quinta-feira, 25 de maio de 2017

EFEMÉRIDES do dia 25 de maio



Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, Dia de África, Dia Mundial da Tiróide, Dia Mundial do Sapateado e Dia da Região Autónoma dos Açores.

De entre os santos consagrados a este dia, destaque para São Gregório VII (Sovana, Toscana, Itália, 1020/1025 - Salerno, Itália, 25 de maio de 1085). De seu nome Hildebrando de Soana, filho de famílias humildes, cresceu no ambiente da Igreja romana ao ser confiado a um seu tio, abade do mosteiro de Santa Maria em Aventino, onde fez os votos monásticos. Pertencia assim à Ordem Beneditina. Em 1045 Hildebrando foi nomeado secretário do papa Gregório VI, cargo que ocuparia até 1046 quando acompanhou esse papa para o seu desterro em Colónia depois de ser deposto num concílio, celebrado em Sutri, e acusado de simonia na sua eleição. Após ter colaborado com os papas São Leão IX, que o nomeou abade de São Paulo, e Alexandre II, foi proclamado papa pelo povo. Era o dia 22 de abril de 1073. Oito dias depois os cardeais confirmaram a eleição, que ele aceitou com "muita dor, gemido e pranto." Feito papa com o nome de Gregório VII, realizou com muita coragem o programa de reformas, que ele mesmo já havia planeado como colaborador de seus predecessores, a luta contra a simonia e contra a intromissão do poder civil na nomeação dos bispos, dos abades e dos próprios pontífices, assim como a restauração de uma severa disciplina para o celibato. Encontrou violentas resistências também da parte do clero. Em 1076 teve de enfrentar o duro desentendimento com o imperador Henrique IV, que se humilhou em Canossa mas, logo depois, retomou as rédeas do império, vingou-se com a eleição de um antipapa e marchou contra Roma. Gregório VII, abandonado pelos próprios cardeais, refugiou-se no Castelo Santo Ângelo, de onde foi libertado pelo duque normando Roberto de Guiscardo. O papa foi depois, em exílio voluntário, para Salermo, e aí morreu abandonado pelos seus apoiantes, um ano depois, pronunciando a célebre sentença: "Amei a justiça e odiei a iniquidade, por isso morro no exílio." O seu corpo foi sepultado na catedral de Salermo e foi canonizado em 1606. É comemorado o dia de São Gregório VII no dia da sua morte.
 
 
 
 
 
 
 

Em Portugal

1420 - O Infante D. Henrique é designado governador da Ordem de Cristo. Será ele o primeiro, depois de Gualdim Pais, a renovar todo o complexo do Convento de Cristo, entre outras grandes obras na cidade de Tomar. Os ideais da expansão cristã reacenderam-se no século XV quando o seu Grão-Mestre, Infante D. Henrique, investiu os rendimentos da Ordem na exploração marítima. O emblema da ordem, a Cruz da Ordem de Cristo, adornava por isso as velas das caravelas que exploravam os mares desconhecidos.
 
 

1625 - Isabel de Aragão é canonizada pelo papa Urbano VIII, dada a incorrupção do seu corpo e o relato dos seus milagres, o mais conhecido, "o milagre das rosas". É canonizada como Rainha Santa Isabel.
 
1786 - Morre o rei D. Pedro III de Portugal (Lisboa, Portugal, 5 de julho de 1717 – Queluz, Portugal, 25 de maio de 1786), aos 69 anos. Foi o rei consorte de Portugal e dos Algarves concedido pela sua esposa a rainha D. Maria I, de 1777 até há data da sua morte. Era filho do rei D. João V e de sua esposa a arquiduquesa Maria Ana da Áustria, sendo assim irmão mais novo do rei D. José I, sendo portanto tio da esposa a rainha D. Maria I. Ao nascer foi titulado infante de Portugal, adquirindo também a dignidade de Grão-Prior do Crato, Senhor da Casa do Infantado e Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro (Reino de Espanha). Era muito religioso, tal como D. Maria e enquanto rei, D. Pedro III não se preocupou com os actos governativos, excepção feita ao empenho posto na reabilitação dos nobres perseguidos pelo marquês de Pombal e ao empenho na restauração da Companhia de Jesus. Apelidado de "O Capacidónio", "O Sacristão" e "O Edificador". D. Pedro III nunca participou na política e sempre deixou os assuntos de governo para a sua esposa.



1884 - Em Portugal, a Lei Barjona de Freitas estabelece o princípio da representatividade parlamentar, de acordo com a proporção de votos de cada força política.

1911 - O Governo da I República cria a Direcção-Geral da Assistência.

1911 - É fundado o Instituto Militar dos Pupilos do Exército (IPE) em Lisboa. Foi criado como Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar por iniciativa do General António Xavier Correia Barreto, ao tempo Ministro da Guerra. A Primeira Secção do IPE está situada na Travessa de São Domingos de Benfica, em espaços que fizeram parte do Convento de São Domingos e onde, outrora, se ergueu o Paço Real de Benfica. Estabelecimento militar de ensino em que é ministrado o Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e o Ensino Secundário, a par de actividades militares, físicas e culturais.
 

 
1938 - O engenheiro Duarte Pacheco é nomeado ministro das Obras Públicas do Estado Novo.

1955 - Greves de pescadores em Setúbal, Matosinhos, Afurada, Sesimbra e Olhão, por condições de trabalho.

1962 - Morre Júlio Dantas (Lagos, Portugal, 19 de maio de 1876 - Lisboa, Portugal, 25 de maio de 1962), aos 86 anos. Foi médico, escritor, político, e diplomata, português. Júlio Dantas estudou no Colégio Militar, em Lisboa, sendo admitido em 1887, inscrevendo-se seguidamente no curso de Medicina da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, que concluiu em 1900. Pouco depois ingressou no Exército Português, sendo oficial médico a partir de 1902. A carreira de medicina militar, onde optou por uma prática no campo de psiquiatria, não o absorveu, dedicou-se simultaneamente à literatura e a uma intensa actividade intelectual e social, que o tornou conhecido nos meios políticos e nos círculos cultos de Lisboa. Foi distinguido como um dos mais conhecidos intelectuais portugueses das primeiras décadas do século XX. Em 1905 foi eleito deputado às Cortes. Na sua actividade intelectual foi um polígrafo, cultivando os mais variados géneros literários, da poesia ao romance e ao jornalismo, mas foi como dramaturgo que ficou mais conhecido, em particular pela sua peça "A Ceia dos Cardeais" (1902), uma das mais populares produções teatrais portuguesas de sempre. Outras peças da sua autoria se distinguiram como "A Severa" (1900), "Rosas de Todo o Ano" (1907), "Soror Mariana" (1915) entre muitas outras obras. Na política foi deputado, Ministro da Instrução Pública e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1921-1922 e 1923), terminando a sua carreira pública como embaixador de Portugal no Brasil (1941-1949). Considerado retrógrado por alguns intelectuais coevos, como foi o caso de Almada Negreiros, que escreveu o Manifesto Anti-Dantas, muito polémico, conseguiu granjear durante a vida grande prestígio social e literário, prestígio que decaiu após a sua morte. Foi eleito sócio da Academia de Ciências de Lisboa em 1908, instituição a que presidiu a partir de 1922.



1975 - Os trabalhadores da Rádio Renascença, propriedade do Episcopado, ocupam as instalações.

1992 - A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen vence o Prémio de Literatura para crianças da Fundação Gulbenkian.

