sexta-feira, 24 de junho de 2016

EFEMÉRIDES do dia 24 de junho


 Dia de São João e dia Nacional do Cigano.

Santo do dia, São João Baptista (Judeia, 2 a.C. - 27 d.C.). Na narração do Evangelho segundo São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus. Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do baptismo de penitência. João Baptista teve a grande missão de baptizar o próprio Jesus. Ele apresentou oficialmente Jesus ao povo como Messias com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo… Ele vos baptizará com o Espírito Santo e com o fogo". João Baptista morreu degolado no governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. Segundo a lenda, terá sido por intermédio da filha do rei, tradicionalmente chamada de Salomé, que conseguiu coagir o rei na morte de João e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata. Apesar de ser controverso, mas de acordo com antigas tradições, o local onde o corpo de João Baptista foi enterrado é Sebaste, perto da moderna Nablus na Cisjordânia, já no século IV se mencionam relíquias suas sendo homenageadas naquele local, o destino final da cabeça de João é difícil de determinar. O seu martírio é celebrado em 29 de agosto, com outra veneração litúrgica. São João Baptista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica, com muita música e danças, o ponto central é a fogueira, lembrando aquela primeira feita pelos seus pais para comunicar o seu nascimento: anel de ligação entre a antiga e a nova aliança. Em Portugal o seu ponto alto de comemorações é na cidade do Porto e Braga.
 
 

 
 
 
 
Em Portugal

1128 - Batalha de São Mamede, perto de Guimarães onde D. Afonso Henriques vence as tropas de sua mãe D. Teresa e do conde galego Fernão Peres de Trava. Inicia-se então o processo que irá levar à independência do Condado Portucalense face ao Reino de Leão. A data assinala a fundação da nacionalidade portuguesa.



1360 - Nasce Nuno Álvares Pereira (Cernache do Bonjardim, Portugal, 24 de junho de 1360 - Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 1431). Virá a ser um nobre e general português do século XIV. Aos 13 anos Nuno Álvares Pereira foi apresentado na corte, onde logo se fizeram notar as suas qualidades e o seu génio militar, e tornou-se escudeiro da rainha D. Leonor Teles, esposa do rei D. Fernando. Desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385 entre Portugal e Castela quando  a 14 de agosto, D. Nuno Álvares Pereira mostra o seu génio militar ao vencer a batalha de Aljubarrota. A sua lealdade e dedicação foi generosamente recompensada pelo rei pelos vários títulos que recebeu e propriedades, ficando dono de quase metade do país. Nuno Álvares Pereira foi também 2º Condestável de Portugal, 28º Mordomo-mor do Reino, 7º conde de Barcelos, 3º conde de Ourém e 2º conde de Arraiolos. Ficará conhecido como Santo Condestável, Beato Nuno de Santa Maria e actualmente São Nuno de Santa Maria.
 
 
 
1833 - O duque da Terceira desembarca no Algarve durante a Guerra Civil e chegará a Lisboa a 24 de julho do mesmo ano.
 
1926 - Há precisamente 90 anos, os jornais portugueses passam a inserir o aviso "Visado pela comissão de censura", que se manterá até 24 de abril de 1974.



1928 - Começa o II Congresso Feminista Português, que decorrerá até 28 de junho.
 
1985 - As cidades de Faro e Tânger assinam o acordo de geminação.
 
1987 - O Regulamento Geral do Ruído, aprovado em maio, é publicado no Diário da República.



1988 - Nasce o primeiro bebé gerado em Portugal pelo método de transferência de gâmetas na trompa, método Gift, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
 
1991 - É inaugurada a ponte ferroviária de São João sobre o Rio Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, projecto da autoria do engenheiro Edgar Cardoso.
 


1992 - Hemofílicos portugueses, contaminados com o vírus da sida, por produtos administrados nos hospitais, processam o Estado.

2004 - A Selecção Portuguesa qualifica-se para as meias-finais, com a vitória sobre a Selecção Inglesa no Euro 2004.

2005 - A proposta de Reforma Educativa é apresentada no debate mensal na Assembleia da República.



2006 - A atleta portuguesa Vanessa Fernandes conquista o terceiro título europeu consecutivo do triatlo.
 
2008 - A proposta final de revisão do Código do Trabalho que o Governo envia aos parceiros sociais deixa cair a alteração às normas relativas ao despedimento por inadaptação, que tanto desagradava às centrais sindicais.
 
2009 - Morre o pintor português Nuno Barreto (Porto, Portugal, 1941 - Porto, Portugal, 24 de junho de 2009), aos 68 anos. Foi professor de pintura na Escola de Belas Artes do Porto e fundador da Academia de Artes Visuais de Macau. Nuno Barreto licenciou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1966, após  o curso concluído,  rumou a Londres como  bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, para uma pós-graduação na Saint Martin’s School of Arts. O regresso a Portugal marca o início da sua carreira de pedagogo, como docente no Liceu Sá de Miranda, em Braga. Em 1973 torna-se professor assistente na Escola de Belas-Artes e três anos depois passa a dirigir a oficina de serigrafia da escola, onde permaneceu ao longo de 15 anos. Posteriormente Nuno Barreto é convidado pelo Governo de Macau a preparar o projecto da Academia de Artes Visuais do Instituto Cultural de Macau, que dirigiu desde a sua fundação em 1988, sendo posteriormente director da Escola de Artes Visuais do Instituto Politécnico de Macau, de 1993 a 1997.









No Mundo

1358 - Fim da Jacquerie, designação dada a uma insurreição de camponeses que teve lugar no norte de França, entre 28 de maio e 9 de julho de 1358, durante a Guerra dos Cem Anos, que resultou na morte, no total, de cerca de 20.000 camponeses.



1497 - O explorador italiano Giovanni Caboto conhecido em inglês por John Cabot, avista as terras da América do Norte pela primeira vez, ao largo da actual Halifax, Canadá. Viagem financiada por Henrique VII de Inglaterra, que virá a estabelecer o domínio inglês na costa norte da América do Norte.
 
 

1509 - Neste dia ocorre a coroação de Henrique VIII de Inglaterra tornando-se Rei de Inglaterra e Senhor e Rei da Irlanda até à sua morte.
 
1519 - Morre Lucrécia Bórgia (Subiaco, Itália, 18 de abril de 1480 - Ferrara, Itália, 24 de junho de 1519), aos 39 anos. Foi uma nobre italiana do século XV, o último membro influente da família dos Bórgia. Filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, importante personagem do Renascimento, que se torna mais tarde no papa Alexandre VI. Lucrécia aprendeu francês e espanhol, assistia a representações teatrais em latim, ao ar livre, nos pátios dos grandes palácios romanos. Recebeu a formação de uma jovem princesa do renascimento italiano. Apesar de mecenas, a história atribuiu-lhe todo tipo de crimes e vícios, até ao ponto de ter sido considerada o protótipo da maldade. Lucrécia Bórgia morre após complicações depois do parto do seu oitavo filho.



1717 - Inauguração da primeira Grande Loja Universal da Maçonaria, em Londres.

1793 - França adopta a primeira Constituição Republicana.

1812 - As forças de Napoleão começam a invasão da Rússia atravessando o rio Neman.


 

1875 - A França arbitra, a favor de Portugal, o conflito com o Reino Unido sobre a soberania da Baía de Lourenço Marques e os territórios a norte do Ambriz, na foz do Rio Zaire.

1888 - Inauguração da basílica velha de Nossa Senhora Aparecida no interior do estado de São Paulo, no Brasil. 
Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, então bispo de São Paulo, inaugurou a igreja conhecida também como Igreja de Monte Carmelo.


 
1911 - Nasce Juan Manuel Fangio (Balcarce, Argentina, 24 de junho de 1911 - Buenos Aires, Argentina, 17 de julho de 1995). Virá a ser um famoso automobilista que dominou a primeira década da Fórmula 1, vencedor de cinco campeonatos do mundo da modalidade. Muito cedo abandonou os estudos para se dedicar à mecânica. Aos 18 anos teve a sua primeira experiência numa corrida. Em 1934, começou a participar em corridas nos circuitos argentinos, que na época eram considerados muito perigosos. Em 1938, estreou-se na categoria argentina "Turismo Carretera", competindo em um Ford V8. Em 1940, competiu com um Chevrolet, tendo ganho na época o "Grand Prix International Championship" e dedicou-se inteiramente ao "Turismo Carretera", sagrando-se campeão, um título que defendeu com sucesso um ano mais tarde. A seguir, Juan Manuel Fangio competiu na Europa entre 1947 a 1949, onde obteve mais sucesso. Dominou as corridas dos anos 50 ao vencer os campeonatos do mundo em 1951, 1954, 1955, 1956 e 1957. Ganhou o título mundial de pilotos por quatro marcas: Alfa Romeo, Mercedes-Benz, Ferrari e Maserati. Em 1958, após algumas corridas, Juan Manuel Fangio retirou-se, considerando que nada mais tinha a provar na sua área. O seu recorde de cinco títulos durou quase 50 anos, sendo apenas batido por Michael Schumacher.


1935 - Morre Carlos Gardel (Tacuarembó Uruguai, ou Toulouse, França, 11 de dezembro de 1890 - Modellín, Colômbia, 24 de junho de 1935), aos 45 anos. Foi o mais famoso dos cantores de tango da história e um mito da canção argentina. O seu local de nascimento é controverso entre ser no Uruguai ou França, no entanto é criado na Argentina que considerou como sendo a sua Pátria. Desde a sua infância Carlos Gardel gostava de cantar e tinha um boa voz, o que lhe permitiu cantar nas ruas, festas e comícios e ganhar dinheiro desde muito cedo. Inicia a sua carreira profissional entre 1911 e 1912 em alguns bares de Buenos Aires sendo no ano de 1912 que grava o seu primeiro disco. Desde então os sucessos na sua carreira não param com muitos convites para actuar em diversos locais na Argentina e países do Mundo.  Os seus sucessos em disco e em concertos ao vivo sucedem-se, tendo sido no auge da sua carreira que a sua morte ocorre num acidente de avião durante uma digressão em Medellín na Colômbia.



1947 - É feito o primeiro relato, amplamente divulgado, sobre o fenómeno UFO (unidentified flying object) ou OVNI (objecto voador não identificado), pelo aviador e empresário norte americano Kenneth Arnold, marcando assim o início da ufologia ou ovnilogia moderna.
 
1948 - A URSS inicia o bloqueio de Berlim, impedindo o tráfego rodoviário e ferroviário entre a cidade e o Ocidente, apenas o tráfego aéreo se mantém. Este bloqueio tornou-se numa das maiores crises da Guerra Fria e irá durar até 11 de maio de 1949.
 


1954 - A Índia retoma os enclaves de Dadrá e Nagar-Aveli.
 
1978 - É assassinado o presidente do Iémen, Ahmed Hussein Ghashami.
 
1984 - Declaração conjunta das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa Síria assinada por João Paulo II e o Patriarca ortodoxo de Antióquia.



1989 - Demissão de Zhao Ziyang de secretário-geral do Partido Comunista chinês, por não se ter oposto às manifestações na Praça de Tiananmen.
 
1994 - A Áustria, a Suécia, a Finlândia e a Noruega assinam os Tratados de adesão à União Europeia.
 
1997 - A Força Aérea dos EUA lança o relatório sobre o chamado incidente de Roswell, ocorrido em 1947, identificando como modelos em borracha os alegados extraterrestres autopsiados na base norte-americana.



2003 - A Organização Mundial de Saúde declara a Síndroma Respiratória Aguda erradicada de Pequim.
 
2005 - Segunda volta das eleições presidenciais no Irão dá a vitória ao ultra conservador Mahmud Ahmadinejad.
 
2006 - Em Timor-Leste manifestantes exigem ao presidente Xanana Gusmão a dissolução do Parlamento, a formação de um governo de transição e eleições antecipadas.



2006 - A presidente das Filipinas sanciona a abolição da pena de morte.
 
2007 - O Supremo Tribunal do Iraque condena à morte três altos responsáveis do antigo regime de Saddam Hussein, pela morte de 182.00 curdos nos anos 80 - Ali Hassan al-Majid, primo de Saddam, conhecido por "Ali o Químico", Hussein Rachid al-Tikriti e Sultan Hachim Al-TAI, antigo ministro da Defesa.
 
2007 - O guitarrista português Eurico Pereira vence a Competição Internacional de Música de Londres 2007, uma iniciativa do Anglo-Czechoslovak Trust.
 








Texto:
Paulo Nogueira


 


Sem comentários:

Enviar um comentário