sábado, 5 de dezembro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 5 de dezembro



Dia Mundial do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico e Social ou Dia Mundial do Voluntariado.

Santo do dia, São Sabas, o "Santificado" (Mázaca, Capadócia, actual Turquia, 439 d.C. - Lavra da São Sabas, Cisjordânia, Palestina, 5 dezembro de 532 d.C.). Aos 8 anos Sabas ingressou no mosteiro de Flaviano II de Antioquia e com 17 anos recebeu a tonsura monástica, adquiriu tamanha perfeição na vida monástica que a ele foi concedido o dom da taumaturgia. Após dez anos no mosteiro de Flaviano, foi para Jerusalém onde de lá partiu para o mosteiro de São Eutímio, o Grande, tendo sido dai enviado a Teoctisto, o chefe do mosteiro vizinho com uma regra cenobita, onde permaneceu até completar 30 anos. Após anos no mosteiro, diversos discípulos reuniram-se em torno de Sabas que, em 483, fundou a Lavra de São Sabas, ao sudeste de Jerusalém. Viveu uma vida monástica comunitária e depois, experimentou a vida solitária do mosteiro dos anacoretas. Esse tipo de vida, aliás, foi a sua preferida, pois gostava da vida de solidão desses monges. Além dessas experiências em vários mosteiros, Sabas partilhou os bens que herdou da família entre os cristãos mais pobres e, também, entre os doentes. Trabalhou pela conversão dos seus irmãos até conseguir, o que incomodava as autoridades romanas. Ajudou também os cristãos que eram perseguidos na sua terra natal. Foi sempre praticante da caridade e, também, valente ao defender o direito e a justiça. Além disso neste período foram registados muitos milagres ocorridos, segundo as crenças, devido as orações de Sabas. Ele passou a ser conhecido como “Pérola do Oriente", por causa da sua grande sabedoria e influência. Interferiu junto ao imperador em Constantinopla, a favor dos mais pobres, contra os impostos. Organizou e liderou um verdadeiro e próprio exército de monges anacoretas para dar apoio ao papa contra a heresia monofísista que agitou a igreja do Oriente. São Sabas está presente na relação dos grandes sacerdotes fundadores do monaquismo da Palestina, faleceu em Israel aos 93 anos de idade. A festa em sua honra ocorre no dia da sua morte, a 5 de dezembro.



 

 

 

Em Portugal

1496 - O rei D. Manuel I assina o decreto de expulsão dos judeus e muçulmanos de Portugal, considerados "hereges" ou a sua conversão ao cristianismo. Decreto este para entrar em vigor no final de outubro do ano seguinte.

 
 
1889 - A família Imperial brasileira chega a Lisboa, após deixar o Brasil devido à Proclamação da República em 15 de novembro de 1889.
 
 
 
1905 - Nasce Ruy Luís Gomes (Porto, Portugal, 5 de dezembro de 1905 - Porto, Portugal, 27 de outubro de 1984). Virá a ser matemático, investigador, fundador do Observatório Astronómico do Porto e do Centro de Estudos Matemáticos, candidato da oposição democrática às Presidenciais de 1951. Ruy Luís Gomes concluiu o curso complementar de Ciências no Liceu Central de José Falcão, em Coimbra, no ano de 1922. Frequentou em seguida o Curso de Ciências Matemáticas na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra onde se doutorou em 1928. Virá a ser professor catedrático nesta mesma universidade e mais tarde na Universidade do Porto na secção de Matemática. Foi director do Gabinete de Astronomia e co-fundador do Observatório Astronómico da Universidade do Porto. Igualmente foi co-fundador da Sociedade Portuguesa de Matemática, em 1940. Em 1941, apresentou ao Instituto para a Alta Cultura uma proposta de criação do Centro de Estudos Matemáticos do Porto (actual Centro de Matemática da Universidade do Porto), que foi fundado em 1942 e Ruy Luís Gomes foi o seu director até 1947. Após divergências com o regime do Estado Novo, Ruy Luís Gomes esteve preso pelo menos dez ocasiões, entre 1945 e 1957, devido à sua actividade política. Foi apoiante de Norton de Matos e mais tarde ele mesmo é proposto para candidato a Presidente da República em 1951, candidatura que acabou sendo rejeitada pelo Conselho de Estado. Acabou por se exilar na América do Sul onde leccionou, regressa a Portugal após a Revolução de 25 de Abril, tendo-se tornado no primeiro reitor da Universidade do Porto após aquela revolução. Fundou, em 1975, juntamente com personalidades como Corino de Andrade e Nuno Grande o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Foi ainda autor de algumas obras sobre diversos temas em especial na área da matemática.

1917 - Golpe de Estado e tomada de poder (governo e presidência), por parte de Sidónio Pais.
 
1980 - É decretado o luto nacional, por cinco dias, pela morte num desastre de aviação do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e do ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa ocorrido no dia anterior 4 de dezembro de 1980.
 
 
1984 - É constituída a AMI (Assistência Médica Internacional).
 
1985 - Inventores portugueses conquistam quatro medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze no 34º Salão Internacional de Invenções de Bruxelas Eureka-85.
 
1989 - Morre Maria Madalena Bagão da Silva Biscaia de Azeredo Perdigão (Figueira da Foz, Portugal, 28 de abril de 1923 - Lisboa, Portugal, 5 de dezembro de 1989), aos 66 anos. Foi figura chave na política cultural da Fundação Calouste Gulbenkian. Com uma educação pontuada entre os ideais republicanos do pai, um convicto opositor de António de Oliveira Salazar, e o catolicismo defendido pela sua mãe. Concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa, em 1948, prosseguiu estudos de aperfeiçoamento em Paris e chegou a apresentar-se em concertos com a Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Após terminar os estudos liceais, ingressou na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, onde se licenciou com distinção em Matemática, em 1944, a par dos estudos de piano a que ainda se dedicava. Casou em 1960 com José de Azeredo Perdigão, primeiro presidente da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi colaboradora da Fundação, primeiro na criação e direcção do seu Serviço de Música (1958-1974) e, posteriormente, no Serviço ACARTE (1984-1989). Contribuiu para a fundação da educação artística em Portugal, uma dimensão da educação que acreditava capacitar a formação individual dos indivíduos, facilitando a sua integração sociocultural. Foi responsável pela realização de 13 Festivais Gulbenkian de Música. Em 1988, foi distinguida com o prémio “Mulheres da Europa”, que reconhecia o papel de uma mulher ou grupo de mulheres de um dos países da CEE que tivesse contribuído, nos dois anos antecedentes, para fazer progredir a União Europeia. Foi ainda agraciada com alguns graus das Ordens Honoríficas portuguesas incluindo uma a titulo póstumo pelo seu trabalho desenvolvido de forma diversificada em prol da cultura portuguesa durante o período do Estado Novo e de entrada na democracia e na Comunidade Económica Europeia.



1996 - O centro histórico do Porto passa a Património Mundial da Humanidade, por decisão da UNESCO. Entre outras razões para esta decisão, porque oferece, pelo tecido urbano e pelos numerosos edifícios históricos, um testemunho notável do desenvolvimento duma cidade europeia.

 
 
2006 - O ministro da Administração Interna, António Costa, assina em Bruxelas a declaração política com vista à adesão de Portugal ao Acordo de Prum, um mecanismo de reforço da cooperação judiciária e policial transfronteiriça.
 
2010 - Morre Virgílio Gomes Delgado Teixeira (Funchal, Madeira, Portugal, 26 de outubro de 1917 - Funchal, Madeira, Portugal, 5 de dezembro de 2010), aos 93 anos. Foi um actor e desportista português. Iniciou a sua vida como desportista, praticando ténis, natação e futebol na ilha Madeira. No início dos anos 40, parte para Lisboa e a sua carreira no cinema acontece como figurante em 1943, no filme “O Costa do Castelo”. Já no ano seguinte, teve o seu primeiro papel importante no filme “Ave de Arribação” e em 1947 no filme "O Fado - História de uma Cantadeira". Desde então a sua carreira de actor galã seria um êxito em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha onde se fixou no final da década de 40. Em Espanha iniciou uma carreira profissional contando com várias participações em famosas produções cinematográficas nas décadas de 40, 50 e 60. Foi considerado um galã do cinema português tendo sido convidado a participar em algumas produções em Hollywood onde viveu. No total participou em 92 produções, 150 programas de TV e duas peças de teatro em Espanha e nos EUA. Anos mais tarde de regresso a Portugal fixa residência na Ilha da Madeira, sua terra natal. Foi eleito pelo PSD vereador para o pelouro da cultura na Câmara do Funchal, no mandato 1980-83. Foi agraciado com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1983. Regressa de novo aos écrans participando na telenovela portuguesa da RTP "Chuva na Areia" em 1985, depois nos filmes "A Mulher do Próximo" (1987), "O Querido Lilás" (1987), "Eternidade" (1991) e "Vertigem" (1991). Virgílio Teixeira participou mais tarde nas séries televisivas "Hotel Bon Séjour" (1998) e "A Casa da Saudade" de Filipe La Feria (2000). O Festival de Cinema do Funchal em 2006 distinguiu-o com o Prémio Carreira.

 
 




 
 
No Mundo
  
1492 - Cristóvão Colombo na sua primeira viagem ao Novo Mundo descobre a ilha de Quisqueya (nome indígena) ou Hispaniola (nome espanhol).
 
 
 
1732 - Inicia-se no México a construção do edifício destinado ao Tribunal da Inquisição.
 
1791 - Morre Wolfgang Amadeus Mozart de seu nome Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart (Salzburgo, Áustria, 27 de janeiro de 1756 - Viena, Áustria, 5 de dezembro de 1791), aos 35 anos. Foi um compositor austríaco do período clássico. Wolfgang Mozart mostrou desde a sua infância uma habilidade musical prodigiosa, nomeadamente nos instrumentos de teclado e no violino. Consta que terá começado a compor aos 5 anos de idade, e passou a apresentar-se à realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegado à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade fizeram-no procurar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com o seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto da sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. A sua produção foi louvada por todos os críticos da sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, estendendo no entanto a sua influência a vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Os seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu "Réquiem em ré menor". As circunstâncias da sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e a sua imagem tornou-se um ícone popular. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfónica, para concerto, opera, coral, piano e música de câmara.

 
 
1792 - Começa na Assembleia Nacional, o julgamento do rei Luís XVI, durante a Revolução Francesa que o levara à condenação à morte em 21 de janeiro de 1793.
 
1891 - Morre D. Pedro II do Brasil, de seu nome completo  Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga (Rio de Janeiro, Brasil, 2 de dezembro de 1825 - Paris, França, 5 de dezembro de 1891), aos 66 anos. Foi Imperador do Brasil, D. Pedro II, "O Magnânimo" e retirado do poder num súbito golpe de Estado ocorrido em 1889 e com a proclamação da República. Tornou-se príncipe regente aos 5 anos de idade quando o seu pai D. Pedro I abdicou do trono. Para a educação do futuro imperador foram destacados mestres ilustres do seu tempo. Estudou português, literatura, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, pintura, piano, esgrima e equitação. Aos 15 anos foi declarado maior e coroado Imperador do Brasil. As suas experiências com intrigas palacianas e disputas políticas durante este período tiveram grande impacto na formação do seu carácter. O Imperador D. Pedro II tornou-se um homem com forte senso de dever e devoção ao seu país e ao seu povo. Por outro lado, ressentiu-se cada vez mais do seu papel como monarca. Considerado um erudito, o Imperador estabeleceu uma reputação como um vigoroso patrocinador do conhecimento, da cultura e das ciências. Ele ganhou o respeito e admiração de estudiosos e grandes figuras, nacionais e internacionais do seu tempo. O seu reinado durou quase cinquenta anos, teve início no dia 23 de julho de 1840 terminando no dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada no Brasil a República. D. Pedro de Alcântara embarcou com a família para Portugal em 17 de novembro de 1889, dois dias após a Proclamação da República. Chegando a Lisboa no dia 7 de dezembro, seguiu para o Porto, onde a Imperatriz sua esposa morreu no dia 28 do mesmo mês. D. Pedro de Alcântara, com 66 anos, seguiu então sozinho para Paris, ficando hospedado no Hotel Bedford, onde passava o dia lendo e estudando. As visitas à Biblioteca Nacional eram o seu refúgio. Após a sua morte em Paris o corpo de D. Pedro II foi levado no comboio Sud-Express para Portugal e depositado no Panteão dos Bragança na igreja de São Vicente de Fora em 12 de dezembro. Em 1921 os seus restos mortais, assim como os de sua esposa, foram finalmente trazidos para o Brasil e sepultado na Catedral de Petrópolis.

 
 
