quinta-feira, 4 de agosto de 2016

EFEMÉRIDES do dia 4 de agosto

 
 
Dia do Padre Católico.

De entre os santos consagrados a este dia, destaque para São João Batista Vianney (Dardilly, Ródano, França, 8 de maio de 1786 – Ars-sur-Formans, França, 4 de agosto de 1859). Filho de camponeses, João era também ele um camponês de mente rude, no seminário terá tido dificuldades em acompanhar os seus colegas de estudos pela confusão mental que fazia diante de uma simples página de filosofia ou de teologia. Em 1815 deram-lhe as ordens sagradas, mas sem a autorização para confessar, pois julgavam-no incapaz de guiar as consciências. Foi designado vigário geral na cidade de Ars-sur-Formans, ao norte de Lyon, que tinha apenas duzentos e trinta habitantes, todos não-praticantes e afamados pela violência. Ele chegou em fevereiro de 1818, numa carroça, transportando alguns pertences e o que mais precisava - os seus livros. Conta a tradição que na estrada ele se terá dirigido a um menino pastor dizendo: "Mostra-me o caminho de Ars e eu te mostrarei o caminho do céu". Existe hoje, um monumento na entrada desta cidade que lembra esse encontro. Treze anos depois, com o seu exemplo e postura caridosa, mas também severa, conseguiu mudar aquela triste realidade, invertendo a situação. O povo deixou de ir para as tabernas, em vez disso lotava a igreja, todos agora queriam confessar-se, para obter a reconciliação e os conselhos daquele homem que eles consideravam um santo. Muitos acorriam à paróquia de Ars com um só objectivo: ver o cura e, acima de tudo, confessar-se com ele. Este local tornou-se um centro de peregrinações. João morreu serenamente, consumido pela fadiga, na noite de 4 de agosto de 1859, aos 73 anos. Muito antes de ser canonizado pelo papa Pio XI, em 1925, já era venerado como santo. O seu corpo incorrupto, encontra-se na igreja da paróquia de Ars, que se tornou um grande santuário de peregrinação. São João Maria Baptista Vianney foi proclamado pela Igreja Padroeiro dos Sacerdotes e o dia da sua festa é 4 de agosto, dia escolhido para celebrar o Dia do Padre católico.
 



 

 


Em Portugal

1578 - Batalha de Alcácer Quibir, onde os portugueses, liderados pelo rei D. Sebastião, aliados ao exército do sultão Mulei Mohammed (Abu Abdallah Mohammed Saadi II, da dinastia Saadiana), combateram um grande exército marroquino liderado pelo sultão Mulei Moluco (Abu Marwan Abd al-Malik I Saadi, tio de Mulei Mohammed) que tinha o apoio otomano. Morre nesta batalha e é dado como desaparecido o rei D. Sebastião, sem deixar descendência, o que resultou na perda da independência de Portugal por 60 anos, com a união ibérica sob a dinastia Filipina.

 


1578 - Morre e é dado como desaparecido o rei de Portugal D. Sebastião (Lisboa, Portugal, 20 de janeiro de 1554 – Alcácer-Quibir, 4 de agosto de 1578), aos 21 anos. Apelidado de "o Desejado" e "o Adormecido", foi o Rei de Portugal e Algarves de 1557 até à sua morte e desaparecimento na Batalha de Alcácer-Quibir em combate, juntamente com alguns elementos da nata da nobreza. Dá-se assim início à crise dinástica de 1580 que levou à perda da independência de Portugal para Espanha e ao nascimento do mito do Sebastianismo.



1919 - O Senado da Universidade do Porto aprova a criação dos institutos de investigação científica de Anatomia e Histologia na Faculdade de Medicina.

1935 - Inauguração oficial da estação de rádio portuguesa Emissora Nacional de Radiodifusão (EN), a actual Rádio Difusão Portuguesa (RDP).

 

1995 - Na cidade do Porto, milhares de pessoas manifestam-se contra a transformação do Coliseu do Porto em "templo" da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

2003 - Morre João Pulido Valente (Portugal, 6 de dezembro de 1926 - Lisboa, Portugal. 4 de agosto de 2003), aos 77 anos. Foi médico, resistente antifascista, militante do Partido Comunista até 1964, antigo preso político, e fundador da primeira organização maoísta em Portugal. Foi também fundador da União Democrática Popular (UDP).

2004 - É atribuído o "Óscar" mundial da engenharia ao português engenheiro António Segadães Tavares, pelo projecto de ampliação do aeroporto do Funchal.



2005 - Desabamento de falésia na praia de Almagreira, Peniche, causa a morte a duas pessoas.
 
2006 - Um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa descola de Brindisi, Itália, com destino a Beirute, na primeira missão de ajuda ao Líbano, no âmbito do Programa Alimentar Mundial.



2008 - O Tribunal Constitucional (TC) "chumba" o número um do artigo segundo do decreto da Assembleia Legislativa da Madeira, que adaptava a lei do tabaco à região, considerando que o Parlamento madeirense ultrapassou as suas competências legislativas.

2010 - As trabalhadoras independentes e os respectivos parceiros passam a estar formalmente abrangidos pelo direito à licença por maternidade, com a entrada em vigor da directiva (lei europeia) 2010/41/UE.

2010 - Morre Orlando Worm (Odivelas, Portugal, 21 de setembro de 1938 – Lisboa, Portugal, 4 de agosto de 2010), aos 72 anos. Foi desenhador de luz, director técnico e fundador da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo em 2008.
 
 

2013 - A canoísta portuguesa Joana Vasconcelos sagra-se vice-campeã do Mundo de sub-23 de K1 200, em Welland, Canadá, depois de o júnior Diogo Lopes ter conquistado também a prata na mesma distância.

2013 - O canoísta português Diogo Lopes sagra-se vice-campeão do Mundo de K1 200 de juniores, perdendo o ouro por nove milésimos de segundo em Welland, Canadá.












No Mundo

1666 - Há 350 anos na Batalha do Dia de Santiago Maior ou Batalha do Cabo do Norte ou ainda Batalha de Orfordnesso, como ficou conhecida, o comandante da frota inglesa Ruperto do Reno, derrota o almirante da frota holandesa Michiel de Ruyter.



1693 - Data tradicionalmente citada pelos historiadores, como o dia em que o monge beneditino Dom Pierre Pérignon inventou o método de vinificação da bebida a que se passou a designar por champanhe.

 
 

1792 - Nasce Percy Bysshe Shelley (Field Place, Horsham, Reino Unido, 4 de agosto de 1792 - Mar Ligure, Golfo de Spezia, Itália, 8 de julho de 1822). Virá a ser um dos mais importantes poetas românticos ingleses, ensaísta e dramaturgo, autor de Prometheus Unbond, O Coliseu, entre outras obras. Definiu-se como "democrata, grande amante da humanidade e ateu".

1849 - Chegam a Moçâmedes, Angola, os primeiros colonos portugueses, vindos de Pernambuco, Brasil, após a denominada revolução Praieira ou Mata Marinheiros.

1859 - Nasce Knut Hamsun (Lom, Noruega, 4 de agosto de 1859 - Grimstad, Noruega, 19 de fevereiro de 1952). Virá a ser um escritor norueguês, autor entre muitas obras de O Enigmático, Mistérios, O Jogo da Vida, As Mulheres de Bomba, foi Nobel da Literatura em 1920.

 

1875 - Morre Hans Christian Anderson (Odense, Reino Unido da Noruega, actual Dinamarca, 2 de abril de 1805 – Copenhaga, Reino da Dinamarca, 4 de agosto de 1875), aos 70 anos. Foi um escritor e poeta de histórias infantis. De entre as suas obras destacam-se O Abeto, O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pastora e o Limpa-chaminés, entre muitas outras.
 

 
1901 - Nasce Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, Louisiana, EUA, 4 de agosto de 1901 - Nova Iorque, EUA, 6 de julho de 1971). Virá a ser cantor (tenor), e instrumentista jazz (trompetista e saxofonista). Foi considerado "a personificação do jazz". Tendo sido famoso tanto como cantor quanto como solista, com a sua trompete.


 
1914 - Durante a Primeira Grande Guerra, o Reino Unido declara guerra à Alemanha. A extensão do Império Britânico leva o conflito à dimensão mundial. Os EUA mantêm-se neutrais atá 6 de abril de 1917.

1916 - Há 100 a Dinamarca vende  aos EUA as ilhas designadas de Índias Ocidentais. O tratado foi assinado no Biltmore Hotel na cidade de Nova Iorque pelo ministro dinamarquês Constantin Brun e o secretário de Estado dos EUA Robert Lansing. Ficou conhecido como o Tratado das Índias Ocidentais Dinamarquesas.

1922 - Durante a ascensão do fascismo em Itália, iniciam-se os ataques dos militantes do Partido Fascista às instituições das cidades italianas.



1936 - Em Espanha, as forças franquistas tomam Badajoz e iniciam a marcha para leste, foi há 80 anos.

1944 - Durante a II Guerra Mundial, Annelies Marie Frank, conhecida como Anne Frank, uma adolescente alemã de origem judaica que vivia na Holanda, é capturada pela polícia política alemã Gestapo, juntamente com outros 14 judeus holandeses, em Amesterdão, através de uma denúncia. Anne Frank morreu no campo de concentração de Auschwitz e o seu diário ficou mundialmente famoso.




1962 - É preso Nelson Mandela, dirigente do Congresso Nacional Africano, opositor da política de apartheid, na África do Sul.
 
1964 - Os EUA, iniciam os bombardeamentos do Vietname do norte. Esta guerra do Vietname, perdida pela super potência, terminou 11 anos depois com cerca de 2 milhões de vietnamitas e 58 mil norte americanos mortos.
 
 
 
1974 - Um ataque contra o comboio expresso Roma-Munique mata doze pessoas e causa cerca de cinquenta feridos.

1984 - É lançado a nave espacial europeia Ariane III, com mais dois satélites de telecomunicações.

 

1996 – Há 20 anos encerram os Jogos Olímpicos de Atlanta que marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da era moderna.

1998 - Começa nova ronda de conversações sobre Timor-Leste, entre os Governos de Portugal e da Indonésia, com mediação da ONU.
 
2005 - Resultado de sondagem atribui à canção Like a Rolling Stone, de Bob Dylan, a maior capacidade de influência nos últimos 50 anos.
 


2006 - Chega a Díli a Comissão Independente das Nações Unidas para a investigação da crise político-militar que agitou Timor-Leste desde finais de abril.
 
2007 - Morre Raul Hilberg (Viena, Áustria, 2 de junho de 1926 - Willston, Vermont, EUA, 4 de agosto de 2007), aos 81 anos. Foi escritor e historiador norte-americano, conhecido pelas suas obras sobre o Holocausto.

2008 - O Irão testa com êxito o lançamento de um míssil mar-mar com um alcance de 300 quilómetros.




2008 - Morre Nicola Rescigno (Nova Iorque, EUA, 28 de maio de 1916 - Viterbo, Itália, 4 de agosto de 2008), aos 92 anos. foi um maestro italo-norte americano. Dirigiu Maria Callas e numerosas óperas por todo o mundo.

2012 - O Sudão e o Sudão do Sul alcançam um acordo sobre a partilha da riqueza petrolífera controlada por Cartum antes da partição do país.

2012 - O norte-americano Michael Phelps encerra a sua lenda nos Jogos Olímpicos com a conquista da sua sexta medalha em Londres e a 22.ª da sua história, as mesmas que Portugal conseguiu em 100 anos. No final da sua quarta e última presença na maior prova, Phelps despediu-se com o título na estafeta dos 4x100 metros estilos, encerrando o seu ciclo com 18 medalhas de ouro, duas de prata e outras tantas de bronze.










Texto:
Paulo Nogueira


 


Sem comentários:

Enviar um comentário