Os tipos populares de Lisboa desaparecidos...
Os tempos mudam e com ele novos métodos de trabalho surgem, algumas profissões antigas acabaram por desaparecer por causa da tecnologia ou, simplesmente, por causa da mudança de hábitos e tradições. Algo que, sejamos honestos, não podemos evitar e, na grande maioria dos casos, libertou as pessoas de ofícios ou funções pouco remuneradas ou até degradantes. Algumas foram extintas de forma repentina e outras foram perdendo importância com o tempo. Certas profissões do passado tornaram-se verdadeiros símbolos urbanos típicos do imaginário das grandes cidades, no caso concreto, da cidade de Lisboa e representativas dos costumes mais pitorescos da capital. Tais ocupações, integradas num conjunto amplo e variado de figuras que normalmente se designam por tipos populares, podem ser interpretadas, de um certo ponto de vista, como uma síntese temática da cidade. Muitos foram os artistas, nacionais e estrangeiros que ao longo dos séculos retrataram, nos mais diversos suportes, estes tipos populares. Os tipos populares de Lisboa conjugam, assim, nas suas figuras estereotipadas, não apenas traços emblemáticos da cidade que remetem para épocas passadas, cuja divisão do trabalho conduzia a uma organização sócio-profissional específica, mas também traços ambientais e culturais que permanecem: o rio que se abre para o mar, as hortas e os campos que a rodeiam, as fontes e chafarizes, os grandes mercados abastecedores de produtos frescos, certas formas alimentares, uma traça urbana particular e algumas festividades colectivas. Em Lisboa, como em outras grandes cidades, a inserção no mercado de trabalho constitui um passo decisivo para a integração dos seus habitantes e, muito particularmente, para a inserção de imigrantes recém-chegados, venham eles do interior ou do litoral, de outras cidades ou de pequenas aldeias, do país ou do estrangeiro. Com efeito, os designados tipos populares referem-se, na sua maioria, a vendedores ambulantes, ou prestadores de serviços vários ao domicílio, mulheres e homens que povoaram as ruas da cidade de Lisboa em épocas passadas, parando nas praças, de giga à cabeça ou trazendo um burro pela arreata, sucedendo-se uns aos outros durante certas horas do dia, em cumprimento dos horário favoráveis à venda dos seus produtos ou consoante as épocas do ano e sempre associados aos seus pregões. Iniciavam os seus pregões logo que tocavam as 9:00 da manhã na Sé de Lisboa. Estes pregões ecoavam pelas ruas de Lisboa de outros tempos no seu quotidiano e atravessaram diversas épocas da história de Portugal e da cidade. Cada actividade tinha um traje próprio, como que, uma farda de trabalho, que imprimia dignidade à profissão. Muitas destas profissões com ou sem pregões, já antes do Grande Terramoto de 1755 se viam e ouviam pelas ruas da capital, depois, já no período das Guerras entre liberais e absolutistas, atravessaram as fases conturbadas das grandes epidemias de Lisboa do século XIX, o regicídio e o fim da monarquia portuguesa com o início do regime republicano e os tempos difíceis do Estado Novo. Certas profissões foram desaparecendo, outras mantiveram-se e outras ainda surgiram com os novos tempos. Algumas dessas figuras fazem hoje parte do folclore urbano. Dessas antigas profissões, poucas, sobreviveram ou tiveram de se adaptar aos tempos modernos, outras estão em vias de extinção, como são os casos do amolador, o limpa chaminés, ou o engraxador de rua. Como mais sobre estas profissões não se pode acrescentar ou inventar, e quem achar mais saber sobre a temática, que o conte, porque foram o que foram e se conhece, recordemos algumas dessas profissões já extintas, as mais marcantes e típicas, mas que ficaram na memória colectiva assim como na história dos bairros da cidade de Lisboa.
O aguadeiro
O aguadeiro era uma das profissões desaparecidas, das mais antigas da cidade de Lisboa, também justificável pela importante necessidade. Eram homens que vendiam água de casa em casa, quando ainda não existia o Aqueduto das Águas Livres, às vezes a residentes nos pontos mais altos dos bairros tradicionais, depois em muitas carvoarias/tabernas espalhadas pela cidade e, por fim, em restaurantes. Normalmente os aguadeiros, abasteciam-se em fontes de água potável e em chafarizes, como em Alfama ou Largo do Carmo, por exemplo, esperando pacientemente a sua vez em longas filas. Um outro ponto típico de abastecimento dos aguadeiros era na zona do Chiado, no Chafariz de Neptuno, do Loreto ou dos Aguadeiros, como era designado. Em registos do inicio do século XIX era referido que este chafariz possuía quatro tubos de correr de água e estavam-lhe adscritas seis companhias de aguadeiros, seis capatazes e cabos, cento e noventa e oito aguadeiros e um ligeiro. O aguadeiro transportava depois a água num barril de 50 litros que colocava sobre o ombro ou utilizava uma carroça para transportar o precioso líquido. Na sua labuta diária lá iam trepando íngremes calçadas, subindo escadinhas, calcorreando ruas e travessas, sempre a apregoar:
"Aú! Aúúúúúúú!"
"Há água fresquinha! Quem quer, quem quer?"
Na Lisboa dos séculos XVIII, XIX e até início do século XX, os aguadeiros eram uma das figuras mais típicas. Inicialmente foi uma profissão de homens negros, mais tarde estas figuras típicas eram maioritariamente de origem galega, oriundos de Tuy e Pontevedra. Em registos de 1830, só aguadeiros em Lisboa eram cerca de 3.454 e eram considerados uma comunidade estrangeira muito unida. A sua tarefa era tão exigente e exigia tanto esforço que os aguadeiros eram os únicos vendedores a quem se consentia entrar porta dentro, a fim de verter o precioso líquido directamente para o pote ou talha de barro, de onde os moradores, usando pequenos púcaros, dele se iam servindo à medida das necessidades domésticas. A profissão estava regulamentada, e era necessária uma autorização do Senado da Câmara. Com a vulgarização da água canalizada esta profissão desapareceu. Segundo uma anedota do século XIX, os galegos regressados à sua terra natal, costumavam aconselhar aos demais que estavam de partida para Lisboa: "Vão para Lisboa, que é uma bela cidade, mas com gente muito estúpida. Lá até podemos vender água e eles compram-nos uma coisa que já é deles!" A chegada da água do rio Alviela a Lisboa, em 1880, e a progressiva canalização até às casas dos lisboetas, foi um acontecimento que sinalizou progresso e evolução, mas que, ao mesmo tempo, contribuiu para a ruína de uma classe que, durante muitos e muitos anos, fora tão típica da capital. No entanto durante as primeiras décadas do século XX ainda era possível ver algumas destas figuras típicas da cidade de Lisboa pelas ruas dos bairros mais antigos vendendo o tão precioso liquido de porta em porta. Segundo relatos e registos fotográficos da época, os últimos profissionais que restaram deste ramo, estiveram em actividade, embora já em escasso número, até ao final dos anos 60 do século XX em alguns bairros típicos da cidade de Lisboa onde a água canalizada tardou em chegar.
Carregadores galegos
Os carregadores, moços de fretes, moços de esquina ou ainda "pau de corda", como eram conhecidos em Lisboa, era um tipo de trabalho tradicionalmente realizado, uma vez mais, por indivíduos que emigraram da Galiza para Portugal, principalmente no século XVIII e XIX com o intuito de ser aguadeiros. A figura típica em alguns pontos estratégicos da capital e em esquinas com as suas cordas e padiolas, com o seu calção com "folhos", jaqueta apertada, boné de pala em pele, efectuavam todas as tarefas pesadas que numa época sem apoios mecânicos nenhuns são fáceis de imaginar. Em finais do século XIX um dos locais habituais para se encontrar um destes carregadores era no Largo das Duas Igrejas no Chiado mesmo de frente à Casa Havaneza, havia a designação de "Ilha dos Galegos" àquele local durante anos. Mas havia mais pontos estratégicos na cidade de Lisboa onde se reuniam e eram fáceis de encontrar, como no Rossio, Terreiro do Paço, Graça e Alcântara, onde eram procurados para ajustar os serviços que deles se pretendia. Os galegos dedicavam-se a pequenos trabalhos: venda ambulante, levar e trazer encomendas e fazer mudanças… Sendo a sua maior actividade transportar mobílias nas mudanças que os lisboetas tivessem de efectuar. Eram denominados de "pau e corda" porque por vezes faziam o transporte das mobílias a pau e corda, nas mudanças que faziam de semestre a semestre. Dizia-se então que dois galegos e uma corda eram capazes de transportar quase toda a mobília de uma casa num só dia. Dai deriva a expressões idiomáticas como "trabalhar como um galego". Encarregavam-se de desmanchar em casa os móveis, acomodando-os nas padiolas, amarrados com cordas e depois dois ou quatro homens, consoante o volume a transportar e o peso, a passo certo, cadenciado mas alternado, seguiam com o transporte até ao novo lar onde montavam tudo novamente com muito cuidado, no que eram mestres. Eram igualmente estes moços de fretes que tinham a complexa mas necessária tarefa de transportar doentes até aos hospital ou os cadáveres desde o local onde morriam até à morgue, até puxar bombas de incêndio pelas ruas estreitas dos bairros populares quando ocorria um incêndio. Eram preferidos para estas funções não só pela sua maior vivacidade e prontidão, mas também pela ambição de ganhar dinheiro, (patente em muitos emigrantes), levando-os a sujeitar-se a qualquer trabalho por duro e ingrato que fosse. Esta sujeição mesquinha prende-se com a poupança de dinheiro, levava-os a dormir nas imundas designadas "Casas da Malta". Por vezes eram muito bem pagos porque havia certos serviços que os obrigava a grande descrição, como levar cartas confidenciais a destinos secretos. Segundo registos por cada serviço deste tipo pagava-se cinco tostões de boa prata. No cinema português numa famosa cena do filme "A Vizinha do Lado" de 1945 de António Lopes Ribeiro (1908 -1995), pode assistir-se a uma representação de uma destas situações em que a figura do galego aparece como portador de recados mais íntimos. Era uma profissão autorizada, a partir de 1908 passaram a ter um fardamento próprio, composto de calça e casaco de ganga, com o número competente no peito em letras vermelhas. Nos finais dos anos 60 do século XX, o Governo Civil de Lisboa já não passava novas licenças para esta profissão. Com o evoluir dos tempos e o uso de transportes mecanizados, estas figuras deixaram de fazer parte do quotidiano da cidade de Lisboa. Muitos destes homens e seus descendentes acabaram enriquecendo e mudaram de ramo passando a donos de tabernas, carvoarias, mercearias, restaurantes, hotéis e pensões.
O amolador
Os primeiros amoladores eram indivíduos vindos da Galiza, embora, a certa altura, tivesse surgido também um grupo originário do concelho de Arganil. A designação “amolador” está relacionada com o facto de o profissional que corria as ruas dos bairros populares da capital a afiar ou aguçar facas, tesouras, navalhas, etc., em pedra mole (a mó de amolar). Também arranjando não só chapéus de chuva, mas também louça partida com a aplicação de grampos de metal ou "gatos", para unir as peças danificadas, daí lhes chamarem "deita-gatos”. Desde meados do século XVIII que estes homens calcorreavam as ruas de Lisboa. Anteriormente, havia uma maquineta mais simples constituída por uma pequena mesa que o amolador transportava ao ombro ou então, o que se tornou mais tradicional, as traquitanas-oficinas, onde girava uma pedra de esmeril accionada por uma correia de transmissão que passava pelo eixo da roda transportadora e onde, com um pedal, o amolador produzia a força necessária à rotação daquela, e, assim, por contacto na superfície esmerilada, afiava facas, navalhas ou tesouras. O vestuário de início, era usando um dólman verde, mais colete azul e calças pretas com lenço castanho ao pescoço. Depois, amolador que se prezasse, usava chapéu, casaco, colete azul-escuro e calças castanhas. Por sua vez, o ajudante trajava jaqueta e calça azuladas e colete castanho-escuro. E veio por último a ganga azul, a boina preta, o casaco de fazenda e as calças de bombazine. A forma de eles se fazerem anunciar, muita gente ainda a recorda: um toque com um instrumento de sopro que não é senão uma variante da flauta de Pã e que o amolador tangia correndo a escala musical, do grave para o agudo e vice-versa, com uns floreados pelo meio. O pregão era igualmente muito simples:
"Àmoladôôôôôr! Amola-se facas e tesouras!" ou "Amolador á porta.... amola facas, tesouras e canivetes... arranja chapéus de chuva..." ?
