terça-feira, 1 de novembro de 2016

EFEMÉRIDES do dia 1 de novembro



Dia de Todos os Santos, Dia da Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro e Dia Mundial do Veganismo.
Dia dedicado a Todos os Santos, em homenagem a todos os santos e mártires conhecidos ou não que morreram mas que não foram canonizados. Este dia é celebrado pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã. A comemoração regular deste dia, começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 d. C., o papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (templo romano em honra de todos os deuses) a Maria mãe de Jesus e a todos os mártires. A data foi mudada para novembro quando o papa Gregório III dedicou uma capela em Roma a Todos os Santos e ordenou que eles fossem homenageados no 1º dia de novembro. Sendo designado de Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos), é o papa Gregório IV que a declara finalmente uma festa universal, no mundo católico.







Em Portugal
 
1431 - Morre D. Nuno Álvares Pereira (Cernache do Bonjardim, Portugal, 24 de junho de 1360 - Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 1431), aos 71 anos. Foi um nobre e general português do século XIV. D. Nuno Álvares Pereira cresceu na casa do seu pai até aos seus treze anos. Foi lá que se iniciou "como bom cavalgante, torneador, justador e lançador", e sobretudo onde ganhou gosto pela leitura. Desempenhou um papel fundamental na crise de 1383 – 1385, entre Portugal e Espanha. Teve três importantes batalhas campais que venceu, a  sua lealdade e dedicação foi generosamente recompensada pelo rei pelos vários títulos que recebeu e propriedades, ficando dono de quase metade do país. Foi também 2.º Condestável de Portugal, 38.º Mordomo-Mor do Reino, 7.º conde de Barcelos, 3.º conde de Ourém e 2.º conde de Arraiolos. Depois da conquista de Ceuta em 1415, decidiu abraçar a vida religiosa em 1423, como irmão donato no convento do Carmo que tinha mandado construir. Nuno Álvares Pereira Considerado o maior estratega, comandante e génio militar português de todos os tempos, comandou forças em número substancialmente inferior ao inimigo e venceu todas as batalhas que travou. É o patrono da Infantaria portuguesa e Padroeiro do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português. Foi inicialmente sepultado no Convento do Carmo, em Lisboa. Com a destruição parcial do Convento, devido ao Terramoto de 1755), foi transladado. Actualmente, os seus restos mortais repousam na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, desde o dia 14 de Agosto de 1951. Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV, pelo Decreto "Clementíssimus Deus", e foi consagrado o dia 6 de novembro ao, então, beato. D. Nuno Álvares Pereira foi finalmente  canonizado como São Nuno de Santa Maria pelo papa Bento XVI em 26 de abril de 2009.



1755 - Entre as 9:30 h e 9:40 h, dia que coincidiu com o feriado do dia de Todos os Santos, um sismo de grande magnitude destruiu quase completamente parte da cidade de Lisboa, em especial a zona da Baixa da cidade. A cidade perde um terço dos seus habitantes. Para além de ter atingido também outras zonas do país, como Setúbal e todo o litoral do Algarve, onde a destruição aqui foi generalizada. Para além da destruição causada pelo sismo, o maremoto que se seguiu destruiu fortalezas costeiras e habitações, chegando a registarem-se ondas até 30 metros de altura. As ondas de choque deste sismo foram sentidas por toda a Europa e norte de África, nomeadamente nas cidades marroquinas de Fez e Meknés, tendo havido registo de danos e perdas de vidas avultados. Foram igualmente registados efeitos deste sismo no outro lado do Oceano Atlântico, nomeadamente no Brasil, América do norte e Caraíbas. Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Na actualidade os sismólogos estimam que o sismo de 1755 terá atingido magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter. O terramoto de 1755 teve também um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII. O epicentro deste sismo não é conhecido com precisão, havendo diversos sismólogos que propõem locais distanciados de centenas de quilómetros.



1913 - Fundação do Clube de Futebol União, por um grupo de desportistas. Clube este que haveria de se notabilizar com o decorrer dos anos. Primeiro com a designação de União Futebol Clube e posteriormente com o nome que ainda hoje ostenta: Clube de Futebol União ou União da Madeira.

1957 - Nasce Carlos Manuel Marques Paião (Coimbra, Portugal, 1 de novembro de 1957 - Rio Maior, Portugal, 26 de agosto de 1988). Virá a ser um cantor e compositor português. 
Desde muito cedo, Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico, sendo que, no ano de 1978, tinha já escritas mais de duzentas canções. Licenciou-se em medicina na Universidade de Lisboa em 1983 mas acabou por se dedicar exclusivamente à música. Depois de concorrer a um "Festival RTP da Canção" em 1980, vence no ano seguinte, 1981, a edição deste Festival com a canção que o celebrizou Playback. Edita vários álbuns e participa em muitos festivais de música e programas de TV, mas foi no auge da sua carreira que morre num violento acidente de viação.

1992 - Morre Eugénio Salvador Marques da Silva (Lisboa, Portugal, 31 de março de 1908  - Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 1992), aos 84 anos. Foi futebolista do Sport Lisboa e Benfica como reserva quando jovem e actor português. Mas onde se destacou foi como actor, bailarino, dramaturgo e encenador. Eugénio Salvador após ter-se formado no Conservatório, dedicou a sua vida ao teatro de comédia. Tendo protagonizado perto de uma centena de peças, na sua grande maioria do género Revista à portuguesa, no Teatro Maria Vitória e no Variedades. Tendo passado pelo cinema e pela televisão em algumas participações. 



2001 - Morre Manuel João da Palma Carlos(Loures, Bucelas, Portugal, 24 de junho de 1915 - Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 2001), aos 86 anos. Foi advogado e grande opositor da ditadura do Estado Novo, foi defensor dos presos da PIDE, nos tribunais do regime. Foi ainda embaixador de Portugal em Cuba.  

2002 - É inaugurada a estação de Telheiras do Metropolitano de Lisboa.    

2003 - A Autoridade Nacional Florestal substitui a Direcção-geral de Florestas.    



2006 - O primeiro grupo de 12 militares portugueses que vai integrar a Força Interina das Nações Unidas - FINUL no Líbano, parte para Beirute. 

2008 - Morre 
Manlio Hedair Badaró, ficou mais conhecido por Badaró (São Paulo, Brasil, 23 de abril de 1933 - Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 2008), aos 75 anos. Foi humorista e comediante de origem brasileira naturalizado português. Badaró desde 1957, quando veio a Portugal com o grupo de comédia "Fogo no Pandeiro", acabaria por se radicar em Portugal e durante mais de duas décadas, foi presença assídua na rádio, televisão e teatro, tendo inclusivamente actuado nas então colónias da Guiné Bissau e Moçambique. Dedicou-se em grande parte ao teatro de Revista à portuguesa. De entre muitos personagens que representou ficou conhecido pelo "Chinezinho Limpopó", num célebre programa humorístico do canal de TV português RTP.

2014 - Morre José Fonseca e Costa (Caála, Angola, 27 de junho de 1933 - Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 2015), aos 82 anos. Foi tradutor e editor de romances, mas destacou-se como cineasta e realizador de TV português. Mudando-se para Lisboa em 1945, em pleno período de consolidação do Estado Novo. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre 1951 e 1955. Foi membro da Direcção do Cineclube Imagem, fez crítica cinematográfica nas revistas “Imagem” e “Seara Nova”. Traduziu para português, pela Editora Arcádia, livros da autoria de Sergei Eisenstein e Guido Aristarco, além de alguns romances, como “Il Compagno”, de Cesare Pavese, e “Passione di Rosa”, de Alba de Cespedes. Devido a questões politicas com o regime do Estado Novo, em 1961 fixa-se em Itália, onde é assistente estagiário do realizador Michelangelo Antonioni, na longa-metragem “O Eclipse”. De novo em Portugal, em 1964, produz e dirige diversos filmes publicitários, além de realizar vários documentários sobre indústria e turismo. Considerado um realizador do Cinema Novo, participou no filme colectivo do pós-25 de Abril, “As Armas e o Povo” (1975), uma colagem de imagens recolhidas entre os dias 25 de Abril e 1 de maio de 1974. Foi presidente do Conselho de Administração da Tobis Portuguesa, entre 1992 e 1996. O seu percurso inclui também o teatro, encenando em 2012 “O Libertino”, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Foi ainda dirigente do Centro Português de Cinema e da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais. A sua filmografia como realizador foi vasta destaque para “O Recado” (1970), “Kilas, o Mau da Fita” (1980), “Sem Sombra de Pecado” (1982), “Balada da Praia dos Cães” (1985), “Cinco Dias, Cinco Noites" (1995), “Os Mistérios de Lisboa or What the Tourist Should See (2009), entre muito outros sucessos.










No Mundo

846 - Nasce o rei de França Luís II, O Gago (1 de novembro de 846 d. C. - 10 de abril de 879 d. C.). Virá a ser rei da França Ocidental de 877 d. C. até à sua morte. Antes de reinar, foi governador de Maine (856) e Aquitania (867). Com a morte do seu pai, o rei Carlos II O Calvo, assumiu o trono do Reino franco Ocidental, porém não pode demonstrar muito importância como governante em virtude de seu pouco tempo como reinado.

 

1501 - É descoberta a que virá a ser baptizada de Baia de Todos os Santos, no litoral brasileiro, por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos e acompanhada pelo cartógrafo e escritor italiano Américo Vespúcio.

1503 - É eleito o papa Júlio II, tornando-se assim no 216º papa da história da Igreja Católica.

 

1512 - Apresentação dos frescos de Miguel Ângelo, na Capela Sistina, às autoridades de Roma.

1604 - Estreia a peça "Otelo o Mouro de Veneza", de Wiliam Shakespeare, no Whitehall Palace, em Londres.

1661 - Nasce Luís, Delfim de França (Fontainebleau, França, 1 e novembro de 1661 - Meudon, França, 14 de abril de 1711). Filho mais velho do rei Luís XIV de França, rei Sol, e herdeiro aparente do trono de França. Segundo uma lenda, no seu nascimento, foi previsto que ele seria "filho de um rei, pai de um rei, mas nunca um rei". Quando atingiu a idade de sete anos, foi retirado do cuidado e educação das mulheres e colocado na sociedade masculina. O seu preceptor foi Charles de Sainte-Maure e foi educado por Jacques-Bénigne Bossuet, bispo de Meaux. Embora ele tenha tido permissão para participar no Conselho de Ministros, Luís não desempenhou um papel importante na política francesa. Durante a Guerra dos Nove Anos, foi enviado em 1688 para a linha de frente na Renânia. A coragem de Luís foi demonstrada quando  visitou os soldados no campo de batalha sob fogo intenso. Como morreu antes de seu pai, nunca se tornou rei de França. Recebeu o título de Delfim da França tendo ficado mais tarde conhecido por o Grande Delfim, após o nascimento do seu filho Luís, duque da Borgonha.



1870 - É feita a primeira previsão meteorológica, nos EUA, a partir de 24 boletins locais, recebidos por telégrafo.

1886 - Nasce Hermann Broch (Viena, Áustria, 1 de novembro de 1886 - New Haven, Cunecticut, EUA, 30 de maio de 1951). Virá a ser um escritor austríaco do século XX, considerado um dos maiores modernistas de todos os tempos. Hermann Broch oriundo de uma família judaica, trabalhou durante algum tempo na fábrica de industria têxtil da sua família, embora tivesse mantido os seus interesses literários ocultos. Como ele estava predestinado a trabalhar na fábrica têxtil do seu pai em Teesdorf, por isso, fez os estudos numa escola técnica para manufactura têxtil e num colégio de fiação e tecelagem. Após grandes mudanças na sua vida pessoal, em 1927, vendeu a fábrica têxtil e decidiu estudar matemática, filosofia e psicologia na Universidade de Viena. Embarcou na carreira literária apenas aos 40 anos de idade. Aos 45, publicou a sua primeira novela, "Os Sonâmbulos". Foi preso pelo regime Nazi após a anexação da Áustria, mas conseguiu a liberdade e autorização para emigrar, primeiro para o Reino Unido, depois para os Estados Unidos. Já a viver nos EUA terminou o seu romance "A Morte de Virgílio" e começou a trabalhar num ensaio sobre o comportamento dos grupos sociais, o qual permaneceu inacabado. Foi nomeado também para o Prémio Nobel de Literatura. Foi autor das obras "A Morte de Virgílio", " A criada Zerlina" e da trilogia "Os Sonâmbulos".   

1894 - Nicolau II da Rússia assume o trono 
após a morte de seu pai Alexandre III e será o último Czar da Rússia com a sua abdicação em 15 de março de 1917.



1942 - Entra em vigor o padrão monetário do "Cruzeiro" no Brasil durante a Terceira Republica brasileira.

1945 - As autoridades britânicas, admitem a probabilidade de suicídio do dirigente nazi Adolfo Hitler, pelos indícios no "bunker" de Berlim após a tomada de Berlim no final da II Guerra Mundial.
   
1946 - O polaco Karol Wojtyla, futuro papa João Paulo II, é ordenado padre.

 
 
 
1952 - Os EUA testam a primeira bomba de hidrogénio, com o nome de código Ivy Mike. Teste este realizado no atol Enewetak nas Ilhas Marshall.   

1960 - John Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.

1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte designada de Mars 1. Esta missão também conhecida como 1962 Beta Nu 1, Mars 2MV-4 ou Sputnik 23. Mas falhou durante o voo, perdendo contacto com a base em 21 de março de 1962, antes de chegar ao seu destino. Viajou cerca de 106.000 km.



1981 - Nas Caraíbas, tornam-se independentes as ilhas de Antígua, Barbada e Redonda.

1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, aprovado e ratificado a 11 de dezembro de 1991 pelos Estados da CEE, que passa a designar-se União Europeia.

1995 - O Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela vence as primeiras eleições multirraciais na África do Sul.   



2000 - A Sérvia e Montenegro é admitido como Estado Membro da ONU.

2003 - A Casa Real de Espanha anuncia o noivado do príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, com a jornalista Letizia Ortiz Rocasolano.  

 


2007 - Os "Da Weasel" são eleitos a melhor banda portuguesa de 2007 pelos espectadores da MTV Portugal, na 14ª Prémios Europeus de Música da MTV Europa, cuja cerimónia decorreu em Munique e foi dominada pelas mulheres, com Nelly Furtado, Avril Lavigne, Rihanna e Amy Winehouse entre as vencedoras.

2007 - Morre Paul Warfield Tibbets, Jr. (Quincy, Illinois, EUA, 23 de fevereiro de 1915 - Columbus, Ohio, EUA, 1 de novembro de 2007), aos 92 anos. Foi brigadeiro general da Força Aérea dos EUA. Durante a Segunda Guerra Mundial foi piloto de missões de bombardeamentos sobre a Alemanha. Com 30 anos, o então tenente-coronel Paul Tibbets Jr., foi o escolhido para comandante do avião norte-americano quadrimotor B-29 EG Enola Gay e lançar a bomba atómica sobre Hiroshima. Na ocasião comandava o 509.º Agrupamento Aéreo dos Estados Unidos e desde fevereiro de 1945 que se preparava para a esta missão.

2009 - Devido à epidemia da gripe H1N1, o presidente da Ucrânia, Victor Iuschenko, apela a dirigentes de países amigos e a organizações internacionais para ajudarem a combater a epidemia de gripe no país.









Texto:
Paulo Nogueira



Sem comentários:

Enviar um comentário