romances tratam do crimes no mundo das corridas de cavalos, com alguns dos criminosos sendo figuras aparentemente respeitáveis. Mais de quarenta desses romances tornaram-se best-sellers internacionais adaptados ao cinema e televisão.









Texto:
Paulo Nogueira
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário