sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 11 de dezembro

 
Dia Internacional da UNICEF e Dia Internacional das Montanhas.

De entre alguns santos consagrados a este dia, destaque para São Dâmaso I (Guimarães ou Idanha-a-Nova, Portugal, 305 d.C. - Roma, Itália, 11 de dezembro de 384 d.C.), foi um dos maiores papas da igreja católica entre 366 e 384 d.C.. Dâmaso aparece ainda criança em Roma, onde o pai era Secretário de São Lourença, Mártir, um dos sete diáconos da Igreja de Roma, martirizado durante a perseguição do Imperador Valeriano realizada em 258. A sua vida até ser eleito Papa, é muito resumida afirmando-se unicamente que era dotado de grande cultura e santidade. Foi eleito Papa em 1 de outubro de 366, por larga maioria, mas alguns seguidores do anterior Papa Libério, próximos do Arianismo, consagraram o diácono Ursino, criando um Antipapa para tentar depor Dâmaso I. Dâmaso foi um dos mais notáveis papas do século IV, defendendo a Igreja de Roma contra eventuais cismas, enviando legados ao Primeiro Concílio de Constantinopla, e também foi um escritor de grande mérito, autor de valiosos epigramas e importantes cartas sinodais. Encomendou a Jerónimo de Estridão uma revisão da versão latina da Bíblia, a qual ficou conhecida como "Vulgata Latina", até hoje uma das mais importantes traduções bíblicas. Foi o primeiro Papa a usar com desenvoltura o anel do Pescador, com o símbolo de São Pedro, que ao contrário de hoje, era passado de pontífice para pontífice, assim que confirmada a sua morte, como símbolo da sua autoridade pastoral. O anel com a égide de Pedro, o primeiro Papa, já não existe, pois foi destruído. Entre outras obras, São Dâmaso promoveu a restauro das catacumbas e a organização das relíquias dos santos mártires. Por essa obra, é considerado ainda hoje patrono dos arqueólogos. É venerado pela igreja católica no dia da sua morte, 11 de dezembro.
 


 



Em Portugal

1640 - Durante a Guerra da Restauração em Portugal, é criado o Conselho de Guerra para promover todos os assuntos relativos ao exército. Criado por D. João IV no Conselho Régio reunido na Aldeia Galega do Ribatejo (actual Montijo) era um alto órgão de Estado com a dignidade de tribunal régio. Tendo recebido Regimento em 22 de dezembro de 1643, para se ocupar dos assuntos militares, nomeadamente, organização do exército e da armada, nomeação dos oficiais de patente, fortificações, projectos de operações, justiça militar e disciplina. Funcionava, também, como tribunal superior de justiça militar de primeira instância para as tropas da Corte e de apelação para as de província.



1896 - Morre António Xavier Rodrigues Cordeiro (Cortes, Leiria, Portugal, 28 de dezembro de 1819 - Lisboa, Portugal, 11 de dezembro de 1896), aos 77 anos. Foi jornalista, politico, poeta e escritor da geração romântica portuguesa. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra, foi, por várias vezes, deputado às Cortes e, tendo aderido à Patuleia, combateu, tanto por actos como pela palavra, a ditadura cabralista. Combateu a ditadura cabralista, tendo participado na revolta da Maria da Fonte (1846) e na guerra da Patuleia (1846-1847). Colaborou em diversos jornais e revistas com artigos literários e poesias. Fundou entre outros o jornal de poesia O Trovador e posteriormente editou dois volumes de crónicas históricas "Leituras ao Serão", entre outras publicações do género. Publicou ainda algumas obras de poesia, alguns dos quais se tornaram muito populares, como, por exemplo, "A doida de Albano" (1874), "Tasso no hospital dos doidos", "O Outono", "O conde de Alarcos". Muitas das suas composições foram por ele próprio seleccionadas e publicadas, em dois volumes, precedidos de uma biografia da autoria de Tomás Ribeiro, que, ao tempo, o considerou como o mais popular dos nossos poetas.
 