Popularmente as pessoas criaram o hábito de, quando o ouviam exclamar: "-Vem aí chuva!". Também esta figura típica do amolador foi inspiração para muitos artistas portugueses, nomeadamente os que imortalizaram a cidade de Lisboa, e os seus tipos nas suas obras, como Stuart de Carvalhais (1887 - 1961), entre muitos outros. A sua presença é assinalada ainda hoje por poucos que insistem em manter esta actividade pelas ruas de Lisboa e a tal maquineta tipo carrinho de mão foi substituída por uma bicicleta ou motociclo. É uma das actividades tradicionais ambulantes que tende em desaparecer.
Varinas e varinos
Toda a gente fala das varinas, e raramente de outras gentes que vendiam igualmente peixe na cidade de Lisboa. A explicação é fácil: os homens e as mulheres de Ovar (de onde e arredores constituíam um grupo social extremamente bem implantado em quase todas as tarefas ligadas ao principal porto do País. Um verdadeiro monopólio. Começaram por ser Ovarinas, porque eram principalmente de Ovar, Murtosa e outras localidades perto de Aveiro, e vinham para Lisboa em busca de trabalho. Mulheres de têmpera rija, habituadas às durezas do campo e da pesca, tornaram-se num símbolo da cidade de Lisboa, com os seus pregões e as suas vestimentas características. Também com a sua relativa liberdade e esperteza afiada na vivência de rua e de bairro. A varina lisboeta enverga invariavelmente um corpete de flanela, uma cinta de lã a altear a saia axadrezada, um avental, um lenço de ramagens cruzado sobre as espáduas e um chapéu redondo de feltro, achatado, com as abas reviradas. A rodilha ou “sogra”, sobre a qual assenta a canastra forrada de oleado, e a “patrona”, bolsinha lateral para o dinheiro. De inverno usavam, pelas costas, um xaile de lã espesso que cruza no peito e amarra nas costas, de forma a permitir a mobilidade dos braços. Em Lisboa, ao longo do século XIX, a comunidade instala-se sobretudo no bairro da Madragoa, marcando indelevelmente a memória colectiva, vindo a confundir-se rapidamente, graças sobretudo às mulheres, com a própria urbe. Quando apareciam na capital os pescadores vindos da Trafaria e da Costa de Caparica, a vender directamente o peixe que tinham acabado de recolher na noite anterior (quase sempre, de muito boa qualidade e a preços mais baixos…), em especial a sardinha, havia “paus por pedras”. Também eram figura típica da cidade os varinos, homens que igualmente vendiam peixe pelas ruas de Lisboa. O varino provem de regiões costeiras a norte do Mondego. Alguns investigadores, identificam a sua origem na região de Ovar. Chegavam à foz do Tejo sazonalmente à pesca do sável, quando a faina terminava regressavam habitualmente às suas terras. No entanto, muitos foram-se fixando em Lisboa, em bairros como a Madragoa e Alfama, ou junto ao rio, constituindo várias comunidades piscatórias. No entanto, na foz do Tejo, estes homens dividem-se entre a pesca e o transporte de mercadorias entre as duas margens. O seu traje é constituído por camisa de algodão e calças de pano cru, largas, de forma a que poderem ser arregaçadas. Usa camisola de lã grossa e faixa preta na cintura. Na cabeça, para proteger das intempéries ou do sol, um barrete de lã, neste caso preto. No tempo frio, o varino vestia um capote de saragoça, comprido e com gola larga ou capuz. Nos pés, sempre descalços no mar, usavam em terra socos de madeira e carneira. Com as suas canastras, uma de cada lado, suspensas num pau a atravessar, que transportavam às costas pela cidade. Poucos saberão, no entanto, que o pregão: “Ó viva da Costa”, depois adoptado pelas próprias varinas, se ficou a dever aos pescadores da Caparica, sendo que a costa a que se referiam era mesmo a Costa de Caparica. Assim as varinas de Lisboa calcorreavam as ruas descalças, apregoando o seu peixe com pregões variados embora uns fossem mais famosos como:
" Olha sardinha boa bela e fresquinha"
"Ó viva da Cooooosta! Há carapau e sardinha linda! Olha a faneca linda!"
A partir de 1928, surge, em Lisboa, legislação obrigando-as a andar calçadas. Começaram, então, a usar chinelas mas, fora das ruas da cidade, continuavam a andar descalças. Muitas destas mulheres quando não vendiam peixe pelas ruas de Lisboa, dedicavam-se à descarga do carvão das fragatas nas docas para a fábrica de gás da Boavista e na Central Tejo em Belém. No tempo do Estado Novo, em todas as gravuras de figuras típicas, estas surgem calçadas com a exclusão das que trabalhavam na faina da pesca. As varinas foram também, por mérito próprio, fonte de inspiração para gerações de artistas, desde Raphael Bordallo Pinheiro (1846 - 1905), a Roque Gameiro (1864 - 1935) a Stuart Carvalhais (1887 - 1961), que as retractaram nos mais diversos meios. A política do Estado Novo não queria pés descalços, por serem símbolo de pobreza… No entanto foram símbolo da cidade de Lisboa e de como depois o Estado Novo e apropria da sua presença por força da propaganda oficial assumindo, assim, um papel icónico no imaginário local e internacional. A figura das varinas de Lisboa têm sido celebradas pelas canções e pelo Teatro de Revista. Cantou-se-lhes a pose, os pregões, o olhar, os trajes, os tamancos e as descargas do carvão. Muitas varinas passaram o seu pregão e a sua canastra de mãe para filha, isto até ao final dos anos 60 do século XX. Já a partir dos anos 70 do século XX, aos poucos, a tradicional varina vai desaparecendo do quotidiano da cidade. A canastra das varinas passou a ser banca de mercado através das suas netas e bisnetas. A imagem das tradicionais varinas de Lisboa de canastra à cabeça, fazem hoje parte do passado da cidade de Lisboa, tendo muitas delas ficado na memória colectiva de muitos lisboetas.
Vendedores de galinhas vivas
As vendedoras de galinhas vivas das ruas de Lisboa eram varinas que normalmente, se dedicavam à venda do peixe pela manhã, como tal trajavam, desde a canastra, entretecida de verga até à "sogra" na cabeça para lhe dar equilíbrio, socas nos pés, lenço ao pescoço, saia rodada e farta de panos, avental e fundos bolsos. Com uma blusa de motivos originais e uma ampla bolsa à cinta, sempre descalças até às novas leis impostas que o proibiu. Conhecidas também como as "galinheiras", calcorreavam as ruas da cidade de Lisboa com galináceos vivos sobre a cabeça num cesto-gaiola protegidas por uma rede de cordel esticada com uma pequena estaca central, dando a forma de gaiola e por vezes um galo ao braço. Garantiam sempre às freguesas que todas as galinhas eram boas poedeiras. Assim andavam de rua em rua da cidade, desde os bairros das avenidas novas até aos bairros mais populares de Lisboa apregoando num tom agudo e arrastado:
“Galiiiinhas! Quem nas quer, e com ovo!”
Algumas como mercadoria extra traziam cestas com ovos para um negócio extra. Como por vezes já conheciam bem a clientela, pois, naqueles tempos, só comia galinha quem estava doente ou em dia de festa. Também há registo de homens que comercializavam galinhas vivas pelas ruas da capital, fazendo o transporte da mercadoria e das grandes gaiolas em burros, se bem que na sua grande maioria eram mulheres que se dedicavam mais a este tipo de negócio. Nessa época e até a meados dos anos 40, muitas pessoas na cidade de Lisboa criavam e compravam criação para ter em casa, como reserva alimentar, pela falta de espaço e condições mantinham-nas em pequenas gaiolas sobre os telhados, junto às águas furtadas eu em varandas das traseiras. Por diversas razões e condições de higiene este tipo de negócio desapareceu no início dos anos 60, embora ainda resistissem alguns destes vendedores até aos anos 70 do século XX.
Vendedores de mexilhão e ostras
Foi um tipo de profissão ambulante iniciada em Lisboa por os negros escravos trazidos para Portugal, que começaram, pelo menos a partir do século XVI, a exercer a venda de comestíveis pela cidade de Lisboa. Segundo registos em 1620 quando foi publicado o "Livro da Grandezas de Lisboa", da autoria de Frei Nicolau de Oliveira, este quantificou em mais de 200, o número de "negras que vendem pela cidade toda a sorte de marisco de concha e legumes cozidos." À época as condições das cozinhas da maioria da população não permitiam que nelas fossem efectuados grandes cozinhados. Daí a profusão de vendedores ambulantes que percorriam a cidade de Lisboa logo pela manhã. Em Lisboa, nos finais do século XIX, ainda eram famosas as mulheres negras da fava rica e do mexilhão. Popularmente denominadas por as "pretas do mexilhão" eram figuras típicas das ruas de Lisboa e já com clientela habitual. A fava rica, o grão de bico, o cus-cus, o arroz doce, o mexilhão, o berbigão e outros pratos já cozinhados facilitavam a vida dos habitantes. Estas vendedoras de mexilhão cozinhado com azeite, alho, cebola e colorau, punham um tacho dentro de uma celha de madeira ou de uma cesta de palha que cobriam com um pano branco e colocavam-no à cabeça. Pelas ruas da cidade apregoavam:
"Iérri éérre, mexilhão! pró petisco do patrão!"
Em finais dos anos 50 do século XX ainda era possível ouvir o pregão do mexilhão, ao final da noite entre os meses de abril e setembro. Pregão este cantarolado por peixeiros e peixeiras, muitas vezes com o menu completo, apregoando:
"I...érri éérre, mexilhão/com molho à fragateira/ es eu alho zaraquitalho/ e azeite de Santarém/ ele é pouco mas sabe bem!"
Outra actividade similar eram os vendedores de ostras de Lisboa. Era tradição todas as tarde os homens das ostras, por norma indivíduos de meia-idade para quem este fraco negócio ia dando para as necessidades da vida. Normalmente eram antigos homens do mar e que depois de retirados da sua profissão recolhiam nos bancos de ostras existentes nas margens sul do rio Tejo, como na Aldeia Galega, actual Montijo e nas proximidades. Depois comercializavam-nas pelas ruas da capital e aos restaurantes onde se cozinhavam bons pitéus. Sempre com o seu pregão:
"Quem quer ostras?"
"Ostras, ostras!"
A maioria deste tipo de actividade manteve-se até ao final do século XIX, representada em muitas litografias e registos fotográficos da época, no entanto outras ainda mantiveram-se até meados do século XX. Com o aumento progressivo da poluição no rio Tejo as ostras desapareceram assim como outras espécies e estes petiscos muito apreciados por alguns desapareceram, tal como os seus típicos vendedores.
Vendedores de perus
Eram vendedores da região saloia dos arredores de Lisboa que vinham à cidade por norma apenas numa época específica do ano. Por tradição no início do mês de dezembro e até ao Natal, começavam a aparecer os saloios trazendo consigo bandos de perus pelas ruas da zona da Baixa, Largo de São Domingos, até ao Rossio e Restauradores, apregoando bem alto os méritos das aves. Na primeira década do século XX, no Largo Trindade Coelho e Largo do Camões, outra das zonas onde se concentravam os mercadores de perus, brandindo as suas longas canas. Assim conduziam e mantinham os bandos de perus em perfeita disciplina, soltando ao mesmo tempo os seus estridentes pregões:
"Méér-c´ò casál de perús!…"
"Perú salôôiô! É sa-lôôiô!!!"
"Olha óóó pru da roda vó-óóó-a!"
Por vezes, um animal era esmagado por uma carroça, um automóvel ou um transporte público, entre gritaria e gargalhadas. Conta quem ainda assistiu a estas cenas, que entre os gritos dos vendedores e a chinfrineira feita pelas aves, era por vezes difícil entabular conversa e regatear o preço. Segundo os conhecedores, os perus mais tenros e suculentos eram os mais teimosos e renitentes. À força de terem levado com a cana, tinham ficado com a carne mais mole e mais saborosa. Eram esses que deviam ser comprados, levados para casa e depois embebedados com bagaço, degolados, limpos e cuidadosamente cozinhados, garantindo um magnífico jantar natalício. Esta imagem dos vendedores de perus era um dos «quadros» que mais emprestavam a Lisboa o carácter de uma época festiva, tal como hoje as grandes iluminações das ruas e das montras. Os regulamentos municipais de higiene pública e o comércio de porta aberta acabaram com esta tradição natalícia. A tradição de vender perus nas ruas de Lisboa na época do Natal durou pelo menos até às primeiras décadas do século XX, no entanto em algumas zonas dos arredores de Lisboa até meados dos anos 60 do século XX ainda era possível ver este tipo de vendedores por altura do Natal.
A mulher da fava-rica
Eram vendedoras que andavam pelas ruas da Lisboa antiga de meados do século XIX e XX, sempre de panela à cabeça, protegida dentro de um cesto de verga e anunciavam gritando um dos últimos pregões lisboetas de que haverá quem ainda o recorde. A fava-rica era a designação de uma sopa confeccionada e vendida inicialmente por mulheres negras, muito apreciada pelas classes populares, por ser um alimento muito nutritivo, devido ao seu alto teor de proteínas. Uma sopa que nos transporta para o tempo em que os trabalhadores de Lisboa acordavam de madrugada e comiam uma sopa quentinha, nutritiva, já que muitas vezes o pão e outros alimentos essenciais escasseavam, sendo esta a sua primeira refeição do dia, trazida pelas designadas mulheres da fava-rica. O termo culinário fava-rica designa a fava seca, que, depois de cozida, é refogada com azeite, alhos e pimenta. Até ao início do século XX, esta sopa era vendida pelas ruas de Lisboa por mulheres, que apregoavam em voz cantada:
"Fava Riiiiiica!"
Transporta-nos também para uma frase e termo popular, que tanto ouvimos sem a percebermos bem: "...até vir a mulher da fava-rica". O sentido desta frase popular que significa que as pessoas gostavam tanto desta sopa que estavam dispostas a esperar o tempo que fosse preciso por ela. Foram famosas as figuras populares de mulheres da fava-rica que vendiam esta iguaria tão apreciada pela cidade de Lisboa e que até finais dos anos 60 do século XX ainda era possível encontrar as últimas vendedoras a apregoar pelos bairros mais típicos da capital. Hoje é algo do passado do qual só ficou a memória e a receita culinária da gastronomia tradicional lisboeta.
O ardina vendedor de jornais e revistas
Era a designação dada aos vendedores de jornais de rua que apregoando a notícia chamando a atenção do potencial cliente. Eram habitualmente meninos, crianças que em muitos casos, constituíam o meio de rendimento de famílias inteiras. Muitos deles tinham menos de 10 anos; eram geralmente explorados por um "empresário" de bairro que os vestia mal e alimentava pior. Descalços, na maior parte das vezes, até a chamada "lei do pé descalço" o proibir, muito magros, sempre munidos de sua sacola, saíam às ruas para apregoar os seus jornais e revistas. Muitos deles mesmo sem saber ler nem escrever, vendiam os jornais que apregoavam pelas ruas e as publicações, anunciando as primeiras notícias do dia. Na ausência das agora recorrentes bancas de jornais e papelarias, vendiam os jornais pelas ruas da cidade e eram uns dos vendedores ambulantes mais frequentes de Lisboa. Figura muito retratada por artistas e muito popular pela sua exposição pública, a sua origem perde-se nos tempos e remete-nos à “notícia” que corria de boca em boca.Muitos certamente, ainda se recordam dos meninos a vender jornais, de sacola ao ombro e voz esganiçada a anunciar as novidades. De manhã, irradiavam do Bairro Alto, onde se concentravam quase todas as tipografias e casas da venda e partiam para os outros bairros da cidade apregoando:
“Olh’ò Notícias, o Século, o Diário da Manhã ou o Novidades!”
Da parte da tarde, era vê-los espalhados pelos cafés e praças do Centro da capital pregoando:
“Olh’ò Popular, o Lisboa, A Capital e o República!”
Em tempos de grandes dificuldades económicas, muitos deles começavam nesta dura vida logo em crianças e continuavam já adultos na profissão. Muitos ficaram famosos na cidade de Lisboa como; Carlos dos Jornais, o Manuel Dias, o José Araújo entre outros que os mais velhos ainda recordam. O ardina difere do actual distribuidor de jornais gratuitos. Nos nossos dias são somente uma persistente memória do passado.
Vendedores de capilé
Eram vendedores ambulantes que se podiam encontrar em certos pontos da cidade de Lisboa na época de verão e que vendiam este tipo de refresco a quem queria matar a sede nesses dias tórridos de muito calor. O capilé é um xarope feito a partir de folhas de avenca, com um toque de água de flor de laranjeira e açúcar amarelo, diluído em água para uma bebida levemente doce, subtilmente perfumada e extremamente refrescante. O capilé, por si é uma bebida lisboeta característica, de grande popularidade e afamado em outros tempos. A sua receita remonta ao século XVIII, o xarope de capilé é referido no livro de receitas, "O cozinheiro Moderno ou Nova Arte de Cozinha", da autoria de Lucas Rigaud, no ano de 1780. Em ocasiões de cortejos cívicos, procissões, feiras ou paradas militares, desde que houvesse ajuntamentos, em tempo quente de verão, logo surgiam os típicos vendedores também conhecidos por "homens da água fresquinha ou capilé". Fazia parte dos aparatos de trabalho destes vendedores para este negócio um tabuleiro de chapa de zinco com três ou quatro pernas, tipo mesa, dois copos de vidro, uma ou mais garrafas de xarope de avenca, um açucareiro, limões e um canivete para os cortar. A água vinha em bilhas de barro com uma rolha trespassada por um pedaço de cana, que servia de tubo, para não ter de a destapar mantendo a bebida fresca e isolada. Tinham o requinte, para além da mistura, aromatizá-la com uma casca de limão. Alguns destes vendedores usavam pequenos carros de mão em madeira para transportarem os aparatos do seu negocio. Depois de se instalarem em local estratégico e visível apregoavam a lenga lenga:
" Água fresquinha ou capilé, copo com água...!"
"Capilé, copo com água! Água fresquinha ou capilé!"
Mesmo que só tivessem um banco como utensílio de trabalho, a freguesia não faltava, com ou sem sede e os copos mal lavados, passados por pouca água à pressa no momento, pois o liquido era precioso para continuar o negócio. Crianças e adultos deliciavam-se com os refrescos destes vendedores. Para além destes vendedores ambulantes de capilé que ficaram famosos na cidade de Lisboa, existiam igualmente estabelecimentos que comercializavam esta bebida, designados de “casa própria”, assim como em alguns quiosques da cidade. Ainda hoje se comercializa este xarope para a famosa mistura de capilé, a receita é a mesma, mas já não terá o mesmo sabor e encanto de outrora, quando os refrigerantes que hoje conhecemos não existiam e esta bebida no verão era um êxito comparada com as dos nossos dias.
Vendedores de barquilhos ou "línguas da sogra"
Os vendedores de barquilhos percorriam habitualmente muitas praias do País e também existiam em algumas cidades como Lisboa, tinham um atractivo muito especial em outros tempos. Os barquilhos ou "barquillos", também conhecidos como "línguas da sogra". Feitos a partir de ingredientes básicos de biscoitos é uma massa de bolacha crocante originária da Espanha. Composto por farinha, açúcar ou mel, claras de ovos e manteiga, desenrolados finamente e depois moldados em um cilindro oco ou em um cone. Foi um tipo de guloseima vendida a partir de meados do século XIX, uma receita importada e uma vez mais comercializada, na maioria por galegos. Eles transportavam consigo um grande pote dispensador de chapa pintado de vermelho, em cuja tampa rodava uma espécie de roleta da sorte com uma pequena esfera que caia numa cavidade com um número da sorte. Para além da antecipação de sentir a bolacha fina e doce a desfazer-se na boca, a venda envolvia um jogo que era um verdadeiro ritual de encanto. Os compradores, sobretudo as crianças, vibravam enquanto rodavam a roleta por cinco réis, que o dispensador metálico de barquilhos tinha no topo. Consoante o número alcançado depois de rodar por três vezes a roleta, assim recebiam igual quantidade de bolachas “tipo americano”, em pequenos rolinhos que faziam a delícia da criançada de outros tempos. Muitas vezes este tipo de jogo causava discussões e grandes algazarras, os mais habilidosos tentavam enganar os vendedores inclinando o recipiente para que assim os números que mais lhes conviesse lhes caber. Pelas ruas, feiras e praias, mal se ouvia o pregão do homem ou mulher da “barquilhera” ou da "língua da sogra", as crianças corriam em bandos para tirar a sua sorte e deleitar-se com a guloseima. Diz quem viveu tal experiência e os saboreou em outros tempos, que os que hoje se vendem, em grandes sacos, são muito mais grossos e sem o sabor de outrora, sem ter metade da graça que o jogo da roleta lhes dava. As "línguas da sogra" como ficaram popularmente mais conhecidos em Portugal, são uma recordação de uma guloseima de outros tempos, que ainda hoje se reinventa mas em outro contexto comercial.
Leiteiros vendedores de leite porta a porta
A partir de finais do século XIX era comum estes comerciantes de leite percorrerem a cidade de Lisboa levando consigo o animal e, a pedido do cliente, procedia à recolha do leite no mesmo instante. Por norma era tradição quase todos estes comerciantes de leite, homens e mulheres, eram originários da região de Arganil, visto sentirem desde sempre uma particular propensão para as actividades ligadas à produção do leite. Eram eles quem percorria a cidade com os animais ou as suas vasilhas leiteiras em chapa de Flandres, alguns deles saloios, vindos dos arredores de Lisboa e, ao assomar à entrada dos prédios, apregoavam:
"Leiteiro !!!"
"Ó menina da janela, venha cá abaixo buscar o leite"
Com efeito, o leite foi durante muito tempo distribuído avulso, de porta em porta, medido à frente das donas de casa ou das criadas de servir. Por vezes, também vendiam manteiga cuja produção lhe está associada. Como é evidente, apesar do seu carácter pitoresco, o passeio de animais pela cidade nunca foi muito recomendável para a conservação da higiene pública. Até ao início do século XX o consumo de leite era reduzido e a venda nas cidades era normalmente feita porta a porta com as vacas que eram ordenhadas no momento. Esta prática só seria proibida em Lisboa a partir de 1920. O leite passou então a ser vendido por leiteiras ou vendedoras de leite, que compravam o leite em pequenas explorações existentes na proximidade dos centros de consumo mais importantes, sendo as condições de produção e distribuição regra geral bastante deficientes. Alguns destes comerciantes por vezes eram acusados pelos clientes da pratica de misturar água no leite para fazer render o produto a comercializar. Esta pratica de vender leite de porta a porta manteve-se até meados dos anos 60 e até 70 do século XX na cidade de Lisboa e seus arredores. Muitas foram as figuras desses vendedores e vendedoras que ao longo de gerações foram ficando na memória de muitos. A partir dos anos 60 do século XX, o leite passou a ser engarrafado e a figura do leiteiro foi desaparecendo. Com o fim desta actividade muitos destes comerciantes fizeram aquilo que agora é usual designar-se por “reconversão profissional” e muitos deles tornaram-se nos conceituados pasteleiros e confeiteiros de Lisboa.
A lavadeira
Eram mulheres saloias dos arredores de Lisboa que se dedicavam à lavagem e tratamento da roupa das casas de famílias abastadas da capital desde os meados do século XIX. Já no princípio do século XX, eram muito frequentes as lavadeiras saloias, que vinham de Lisboa buscar e trazer a roupa às freguesas, eram geralmente oriundas da região de Caneças, Loures ou até da Porcalhota. Andavam com grandes trouxas à cabeça, tratavam-nas por saloias, o transporte das roupas para Lisboa era normalmente à 2ª feira de manhã, utilizando o dorso de animais ou em grandes galeras, subindo dolorosamente a Calçada de Carriche até às estalagens como a Estalagem dos Camilos, na Rua do Amparo ou as da Rua do Borratem, entre outras famosas que existiam na cidade de Lisboa, que funcionavam como ponto de partida e de chegada. Daí seguiam a pé para diferentes casas de toda cidade. Lavavam as roupas em tanques ou lavadouros que se localizavam em regra junto a presas de água, rios ou ribeiras, aproveitando-se uma vez mais as condições naturais destes lugares. A forma como lavavam a roupa e a branqueavam, com toda a certeza juntando a sua arte e suor, aos recursos naturais da terra (Sol e água), ganharam fama. Faziam o rol das peças que levavam após uma semana dedicada ao trato da roupa, as lavadeiras entregavam-na, embrulhada nas famosas trouxas. A roupa distinguia-se por marcas que cada possuidora lhe punha: ou as iniciais ou as pequenas estrelas, flores, ilhós, bolas a cheio, etc. Esta imagem das lavadeiras de Caneças ficou imortalizada em muitas personagens de peças de teatro da Revista à Portuguesa e no filme "A aldeia da Roupa Branca" de 1938 de Chianca de Garcia (1898 - 1983), numa famosa interpretação de Beatriz Costa (1907 - 1996). Mais tarde, com os melhoramentos na rede viária e o progresso automóvel, viriam a usar camionetas de aluguer nomeadamente nas camionetas da empresa Arboricultora, Lda, entre outras. Aos poucos, esta actividade foi desaparecendo, empurrada pelo progresso, as últimas lavadeiras deste tipo estiveram em actividade até meados dos anos 70 do século XX. A instalação de água canalizada ao domicílio permitiu a existência de tanques no interior das habitações e, posteriormente, máquinas de lavar roupa, levando as novas gerações a procurar outro tipo de ocupação.
Vendedores de azeite e petrolino
Eram homens, vendedores ambulantes, que vendiam azeite pelas ruas de Lisboa e arredores, sempre equipado com uma lata onde guardava as medidas e os funis, abasteciam as casas do precioso líquido, usado tanto na cozinha como nas candeias e candeeiros de iluminação doméstica. Assim inicialmente eram designados de azeiteiros. Mais tarde com o aparecimento do petróleo para a iluminação e utilização em fogões, vendiam-no pelas ruas de Lisboa, os petrolinos ou "homem do petroline", vendedores que também mercavam azeite e vinagre, em vasilhas de zinco. Quando a luz eléctrica ainda não tinha chegado às casas de Lisboa e arredores, o combustível usado na iluminação doméstica era sobretudo o petróleo, que, por sua vez, sucedera ao azeite, dominante durante séculos. Estes vendedores transportavam grandes almotolias de chapa de Flandres, às duas e três por vezes, suspensas nos braços e outras às costas. E havia os que utilizavam um burro com cangalhas para o transporte podendo desta forma transportar um maior número de unidades. Muitos destes comerciantes passam a usar carroças para assim se deslocarem pelos bairros de Lisboa e arredores, Incluindo na sua carga os funis e as medidas com que vertiam o petróleo, o azeite e o vinagre para os recipientes dos mais variados clientes. Funis e medidas de folha, mas diferenciados para cada um dos líquidos, presume-se! Habitualmente trajando de riscado cinzento eram considerados tipos pacatos e sérios no negócio. O seu pregão, era muito peculiar e assim entoado:
“Petroliiiiiiiiino… Azeite Doce e Vinagre!”
Este tipo de profissão perdurou em algumas ruas e bairros dos arredores de Lisboa até meados dos anos 80 e início de 90. Exemplo disso foi o Sr. Carlos Carvalho da Graça, que conheci pessoalmente, pois passou a ser uma figura popular e que exerceu esta profissão pelas zonas de Benfica e Buraca, profissão herdada do seu sogro, primeiro com uma carroça anunciando a sua chegada com uma pequena corneta e mais tarde já com um veículo comercial, adaptado a este serviço, vendendo outros produtos, nomeadamente alimentares e até botijas de gás, pelos arredores de Lisboa. Isto aconteceu até meados dos anos 90, sempre mantendo os seus clientes fieis herdados do tempo do seu sogro, no entanto o Sr Carlos foi sempre conhecido por "o petrolino", usava a pequena corneta para se fazer anunciar e sempre entoando o seu pregão simplificado:
"Petroliiiiiiiiino…".
Muito provavelmente foi um dos últimos exemplos desta extinta profissão na cidade de Lisboa.
O vaga-lumes
Era a designação popular dada aos funcionários inicialmente da Câmara Municipal de Lisboa e mais tarde da Companhia do Gás, que se tornaram famosos nas ruas e bairros da cidade, tinham por função acender todas as noites os candeeiros de iluminação pública da cidade e apaga-los ao raiar do dia. Esta profissão surge com a iluminação pública, no início com candeeiros funcionando a azeite, os famosos candeeiros de cegonha, e mais tarde a gás canalizado dos grandes gasómetros situados junto às fábricas onde era produzido, na Rua da Boavista, actual Avenida 24 Julho e junto à Torre de Belém (tema a desenvolver em próximo artigo). Os trajes destes funcionários eram um blusão largo cinzento e inicialmente chapéu de abas reviradas, mais tarde boné preto de pala. Como apetrechos traziam consigo uma vara aos ombros, no extremo da qual havia chaves de duas lâminas e um casulo com buracos a albergar e a proteger do vento uma pequena lamparina com chama alimentada a petróleo, por vezes também se faziam acompanhar de um escadote. Embora esta profissão existisse em todas as cidades em Lisboa eram conhecidos por "vaga-lumes" ou em forma mais populista e sarcástica por "caga-Lumes". E era vê-los diariamente ao fim do dia pelas ruas de Lisboa, quando a luz começava a esmorecer, a azular as sombras pelas esquinas, vinha o "vaga-lumes" de comprida vara ao ombro acender um por um os candeeiros da cidade. Ao princípio da noite, carregando a sua ferramenta o "vaga-lumes" aproximando-se dos candeeiros, que felizmente, ornamentavam as ruas da cidade e, com a chave abria as torneiras do gás por uma pequena janela de vidro, praticada na base, introduzia o casulo com a chama, acendendo de imediato o bico, de queima directa ou a camisa rígida incandescente, feita de uma rede de fios de algodão, embebida em óxido de magnésio, a qual incandescia, atingindo rapidamente o rubro-brando e produzindo uma luz muito clara. De madrugada, quando o Sol começava a dar uma luz muito clara, o vaga-lumes vinha fechar o gás, tendo obrigação de limpar todos os aparelhos, para que os vidros estivessem sempre transparentes. No início dos anos 60 do século XX, nos bairros mais pobres e populares de Lisboa, onde ainda não chegara a electricidade, a iluminação pública ainda era feita a gás e podiam ver-se estas figuras típicas a calcorrear as ruas ao final do dia e pela madrugada. No entanto com a evolução dos tempos e o uso generalizado da electricidade os "vaga-lumes" desapareceram do quotidiano das ruas de Lisboa, uma vez que toda a cidade deixou de usar a luz do gás.
Vendedores ambulantes
Antigamente Lisboa era território onde os vendedores ambulantes abundavam, havia muitos e de várias áreas. Pelas ruas a cidade, era normal encontrar, desde há muito séculos, vendedores ambulantes de hortaliças, morangos, figos, marmelos assados, por norma saloios dos arredores de Lisboa. Nesta produção saloia figuravam também outras delícias, como o requeijão em cestinhos, os bolos "Fofos de Belas", o pão de Meleças, as queijadas de Sintra, a famosa marmelada de Odivelas, os vinhos de Bucelas ou de Colares. Quase todos estes vendedores, sempre acompanhados dos seus pregões típicos. Os vendedores ambulantes de artigos de costura e bijutaria, rendas e tecidos, os "hespanholitos", como eram designados, que traziam da Espanha pequenos pedaços de tentação colorida em fardos de riscado azul e, carregando-os no ombro, ofereciam-nos de casa em casa. Mesmo com a existência de lojas especializadas nestes produtos, alguns destes vendedores ambulantes perduraram até tarde pela cidade de Lisboa e seus arredores, pois vendiam os seus artigos a preços mais acessíveis e de forma personalizada. Podiam encontrar-se os vendedores de quinquilherias, louça de barro, abat-jours, e esponjas naturais, etc. Era frequente encontrar em algumas ruas os funileiros que reparavam todo o tipo de utensílio em chapa de Flandres como o seu pregão: "Funileiro à porta...". Existiam ainda os ferro - velhos, homens que se dedicavam à compra de porta em porta de objectos e utensílios que já não tinham serventia. Muitas vezes era habito os pais meterem medo aos seus filhos com o homem do ferro - velho, dizendo que este os levaria se eles não se comportassem. Era também muito vulgar encontrar vendedores especializados em moda masculina, que vendiam em exclusivo gravatas e chapéus, mantendo-se muitos destes vendedores até tarde pelas ruas e praças da capital. As mulheres que vendiam pelas ruas figos, os "figos de capa rota", com o seu pregão típico, eram também uma constante. Os tão tradicionais vendedores de castanhas assadas com o seu fogareiro na época do Outono com o seu pregão; "Quentes e boas...", estavam por quase todos os locais de grande movimento da cidade, esses vendedores mantêm-se, mesmo que adaptados às condições actuais. E vendedores ambulantes de quase tudo, com ou sem pregão, podiam-se encontrar a cada esquina, rua e praças de Lisboa, quase todos sempre figuras castiças. Figuras estas, tão tradicionais e típicas da cidade de Lisboa, foram vezes sem conta representadas em personagens e em canções do teatro da Revista à Portuguesa. No entanto as mudanças de hábitos e costumes assim como o ligeiro aumento do poder económico fizeram com que fossem desaparecendo gradualmente das ruas e bairros da capital. Ficaram as memórias de alguns desses comerciantes ambulantes que deixaram de fazer parte do nosso quotidiano. Até aos anos 60 e 70 dos século XX foi possível alguns ainda nas suas actividades diárias. Alguns tipos de vendedores ambulantes mantiveram-se até à actualidade e com o tempo foram-se adaptando aos novos produtos e requisitos, outros reinventaram-se.
Nota: Quem tiver memórias ou curiosidades relevantes relativamente a alguma destas profissões já desaparecidas de Lisboa e que queira partilhar, será algo sempre muito bem vindo.
Genial!.❤️👏🏻
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário e bem vindo!
EliminarAdorei! Excelente trabalho! Parabéns! (uma romena)
ResponderEliminarMuito obrigado pelo seu comentário a apreciação.
EliminarMuito bom
ResponderEliminarUm trabalho extremamente bem feito e necessário! Muito obrigada e parabéns
ResponderEliminarMuito obrigado pelo seu comentário sobre este trabalho e apreciação do mesmo. São temas que embora do conhecimento de muitos por vezes são esquecidos, mas que convém ir relembrando, afinal fazem parte da memória colectiva de muitos e no caso, da história da cidade de Lisboa.
EliminarOla procuro pregoes das Carvoeiras ou vendedoras de Carvao e nao acho nada...Sera que nao tinham pregao ?
ResponderEliminarMuito bom trabalho, esta página.
ResponderEliminarObrigado por partilhar.
Agradeço o seu comentário e apreciação deste trabalho.
EliminarPara além daqueles dois pregões ''Leiteiro'' e ''Ó menina da janela, venha cá abaixo buscar o leite'', ainda há mais ou não?
ResponderEliminarMuitos mais pregões, ligados a certas profissões, existiam e que aos poucos foram desaparecendo, juntamente com essas profissões, sendo hoje apenas memórias para alguns.
EliminarParabéns! Excelente trabalho! É sempre bom saber os pregões, o vestuário, as tradições que se foram perdendo ao longo dos tempos!
ResponderEliminar