quinta-feira, 5 de maio de 2016

EFEMÉRIDES do dia 5 de maio



Dia Internacional da Parteira e Dia da Cultura Portuguesa, promovido pela CPLP e celebrado em todo o espaço lusófono.
O "dia da espiga" ou "Quinta-feira da espiga" é uma celebração portuguesa que, este ano de 2016, ocorre no dia da quinta-feira da ascensão.
Santo do dia, Santo Ângelo, (Jerusalém, Palestina, Israel, 1185 - Licata, Sicília, Itália, 5 de maio de 1220), originário de uma família de tradição judaica, conta a lenda que através de um sonho se converteu ao cristianismo. Viveu uma vida de oração e penitência, passando por vários mosteiros da Palestina à Ásia Menor. Mais tarde já em Roma vai para a Sicília e como sacerdote terá feito um grande trabalho apostólico de conversão de povos hereges aí existentes. Conta ainda a lenda que Ângelo certa vez ao converter uma mulher que vivia do adultério com um cavaleiro, de seu nome Berengarius, este não contente com a atitude da amante ao terminar o relacionamento incestuoso, terá mandado matar Ângelo frente à igreja de São Filipe e São Tiago em Licata na Sicília, onde foi sepultado, tinha apenas 34 anos. É celebrado o seu dia pela igreja católica a 5 de maio, dia da sua morte.
 




 

Em Portugal

1210 - Nasce Afonso III (Coimbra, Portugal, 5 de maio de 1210 - Lisboa, Portugal, 16 de fevereiro de 1279). Virá a ser rei de Portugal em 1248 depois de depor o seu irmão mais velho D. Sancho II. Pelo seu casamento em 1235 com Matilde II, Condessa de Bolonha e sendo feito conde jure uxoris de Bolonha é cognominado de "O Bolonhês". 
O facto de maior destaque do seu reinado foi a conquista definitiva do Algarve. Em março de 1249 foi conquistada a cidade de Faro. Passa a usar desde então o título de Rei de Portugal e do AlgarveD. Afonso III foi também um bom administrador, fundou povoações, restaurou, repovoou e mandou cultivar inúmeros lugares arruinados, e concedeu numerosos forais. Estabeleceu a cidade de Lisboa como capital do reino. Reuniu Cortes em Leiria, em 1254, as primeiras em que participaram representantes dos concelhos. Foram também as Cortes de Coimbra de 1261, pois nelas foi reconhecido ao rei o direito de cunhar moeda fraca. 

 
 
1631 - Morre Nuno Álvares Botelho (Aldeia Galega do Ribatejo, Portugal, 1590 - Samatra, 5 de Maio de 1631), aos 41 anos. Foi um nobre português, considerado como o último grande capitão da Índia Portuguesa. Nuno Álvares começou a sua carreira militar muito novo, fazendo parte integrante nas armadas de vigia das costas de Gibraltar e Marrocos, papel que desempenha entre 1598 e 1616, onde adquire muita experiência em guerra no mar que lhe será útil nos mares do Oriente. Parte para a Índia Portuguesa duas vezes, uma em 1617, embarcando com o Vice-Rei D. João Coutinho, ao comando de uma das seis naus e em 1620 como capitão-mor, embarca, de novo, ao comando de 4 naus e 6 galeões. Em 1624 parte em definitivo para a Índia para tentar aliviar a situação no Oceano Índico que começava a tornar-se difícil para os Portugueses. Em 1628 volta a Goa, onde compõem um triunvirato de Governadores da Índia e onde o sucessor não estava claramente definido, entretanto Malaca é cercada pelas forças do Sultão de Achém. Enquanto não chegava a armada de socorro, Malaca ia resistindo às investidas inimigas com tenacidade dos soldados e moradores e com ajuda das robustas fortificações. Chegada entretanto a armada de Álvares Botelho, procedeu-se  ao confronto, em que a habilidade do capitão português em combate com a desorientação do general dos Achens Lançamane, saldou-se na derrota total da armada inimiga. Nuno Álvares Botelho foi então recebido em triunfo na cidade pelo capitão português da praça Gaspar de Melo de Sampaio, procedendo-se à avaliação do valioso saque, sobretudo em material bélico.

  


1632 - Morre Manuel Luís de Sousa Coutinho ou frei Luís de Sousa (Santarém, Portugal, 1555 - São Domingos de Benfica, Lisboa, Portugal, 5 de maio de 1632), aos 77 anos. Foi sacerdote católico e escritor português. Aos vinte anos, quando viajando junto às costas da Sardenha, é feito aí prisioneiro por corsários mouros que o encarceraram em Argel, vindo a conhecer na prisão Miguel de Cervantes Saavedra. Libertado em 1577, viveu durante algum tempo em Valência, regressando depois a Portugal, onde foi, em 1580, nomeado Alcaide-Mor do Castelo de Marialva e Capitão-Mor de Marialva. Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada por três vezes, entre 1590 e 1597. Em 17 de março de 1594 foi feito Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Em 1600 é Capitão-Mor de Almada e seu Guarda-Mor da Saúde. O gosto pela aventura "transporta-o" para lugares da América espanhola, nomeadamente no Panamá e Peru. Apenas as saudades da pátria, da mulher e da filha o fazem regressar, conforme o próprio confessa no poema latino "Navigatio Antartica". Em 1613, decidiu, sem se saber ao certo a razão, juntamente com a sua esposa, abraçar a vida religiosa, ingressando no Dominicano Convento de São Domingos de Benfica no dia 8 de setembro de 1614 e a sua mulher no Convento do Sacramento, também em Lisboa. Ao tornar-se frade, adoptou o nome de Frei Luís de Sousa, dedicando-se inteiramente à escrita, nomeadamente à hagiografia e à monografia. Foi cronista da sua Ordem em Portugal, tendo passado por diversos conventos, recolhendo materiais para completar a monumental obra "História de São Domingos", cujo esboço tinha sido iniciado por Frei Luís de Cácegas anos antes. A sua obra principal, 2A vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires", onde o escritor, o biógrafo e o historiador se conciliam com harmonioso equilíbrio. É hoje considerado um dos mais brilhantes autores de língua portuguesa. De entre algumas das suas obras destaque para "Vida de Dom Frei Bartolomeu dos Mártires" (1619), "História de São Domingos", partes I, II e III (1623 a 1678), "Anais de el Rei D. João III" (1628 a 1632), entre outras obras.
 
1769 - É autorizado por decreto o estabelecimento, na Lousã, de uma fábrica de papel para escrever.



1835 - Almeida Garrett cria o Conservatório de Lisboa, no âmbito da reforma do Governo Liberal. O ensino da música é dirigido pelo compositor João Domingos Bomtempo.
 
1890 - Termina o monopólio estatal português da indústria dos tabacos preparando-se a transferência para particulares.
 
1912 - Portugal participa pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão que se realizam em Estocolmo, na Suécia. A estreia portuguesa não foi feliz dado o falecimento do atleta do Benfica nº 296, Francisco Lázaro (Benfica, Lisboa, Portugal, 21 de janeiro de 1888 - Estocolmo, Suécia, 15 de julho de 1912), durante a maratona desse dia 15 de julho.
 
 
 
1934 - É revisto o contrato do Estado português com a Anglo-Portuguese Telephone Company, empresa que detém a concessão dos telefones de Lisboa e Porto desde 1887, permanecendo o exclusivo até 1968.
 
1986 - Há 30 anos dá-se o acidente ferroviário na estação da Póvoa de Santa Iria quando um comboio rápido procedente da Covilhã bateu na traseira de um transvia, provocando 17 mortos e 83 feridos. Segundo as notícias da época tudo se deveu a falha humana.



1986 - Há 30 anos o primeiro banco privado português estritamente comercial começa a actividade em Lisboa e no Porto.
 