1908 - Nasce Manoel Cândido Pinto de Oliveira (Cedofeita, Porto, Portugal, 11 de dezembro de 1908 - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Portugal, 2 de abril de 2015). Virá a ser um dos mais importantes cineastas portugueses e autor de cerca de trinta e duas longas metragens. Foi atleta do Sport Club do Porto, um clube de elite, e campeão nacional de salto com vara. Foi ainda piloto de automóveis e um apaixonado pela vida boémia. Também aprendeu números de circo, com o irmão Casimiro, que exibia em festas de beneficência. Ainda jovem com 20 anos, Manoel de Oliveira começa a interessar-se pelo cinema, o que o leva a inscrever-se na escola de actores do cineasta italiano Rino Lupo, quando este se radicou no Porto. Em finais dos anos 1920 vê o filme “Berlim: sinfonia de uma cidade”, documentário vanguardista de Walther Ruttmann, que o influencia profundamente. Tem então a ideia de rodar uma curta-metragem sobre a faina no Rio Douro, o seu primeiro filme. "Douro, Faina Fluvial" (1931), estreado em Lisboa, suscita a admiração da crítica estrangeira e o desagrado da nacional. Seria o primeiro documentário de muitos que abordariam, de um ponto de vista. Segue-se depois o filme "Aniki-Bobó" (1942), que à época foi um fracasso comercial. Teve também algumas participações como actor em pequenos papeis de produções cinematográficas 20, 30 e 90. Só 14 anos mais tarde, após o seu segundo filme se dedica à produção cinematográfica e desde então foram vários os sucessos na sua longa carreira de realizador. A obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, até então interrompida por pausas e por projectos gorados, só a partir da “O Passado e o Presente” (1971) prosseguirá, sem quebras nem sobressaltos, por uns trinta anos, até para lá do final do século. Era até à data da sua morte, o mais velho realizador de cinema do mundo em actividade e o mais velho de sempre com a mais longa carreira da história do cinema. A sua última produção foi "O Velho do Restelo" em 2014. Manoel de Oliveira era e continua sendo tratado por muitas pessoas como "O Mestre". Foi agraciado e homenageado com diversos prémios e galardões.




1909 - Fundação oficial do Aero Clube de Portugal no Terreiro do Paço. Esteve na origem da sua fundação um grupo de oficiais do Exército Português que pretendiam promover o desenvolvimento da aeronáutica em Portugal, bem como a criação de uma aviação militar. É a instituição aeronáutica mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. 

1925 - Bernardino Machado é eleito, pela segunda vez, presidente da República Portuguesa.


 
 
1987 - O historiador José Mattoso é distinguido com o Prémio Pessoa.
 
1999 - Um avião da SATA despenha-se no Monte da Esperança, nos Açores. Deste acidente resultam vitimas 35 mortais.
 


2000 - O grupo médico criado para estudar os efeitos da co-incineração, em Portugal, aprova o processo.

2001 - O Prémio Camões é entregue ao poeta Eugénio de Andrade.




2007 - Morre Maria Fernanda de Faria e Castro Botelho (Porto, Portugal, 1 de dezembro de 1926 - Lisboa, Portugal, 11 de dezembro de 2007), aos 81 anos. Foi escritora, tradutora e colaborou com a Fundação Calouste Gulbenkian desde 1982. Estudou Filologia Clássica nas Universidades de Coimbra e Lisboa, viria a fixar-se mais tarde em Lisboa para ocupar a direcção do departamento belga de turismo entre 1973 e 1983. Foi co-fundadora da revista Távola Redonda, tendo ainda colaborado com outras publicações periódicas, nomeadamente a “Europa” e a “Graal”. Em termos literários considerada dentro do movimento literário modernista tardio, fez a sua estreia com o livro “Coordenadas Líricas” (1951). Da sua vasta obra literária destaque para "O Enigma das Sete Alíneas" (1956), "Xerazade e os outros" (1964), "Lourenço É Nome de Jogral" (1971), "Esta Noite Sonhei com Brughel" (1987), "Gritos da Minha Dança" (2003), entre outras. Foi agraciada com diversos prémios e homenagens, a 4 de fevereiro de 1989, é agraciada com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

2008 - O Governo aprova as propostas de Lei de Defesa Nacional, Bases da Organização das Forças Armadas e o novo Regulamento da Disciplina Militar, diplomas que o ministro da Defesa considerou "fundamentais" para a reforma do sector.
 
2014 - É iniciado oficialmente este espaço, o blog Histórias com História, com o artigo Prefácio de abertura.