1901 - Nasce Walter Elias Disney, conhecido por Walt Disney (Chicago, EUA, 5 de dezembro de 1901 - Los Angeles, EUA, 15 de dezembro de 1966). Virá a ser produtor cinematográfico, empresário norte americano, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Teve uma infância muito complicada num meio rural, no entanto com 7 anos já revelava talento para o desenho. Aos 16 anos Walter Elias Disney começou a estudar arte, além de ter participado da Ordem Demolay. Como não havia atingido a maioridade, foi-lhe recusada permissão quando tentou alistar-se no Exército norte americano durante a I Grande Guerra Mundial. Mas conjuntamente com um amigo, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha. Pouco tempo depois, foi enviado para França, onde passou um ano como condutor de ambulâncias da Cruz Vermelha. De regresso aos Estados Unidos, matriculou-se na Kansas City Arts School e vem a trabalhar em algumas agências publicitárias. Pouco tempo depois, entrou para uma companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes. Fundou junto com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, uma pequena produtora a Laugh-O-Gram, que animava contos de fadas. Após o sucesso que teve com as primeiras animações produzidas funda mais tarde a Walt Disney Company, criando assim o maior estúdio de animação de Hollywood, e anos mais tarde, os parques temáticos da Disney, na Califórnia, na Florida, em França, no Japão e em Hong Kong. Tornou-se famoso pelo pioneirismo no ramo das animações, tendo produzido a primeiro longa-metragem de animação, "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937), e pelos seus personagens de desenho animado que ficaram famosos, como Mickey e Pato Donald entre muitos outros. Walt Disney é a pessoa que venceu o maior número de Oscars na história, sendo 22 prémios da Academia e 59 indicações. Também venceu sete “Emmy Awards”. Deixou um vasto legado como California Institute of the Arts - CalArts, numerosos curtas, documentários e filmes produzidos durante a sua vida e a Walt Disney Company que é hoje um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo.

 
 
1913 - O Reino Unido proíbe o envio de armas para a Irlanda.
 
1914 - Na I Grande Guerra Mundial os austríacos derrotam os russos na batalha de Limanova, mas não conseguem passar as linhas russas diante de Carcóvia.
 
1933 - Termina o período da designada Lei Seca nos EUA, a vigorar desde 16 de janeiro de 1920.
 
 
 
1944 - II Guerra Mundial. Tropas aliadas tomam Ravena, Itália.
 
1945 - Desaparece misteriosamente o voo 19 na área do Triângulo das Bermudas. Até à actualidade nada se conclui sobre este misteriosos desaparecimento.
 
1945 – Há 70 anos é escolhida a cidade de Nova Iorque para sede permanente da ONU (Organização Mundial das Nações Unidas). Onde mais tarde se vem a instalar o edifício da sua sede construído entre 1949 e 1952.
 
 
 
1961 - Forças das Nações Unidas lançam um ataque no Katanga.
 
1971 - A URSS veta, no Conselho de Segurança da ONU, a resolução que previa o cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão, no conflito de Caxemira.
 
1978 - É aprovada a resolução que determina a instituição do Sistema Monetário Europeu a 13 de Março de 1979, segundo o acordo dos bancos centrais dos países da CEE.
 
 
 
1991 - O dirigente líbio Kadhafi anuncia o fecho de dois campos de treino do IRA na Líbia e a detenção de suspeitos de envolvimento num atentado contra o avião da PANAM, que matou 270 pessoas.
 
1994 - Entra em vigor o Tratado de Desarmamento Estratégico Start 1, assinado em 1991 entre os EUA e a URSS.
 
2003 - Atentado a um comboio no Sul da Rússia, perto da Tchetchenia, provoca 40 mortos e 103 feridos.
 
 
 
2005 - Ministros dos Transportes da União Europeia acordam liberalização dos transportes ferroviários de passageiros a partir de 2010.
 
2006 - A União Europeia aprova a proposta de Portugal para o alargamento em 2007 do espaço Schengen aos novos Estados-membros que aderiram em 2004.
 
2007 - Morre Karlheinz Stockhausen (Mödrath, Alemanha, 22 de agosto de 1928 - Kürten, Alemanha, 5 de dezembro de 2007), aos 79 anos. Foi um compositor vanguardista alemão. Estudou na Hochschule für Musik Köln, na Universidade de Colónia e na University of Bonn, mais tarde estuda com Olivier Messiaen em Paris e com Werner Meyer-Eppler. Foi autor de 362 obras e com um trabalho construído em torno da música electroacústica, Stockhausen, compôs entre 1954 e 1960 as suas obras mais conhecidas.
 
 
 
