quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

EFEMÉRIDES do dia 27 de fevereiro

 
 
Dia Internacional do Urso Polar

Santo do dia, São Gabriel de Nossa Senhora das Dores (Assis, Itália, 1 de março 1838 - Isola del Gran Sasso d'Italia, Itália, 27 de fevereiro de 1862). De seu nome Francisco Possenti Gabrile era filho de uma família tradicional, muito cedo, aos quatro anos perdeu a mãe. Em 1841 foi com a família para a cidade de Espoleto onde o seu pai resolveu estabelecer-se em definitivo. Francisco estudou primeiro com os Irmãos das Escolas Cristãs e depois no Colégio dos Jesuítas. Foi um aluno inteligente e brilhante, teve uma juventude como qualquer outro jovem da sua idade, mas aos 18 anos, ao participar numa procissão em honra da padroeira de Espoleto, o jovem Francisco sentiu-se tocado e chamado por Deus para um outro tipo de vida. Decidiu, então, entrar na Ordem de São Paulo da Cruz ou dos Padres Passionistas. No dia 21 de setembro desse mesmo ano, ele vestiu o hábito da Congregação. Porque a sua espiritualidade era profundamente marcada pelo amor a Jesus Crucificado e a Nossa Senhora das Dores, tomou o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores. São Gabriel das Dores era uma pessoa alegre, sempre bem humorada e a todos cativava com a sua simpatia e simplicidade de alma. Ao morrer deixou em mãos do seu director espiritual um diário, uma espécie de autobiografia que infelizmente foi destruído. Dele chegou até nós apenas um caderno com anotações de aula, uma colecção de pensamentos sobre Nossa Senhora e cerca de 40 cartas repletas de poesias e pensamentos de devoção a Nossa Senhora das Dores. Faleceu na ilha do "Gran Sasso", vítima de tuberculose, aos 24 anos de idade. Foi canonizado por Bento XV em 1920, aclamando-o como exemplo pela juventude de nossos tempos devido a sua conversão e intensidade de vida em Cristo. Mais tarde Pio XI o nomeou co-patrono da Acção Católica. As celebrações em sua honra ocorrem no dia 27 de fevereiro, dia da sua morte.









Em Portugal

1500 - Nasce João de Castro (Lisboa, Portugal, 27 de fevereiro de 1500 - Goa, Índia, 6 de junho de 1548). Virá a ser um nobre, cartógrafo e administrador colonial português. Aprendeu Letras por vontade do pai, mas enveredou pela carreira militar. Embarcou aos 18 anos para Tânger, onde serviu durante nove anos e devido a serviços prestados foi ordenado cavaleiro. Foi mais tarde governador e capitão general, secretário da Casa do rei D. Manuel I de Portugal,13.º governador e 4.º vice-rei do Estado Português da Índia, autor das "Décadas". Quando regressou da Índia, foi recebido pelo D. João III com grandes provas de consideração. Este, por carta de 31 de janeiro de 1538, concedeu-lhe a comenda de São Paulo de Salvaterra na Ordem de Cristo, a qual aceitou pela honra, e não por conveniência, pois era tão pequeno o rendimento dela que não bastava para as suas despesas, sendo contudo a primeira e única mercê que recebeu. Professou a 6 de março de 1538, conforme a lista dos cavaleiros daquela Ordem. Retirou-se então para a sua casa na serra de Sintra, desejando viver só, entregue aos cuidados da família e aos trabalhos agrícolas. Expirou nos braços de São Francisco Xavier e virá as ser sepultado na capela-mor do convento hoje de São Francisco, com o hábito e insígnias de cavaleiro da Ordem de Cristo. Em 1576 os restos mortais foram trasladados para o convento de São Domingos, de Lisboa, e depois de celebradas pomposas exéquias, foram trasladados para o claustro do convento de São Domingos de Benfica, para a capela particular dos Castros, fundada por seu neto, o inquisidor geral e bispo da Guarda D. Francisco de Castro. A TAP Air Portugal homenageou-o ao atribuir o seu nome a uma das suas aeronaves, um dos novos Airbus A330-900neo, de matrícula CS-TUP.



1641 - É abolido o imposto das "meias-anatas", a que eram obrigados os detentores de licenças para a celebração de actos públicos, um dos mais odiados impostos do domínio espanhol.

1754 - Morre Tomás de Almeida (Lisboa, Portugal, 11 de setembro ou 5 de outubro de 1670 - Lisboa, Portugal, 27 de fevereiro de 1754), aos 84 anos. Foi o primeiro patriarca de Lisboa com o nome de D. Tomás I (aquando da elevação da sé arquiepiscopal a essa dignidade, em 1716, pelo Papa Clemente XI). 
Estudou no Colégio de Santo Antão de Lisboa com os Jesuítas os preparatórios de Latim, Filosofia e Retórica. Com 18 anos, em 20 de dezembro de 1688 entra no Real Colégio de São Paulo da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em pouco tempo. Foi bispo de Lamego em 1706 e mais tarde do Porto e 1709. O Papa Clemente XII elevou-o ao cardinalato em 20 de dezembro de 1737, o primeiro cardeal de Lisboa, Tomás de Almeida. Em 7 de setembro de 1750 assistiu à aclamação de D. José I de Portugal. Em 27 de outubro de 1753 ofereceu à Irmandade de Santa Isabel (para ajudar nas obras de reconstrução da Igreja) grande parte de sua rica baixela de prata lavrada dourada, e por sua morte legou-lhe o resto no valor ainda superior a 4 contos.



1801 - Espanha declara guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.

1842 - Reforço do carácter autoritário da Carta Constitucional. O Senado português deixa de ser eleito, passando a ser constituído por nomeação régia.

1893 - O Governo regenerador de Ernesto Hintze Ribeiro amnistia os dirigentes republicanos João Chagas, Alves da Veiga e Sampaio Bruno.




1907 - Começa, em Coimbra, a discussão da tese em Direito de José Eugénio Dias Ferreira, que dedicara o trabalho a Teófilo Braga e à República. A reprovação dá origem à greve académica "Revolta do Grelo".

1933 - Nasce Rui de Moura Ribeiro Belo (São João da Ribeira, Rio Maior, Portugal, 27 de fevereiro de 1933 - Queluz, Portugal, 8 de agosto de 1978). Virá a ser um poeta e ensaísta português. Rui de Moura Ribeiro Belo frequentou o Liceu de Santarém e mais tarde, em 1951, entrou para a Universidade de Coimbra como estudante de Direito, aderindo pouco depois à Opus DeiApós terminar o curso de Direito, já na Faculdade de Direito de Lisboa, no ano de 1956, partiu para Roma, onde estudou na Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum). Em 1958 com uma tese intitulada "Ficção Literária e Censura Eclesiástica (ainda inédita em Livro)", o seu doutoramento em Direito Canónico. Regressado a Portugal, foi director literário da Editorial Aster. A seguir foi chefe de redacção da revista Rumo. Em 1961 entrou como investigador na Faculdade de Letras de Lisboa, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Apesar do curto período de actividade literária, Ruy Belo tornou-se um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, tendo as suas obras sido reeditadas diversas vezes. Os seus primeiros livros de poesia foram "Aquele Grande Rio Eufrates" de 1961 e "O Problema da Habitação" de 1962. Às colectâneas de ensaios "Poesia Nova" de 1961 e "Na Senda da Poesia" de 1969, seguiram-se obras cuja temática se prende ao religioso e ao metafísico, sob a forma de interrogações acerca da existência. É o caso de "Boca Bilingue" de 1966, "Homem de Palavra(s)" de 1969, "País Possível" de 1973, antologia), "Transporte no Tempo" de 1973, "A Margem da Alegria" de 1974, "Homem de Palavra(s)", 2ª edição de 1978 entre outros. Destacou-se ainda pela tradução de autores como Antoine de Saint-Exupéry, Blaise Cendrars, Raymond Aron, Montesquieu, Jorge Luís Borges e Federico García Lorca.

1950 - O governo da Índia apresenta a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu sendo recusada.



1961 - Exilado no Brasil, o general Humberto Delgado contesta, em público, a política colonial de Oliveira Salazar.

1975 - É aprovada a construção do Complexo Petroquímico de Sines.

1976 - As primeiras eleições regionais nos Açores e na Madeira, para, respectivamente, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

 
 
1983 - Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues assumem a direcção colegial do PSD, no X Congresso. Francisco Pinto Balsemão é afastado da liderança.

1987 - É publicado o estatuto dos Objectores de Consciência.

1998 - Termina o restauro de seis anos da fragata D. Fernando II e Glória, no arsenal do Alfeite. O navio esteve exposto na Expo 98. Desde então é um navio museu da Marinha Portuguesa, estando actualmente, desde 1 de Março de 2008, em doca seca, em Cacilhas - Almada, onde tem vindo a receber trabalhos de manutenção.




2000 - Termina o XXIII Congresso do PSD, com a reeleição de Durão Barroso.

2006 - A Sonaecom entrega o pedido de registo da OPA sobre a Portugal Telecom e PTM na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

2007 - O artista português Daniel Blaufuks vence a 3ª edição do Prémio BES Photo 2006.




2008 - O Governo entrega à GNR 117 automóveis e 22 motos no valor de 5,2 milhões de euros, parte de um investimento de cerca de 62,5 milhões de euros até 2012 para renovação da frota das forças policiais.

2008 - No âmbito do processo "Apito Dourado", o árbitro Sérgio Pereira mostra ao colectivo de juízes um apito dourado que afirma ter recebido de prenda do Gondomar SC.

2009 - A Federação Nacional dos Professores entrega a primeira de três providências cautelares para a suspensão do processo de avaliação de desempenho dos docentes.











No Mundo

1712 - Morre Bahadur I (Burhanpur, India, 14 de outubro de 1643 – Lahore, Paquistão, 27 de fevereiro de 1712), aos 69 anos. Foi o sétimo imperador mogol da Índia, governou de 1707 até à sua morte em 1712. Nascido Mu'azzam, era o terceiro filho de Aurangzeb com sua esposa rajput muçulmana Nawab Bai e neto do xá Jahan. Na sua juventude, conspirou inúmeras vezes para derrubar o seu pai e ascender ao trono. Os seus planos foram todos interceptados pelo imperador, que o mandou prender várias vezes. De 1696 até 1707, Bahadur foi governador de Akbarabad (mais tarde conhecida como Agra), Cabul e Lahore. Após a morte de Aurangzeb, o irmão de Bahadur, o xá Muhammad Azam, declarou-se sucessor mas, foi derrotado por este na Batalha de Jajau. Durante o seu governo, Bahadur conseguiu, sem derramamento de sangue, anexar os estados rajputs de Jodhpur e Amber e causou polémica na khutba ao inserir a declaração de Ali como uale. Uma rebelião liderada pelo líder sique Banda Singh Bahadur, iniciada durante o governo do xá, continuou até depois da sua morte. O xá Bahadur foi enterrado na Moti Masjid (Mesquita Pérola), no interior do complexo do Forte Vermelho em Deli.



1887 - O Instituto Agronómico de Campinas (I.A.C.) é fundado por D. Pedro II do Brasil com o nome de Imperial Estação Agronómica de Campinas.

1900 - É constituído o Partido Trabalhista britânico e Ramsay MacDonald é o primeiro secretário-geral.




1902 - Nasce John Ernst Steinbeck, Jr. (Salinas, Califórnia, EUA, 27 de fevereiro de 1902 - Nova Iorque, EUA, 20 de dezembro de 1968). Virá a ser um escritor norte americano. John Ernst Steinbeck chegou a frequentar a Universidade de Stanford, sem concluir nenhuma licenciatura. Em 1925 foi para Nova Iorque, onde tentou uma carreira de escritor, cedo regressando à Califórnia sem ter obtido qualquer sucesso. Alcançou o seu primeiro êxito em 1935, com "O Milagre de São Francisco" (Tortilla Flat na edição original), confirmado depois, em 1937, com a novela "Ratos e Homens". A sua ficção está marcada por uma imensa preocupação com os problemas dos trabalhadores rurais e também por um grande fascínio para com a terra. Em 1939, publicaria aquela que, por muitos, é considerada a sua obra-prima, "As Vinhas da Ira". Entre os seus livros, destacam-se ainda os romances "A Leste do Paraíso" (1952) e "O Inverno do Nosso Descontentamento" (1961), bem como "Viagens com o Charley" (1962), em que relata uma viagem de três meses por quarenta Estados norte-americanos. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura, em 1962. A obra de Steinbeck inclui ainda "Caravana de Destinos" (1944), "A Pérola" (1945/47), "Os Náufragos do Autocarro" (1947), "Doce Quinta-feira" (1954), "O Inverno do Nosso Descontentamento" (1961), Viagens com Charley (1962) entre outras. Foi membro da Ordem DeMolay. Recebeu o Nobel de Literatura de 1962.o escritor norte-americano John Steinbeck, autor de "As Vinhas da Ira", Nobel da Literatura em 1962.



1933 - Incêndio do Parlamento alemão, Reichstag, por ordem de Adolf Hitler. A acção permite-lhe incriminar os comunistas e suspender a Constituição do país.

1939 -  Há 80 anos o Reino Unido e a França reconhecem a ditadura do general Francisco Franco, em Espanha.




1980 - Morre George Tobias (Nova Iorque, EUA, 14 de julho de 1901 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 27 de fevereiro de 1980), aos 79 anos. Foi um actor norte-americano. George Tobias começou a sua carreira quando ainda tinha apenas 15 anos de idade. Passou por diversos grupos de teatro até ser escolhido para participar no espectáculo da Broadway "What Price Glory" de Maxwell Anderson e Laurence Stallingsa. A peça foi um sucesso e George Tobias trabalhou nela entre 1924 e 1926. Na televisão, George Tobias interpretou o personagem Abner Kravitz, marido de Glady Kravitz (Alice Pearce, que faleceu durante a gravação da 2ª temporada e substituída na 3ª por Sandra Gould), os vizinhos dos Stephens na séria "Casei com uma Feiticeira", transmitida de 1964 a 1972 pelo canal de televisão norte-americana ABC. Durante a sua longa carreira entre 1927 e 1970, George Tobias participou em numerosas produções cinematográficas.

1990 - O Parlamento da Checoslováquia aprova a realização de eleições livres, as primeiras em 40 anos.

1991 - Durante a Guerra do Golfo tropas do Kuwait recuperam a capital do país. O Governo do Iraque aceita, por fim, todas as resoluções da ONU.




1997 - É legalizado o divórcio, na Republica da Irlanda, o que faz com que esta alteração este país deixe de ser o último bastião anti-divórcio na Europa.


1997 - A revista Science publica o primeiro artigo sobre o processo de clonagem da ovelha Dolly.

2001 - A destruição das estátuas dos Budas, no Afeganistão, é defendida pelo líder talibã Muhammad Omar.




2003 - Os Quinze atingem o acordo sobre "o primeiro instrumento de imigração legal", projecto de directiva sobre o direito de reunificação familiar de imigrantes.

2003 - A proposta do arquitecto Daniel Libeskind vence o concurso para a reconstrução do World Trade Center, em Nova Iorque.



2004 - A Líbia começa a destruir cerca de 3.300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas. A operação estará concluída a 5 de março.

2005 - Rússia e Irão assinam o acordo de fornecimento de combustível nuclear.

2005 - Entra em vigor o tratado mundial antitabagismo da OMS.






2007 - A União Europeia inaugura em Berlim o Conselho Europeu para a Investigação, uma instituição com funcionamento autónomo, integrada por 22 investigadores, vocacionada para enfrentar os desafios da globalização.

2007 - Atentado suicida reivindicado pelos talibãs contra uma base norte-americana no Afeganistão faz pelo menos 20 mortos, quando se encontrava nas instalações o vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney.

2007 - A escritora Nativel Preciado vence a edição de 2007 do Prémio Primavera de Romance, Espanha, com "Olvida el Paraíso".




2008 - O Reino Unido é abalado pelo sismo mais forte dos últimos 25 anos, com uma magnitude de 5,3 graus na escala aberta de Richter, que fez com que casas abanassem em várias partes do país.

2008 - Trinta e quatro Ordens e Associações de Advogados de todo o mundo, incluindo a Ordem dos Advogados Portugueses, exigem ao Presidente norte-americano, George Bush, o encerramento da prisão de Guantánamo.

2008 - Bill Gates retira-se da Microsoft para se dedicar à filantropia.











Texto:
Paulo Nogueira
 


Sem comentários:

Enviar um comentário