 


No Mundo

1475 - Nasce Giovanni di Lorenzo de Medici (Florença, Itália, 11 de dezembro de 1475 - Roma, Itália, 1 de dezembro de 1521). Virá a ser o Papa Leão X e o último não-sacerdote e ser eleito Papa. Desde muito jovem, Giovanni e a sua família demonstraram interesse por uma carreira eclesiástica. Por pressão de seu pai, governante da República Florentina, o Papa Inocêncio VIII foi obrigado a nomeá-lo cardeal-diácono de Santa Maria em Domnica em março de 1489, quando tinha apenas 14 anos, embora ele não tenha sido autorizado a usar logo as insígnias e demais deliberações do colégio dos cardeais. Giovanni recebeu uma cuidadosa educação na corte de se pai, estudou Direito Canónico e Teologia e cresceu como colega de importantes humanistas do seu tempo. Em 23 de março de 1492, com apenas 16 anos, foi formalmente admitido no Colégio dos Cardeais e assumiu a sua residência em Roma. Em Roma, estudou arte e literatura e tornou-se cada vez mais influente na Igreja Católica. Com a morte do pai no ano seguinte em 8 de abril, fez Giovanni mudar-se para Florença. Em 15 de março, foi ordenado sacerdote e em 17 de março,  foi consagrado bispo de Roma pelo cardeal Raffaele Riario, bispo de Ostia e Velletri, e decano do Colégio dos Cardeais. Com o falecimento do Papa Júlio II, Giovanni di Lorenzo de Medici foi eleito papa no dia 19 de março de 1513, adoptando o nome de Leão X.  Foi o primeiro Papa a ser eleito na Capela Sistina com apenas 37 anos, no que foi proclamado dois dias depois. O seu papado transformou Roma em um centro cultural e aumentou o poder papal no continente. Deu continuidade ao trabalho de seu antecessor e acelerou as obras da Basílica de São Pedro, ampliou a biblioteca do Vaticano e marcou a cidade romana como centro cultural do Ocidente. No entanto, apesar de sua dedicada actuação cultural e artística, o Papa Leão X também enfrentou muitos problemas políticos e militares durante seu papado. Entre outras questões, Leão X, seguindo os documentos precedentes de seus antecessores Pio II e Eugénio IV, emitiu documentos para os reinos de Portugal e da Espanha contra o tráfico negreiro, e mandando restituir à liberdade os escravos. Teve ainda grande influência sobre a criação de instituições de caridade, na educação, nas artes e na arquitectura. Ficou conhecido principalmente por ter dado início à Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero.
 

 
1792 - É iniciado em Paris o julgamento do rei deposto Luís XVI, que é condenado por traição e guilhotinado.



1803 - Nasce Louis Hector Berlioz (La Cotê-Saint-André, França, 11 de dezembro de 1803 - Paris, França, 8 de março de 1869). Virá a ser um músico, compositor e autor romântico que vem influenciar mais tarde grandes compositores famosos do século XIX. Hector Berlioz não era uma criança prodígio, ao contrário de alguns outros compositores famosos da época. Ele começou a estudar música aos doze anos, escrevendo pequenas composições e arranjos. Como resultado do desaconselhamento do seu pai, ele nunca aprendeu a tocar piano, tornou-se proficiente em guitarra, flautim e flauta. Hector Berlioz foi enviado em 1821, para estudar medicina em Paris, como o pai, no entanto, insatisfeito com a escola de medicina, desistiu do curso para estudar música, contra a vontade do seu pai. O jovem entrou para o conservatório de Paris, para estudar composição. Desde cedo, o compositor identificou-se com o movimento romântico francês. Durante a sua vida, Hector Berlioz destacou-se mais como regente do que como compositor, ele regularmente viajava para a Alemanha e Inglaterra, para reger óperas e música sinfónica, tanto obras suas quanto de outros compositores. Hector Berlioz tinha uma viva afeição pela literatura, e muitas das suas melhores composições foram inspiradas em obras literárias. Em 1844, o compositor publicou um tratado pioneiro sobre orquestração, obra que continua a ser uma importante referência no assunto. Também compôs cerca de cinquenta canções com acompanhamento de piano e orquestra. A sua influência foi fundamental para o desenvolvimento do Romantismo, especialmente em alguns compositores desse período. Recebeu alguns prémios e condecorações ao longo da sua carreira como o importante Prix de Roma (1830), foi feito Cavaleiro da Legião de Honra (1839) e Oficial da Legião de Honra (1864). De entre as suas obras destaque para "Requiem", "Roméo et Juliette", "Sinfonia Fantástica", "A Danação de Fausto", "Les Troyens", "Le carnaval romain", "Les Nuits d'Été".


1826 - Morre Maria Leopoldina da Áustria, de seu nome completo Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena, imperatriz consorte do Brasil (Viena, Áustria, 22 de janeiro de 1797 - Rio de Janeiro, Brasil, 11 de dezembro de 1826), aos 29 anos. Foi arquiduquesa da Áustria e a primeira esposa do imperador D. Pedro I. Durante oito dias, em 1826,  foi rainha consorte de Portugal. 
Filha do imperador Francisco I da Áustria e II da Alemanha, da casa real dos Habsburgos, e de Maria Isabel de Bourbon Nápolis. Foi Rainha Consorte do Reino de Portugal e Algarves entre março e maio de 1826. A sua infância e primeira juventude não correram pacificamente mas a educação que Leopoldina recebera na infância e adolescência era ecléctica e ampla, de nível cultural superior e formação política mais consistente. Apesar de uma formação muito ecléctica, Leopoldina mostrou maior inclinação para as disciplinas de ciências naturais, interessando-se principalmente por botânica e mineralogia. Fazia parte da formação da família a aprendizagem de línguas, e Leopoldina falava 6 idiomas. Em 1816, depois de demoradas negociações, a Arquiduquesa fora escolhida para esposa de D. Pedro, filho de D. João VI e de Carlota Joaquina de Bourbon e herdeiro do trono do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. O casamento foi celebrado por procuração, em Viena, no dia 13 de maio de 1817 e logo após parte para o Brasil onde D. Pedro se encontrava. Após 85 dias de viagem, o desembarque aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro de 1817. No dia seguinte o casal recebeu a bênção nupcial na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A vida em comum do casal nunca mostrou grande harmonia e entendimento entre ambos. Leopoldina foi aclamada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimónia de coroação e sagração de D. Pedro I. Na condição do Brasil ser à época a única monarquia das Américas, Maria Leopoldina foi a primeira imperatriz do Novo Mundo. Abraçou o Brasil como seu país, os brasileiros como o seu povo e a Independência como a sua causa. Foi também conselheira de D. Pedro em importantes decisões políticas que se reflectiram no futuro da nação. Durante a vida, Leopoldina procurou formas de acabar com o trabalho escravo. Consequentemente, por reger o país em ocasião das viagens de D. Pedro pelas províncias brasileiras, é considerada a primeira mulher a tornar-se chefe de estado de um país americano independente. A sua morte ficou envolta em polémicas atendendo aos problemas e conflitos matrimoniais.



1890 - Nasce Carlos Gardel (Tacuarembó, Uruguai, 11 de dezembro de 1890 - Medllín, Colômbia, 24 de junho de 1935), havendo controversa no que respeita ao seu local de nascimento, Tacuarembó no Uruguai ou Toulouse em França. Virá a ser o mais famoso dos cantores de tango da história e uma das maiores referências em todo o mundo deste género musical. Apesar de uma infância pobre, Carlos começou a cantar ainda muito jovem com o nome artístico de Carlos Gardel. Em 1911, formou uma dupla de música folclórica com o cantor uruguaio José Razzano. O reconhecimento veio em 1914, quando passaram a se apresentar regularmente no prestigioso cabaré Armenonville, em Buenos Aires. No ano de 1917, Gardel e Razzano tornaram-se os primeiros intérpretes de tango com a canção "Mi noche triste", já que na época o tango era somente instrumental. A partir de então, passaram a incluir esse ritmo no seu repertório. Já a solo Carlos Gardel ficou popular com os seus êxitos na América Latina, Espanha e em França. Porém, 1927 foi o ano da sua consagração na Europa, alcançando enorme sucesso especialmente em Paris. Em 1931 e 1932, foi contratado pelo estúdio de cinema Paramount para protagonizar quatro filmes rodados na cidade de Joinville, França. Entre 1934 e 1935 conquistou o mercado dos Estados Unidos, com a ajuda da Paramount americana onde foi protagonista em vários filmes. Gravou vários discos e cantou na mítica rádio NBC. Carlos Gardel faleceu em 24 de junho de 1935, no auge da carreira, num desastre aéreo ocorrido na cidade colombiana de Medellín durante uma digressão latino-americana. Carlos Gardel realizou mais de 800 gravações nos seus cerca de 20 anos de carreira. Foram muitos os seus sucessos, especialmente os dos últimos anos como "Mi Buenos Aires querido", "Por una cabeza", "Volver" e "El día que me quieras". Em 2003, por proposta do governo uruguaio a voz de Carlos Gardel foi gravada pela Unesco no Programa Memória do Mundo.



1932 - Com a assinatura do Protocolo de Genebra sobre a igualdade de direitos da  Alemanha em relação às outras nações, este país regressa à Conferência sobre o Desarmamento.

1936 - Jorge VI de Inglaterra ascende ao trono britânico depois da abdicação do seu irmão mais velho Eduardo VIII de Inglaterra.



1937 - A Itália fascista de Mussolini é expulsa da Liga das Nações.
 
1941 - Durante a II Guerra Mundial, os EUA declaram guerra à Alemanha nazi. "Nunca houve desafio maior à vida, à liberdade e à civilização", diz Frank D. Roosevelt, presidente dos EUA a propósito desse acontecimento.

1946 - É criada a UNICEF (United Nations International Children's Emergency Fund em português, Fundo das Nações Unidas para a Infância), organização das Nações Unidas detentora de um fundo de emergência para apoio à infância.




1961 - Chegam ao Vietname do Sul forças heli-transportadas norte-americanas. Constituem o primeiro apoio militar directo de Washington ao país.
 
1967 - A França veta o início das negociações com o Reino Unido para a entrada na CEE.

1981 - O peruano Javier Perez de Cuellar é eleito secretário-geral das Nações Unidas.
 


1997 - É fixado o texto do protocolo final da Conferência de Quioto. Mais de 150 países aceitam diminuir a poluição atmosférica a níveis de 1989, para controlo do efeito de estufa.

2000 - Conclusão da Cimeira de Nice da UE, com o acordo de princípio sobre a reforma das instituições comunitárias e o alargamento aos países de Leste.

2006 - Morre Elizabeth Bolden (Somerville, Tennessee, EUA, 15 de agosto de 1890 - Memphis, Tennessee, EUA, 11 de dezembro de 2006), aos 116 anos. Foi a norte-americana, considerada a pessoa mais velha do mundo até então. 
Elizabeth Bolden era filha de escravos livres, tendo trabalhado sempre nos campos de cultivo e colheita de algodão perto de Memphis até à década de 1950. Vivia desde os 109 anos numa casa de repouso em Memphis onde faleceu aos 116 anos, muito próximo dos campos onde trabalhou na sua juventude. Tinha 40 netos, 75 bisnetos e 450 trinetos e tetranetos.



2007 - Um comboio de mercadorias atravessa, pela primeira vez em 50 anos, a fronteira entre as duas Coreias, anunciou o Ministério sul-coreano da Reunificação.

2008 - Morre Ali Alatas (Jacarta, Indonésia, 4 de novembro de 1932 - Singapura, 11 de dezembro de 2008), aos 76 anos. Foi antigo ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros do ditador Suharto. 
Ali Alatas fez a sua formação na Academia de Serviço Exterior da Indonésia em 1954 e mais tarde, em 1956, formou-se em Direito pela Universidade da Indonésia. Ali Alatas inicia as funções de embaixador da Indonésia em 1954 aos 22 anos. O início da sua carreira incluiu passagens pela Embaixada da Indonésia em Bangkok, Tailândia e pela Embaixada em Washington, DC. Foi nomeado embaixador da Indonésia na ONU, em Genebra, de 1975 a 1978, e também foi embaixador na ONU em Nova York, de 1982 a 1988. Ali Alatas foi o chefe da diplomacia indonésia de 1988 a 1999, ano em que Suharto foi forçado a retirar-se por força das grandes movimentações em defesa da democracia. Em 30 de março de 1995, foi nomeado oficial honorário da Ordem da Austrália, para servir às relações entre a Austrália e a Indonésia. Nos últimos anos era conselheiro do Presidente Susilo Bambang Yudhoyono. 







Texto:
Paulo Nogueira


 

Sem comentários:

Enviar um comentário