2008 - Morre Alexis II, Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia (Tallinn, URSS, 23 de fevereiro de 1929 - Peredelkino, Rússia, 5 de dezembro de 2008), aos 79 anos. Foi o chefe supremo da Igreja Ortodoxa Russa e o 15º patriarca de Moscovo e de todas as Rússias desde 1990 até à sua morte. Nascido como Aleksyei Mikhailovitch Ridiguer, entrou para o Seminário Teológico de Leningrado em 1947, tendo-se formado em 1949. Posteriormente ingressou na Academia Teológica de Leningrado (actual Academia Teológica de São Petersburgo) e completou os estudos em 1953. A 15 de abril de 1950 foi ordenado sacerdote, tendo ocupado vários cargos até chegar a bispo de Talin e da Estónia. Após ocupar outros cargos de topo, foi eleito patriarca a 7 de junho de 1990, substituindo Alexis I, que falecera poucos dias antes. O líder ortodoxo russo chegou a ser forçado a colaborar com os serviços secretos soviéticos (KGB), tal como todos os responsáveis religiosos da época. Na sequência do colapso da URSS, conseguiu fazer "renascer’" a Igreja Ortodoxa Russa, aproveitando a liberdade de culto concedida pelo novo regime, e criou laços próximos com o Kremlin. Profundamente conservador, Alexis II manteve um conflito com a Igreja Católica de Roma, a qual acusou de "proselitismo" e de "missionarização" da Rússia e países vizinhos. Foi o 15º Patriarca de Moscovo e de Todas as Rússias e o líder da Igreja Ortodoxa Russa de 1990 a 2008.

2012 - Morre Oscar Niemeyer (Rio de Janeiro, Brasil, 15 de dezembro de 1907 - Rio de Janeiro, Brasil, 5 de dezembro de 2012), aos 105 anos. Foi um arquitecto brasileiro considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitectura moderna. Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde concluiu arquitectura no ano de 1934. Iniciou-se na profissão como estagiário do arquitecto Lúcio Costa e Carlos Leão. Em 1936, Oscar Niemeyer foi designado para colaborar com o arquitecto franco-suíço, Le Corbusier, impulsionador da arquitectura moderna na Europa, que estava projectando a sede do Ministério da Educação e Saúde (hoje palácio Gustavo Capanema) no Rio de Janeiro. Em 1939, juntamente com Lúcio Costa, projectou o pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Nova Iorque. Oscar Niemeyer integrou a equipe de arquitectos que projectou a Sede das Nações Unidas em Manhattan, inaugurada em 1952. Em 1956, Juscelino Kubitschek, então Presidente da República, encomendou ao arquitecto Oscar Niemeyer um projecto para a construção da nova capital do Brasil, a cidade de Brasília, inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projecto de diversos edifícios públicos de Brasília, onde se destacam o uso do betão, o vidro, as curvas e os vãos livres, características dos seus trabalhos. Entre os seus projectos destacam-se o Palácio da Alvorada (residência presidencial) e a capela anexa, o Palácio do Planalto (sede do poder executivo), os edifícios do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, a Catedral e o Teatro Nacional. Com o golpe militar de 1964, Oscar Niemeyer, filiado ao Partido Comunista, exilou-se em França. Em 1972, abriu um escritório nos Champs Elysées, em Paris e nesse mesmo ano, projecta o Centro Cultural Le Havre, França. Em 1980, volta ao Brasil e nessa época projectou o Memorial JK em Brasília e o Sambódromo, no Rio de Janeiro. foi ainda autor de diversas obras de literatura especialmente na área de arquitectura, recebeu diversos prémios e condecorações pela sua obra no Brasil e no estrangeiro.
 
 
 
2013 - Morre Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, África do Sul, 18 de janeiro de 1918 - Houghton, Joanesburgo, África do Sul, 5 de dezembro de 2013), aos 95 anos. Foi político sul africano, advogado, líder e presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Em 1925 ingressou na escola primária, onde recebeu da professora o nome de "Nelson", nome que viria a adoptar, em homenagem ao Almirante Nelson, seguindo um costume de dar nomes ingleses a todas as crianças que frequentavam a escola. Ao terminar a sua formação elementar entrou para a escola preparatória de Clarkebury Boarding Institute, um colégio exclusivo para negros, onde estudou a cultura ocidental, frequentando depois o Colégio Healdtown, onde era interno. Em 1939, Nelson Mandela entra no curso de Direito, na Universidade de Fort Hare, a primeira Universidade da África do Sul a ministrar cursos para negros. Aos 23 anos mudou-se para Joanesburgo, onde se deparou com o regime de terror imposto à maioria negra e inicia a sua actuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se num jovem advogado na capital e líder da resistência não violenta da juventude, acabando como réu num infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo. Foi o líder do movimento contra o Apartheid, legislação que segregava os negros no país. Condenado em 1964 a prisão perpetua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional e finalmente torna-se no político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país como uma sociedade multi étnica. Recebeu o “Prémio Nobel da Paz”, em dezembro de 1993, pela sua luta contra o regime de segregação racial.

2014 - Protestos, após casos de cidadãos negros mortos por agentes da polícia, atingem grandes cidades dos Estados Unidos como Nova Iorque, Chicago, Miami, Washington e Ferguson.

 
 
 

 
 
Texto:
Paulo Nogueira

 

Sem comentários:

Enviar um comentário