1998 - É lançada a primeira edição do jornal diário 24 Horas.
 


1999 - Portugal e a Indonésia assinam, na sede da ONU, os acordos que estabelecem o direito da auto determinação de Timor-Leste.
 
2003 - O Tribunal da Relação de Guimarães ordena a prisão preventiva de Fátima Felgueiras, no âmbito do processo do "saco azul" da Câmara. É desconhecido o paradeiro da autarca
 
2004 - É inaugurada a central hidroeléctrica da Barragem do Alqueva.
 

 
2006 - A escritora Lídia Jorge recebe em Bremen, Alemanha, o Prémio Internacional de Literatura "Albatros", da Fundação Gunther Grass, pelo livro O Vento Assobiando nas Gruas.

2008 - Um incêndio destrói as águas furtadas, a cobertura e o quarto piso da Reitoria da Universidade do Porto, um edifício centenário.
 
 
 
2009 - Realiza-se o primeiro exercício internacional de protecção civil em Portugal, com base num simulacro de sismo em simultâneo nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.

 







No Mundo
 
1811 - O exército aliada anglo-luso derrota a exército francês na Batalha de Fuentes de Oñoro em Espanha, batalha esta que durou de 3 a 5 de maio.
 


1818 - Nasce Karl Marx (Tréveris, antiga Prússia, actual Alemanha, 5 de maio de 1818 - Londres, Reino Unido, 14 de março de 1883). Virá a ser um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Em 1835, depois de concluir os estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, Karl Marx entrou no curso de Direito da Universidade de Bona onde participou e fez parte das lutas políticas estudantis. No fim do ano de 1836 muda para a Universidade de Berlim onde inicia os estudos de Filosofia. Karl Marx seguiu os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questões sociais, fundamentados nas necessidades de transformações na burguesia alemã. Karl Marx tornou-se apátrida e viveu no exílio com a sua mulher e filhos em Londres durante décadas, onde continuou a desenvolver o seu pensamento em colaboração com o pensador alemão Friedrich Engels e a publicar os seus escritos, pesquisando na Sala de Leitura do Museu Britânico. Em novembro de 1847, no Segundo Congresso da Liga dos Justos, realizado em Londres, Karl Marx e Engels recebem a tarefa de redigir um manifesto. Em Bruxelas, com base no trabalho de Engels (Os Princípios do Comunismo), Karl Marx escreve o "Manifesto Comunista", que remete para Londres em janeiro de 1848. A obra de Karl Marx em economia virá a estabelecer a base para muito do entendimento actual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento económico posterior. Ele publicou vários livros durante a sua vida, sendo que O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) os mais proeminentes.
 


1821 - Morre Napoleão Bonaparte (Ajaccio, Córsega, França, 15 de agosto de 1769 - Longwood, Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, 5 de maio de 1821), aos 52 anos. Foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Napoleão Bonaparte quando completou 9 anos, foi matriculado numa escola religiosa em Autun  no mês de janeiro de 1779. Em maio do mesmo ano, com uma bolsa de estudo é transferido para uma academia militar em Brienne-le-Château. Na juventude, Napoleão Bonaparte foi um nacionalista franco da Córsega e apoiou a independência do Estado da França. Nos anos do Directório,  recuperou a sua posição de destaque no exército e a sua influência junto ao poder político. Sob este regime teria oportunidade, em 1796, de realizar feitos militares importantes contra os exércitos austríacos e italianos. Napoleão Bonaparte liderou várias campanhas militares de sucesso durante as Guerras Revolucionárias Francesas. As suas vitórias deram-lhe algum do prestígio de que carecia para prosseguir a sua ascensão. Adoptando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). A sua reforma legal, o Código Napoleónico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleónicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.
 

 
1862 - O exército mexicano derrota o exército francês na Batalha de Puebla. Este dia é declarado como feriado no dia 9.
 
1906 - O conservador Ivan Goremykin sucede ao conde Witte como primeiro-ministro da Rússia.
 
1914 - Nasce Tyrone Edmund Power Jr. (Cincinnati, EUA, 5 de maio de 1914 – Madrid, Espanha, 15 de novembro de 1958). Virá a ser actor de cinema e teatro, creditado geralmente sob o nome Tyrone Power ou "Ty Power". Proveniente de uma família de actores, fez a sua estreia teatral ao lado do seu pai, quando tinha apenas 7 anos. Depois de ter chegado ao teatro profissional e de ter feito figuração em algumas produções cinematográficas, chamou a atenção do produtor Darryl F. Zanuck que o chamou para um papel de destaque em "Girl's Dormitory" (1936). Rapidamente se tornou num dos galãs mais requisitados. Participa em diversos filmes nos anos 30 e 50 em papeis de capa e espada ou personagens românticas. "Lloyd's of London" (1936), "Thin Ice" (1937), "Cafe Metropole" (1937), "Alexander's Ragtime Band" (1938), "Jesse James" (1939), "Blood and Sand" (1941) e "Witness For the Prosecution" (1957).

 


1917 - Começa a publicação do jornal russo Pravda, fundado por Lenine.
 
1919 - No âmbito da Cruz Vermelha Internacional é formada a Liga das Sociedades.
 
1920 - Santa Joana d'Arc é canonizada em Roma pelo papa Bento XV.
 
 
 
1945 - Durante o Holocausto na II Guerra Mundial, é libertado o campo de concentração nazi de Mauthausen, na Áustria.
 
1949 - É adoptado, em Londres, o Estatuto do Conselho da Europa, criando um Comité de Ministros e uma Assembleia Consultiva. Estrasburgo é escolhida para sede da organização.
 
1955 - Os Aliados terminam a ocupação da Alemanha Ocidental, iniciada após a II Guerra Mundial. A Alemanha Ocidental é declarada totalmente soberana.
 
 
 
1981 - Morre, na cadeia de Maze, Belfast, Irlanda do Norte, o militante do IRA Robert "Bobby" Sands, após 66 dias de greve da fome.
 
1992 - O Japão adopta a semana de trabalho de cinco dias.
 
1995 - O Canadá, representando 103 países, solicita a prorrogação indefinida do Tratado de Não Proliferação Nuclear.



2003 - No Ruanda, começam a ser libertados 25 mil prisioneiros, acusados de participação nos massacres de 1994.
 
2006 - Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação em Timor-Leste. As Nações Unidas asseguram que mais de 70 por cento da população de Díli abandonara a cidade.
 
2007 - O escritor angolano Pepetela recebe o Prémio Escritor Galego Universal 2007.
 
 
 
2007 - Morre Theodore Harold Maiman (Los Angeles, Califórnia, EUA, 11 de julho de 1927 - Vancouver, Canadá, 5 de maio de 2007), aos 79 anos. Foi físico norte-americano, inventor do primeiro laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation). Recebeu diversos prémios e condecorações pelo seu trabalho, foi ainda autor de um livro com o título The Laser Odyssey, descrevendo eventos paralelos à criação do primeiro laser.


 
2007 - O Vaticano acaba formalmente com a noção de limbo na teologia católica.

2010 - Morre Giulietta Simionato (Forli, Itália, 12 de maio de 1910 - Roma, Itália, 5 de maio de 2010), aos 99 anos, a uma semana de completar um século de vida. Foi cantora meio-soprano, uma das grandes vozes do canto lírico italiano do período pós-guerra, tendo a sua carreira começado depois da década de 1930. Cantou ao lado das maiores sopranos do seu período, incluindo Maria Callas e Renata Tebaldi, tendo sido admirada pelos companheiros e público pelo seu humor, profissionalismo e carinho. Em 1966 retirou-se da vida artística continuando a dar aulas de colocação de voz. Foi a presidente da Associação Maria Callas, em Roma.

 









Texto:
Paulo Nogueira

 

Sem comentários:

Enviar um comentário