1993 - Morre Francisco José Carneiro de Sousa Tavares (Lisboa, Portugal, 12 de junho de 1920 - Lisboa, Portugal, 25 de maio de 1993), aos 72 anos. Foi um reconhecido advogado e jornalista português. Fez os estudos secundários em colégios dos jesuítas La Guardia e Santo Tirso. Após uma breve passagem pela Faculdade de Engenharia, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito de Lisboa em 1945, tendo dedicado a maior parte da sua vida profissional à advocacia. Em 1958 Francisco José Carneiro de Sousa Tavares entrou para a Direcção do Centro Nacional de Cultura, de inspiração monárquica, abrindo-o a sectores da oposição, como no caso de grupos ligados às revistas "Seara Nova" e "O Tempo e o Modo". Participou activamente na campanha do General Humberto Delgado, o que motivou a sua expulsão do Ministério do Trabalho em 1958. Tomou parte na tentativa de derrube do regime conhecida pela "Revolta da Sé" em 11 de março de 1959. Foi advogado de defesa de presos políticos do antigo regime.A denúncia frontal e persistente desse regime levou-o por duas vezes à prisão (1966 e 1968). Sempre com um sentido inato de liberdade e justiça animava a sua desassombrada intervenção social e política, tanto antes como depois do 25 de Abril. Abandonou, então, as funções de director do jornal "A Capital", que vinha exercendo desde 1976 e em 1981 entrou para o Partido Social Democrata, foi Ministro da Qualidade de Vida do Governo do Bloco Central. 



2004 - A Bombardier, antiga Sorefame, única fábrica de material ferroviário em Portugal, cessa a produção da fábrica na Venda Nova, Amadora.
 


2006 - O Parlamento aprova a Lei de Procriação Medicamente Assistida.
 
2006 - O Governo aprova a revisão da Lei da Programação militar e o regime legal para a concessão e emissão do passaporte electrónico português.

2006 - É criado o Centro de Atendimento Telefónico da Saúde que pretende aconselhar os utentes e identificar os casos urgentes, direccionando-os depois para os hospitais. Entrará em funcionamento em janeiro de 2007.

 


2007 - A revista Folhas de Poesia, que surgiu em 1957 e foi publicada até 1959, é relançada, na Casa Fernando Pessoa, no âmbito de uma homenagem à poetisa Fiama Hasse Pais Brandão.

2008 - A portuguesa Vanessa Fernandes, campeã do Mundo e recém-sagrada pentacampeã da Europa, bate, em Madrid, o recorde de vitórias em etapas da Taça do Mundo de triatlo, atingindo o 20.º triunfo.

2011 - O Presidente da República, Cavaco Silva, exerce pela primeira vez o direito de veto no seu segundo mandato, devolvendo à Assembleia da República o diploma relativo ao regulamento orgânico da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.
 
 
 
2012 - Morre João Sá Coutinho Rebelo de Soto Maior (Ponte de Lima, Portugal, 8 de outubro de 1929 - Ponte de Lima, Portugal, 25 de maio de 2012), aos 82 anos. Foi advogado e já como diplomata foi o primeiro embaixador de Portugal nas ex-colónias africanas. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e ingressou na carreira diplomática. Primeiro na Guiné-Bissau, em 1974, onde acumulou o cargo com o de Embaixador também em Dakar, na Mauritânia, em Cabo Verde e na República Popular do Congo, passando depois para Angola em 1977. Como Embaixador em Madrid, foi ele que convenceu, ao longo de várias horas de negociações pela noite dentro, Rui Rodrigues a sair do avião que tinha desviado de Lisboa para o aeroporto de Barajas em Madrid em maio de 1980. Acabaria a carreira como Embaixador junto da Santa Sé, ainda no tempo de João Paulo II. Foi o 4º conde D'Aurora.

2013 - Milhares de manifestantes concentram-se junto ao palco montado pela CGTP em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, gritando palavras de ordem contra o Governo e o Presidente da República.

2014 - Em Portugal, os resultados indicam oito deputados (31,47%) para o PS, sete (27,71%) para a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), três (12,67%) para a CDU (PCP-PEV), dois (7,14%) para o Partido da Terra (MPT) e um (4,56%) para a Bloco de Esquerda.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

No Mundo

1521 - É assinado em Worms na Alemanha, o denominado Édito de Worms, um decreto do imperador romano Carlos V que proibiu os escritos de Martinho Lutero e rotulou-o como inimigo do Estado. Este decreto pôs fim a uma constante luta entre Martinho Lutero e a Igreja Católica Romana sobre a reforma, especialmente no âmbito da venda de indulgências.
 
 

1810 - Fim da revolta argentina contra Espanha. A Revolução de Maio como ficou conhecida, foram uma série de eventos que ocorreram entre 18 e 25 de maio de 1810 na cidade de Buenos Aires, capital do Vice-Reino do Rio da Prata. Esta revolução deu início à Guerra da Independência da Argentina, apesar de nenhuma declaração formal de independência ter sido emitida na época e da Primeira Junta ter continuado a governar em nome do deposto Fernando VII.

1887 - Há 130 anos nascia Francesco Forgione, conhecido como padre Pio (Pietrelcina, Itália, 25 de maio de 1887 - San Giovanni Rotondo, Itália, 23 de setembro de 1968). Virá a ser um frade e sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. 
Quando criança, Francesco Forgione era muito dedicado às questões da religiosidade, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus. Aos doze anos, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. Com quinze anos de idade entrou no noviciado em Morcone adoptando o nome de "frei Pio", concluído o ano de noviciado, formulou os votos simples em 1904. Em 1907 formulou a profissão dos votos solenes. Frequentou estudos clássicos e filosofia. Foi ordenado padre em 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento. Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, no seu próprio corpo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava, por meio desse sacramento, aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demónio, conhecido por ele como “barba azul”. Em vida foi alvo de uma veneração popular de grandes proporções, principalmente pelos carismas e dons espirituais, como o dom da bilocação, da levitação, das curas milagrosas, dos perfumes que exalava, entre outros. Foi canonizado em 16 de junho de 2002, proclamado na Praça de São Pedro pelo pontífice papa João Paulo II como São Pio de Pietrelcina.



1895 - O escritor de origem irlandesa Oscar Wilde é condenado a prisão, por danos morais, em Londres.
 
1914 - A Câmara dos Comuns, em Londres, vota a Lei da Autonomia Administrativa da Irlanda.

1921 - Nasce Hans Jakob Steinberger, mais conhecido por Jack Steinberger (Bad Kissingen, Alemanha, 25 de maio de 1921). Virá a ser é um físico norte americano, embora nascido na Alemanha. Recebeu o Nobel de Física de 1988, juntamente com Leon Max Lederman e Melvin Schwartz, por terem desenvolvido um método para produzir feixes de neutrinos, o que levou à descoberta de uma segunda espécie dessa partícula: o neutrino do múon. Essas experiências foram realizados na Universidade de Colúmbia no início da década de 1960. Em 1968 transferiu-se para o CERN, onde trabalhou em inúmeras experiências sobre neutrinos. Está hoje de parabéns completando 96 anos.



1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial tem início da Batalha de Dunquerque. Nesta batalha, uma enorme força britânica e francesa ficou encurralada por uma divisão panzer alemã a nordeste da França e entre o canal costeiro de Calais. Mais de 300 000 soldados aliados foram evacuados por via marítima. Este batalha terminou em 4 de junho de 1940.

1961 - O presidente norte americano John Fitzgerald Kennedy anuncia num discurso na Universidade de Rice as intenções dos Estados Unidos enviarem homens à Lua antes do final da década.



1963 - É constituída a Organização de Unidade Africana (OUA), em Adis Abeba, Etiópia.

1974 - Começam as conversações entre o Governo português e o PAIGC para o reconhecimento da independência da Guiné-Bissau, proclamada em 1973.

1977 - Há 40 anos estreia nos cinemas dos EUA o primeiro filme da série de George Lucas "Star Wars Episode IV: A New Hope".



1985 - Realiza-se em Alcântara, Espanha, a cimeira informal dos primeiros-ministros de Portugal, Mário Soares, e de Espanha, Felipe González.

1989 - Mikhail Gorbachev é reeleito Presidente da União Soviética, com 95,6 por cento dos votos do Congresso.

 
 
1991 - Saem de Angola os últimos 1910 soldados cubanos do contingente inicial de 50 mil.

1992 - O Presidente do Brasil Fernando Collor de Melo é acusado de consumo de estupefacientes, negócios ilícitos e tráfico de influências.

1999 - A NATO duplica o número das forças presentes no Kosovo.

 
 
2003 - Israel aprova o Roteiro para a Paz, proposto pela União Europeia, os EUA, a Rússia e a ONU, que prevê a criação do Estado palestiniano até 2005.

2003 - A Palma de Ouro do Festival de Cannes é atribuída ao filme "Elephant", de Gus Van Sant.

2004 - É criado o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, em Addis Abeba.

 
 
2005 - O Liverpool vence a Liga dos Campeões em futebol.

2006 - Timor-Leste. Confrontos entre as forças armadas e efectivos da polícia causam dez mortos e 27 feridos. Xanana Gusmão assume o controlo das forças de segurança, retirando as competências ao governo de Mari Alakatiri.

2007 - O projecto de integração de uma nova ala na Pallant House Gallery para albergar uma das melhores colecções de arte britânica do século XX vence o Gulbenkian Prize for Museums and Galleries 2007.



2012 - Morre Edoardo Mangiarotti (Renate, Itália, 7 de abril de 1919 - Milão, Itália, 25 de maio de 2012), aos 93 anos. Foi um esgrimista olímpico italiano e considerado um dos maiores nomes da esgrima mundial. Edoardo Mangiarotti  foi campeão nacional de florete júnior com apenas 11 anos de idade. Aos 16 anos, conquistou um lugar na equipe sénior italiana e competiu no campeonato mundial de 1935. No ano seguinte, o jovem Edoardo Mangiarotti conquista uma medalha de ouro de espada da equipe olímpica nas Olimpíadas. Em Paris, 1937 conquistou uma medalha de ouro num evento por equipes do Campeonato Mundial. No ano seguinte, na Tchecoslováquia, ele terminou em segundo lugar na espada individual e ganhou uma medalha bronze na espada por equipe e uma de ouro no florete por equipe. Com um total de 39 medalhas em campeonatos mundiais e olimpíadas. Foi porta-bandeira italiano em Olimpíadas em 2 oportunidades: Olimpíadas de Melbourne-56 e Roma-60.
 
2014 - Nas eleições europeias o Partido Popular Europeu (PPE), família política que integra PSD e CDS-PP, mantém-se como a principal família política do Parlamento Europeu, com 211 assentos, seguido dos Socialistas, com 193 lugares.

2014 - Morre Wojciech Witold Jaruzelski (Kurów, Polónia, 6 de julho de 1923 - Varsóvia, Polónia, 25 de maio de 2014), aos 91 anos. Foi um político e militar comunista da Polónia. 
Wojciech Witold Jaruzelski combateu na Segunda Guerra Mundial e foi promovido a  general em 1956. Foi chefe do Estado-Maior em 1965 e Ministro da Defesa da Polónia entre 1968 e 1981. Foi eleito em seguida, chefe do governo e secretário do Comité Central do Partido Operário Unificado Polaco. Em 1971 passou a fazer parte do Politburo. Devido à crescente importância e peso político do sindicato Solidariedade, assumiu a presidência do Estado em 1981 e decretou nesse mesmo ano a lei marcial. Em 1988, demitiu-se do cargo de primeiro-secretário e tornou-se chefe de Estado. Em 1989 entregou o poder ao líder do Solidariedade, Lech Walesa, mas manteve a chefia das Forças Armadas. Ocupou os cargos de primeiro-ministro (1981-1985), chefe do conselho de estado (1985-1989) e presidente da Polónia (1989-1990), tendo sido o último Presidente comunista da Polónia.
 
 
 
2014 - Eleições presidenciais na Ucrânia com uma vitória clara de Petro Poroshenko. O "rei do chocolate", como é conhecido devido à fortuna que amealhou no ramo dos doces, torna-se assim no primeiro Presidente eleito após a deposição de Viktor Ianukovich, em Fevereiro.

2014 - Em Macau, milhares de pessoas saem à rua contra a proposta de lei de garantias dadas aos titulares dos principais cargos políticos, um protesto cujos organizadores dizem ser o maior desde a transferência da administração em 1999.

2014 - O partido grego anti austeridade Syriza, vence as eleições europeias (26,58%) e pela primeira vez na sua história garante o primeiro lugar em diversas regiões nas eleições locais incluindo na Ática, a maior região da Grécia.
 
 
 
 
 
 
 
  

Texto:
Paulo Nogueira
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário