terça-feira, 9 de maio de 2017

EFEMÉRIDES do dia 9 de maio



Dia da Europa (ou da União Europeia)

De entre os santos consagrados a este dia, destaque para São Pacómio (Tebas, Alto Egipto, 292 d.C. - Egipto, 9 de maio de 348 d.C. ). Pacómio filho de pais pagãos, foi recrutado à força para o exército imperial com a idade de vinte anos, acabou como prisioneiro em Tebas com todos os recrutas. Protegidos pela escuridão, alguns cristãos levaram-lhes comida. O gesto dos desconhecidos comoveu Pacómio, que lhes perguntou quem os havia levado a fazer aquilo. "O Deus dos céus," foi a resposta dos cristãos. Naquela noite Pacómio orou ao Deus dos cristãos pedindo que o livrasse das correntes, comprometendo-se em troca dedicar-lhe a sua própria vida ao seu serviço. Obtida a liberdade, cumpriu a promessa agregando-se a uma comunidade cristã de um povoado do sul, o actual Kasr-es-Sayad, onde teve a instrução necessária ao baptismo. Durante algum tempo conduziu vida de asceta, dedicando-se ao serviço da gente do lugar, depois submeteu-se à guia de um velho monge, Palamon, por sete anos. Durante um intervalo de solidão no deserto, uma voz misteriosa convidou-o a fixar a sua morada naquele lugar, ao qual bem logo teriam vindo numerosos discípulos. Na época da sua morte os mosteiros masculinos já eram nove, mais um feminino. Faleceu provavelmente de peste em 9 de maio de 348, com uma reputação de grande santidade. Deixou alguns sermões escritos em língua copta. Ficou desconhecido o lugar da sepultura do santo, pois no seu leito de morte fez o discípulo Teodoro prometer que esconderia o seu corpo para evitar que sobre o seu túmulo se construísse uma igreja, imitando o costume de se construir capelas sobre a sepultura dos mártires. É comemorado em mais de uma confissão cristã no dia da sua morte. 

 





Em Portugal

1386 - É assinado um Tratado de Paz e Aliança entre o rei D. João I de Portugal e o rei Ricardo II de Inglaterra (denominado "Primeiro Tratado de Windsor") que culmina com o casamento no ano seguinte na cidade do Porto de D. João I com D. Filipa de Lencastre. Nesta Aliança ambos os países comprometeram-se a manter amizade perpétua e assistência mútua. Trata-se da mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor.



1736 - Morre Diogo de Mendonça Corte-Real (Tavira, Portugal, 17 de junho de 1658 - Benfica, Portugal, 9 de maio de 1736), aos 78 anos. Foi diplomata e estadista português, secretário de Estado do rei D. João V, negociador do Tratado de Utreque e co-fundador da Academia Real de História.

1803 - Nasce António Bernardo da Costa Cabral (Fornos de Algodres, Algodres, Portugal, 9 de maio de 1803 - Porto, Portugal, 1 de setembro de 1889). Virá a ser um advogado e político português. Em criança aprendeu as primeiras letras com o abade da terra, como era então costume e aos 15 anos de idade estava habilitado com os preparatórios da Universidade de Coimbra. Foi um aluno brilhante, conclui em 1823, com apenas 20 anos de idade, a sua formatura em Direito, iniciando de imediato a prática da advocacia. Mais tarde conseguindo o ingresso na magistratura e em 1826 foi colocado em Celorico da Beira, onde, para além das funções de delegado, também exerceu advocacia. De formação liberal, aderiu à causa constitucional logo nos primeiros embates entre liberais e absolutistas, sofrendo as consequências da reacção miguelista. Consegue refugiar-se na Galiza e daí passar para a Inglaterra e Bélgica. Regressou aos Açores, último reduto dos liberais, e participou na expedição liberal de D. Pedro IV. É eleito deputado por aquele arquipélago, ingressa nas fileiras da oposição e adere, como convicto defensor, à Revolução de setembro de 1836. Após a entrada em vigor da Constituição de 1838, foi de novo deputado e, pela primeira vez, ministro em 1839, ocupando a pasta da Justiça. De entre outros cargos e funções, foi deputado, par do Reino, conselheiro de Estado efectivo, ministro da Justiça e Negócios Eclesiásticos, ministro do Reino e presidente do Conselho de Ministros. Durante o seu primeiro mandato na presidência do ministério, num período que ficaria conhecido pelo Cabralismo, empreendeu um ambicioso plano de reforma do Estado, lançando os fundamentos do moderno Estado português. Considerado um valido da rainha D. Maria II, apesar das suas origens modestas, foi feito conde de Tomar e depois elevado a marquês de Tomar. Foi uma das figuras mais controversas do período de consolidação do regime liberal, admirado pelo seu talento reformador, mas acusado de corrupção e nepotismo por muitos. Foi obrigado a exilar-se em Madrid na sequência da Revolução da Maria da Fonte, mas voltaria poucos anos depois, demonstrando uma extraordinária capacidade de recuperação e persistência, a ocupar a chefia do governo.



1858 - Nasce Ricardo de Almeida Jorge (Porto, Portugal, 9 de maio de 1858 - Lisboa, Portugal, 29 de julho de 1939). Virá a ser um médico, escritor, investigador e higienista, professor de Medicina. Ricardo de Almeida Jorge estudou no Colégio da Lapa, no Porto e em 1874, ingressa na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, na qual viria a formar-se, cinco anos depois, com as mais altas classificações. Na sua dissertação de licenciatura, intitulada "O nervosismo no Passado", abordou a história da Neurologia, um termo que nessa altura pouco conhecido. A partir de 1880 foi docente da mesma escola nas cadeiras de Anatomia, Histologia e Fisiologia Experimental. Faz então várias deslocações a Estrasburgo e a Paris procurando nos hospitais locais uma aprendizagem impossível de adquirir em Portugal, onde o saber neurológico era ainda incipiente. Em 1884 abandonou a área de Neurologia e passou a dedicar-se à Saúde Pública. Com a sua obra "Higiene Social Aplicada à Nação Portuguesa".Em outubro de 1899, é transferido para Lisboa, sendo nomeado Inspector-Geral de Saúde e a seguir professor de Higiene da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Nos anos de 1914 e 1915 preside à Sociedade das Ciências Médicas e nos anos seguintes visita formações sanitárias na zona de guerra em França. Organiza depois a luta contra a epidemia de gripe pneumónica, do tifo exantemático, varíola e difteria, que surgiram como consequência das deficientes condições sanitárias do pós-guerra. Será responsável pela introdução em Portugal das modernas técnicas e conceitos de saúde pública. Vem a exercer diversos cargos na administração da saúde, conseguindo uma importante influência política. É escolhido para representar Portugal no Comité de Higiene da Sociedade das Nações e, em 1929, é nomeado Presidente do Conselho Técnico Superior de Higiene. A sua vasta obra inclui, por exemplo, publicações versando arte, literatura, história e política. Ricardo Jorge será o fundador do Instituto Nacional de Saúde.

1918 - Sidónio Pais major do exército português e professor é proclamado presidente da República Portuguesa. Foi eleito, por sufrágio directo dos cidadãos eleitores, obtendo 470 831 votos a 28 de abril de 1918. Passando a gozar de uma legitimidade democrática directa, que usou para esmagar qualquer tentativa de oposição. Foi o 4º Presidente da República de Portugal entre 28 de abril de 1918 a 14 de dezembro de 1918.

1945 - Manifestação em Lisboa, pela vitória aliada, na II Guerra Mundial. Concentração no Largo do Rato com percurso pelas embaixadas dos EUA, do Reino Unido e da França.




1983 - O presidente português Ramalho Eanes inaugura o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI).

1988 - Sai o número zero do semanário O Independente.

1998 – Tem lugar o ensaio geral da Expo 98 para testar a infra-estrutura do recinto que albergará a exposição mundial.

1999 - Portugal concede asilo político ao ex-presidente da Guiné-Bissau Nino Vieira.




2000 - Um corte total de electricidade afecta quase metade de Portugal continental. foi um importante apagão que deixou a metade sul do país, incluindo Lisboa, sem energia eléctrica durante duas horas. Ocorreu pouco depois das 22:00 (hora local), o apagão deixou a capital Lisboa na completa escuridão. Imediatamente foi reforçada a segurança policial na cidade, mas não se detectou nenhum aumento da actividade criminal. A EDP a principal companhia eléctrica portuguesa, informou mais tarde que a causa do apagão foi devido à electrocussão de uma cegonha. Como resultado, esta história apareceu na secção de curiosidades de alguns jornais europeus.
 
2003 - A C&J Clark fecha as portas da fábrica em Castelo de Paiva. Os últimos 51 trabalhadores deixam a empresa de calçado.

2003 - Eduardo Lourenço é distinguido com o Prémio da Latinidade, da União Latina.


 
 
2006 - O pianista Mário Laginha vence o Prémio Carlos Paredes 2007 com o álbum "Canções & Fugas".
 
2007 - Helena Roseta deixa o PS e anuncia candidatura à Câmara de Lisboa como independente, apoiada por um movimento de cidadãos.

2008 - O Futebol Clube do Porto é punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista FC é condenado à descida de divisão, perda de seis pontos e várias multas, entre as quais uma de 180.000 euros no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol.

 
 
 
 






No Mundo
 
1502 - O navegador Cristóvão Colombo larga do porto de Cadiz, em Espanha, na quarta e última viagem ao Novo Mundo.



1605 - Publicação da primeira parte de "Dom Quixote de la Mancha", de Miguel de Cervantes.

1707 - Há 310 anos morre Dietrich Buxtehude (Helsingborg, Dinamarca, actualmente território da Suécia, 1637 - Lübeck, Alemanha, 9 de maio de 1707), aos 70 anos. Foi um compositor e organista do período barroco alemão de origem dinamarquesa. 
Dietrich Buxtehude estudou provavelmente na Lateinschule, em Helsingør (Dinarmarca), e adquiriu formação musical pela influência do pai, também organista. Por volta de 1657, passa a ser organista numa igreja onde o pai também já tinha sido, em Helsingborg, na região da Escânia, actualmente Hälsingborg, na Suécia. Em 1660, regressou a Helsingør, como organista de uma comunidade de língua alemã. No ano de 1673, Dietrich Buxtehude criou a famosa Abendmusik (música do anoitecer), que consistia numa série de grandes concertos de música sacra, que se realizavam aos domingos durante a época natalícia, tradição que se manteve até ao século XIX. Dietrich Buxtehude compôs perto de 100 peças para igreja, entre as quais se contam diversas cantatas, vinte sonatas para cordas e diversas obras para órgão e cravo.
 
 

1920 - O papa Bento XV, Canoniza Joana d’Arc na Catedral de Notre-Dame. Cerca de 500 anos depois de sua morte, Joana d'Arc foi definitivamente reabilitada.

1945 - O criminoso nazi Hermann Goering é capturado pelo 7º Exército dos EUA.

1946 - Vítor Emanuel III de Itália abdica e Humberto II proclama-se a si mesmo rei da Itália.

1950 - Robert Schuman, ministro francês dos Assuntos Externos, propõe a criação de uma autoridade comum para regular a indústria do carvão e do aço na Alemanha Ocidental e em França. É o primeiro passo político para a União Europeia.
 


1967 - Há 50 anos o vice-presidente indiano Zakir Hussain ascende à Presidência, sendo o primeiro muçulmano como Chefe de Estado.

1968 - Em França a agitação estudantil atinge, além de Paris, as cidades de Estrasburgo, Nantes, Rennes e Toulouse.

1969 - São retirados 200 santos do calendário litúrgico oficial da Igreja Católica. A medida insere-se no conjunto de reformas do Concílio Vaticano II.



1972 - O presidente norte americano Richard Nixon decide o bloqueio ao Vietname do Norte.
 
1978 - O  primeiro-ministro italiano Aldo Moro, raptado 54 dias antes pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado morto num automóvel no centro de Roma.



1994 - A Suécia e a Finlândia aderem à parceria para a paz, programa de cooperação militar da NATO.

1997 - O Congresso norte-americano aprova a lei que prevê o julgamento e condenação, como adultos, dos menores de 13 anos, autores de crimes violentos.

2004 - Atentado bombista na Tchechénia causa a morte ao presidente do país Akhmad Kasdyrov.
 

  
2005 - "Libro delle Cadute", de Casimiro de Brito, recebe o Prémio de Poesia Aleramo - Mário Luzi para a melhor obra estrangeira editada em Itália em 2004.

2006 - O primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri afirma que o objectivo da vaga de violência reside numa "tentativa de golpe constitucional".

2006 - Morre Herval Abreu Pais, mais conhecido pelo nome artístico de Herval Rossano (Campos dos Goytacazes, Brasil, 23 de abril de 1935 - São Paulo, Brasil, 9 de maio de 2007), aos 72 anos. Foi actor de cinema e de televisão, mais tarde realizador de televisão. 
A primeira experiência artística profissional de Herval Rossano foi aos 17 anos, com a Companhia de Comédias João Rios. Herval Rossano iniciou a sua carreira como actor de cinema, e o seu primeiro filme foi "Luzes nas Sombras" em 1952, no qual fez uma participação muito pequena. Logo, passou a pertencer ao elenco fixo da produtora de cinema Multifilmes, chegando a galã juntamente com grandes nomes da sétima arte do Brasil. Durante a década de 1950, trabalhou na Companhia da actriz Bibi Ferreira e viaja em digressão para Portugal. Ainda na década de 50 tem a sua primeira experiência como realizador de TV na TV Tupi. Em 1964, mudou-se para o Chile, onde trabalhou como director de programação de uma emissora de rádio. Pouco depois, passou a realizar programas e novelas na TV da Universidade Católica do Chile. Quando regressa ao Brasil participou na novela "Pigmalião 70" e chegou a ser director de programação da TV Tupi. A partir de 1975, iniciou a sua carreira de realizador na Rede Globo. Já como realizador de TV, realizou telenovelas de época, de sucesso e marcos da televisão, como "Escrava Isaura", primeira versão da Rede Globo, "Cabocla", "A Sucessora", "Maria, Maria", "A Moreninha", todas na Rede Globo, e "Dona Beija", na Rede Manchete, entre muitas outras para outros canais de TV brasileiros. Foi ainda director no Canal 13 da Universidade Católica do Chile. Nos anos 2000, trabalhou ainda como realizador na TV Record, na TV Bandeirantes e no canal SBT.



2006 - Operação da polícia espanhola contra rede de corrupção estimada em 2.500 milhões de euros, envolve a Fundação Afinsa e o Fórum Filatélico, dirigidos pelos portugueses Albertino de Figueiredo e Carlos de Figueiredo Escriba.

2006 - José Ramos Horta é eleito presidente de Timor-Leste, com 69,18 por centos dos votos, contra 30,82 por cento de Francisco Guterres "Lu Olo", na segunda volta das presidenciais.

2007 - O papa Bento XVI chega a São Paulo, Brasil, para a primeira visita pastoral a um país da América Latina.



2008 - O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas anuncia a suspensão dos seus voos para a Birmânia (Myanmar) devido a restrições "inaceitáveis", impostas pelos militares no poder, após o ciclone Nargis. As Nações Unidas consideram "sem precedentes", na história dos trabalhos humanitários, a recusa da Junta Militar da Birmânia em conceder vistos de entrada a peritos de salvamento.

2009 - Jacob Zuma presta juramento como quarto Chefe de Estado da África do Sul no pós-apartheid.








Texto:
Paulo Nogueira
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário