domingo, 31 de dezembro de 2017

EFEMÉRIDES do dia 31 de dezembro, último dia do ano

 

Santo do dia, São Silvestre (Roma, actual Itália, 285 d. C. - 31 de dezembro de 335 d. C.). São Silvestre nasceu em Roma e governou a Igreja de 314 a 335 d. C.. Foi por essa época, e após a conversão do imperador Constantino I, proclamado o Edito de Milão que concedeu plena liberdade de culto aos cristãos encerrando assim a era de perseguição declarada à Igreja. Com o Edito de Milão, não apenas os cristãos puderam professar abertamente a sua fé, como o próprio imperador tomou a iniciativa de construir as primeiras basílicas, a fim de que o povo se reunisse para celebrar a fé por ocasião das grandes solenidades. Durante o pontificado de São Silvestre aconteceram três concílios da maior importância. O primeiro em 314, em Ales, quando os bispos reunidos declararam que a validade dos sacramentos não dependia da fé ou da virtude dos ministros que os conferiam. O segundo, no mesmo ano, em Ancira, actual Ancara, onde os bispos do Oriente decidiram admitir à comunhão todos os pecadores arrependidos, por maiores que tivessem sido as suas culpas. O terceiro Concílio foi o de Nicéia, convocado pelo imperador Constantino I, realizado em 325. O Papa Silvestre não pôde comparecer e enviou para representá-lo, o bispo Ósio de Córdoba, acompanhado de dois sacerdotes. Nesse Concílio, o arianismo, heresia que negava a natureza divina de Jesus, foi condenado e foi proclamado que Jesus era verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Atribui-se em geral a conversão do imperador Constantino I a uma visão que terá tido antes da batalha da ponte de Milvius. Mas a tradição medieval, também teria dito que o imperador teria lepra incurável, e logo que Silvestre o baptizou por imersão numa piscina ficou imediatamente curado. Esta versão porém não tem grande fundamento, pois sabe-se que o imperador Constantino I foi baptizado no fim da sua vida, com a intenção de perdoar os seus pecados, por Eusébio, bispo de Nicomédia. Foi durante o Papado de São Silvestre que o imperador Constantino I autorizou a construção a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, das primitivas basílicas de São Pedro, de São Paulo e de São João de Latrão, doando o Palácio Lateranense para morada dos Papas. São Silvestre morreu em 335  d. C. e foi um dos primeiros santos não mártires a serem venerados pela Igreja. É celebrado o seu dia pela igreja católica no último dia do ano, dia da sua morte.


 






Em Portugal

1705 - Morre Catarina Henriqueta de Bragança (Vila Viçosa, Portugal, 25 de novembro de 1638 - Lisboa, 31 de dezembro de 1705), aos 67 anos. Foi Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, Reino da Escócia e Reino da Irlanda de 1662 até 1685, como esposa do rei Carlos II. Catarina não foi uma rainha popular na Inglaterra por ser católica, o que a impediu de ser coroada. Ela era um objecto especial de ataque pelos inventores da Trama Papista. Sem posteridade, deixou à Inglaterra a geleia de laranja, o hábito de beber chá, além de lá ter introduzido o uso dos talheres e do tabaco. Durante o seu casamento abortou três vezes e não teve herdeiros. Seu marido Carlos continuava a ter filhos de suas amantes, mas insistia em que ela fosse tratada com respeito e recusou divorciar-se. Chegou mesmo a ser acusada de maquinar a morte do marido por sugestão do pontífice e outros príncipes católicos. Enviuvando em 16 de fevereiro de 1685, Catarina permaneceu em Inglaterra durante o reinado do cunhado Jaime II e regressou a Portugal no reinado conjunto de Guilherme III e Maria II, depois da Revolução Gloriosa, instalando-se no Palácio da Bemposta em Lisboa onde veio a falecer. É sepultada no real convento de Belém ou Igreja dos Jerónimos, o seu corpo foi depois trasladado para o panteão dos Braganças em São Vicente de Fora.




1769 - Nasce Silvestre Pinheiro Ferreira (Lisboa, Portugal, 31 de dezembro de 1769 - Lisboa, Portugal, 1 de julho de 1846). Virá ser um filósofo e político português que ocupou diversos postos governamentais nos primeiros anos da década de 1820 entre os quais os de ministro do Reino, ministro da Guerra e ministro dos Negócios Estrangeiros. Tendo acompanhado a família real para o Brasil, em consequência das invasões napoleónicas, viveu no Brasil de 1810 a 1821, onde desenvolveu grande parte da sua obra. Estudou com os oratorianos, formando-se em filosofia.

1821 - É criado o Banco de Lisboa, o primeiro banco emissor português. Foi instituído por Carta de Lei dessa data pelo rei D. João VI, como banco comercial e banco emissor, gozando do privilégio de exclusividade, durante 20 anos, da faculdade de emissão de notas. Estava autorizado a fazer as seguintes operações: descontar letras de câmbio e outros papéis de crédito; emprestar sobre penhores e hipotecas; comprar e vender papel-moeda, outros papéis de crédito, ouro e prata; aceitar depósitos, à ordem ou a prazo, de dinheiro de particulares. Em 1846, daria lugar ao Banco de Portugal.




1929 - É aprovada a pauta aduaneira de carácter proteccionista do mercado português.

1943 - É criado o MUNAF, Movimento Nacional Anti-Fascista português.

1948 - Cessa a circulação das moedas de meio tostão, cinco centavos, em Portugal.




1956 - Contestação académica em Lisboa, Porto e Coimbra ao Decreto-Lei 40.900, de 12 de dezembro, que restringe a acção das associações de estudantes.

1961 - Golpe de Beja contra a ditadura do Estado Novo. Humberto Delgado entrara clandestinamente em Portugal para comandar a revolta.

1975 - O Governo português aprova o aproveitamento para fins múltiplos do Alqueva e estabelece medidas respeitantes à poupança de energia.



1983 - Morre Maria Cipriana Lobato Olguim (Castelo Branco, Portugal, 26 de abril de 1894 - Figueira da Foz, Portugal, 1 de janeiro de 1984), aos 89 anos. Foi uma actriz uma portuguesa. Foi enfermeira de Guerra, entre 1914 e 1918. Actriz de teatro amador. Populariza-se no cinema, depois de se estrear em "Tinoco em Bolandas2 (1924) de António Pinheiro. Sob a direcção de Arthur Duarte, participa em filmes-êxito da chamada época dourada do cinema português dos anos 40 e 50 como "O Costa do Castelo" (1943), "A Menina da Rádio" (1944), "O Leão da Estrela" (1947) "O Grande Elias" (1950) e "O Noivo das Caldas" (1956). Salienta ainda, entre outros, "O Trigo e o Joio" (1965), "Nazaré" (1952), "Madragoa" (1952), "Saltimbancos" (1952), "O Crime da Aldeia Velha" (1964) de Manuel Guimarães. Trabalhou também com Perdigão Queiroga, Leitão de Barros, António Lopes Ribeiro, na década de 80 é dirigida por Lauro António em "Manhã Submersa" (1980). Ao longo do seu percurso no cinema interpretou, esporadicamente, peças de teatro televisivo, sob a direcção de Artur Ramos ( 1957 - Realidade da Fantasia de Claude Gével; 1959 - Dez Contos de Reis de Teresa Rita Lopes; 1970 - Auto da Natural Invenção de Luiz Francisco Rebello).



1985 - Portugal e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento acordam o financiamento dos projectos de desenvolvimento rural de Trás-os-Montes e de diversificação de fontes de energia.

1993 - Portugal e Israel assinam o acordo que prevê a abolição de vistos de entrada nos dois países.
 
2000 - Fecho do estaleiro da Lisnave na Margueira em Cacilhas, Almada. A indústria de construção e reparação naval despediu-se daquele que foi considerado um dos melhores estaleiros a nível mundial e que possuía a maior doca do mundo. A empresa mudou-se para os Estaleiros da Mitrena (ex-Setenave), em Setúbal, passando a ser nesse local o seu centro de laboração.



2004 - A orquestra de Woody Allen actua no Casino Estoril tendo sido a grande atracção para o reveillon de 2004/2005.
 
2005 - Arranca o Rali Lisboa-Dacar, 28ª edição da prova de todo-o-terreno, com partida de Portugal, pela primeira vez, terminando a 15 de Janeiro, na principal cidade senegalesa, após 15 etapas e 9043 quilómetros percorridos.

2007 - Morre Homero Serpa (Belém, Lisboa, Portugal, 6 de janeiro de 1927 - Lisboa, Portugal, 31 de dezembro de 2007), aos 80 anos. Foi jornalista e escritor, com mais de 50 anos ao serviço do jornal "A Bola". Ligado desde muito cedo ao Belenenses, chegou a ser treinador daquele clube desportivo entre 1970 e 1971, para o qual ajudou a fundar o "Jornal do Belenenses". Colaborou em diversas publicações desde "O Mosquito" (jornal infantil). Durante a sua carreira, Serpa colaborou com vários jornais como o "Diário de Lisboa", "Diário Popular", "Gazeta do Sul", "República", revista "Lisboa Carris" (da qual foi director) e "O Setubalense". O seu mérito foi reconhecido por diversas ocasiões, nomeadamente o Prémio de Reportagem, atribuído pelo Clube de Jornalistas do Porto, a Medalha de Mérito Desportivo, o diploma de sócio honorário do Belenenses e o prémio O Pepe (Belenenses).




 





No Mundo

1458 - Nasce Alfonso Borgia (Valência, Reino de Aragão, actual Espanha, 31 de dezembro de 1378 - Xàtiva, Valência, Reino de Aragão, actual Espanha, 6 agosto de 1458). Virá a ser o papa Calisto III de 8 de abril de 1455 até à data da sua morte. Foi o Papa que reviu a condenação de Joana d'Arc e reconheceu sua inocência em 1456. O papa Calisto III impulsionou a criação do Padroado com Portugal pela bula Inter cetera de 11 de março de 1456. O seu túmulo encontra-se na igreja de Santa Maria in Monserrato, em Roma.



1502 - Para se livrar de seus inimigos, César Bórgia convida-os para o seu palácio de Senigallia para depois assassiná-los.

1691 - Morre Robert Boyle (Lismore, Irlanda, 25 de janeiro de 1627 - Londres, Inglaterra, 31 de dezembro de 1691), aos 64 anos. Foi um filósofo natural, químico e físico irlandês que se destacou pelos seus trabalhos no âmbito da física e da química. A sua formação foi tradicional, feita parte em casa e no Eton College, complementada por viagens a França, Itália e Suíça. É durante esta estadia na Europa que se converteu religiosamente. Voltou a Inglaterra em 1644 e começou uma carreira de escritor no campo da moral, da filosofia e da religião. Em 1649-50, as suas preocupações mudam e constrói um laboratório na sua casa em Sailbridge, descobre ser um entusiasta da experimentação, o que mudará radicalmente a sua carreira. Robert Boyle teve influencia para a Física, em especial no campo da Mecânica quântica. Acreditava que o comportamento das substâncias poderia ser explicado pelo movimento dos átomos através de uma espécie de mecânica. Na área das ciências médicas, Robert Boyle sempre esteve interessado no sangue, realizou investigações com a ajuda de outros pesquisadores de Oxford, onde estava interessado na natureza do sangue e os efeitos de determinadas substâncias no sangue. Em 1684 lançou o livro "Memoirs for the Natural History of Humane Blood", onde ele inclui dados das suas investigações como cores, gostos, odores e inflamabilidade do sangue e as diferenças entre o sangue humano e animal. A lei de Boyle é frequentemente usada como parte de uma explicação sobre como o sistema respiratório funciona no corpo humano. De entre as descobertas científicas de Robert Boyle podemos citar entre muitas a lei dos gases que tem seu nome, o melhoramento da máquina de Otto von Guericke , a "Bomba de Ar" ou "Bomba de Vácuo", primeira aparecimento da noção de elemento químico, entre muitas outras descobertas.



1720 - Nasce Carlos Eduardo Luís João Casimiro Silvestre Severino Maria Stuart (Roma, Estados Papais, 31 de dezembro de 1720 – Vaticano, Roma, 31 de janeiro de 1788). Virá a ser um pretendente ao trono da Inglaterra e Escócia (unidos desde 1707) e Irlanda. Viveu no exílio até aos 24 anos de idade, altura em que tentou iniciar uma rebelião com o objectivo de restaurar a Casa de Stuart ao trono, em favor de seu pai, a qual seria derrotada. 

1869 - Nasce Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, França, 31 de dezembro de 1869 - Nice, França, 3 de novembro de 1954). Virá a ser um artista francês, conhecido pelo seu uso da cor e da arte de desenhar, fluída e original. Foi um desenhador, gravurista e escultor, mas ficou principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de "fauvista" (uso de cores puras, sem misturar com outras), na década de 1920 ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. O seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido num conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna.

1879 - O inventor norte-americano Thomas Edison apresenta a lâmpada eléctrica com um filamento de carbono, no Parque Menlo, em New Jersey.



1925 - Primeira edição da Corrida de São Silvestre em São Paulo, Brasil. Uma corrida nocturna a ser realizada no último dia do ano. A largada teve início na Avenida Paulista e o vencedor dessa prova foi Alfredo Gomes do Clube Espéria. A corrida de São Silvestre, recebeu este nome em homenagem ao santo do dia. Ainda hoje esta prova se realiza passando também a acontecer em outros países com Portugal.

1946 - A II Guerra Mundial é dada por terminada, oficialmente, pelo presidente norte-americano Harry S. Truman com a assinatura da designada Proclamação Presidencial 2714.



1948 - Nasce LaDonna Adrian Gaines de seu nome artístico Donna Summer (Boston, Massachusetts, EUA, 31 de dezembro de 1948 - Naples, Flórida, EUA, 17 de maio de 2012). Virá a ser uma consagrada cantora, compositora e pianista norte-americana. Desde muito cedo ligada à música, cantando nos coros da igreja, envolvendo-se posteriormente com bandas influenciadas pela Motown Sound. Levada pela contra-cultura dos anos 60, tornou-se a cantora de uma banda chamada “Crow” e mudou-se para New York. Pouco depois, após mudar-se para Munique na Alemanha, casou-se com Helmut Sommer ("Summer" nome que viria a adoptar de uma anglicização do nome "Sommer") e trabalhou em vários musicais e teatros como na versão alemã do musical "Hair". Em 1971, lançou a música "Sally Go 'Round the Roses", o seu primeiro trabalho a solo, sem sucesso. Após conhecer Giorgio Moroder e Pete Bellotte, lançou o seu primeiro LP, “Lady of the Night” em 1975, com algum sucesso na Europa. A sua música “Love to Love You Baby” foi um grande sucesso que a viria a lançar. Conhecida por estar entre as melhores cantoras mundiais e por ter feito as suas gravações musicais em estilo disco nos anos 70 e posteriormente dance music nos anos 80, 90 e 2000. Devido ao seu estrondoso sucesso, recebeu o título de Rainha do Disco Music e Rainha da Dance Music. Em toda a sua carreira, vendeu mais de 200 milhões de discos. Foi a primeira artista a ter três álbuns duplos consecutivos a atingir o primeiro lugar nas tabelas da Billboard nos Estados Unidos. Também teve quatro singles que atingiram o número 1 nos Estados Unidos num período de 13 meses.



1951 - Termina a vigência do Plano Marshall, plano de reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. Os projectos deste plano deverão concluir-se até 1961.
 
1953 - A Índia restringe a circulação de pessoas e bens entre Goa e o exterior.

1961 - Expira o Plano Marshall, de apoio à reconstrução da Europa após a II Guerra Mundial, depois de investimentos no valor de 12 mil milhões de dólares.




1963 - A Federação da África Central da Rodésia e da Niassalândia é dissolvida dando lugar à Rodésia do Sul, actual Zimbabué, Rodésia do Norte, actual Zâmbia, e Niassalândia, actual Malawi.

1964 - O presidente Sukarno da Indonésia ameaça abandonar as Nações Unidas, caso se verifique a entrada da Malásia para o Conselho de Segurança.

1966 - Os EUA admitem pôr termo aos bombardeamentos do Vietname do Norte, se Hanói garantir a discussão da paz.



1968 - O Conselho de Segurança da ONU censura Israel pelo ataque aos aviões árabes, estacionados no aeroporto de Beirute.

1968 - Voo do primeiro avião comercial supersónico do mundo, o Tupolev Tu-144. Um avião supersónico construído pelo fabricante soviético.



1972 - O governador militar de Moçambique Kaúlza de Arriaga manda arquivar o inquérito sobre o massacre de Wiriyamu, ocorrido no dia 16.

1978 - Morre Nicolau dos Reis Lobato (Soibada, Timor português, 24 de maio de 1946 - Turiscai, Timor-Leste, 31 de dezembro de 1978), aos 32 anos. Foi um político timorense, presidente da Frente de Libertação de Timor-Leste. Nicolau dos Reis Lobato cresceu até aos 13 anos em Soibada, tendo feito os seus estudos primários no Colégio Nuno Alvares Pereira. Sendo um devoto católico assumido, ingressa depois no Seminário Menor de Nossa Senhora de Fátima, em Dare. Em 1965, desiste de seguir os estudos para ser sacerdote deixando o Seminário. Em 1966 é incorporado no Exército Português, completa o CSM (Curso de Sargentos Milicianos) com distinção sendo o 1.º classificado do curso. Após a passagem com êxito pelo serviço militar obrigatória, segue uma área profissional civil como funcionário publico numa Repartição das Finanças. Em meados de 1974, no seguimento da Revolução dos Cravos de 25 de abril em Portugal, Nicolau dos Reis Lobato abandona voluntariamente o funcionalismo público português para se dedicar a tempo inteiro à criação da Associação Social Democrática Timorense (ASDT), que era pelo direito à independência. Aquando da transformação da ASDT em Fretilin (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente), no dia 11 de setembro de 1974, foi-lhe atribuído o cargo de vice-presidente. Nicolau dos Reis Lobato, na sua qualidade de vice-presidente e na ausência impeditiva do então Presidente da Fretilin, Francisco Xavier do Amaral, liderou toda a acção de resposta à investida armada da UDT contra a Fretilin iniciada a 11 de agosto de 1975. De 28 de novembro a 7 de dezembro de 1975 foi primeiro-ministro e 2.º Presidente da República Democrática de Timor-Leste de 1977 a 1978. A 31 de dezembro de 1978, morreu em combate no vale de Mindelo, entre Maubisse, Turiscai e Manufahi. Devido à sua reputação tem hoje o seu nome no aeroporto de Díli, numa avenida, o Palácio Presidencial Nicolau Lobato em Díli e o Centro de Instrução do Comandante Nicolau Lobato das Forças de Defesa de Timor-Leste, perto de Metinaro.

 
 
1989 - O presidente do Panamá, Guillermo Endara, confisca os bens do seu antecessor Manuel Noriega, refugiado na Nunciatura do Vaticano na capital do país.

1999 - Demite-se Boris Yeltsin, presidente da Federação Russa. O chefe do governo, Vladimir Putin, assume as funções.



2001 - Último dia de circulação das 12 moedas nacionais na União Europeia que dão lugar ao Euro.

2003 -  Israel aprova o plano de duplicação de colonatos nos Montes Golan.

2004 - Incêndio na discoteca República Cromañón em Buenos Aires, na Argentina, causa a morte a 175 pessoas.



2006 - Rússia e Bielorrússia chegam a acordo sobre o fornecimentos de gás russo à antiga república soviética.

2006 - Kofi Annan cessa funções como secretário-geral da ONU, iniciadas em 1 de janeiro de 1997.

2006 - Morre Liese Prokop (Tulln, Áustria, 27 de março de 1941 - Sankt Pölten, Áustria, 31 de dezembro de 2006, ), aos 65 anos. Foi uma atleta e político austríaco do Partido Popular Austríaco (ÖVP). Formou-se na Universidade de Viena em biologia e desporto. Em 1967, tornou-se campeã mundial estudantil em Tóquio. Em 1968 competiu pela Áustria nos Jogos Olímpicos de Verão, realizados na Cidade do México, no pentatlo, onde ganhou a medalha de prata. Tornou-se campeã europeia em Atenas em 1968, quebrando o recorde mundial de pentatlo. Além disso, foi ainda campeã austríaca de salto em distância, salto em altura, barreiras, revezamento e lançamento de peso. Liese Prokop começou a sua carreira política em 1969 e tornou-se membro do Parlamento da Baixa Áustria. Foi ministra regional de 1981 a 1992 e vice-presidente da Baixa Áustria durante o período entre 1992 e 2004. Foi a ministra austríaca do interior do Partido Popular Austríaco ÖVP em 2004. Mais recentemente, tendo sido nomeada ministra do Interior até à data da sua morte.



2007 - O queniano Moses Masai, em masculinos, e a letã Jelena Prokopchuka, em femininos, vencem a 33ª edição da corrida São Silvestre da Amadora, integrada no "ranking" internacional das provas de atletismo de fundo.

2007 - Morre Ettore Sottsass (Innsbruck, Áustria, 14 de setembro de 1917 - Milão, Itália, 31 de dezembro de 2007), aos 90 anos. Foi um dos expoentes do desenho italiano do pós-guerra, tendo se formado arquitecto pela Universidade Politécnica de Turim em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu num campo de concentração na Jugoslávia. Em seguida, instalou-se em Milão, em 1946, onde iniciou a sua carreira abrindo o próprio estúdio. Em 1958, passou a ser responsável pelo design dos produtos da marca italiana Olivetti, ofício que lhe traria o reconhecimento internacional. Ali, criou produtos não só inovadores como também esteticamente atraentes, influenciados pelas culturas pop e beat da década de 1960, associando o nome da empresa ao design industrial de ponta. Foi apelidado de "Papa do design italiano".








Texto:
Paulo Nogueira




 

  FELIZ ANO NOVO

 

Histórias com História deseja a todos os seus seguidores, leitores, amigos e demais colaboradores um Feliz Ano Novo com muita saúde, paz, harmonia no mundo e claro com muito mais histórias para aqui contar.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário