sábado, 13 de outubro de 2018

EFEMÉRIDES do dia 13 de outubro

Dia Europeu de Segurança Rodoviária, Dia Mundial da Visão, Dia do Peregrino e Dia Internacional para a Prevenção das Catástrofes Naturais

De entre os santos dedicados a este dia, destaque para São Eduardo II (1004 ou 1005, Islip, Oxfordshire, Inglaterra - Palácio de Westminster, Inglaterra, 5 de janeiro, 1066). Eduardo o Confessor, como também foi apelidado, foi o penúltimo Rei saxão de Inglaterra, entre 1042 e 1066. Era filho de Etelredo II e de Ema da Normandia, neto do rei também santo, "Eduardo o Mártir", São Eduardo III, tornou-se também ele rei da Inglaterra. Ainda em criança teve de tomar o caminho do exílio e viveu de 1014 a 1041 na Normandia, com os parentes maternos. Neste período, diz-se que teria feito um voto de ir a Roma em peregrinação, se a Divina Providência o reconduzisse a pátria. Quando isso aconteceu, Eduardo teria cumprido piedosamente a promessa, mas foi dispensado pelo papa. A soma necessária para essa longa viagem foi distribuída uma parte aos pobres e outra para o restauro do mosteiro a oeste de Londres (hoje Wastminster). Ditou leis que passaram para história como "as leis de Santo Eduardo". Ao subir ao trono, foi obrigado a casar-se. A sua esposa se chamava Edith Godwin, filha de um barão que se mostrava favorável, mas depois revelou-se como grande opositor, pois, dando a sua filha em casamento planeava tirar vantagens do reinado da Inglaterra. Mas o casal tornou-se profundamente amigos, oravam juntos e não tiveram filhos, pois, de comum acordo, conservaram-se em perfeita castidade. Conhecido como "administrador justo e generoso" e "o bom rei" São Eduardo soube utilizar-se de uma fortuna não apenas para regalias mas muito mais, melhorar as condições de vida do seu povo, principalmente dos mais humildes. Este rei da Inglaterra de 1043 a 1066, deixou uma fortíssima lembrança no seu povo. A razão dessa veneração, que atravessou os séculos, deve ser procurada não só em algumas sábias providências administrativas, como a abolição de uma pesada taxa militar que oprimia a nação inteira, mas sobretudo no seu temperamento bondoso e generoso (nunca uma indelicadeza ou uma palavra de repreensão ou um gesto de ira nem para com os mais humildes súbditos) e na sua vida particular. Restaurou a Abadia de Westminster sem jamais empregar a força e sim em concessões pacíficas, dizendo; "Não desejo obter um reino à custa de sangue humano". Em vida, terá feito vários milagres, ainda hoje é venerado pela sua piedade e intenso espírito de caridade. Em 1102 foi aberto o túmulo onde se encontrava e o corpo estava intacto. Em 1161 o Papa Alexandre III assinou a bula de canonização. A solene trasladação das relíquias, ordenada por São Tomaz de Canterbury, realizou-se aos 13 de outubro, motivo por que a festa do Santo Rei foi fixada para este dia.

 



 


Em Portugal
 
1613 - Nasce  Luisa María Francisca de Guzmán y Sandoval (Sanlúcar, Cádiz, Espanha, 13 de outubro de 1613 - Lisboa, Portugal, 27 de fevereiro de 1666). Virá pelo seu casamento com o rei de Portugal João IV, na altura ainda Duque de Bragança, ser a primeira rainha consorte de Portugal da Casa de Bragança. Durante o seu reinado, não teve um papel apagado, pois aquando da revolta de 1641 foi de parecer que os culpados não mereciam perdão, mesmo o inocente duque de Caminha. D. Luisa de Gusmão, exerceu governo sempre que o rei acorria à fronteira do Alentejo, como em julho de 1643, auxiliada nos negócios públicos por D. Manuel da Cunha, bispo capelão-mor, Sebastião César de Meneses e o marquês de Ferreira. Já durante a sua regência houve a grande vitória portuguesa na batalha das Linhas de Elvas, em 14 de janeiro de 1659, batalha decisiva porque a derrota implicaria a perda de Lisboa. Não foi uma vitória decisiva, pois o Tratado dos Pirenéus iria deixar a Espanha sem outros compromissos militares e Portugal voltaria a sentir ameaças mais graves.



1666 - Morre Francisco Manuel de Melo (Lisboa, Portugal, 23 de novembro de 1608 - Lisboa, Alcântara, Portugal, 24 de agosto ou 13 de outubro de 1666), aos 58 anos. Foi um escritor, político e militar português, ainda que pertença, de igual modo, à história literária, política e militar da Espanha. Em 1637 tinha participado na pacificação da revolta de Évora, acontecimento que viria a preparar a restauração portuguesa. Historiador, pedagogo, moralista, autor teatral, epistológrafo e poeta, foi representante máximo da literatura barroca peninsular. Dedicou-se à poesia, ao teatro, à história e à epistolografia. Tendo publicado cerca de duas dezenas de obras durante a sua vida, foi ainda autor de outras, publicadas postumamente. Aliou ao estilo e temática barroca (a instabilidade do mundo e da fortuna, numa visão religiosa) o seu cosmopolitismo e espírito galante, próprio da aristocracia de onde provinha. Entre as suas obras mais importantes como "Politica militar em aviso de generales. etc." em 1638, pode destacar-se o texto moralista da Carta de Guia de Casados ou a peça de teatro "Fidalgo Aprendiz" em 1651 (que é uma "Farsa", como foi descrita pelo seu autor desde o início e não um "Auto" como tem vindo a ser designada por edições recentes) e autor das "Obras Métricas" em 1665.

1882 - É inaugurada, no Porto, a Associação de Jornalistas e Homens de Letras. Tendo sempre mantido a sua sede na Rua Rodrigues Sampaio no Porto. Instituição aberta à sociedade, solidária. Desde sempre desaprovou a cómoda visão paroquial, bairrista, para abarcar a prodigiosa diversidade do mundo.

  

1912 - O presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, coloca a primeira pedra para o edifício da instituição portuguesa  "A Voz do Operário", na Graça em Lisboa. As obras só viriam a ser concluídas em 1932.

1917 - Relato da sexta e última aparição/visão de Fátima e do chamado Milagre do Sol, pelos três pastores e pessoas mobilizadas nos seis meses anteriores. Segundo os registos o acontecimento foi testemunhado por cerca de 70 mil pessoas. Ainda segundo os relatos após uma chuva torrencial, as nuvens dissiparam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu. Alguns afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à Lua. Seria algo menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se reflectiam na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas. Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de zigue-zagues, assustando muitos daqueles que o presenciaram. Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas em pouco tempo e, também relataram curas inexplicáveis de paralíticos e cegos, e outras doenças não explícitas. Este acontecimento foi oficialmente aceite como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930. Em 13 de outubro de 1951, o cardeal Tedeschini afirma que, em 30 de outubro, 31 de outubro e 1 de novembro e 8 de novembro, o Papa Pio XII terá presenciado um acontecimento semelhante nos jardins do Vaticano.

 


1921 - O bispo de Leiria autoriza o padre Afonso, coadjutor do Olival, a celebrar missa campal para os peregrinos, sob o alpendre da Capelinha das Aparições. Foi o primeiro acto religioso, público e oficial, que se realizou na Cova da Iria.
 
1930 - O bispo de Leiria, José Alves Correia, considera dignas de crédito as aparições de Fátima, em carta pastoral.

1968 - Há 50 anos morre Cristovam Pavia, ou Cristóvam Pavia, pseudónimo de Francisco António Lahmeyer Flores Bugalho (Lisboa, Portugal, 7 de outubro de 1933 - Lisboa, Portugal, 13 de outubro de 1968), aos 35 anos. Foi um poeta português, para além do pseudónimo Cristovam Pavia, António Flores Bugalho assinou composições com os pseudónimos Sisto Esfudo, Marcos Trigo e Dr. Geraldo Menezes da Cunha Ferreira.
 


1996 - O PS-Açores vence, pela primeira vez as eleições regionais na Região Autónoma. O PSD-Madeira alcança a sexta vitória.
 
2003 - É alcançado o acordo de Pescas entre Portugal e Espanha. O acesso às águas territoriais continua limitado até 2013, embora possam entrar mais 32 barcos espanhóis na ZEE portuguesa.
 
2004 - Morre Maria Rosa Parreiro Colaço (Torrão, Alcácer do Sal, Portugal, 19 de setembro de 1935 - Lisboa, Portugal, 13 de Outubro de 2004), aos 69 anos. Foi professora, escritora e jornalista portuguesa. Defensora da importância da leitura no desenvolvimento e na educação das crianças, celebrizou-se com a publicação do livro "A Criança e a Vida", 1960. Colaborou regularmente com vários jornais e foi assessora da RTP. Defensora da liberdade e senhora com carácter forte, sempre atenta às modificações da sociedade e defensora de uma participação cívica activa. Deixou-nos uma obra repartida entre a literatura infantil, a ficção, o teatro e os programas televisivos para crianças. Colaborou também com diversos artistas plásticos nacionais e estrangeiros legendando as suas obras., autora de "A Criança e a Vida", "O Espanta-Pardais", Prémio Soeiro Pereira Gomes. Foi autora entre outras obras de "Aventura com asas", 1989, "Viagem com homem dentro" 1998, "O coração e o Livro"2004.
 
 

2006 - A tenente Mónica Martins torna-se a primeira mulher piloto de helicópteros da Marinha Portuguesa. Hoje, a Comandante Mónica Martins continua a prestar serviço na Esquadrilha de Helicópteros.

2008 - A Federação Internacional do Automóvel (FIA) aprova o novo Autódromo do Algarve, que pode começar a receber provas, numa altura em que "quase todas" as equipas de Fórmula 1 já mostraram interesse em realizar testes no circuito.
 


2010 - Portugal é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

2011 - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anuncia um novo pacote de austeridade previsto no Orçamento do Estado para 2012, que elimina os subsídios de Natal e férias para os funcionários públicos e para as pensões acima de mil euros até final de 2013.

2012 - Milhares de pessoas juntam-se na Praça de Espanha numa manifestação cultural, que se associa ao apelo "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!".
 
 
 
 
 


 
 

No Mundo
 
1162 - Nasce Leonor de Inglaterra (Castelo de Domfront, Normandia, França, 13 de outubro de 1162 - Burgos, Espanha, 25 de outubro de 1214). Virá a ser princesa da Inglaterra e rainha de Castela por casamento com o rei Afonso VIII de Castela, em 1170. Filha de Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia, era irmã de Ricardo I e João, ambos reis da Inglaterra. Em 1187, ela e seu esposo fundaram o Mosteiro de Las Huelgas em Burgos onde ambos estão sepultados.
 
 
 
1307 - A Ordem do Templo é acusada de traição à Igreja, pelo Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV, mandando para a prisão os seus membros nomeadamente o seu grão-mestre. Este evento deu origem à superstição do azar numa sexta-feira 13.
 
1884 - Determinado o Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal como ponto de referência para determinação dos fusos horários. Na ocasião da definição, as 25 maiores nações do globo reuniram-se em Washington DC para tratar da padronização do tempo e do estabelecimento de alguns parâmetros.
 


1889 - Revolta Boer na África do Sul ou a Segunda Guerra dos Bóeres, travada entre 1889 e 1902, na qual a Grã Bertanha usou o seu grande potencial militar contra os bóer. Sobretudo contra a população civil. A vitória inglesa custou a vida a 7 mil soldados britânicos e 35 mil bóers.
 
1909 - Nasce Arthur Tatum Jr, ou Art Tatum (Toledo, Ohio, EUA, 13 de outubro de 1910 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 5 de novembro de 1956). Virá a ser um pianista e compositor de jazz norte-americano. Quase totalmente cego, desenvolveu uma personalidade introvertida que contrastou com a exuberância de sua técnica e criatividade. A sua música exerceu grande influência sobre músicos como Bud Powell, Herbie Hancock, Oscar Peterson, Charlie Parker, John Coltrane e muitos outros. Fazem parte da sua discografia entre outras obras "Art Tatum" 1932-34, "Lasting Impressions Giant of Jazz", 1951, "The Genius of Art Tatum", Vol. 1-8, 1953, "The Tatum Group Masterpieces", Vol. 1, 1954.

1919 - Morre Karl Adolph Gjellerup (Roholte, Dinamarca, 2 de junho de 1857 -. Dresden, Alemanha, 13 de outubro de 1919), aos 62 anos. Foi um dramaturgo e novelista dinamarquês. 
Cresceu numa atmosfera idealista romântica e nacional. Na década de 1870,  rompeu com a sua formação e no início tornou-se um defensor entusiasta do movimento naturalista e de Georg Brandes, escrevendo romances audaciosos sobre o amor livre e o ateísmo. Fortemente influenciado pela sua origem, gradualmente deixou a linha de Brandes e em 1885 rompeu totalmente com os naturalistas, tornando-se um novo romântico. Com o passar dos anos, identificou-se totalmente com o Império Alemão, incluindo seus objectivos de guerra de 1914 a 1918. Karl Adolph Gjellerup está associado ao período da Revolução Moderna da literatura escandinava. Ele ocasionalmente usava o pseudónimo Epigonos. Entre as primeiras obras de Karl Adolph Gjellerup deve ser mencionado o seu romance mais importante “Germanernes Lærling” ou O Aprendiz dos Alemães (1882), um conto parcialmente autobiográfico do desenvolvimento de um jovem de teólogo conformista a ateu e intelectual pró-alemão, e “Minna” (1889), superficialmente, uma história de amor, mas mais como um estudo de psicologia feminina. Alguns dramas wagnerianos mostram os seus crescentes interesses românticos. Uma obra importante é o romance “Møllen” (1896), um melodrama sinistro de amor e ciúme. Nos seus últimos anos, ele foi claramente influenciado pelo budismo e pela cultura oriental. O seu trabalho deste período aclamado pela crítica "Der Pilger Kamanita / Pilgrimen Kamanita" (1906), foi chamado de "um dos romances mais estranhos escritos em dinamarquês". Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1917 juntamente com Henrik Pontoppidan. Foi autor entre outras obras "O Moinho" e "Os Amigos de Deus".
 


1921 - Nasce Ivo Livi, mais conhecido como Yves Montand (Monsummano Terme, Itália, 13 de outubro de 1921 - Senlis, Oise, França, 9 de novembro de 1991). Virá a ser actor e cantor italiano naturalizado francês. Como actor estreou-se em 1946 com o realizador Marcel Carné no filme "As Portas da Noite", mas destacou-se no filme "O Salário do Medo" de Henri-Georges Clouzot em 1952; "Vamo-nos amar" ao lado de Marilyn Monroe de 1960; "Paris Está em Chamas" de René Clement em 1966 e "Viver por Viver" de Claude Lelouch em 1967, entre muitos outros sucessos do cinema. Comunista inicialmente e depois defensor da liberdade e contra qualquer ditadura, Yves Montand foi parceiro constante do realizador Costa-Gavras com quem fez cinco filmes, entre eles "Z", em 1969, "Estado de Sítio", 1972 e "A Confissão", 1970. Foi casado durante 30 anos com a actriz Simone Signoret até a morte dela em 1985, mas teve romances célebres com a cantora Edith Piaf no final dos anos 40 e com Marilyn Monroe. Em 1982, apresentou-se no Teatro Municipal de São Paulo com um espectáculo de canções francesas.

1923 - Ankara passa a capital da Turquia, após o fim da Guerra de independência turca. Continuou sendo a capital por desejo expresso do fundador da República Turca, Mustafá Kemal Atatürk, que chefiou as operações contra a ocupação dos aliados na mesma cidade, que evitava deste modo a excessiva vulnerabilidade geoestratégica da cidade de Istambul.
 
1925 - Nasce Margaret Hilda Thatcher, Baronesa Thatcher de Kesteven (Grantham, Reino Unido, 13 de outubro de 1925 - Londres, Reino Unido, 8 de abril de 2013). Virá a ser uma política britânica que serviu como Primeira-Ministra do Reino Unido de 1979 a 1990 e Líder da Oposição entre 1975 e 1979. Foi a Primeira-Ministra com o maior período no cargo durante o século XX e a primeira mulher a ocupá-lo. Margaret Thatcher também era conhecida pela alcunha "Dama de Ferro", dada por um jornalista soviético e que associou-se ao seu estilo de liderança. Como Primeira-Ministra, implementou políticas que passaram a ser conhecidas como Thatcherismo .Em novembro de 1990, após a sua liderança no Partido Conservador ser desafiada, renunciou como Primeira-Ministra. Depois de se retirar da Câmara dos Comuns em 1992, recebeu um par vitalício como Baronesa Thatcher (de Kesteven no condado de Lincolnshire).
 


1942 - Nasce Paul Frederic Simon (Newark, Nova Jérsia, EUA, 13 de outubro de 1941). Virá a ser um cantor e compositor norte-americano de música folk rock. Filho de pais judeus de origem húngara que fixaram residência nos EUA. Formou no final da década de 1950 o duo "Tom & Jerry" com o amigo de escola Art Garfunkel e chegaram a alcançar visibilidade com "Hey Schoolgirl". Gravaram alguns singles mas a dupla pouco tempo depois desfez-se. O seu primeiro sucesso veio apenas em meados da década de 60, com o reencontro com o seu parceiro Art Garfunkel, no disco "Wednesday Morning" (1964), que continha a clássica faixa "The sound of silence", tida por muitos como a melhor de seu repertório. Em 1977, tenta mudar de rumo artístico, iniciando uma carreira como actor. Assim, foi convidado por Woody Allen para participar no filme “Annie Hall”. Ainda teve diversas participações em algumas produções cinematográficas, porém, Paul Simon viu que não era no cinema que estava a sua vocação e abandona a carreira de actor, voltando à música. Em 1981, junta-se de novo com Art Garfunkel e os dois dão um memorável concerto no  Central Park de Nova Iorque, no dia 19 de setembro desse ano. O público que compareceu a este famoso concerto foi estimado em mais de 500 mil pessoas. Foi considerado o 93º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. De entre os seus maiores sucessos, destacam-se, além dos que gravou com Art Garfunkel, "American Tune", "Mardi Grass", "Kodakchrome", "Graceland". Está hoje de Parabéns!

 
 
1943 - Durante a II Guerra Mundial a Itália declara guerra à Alemanha, antiga aliada no âmbito do Eixo.

1972 - Acidente de avião do Voo Força Aérea Uruguaia 571, ocorrido nos Andes, nas montanhas geladas entre Montevidéu e Santiago onde viajavam 45 pessoas, incluindo a equipa completa de rugby do colégio secundário uruguaio Christians Brothers, onde sobreviveram 16 pessoas e ficou conhecido como Tragédia dos andes ou O Milagre dos Andes. Mais de um quarto dos passageiros morreram no acidente e vários sucumbiram rapidamente devido ao frio e aos ferimentos. Dos 29 que estavam vivos alguns dias após o acidente, oito foram mortos por uma avalanche que varreu o seu abrigo. Diante da fome e notícias reportadas via rádio de que a busca por eles tinha sido abandonada, os sobreviventes alimentaram-se da carne dos passageiros mortos, que havia sido preservada na neve. O último dos 16 sobreviventes foi resgatado em 23 de dezembro de 1972, mais de dois meses após o acidente.



1978 - Há 40 anos dava-se início ao Conclave de Cardeais para a eleição do sucessor do papa João Paulo I.

1980 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao arquitecto argentino Adolfo Pérez Esquível, co-fundador da Assembleia Permanente para os Direitos Humanos.
 
1982 - Os trabalhadores dos estaleiros de Gdansk regressam ao trabalho sendo imposta a Lei Marcial na Polónia.
 
 
 
1990 - Morre Le Duc Tho (Hà Nam, Vietname, 14 de outubro de 1911 - Hanói, Vietname, 13 de outubro de 1990), aos 78 anos. Foi um político Vietnamita, quando jovem envolveu-se com a política radical e em 1930 ajudou a estabelecer o partido comunista da Indochina. Fez campanha contra as regras francesas no Vietname e foi duas vezes preso por causa das suas actividades políticas nos períodos (1930-36 e 1939-44). Mais tarde nas conversas sobre paz entre representantes do Vietname do Sul, Vietname do Norte, Estados Unidos e o NFL que começaram em Paris, em janeiro de 1969. Le Duc Tho serviu de conselheiro especial da delegação do Vietname do Norte e eventualmente transformou-se em líder do Vietname do Norte nessas conversas. Em 1973 foi indicado, junto com o Secretário de Estado Henry Kissinger, para o Prémio Nobel da Paz, mas recusou esse prémio.

1994 - O Iraque admite a possibilidade de reconhecer a soberania do Kuwait e das suas fronteiras.

1998 - Há 20 anos o Prémio Nobel da Física é atribuído aos norte-americanos Robert Laughlin e Daniel Tsui e ao alemão Horst Stroernner e o Prémio Nobel da Química, ao norte-americano Walter Khone e ao britânico John Pople.
 


2001 - O presidente dos EUA, George W.Bush, classifica "um sucesso" a primeira fase da operação militar no Afeganistão.

2003 - A União Europeia aprova um valor global de 200 milhões de euros do orçamento comunitário para a reconstrução do Iraque.

2006 - O líder do grupo terrorista peruano "Sendero Luminoso", Abimael Guzman, é condenado.
 


2009 - O escritor e professor moçambicano João Paulo Borges Coelho é anunciado como vencedor do Prémio Leya, atribuído pelo romance "O Olho de Hertzog".

2010 - Florencio Ávalos é o primeiro homem a sair debaixo de terra (00:00, horas locais) na sequência da operação de salvamento dos 33 homens soterrados pelo desabamento de uma mina de ouro e cobre de São José, perto de Copiacó, no Chile. Luís Urzúa é o último (21:55). Seguem-se os seis membros da equipa de salvamento.

2010 - São resgatados os 33 mineiros chilenos que se encontravam soterrados há 69 dias (desde 5 agosto), a 700 metros de profundidade, na mina de São José, no Chile.
 


2014 - O prémio Nobel da Economia é atribuído ao economista francês Jean Tirole.

2015 - Investigadores internacionais concluem que o avião da Malaysian Airlines, com o código de voo MH17, foi abatido por um míssil BUK, de fabrico russo, disparado do leste da Ucrânia.

 

2016 - O antigo primeiro-ministro português António Guterres é aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 5 de outubro.

2016 - Morre, Dario Fo (Sangiano, Itália, 24 de março de 1926 - Milão, Itália, 13 de outubro de 2016), aos 90 anos. Foi um escritor, dramaturgo e comediante italiano.Entre 1945 e 1951 foca a sua atenção em projectos de palcos e decoração teatral. Nessa época começa a improvisar monólogos. Recebeu o Nobel de Literatura de 1997.

2016 - O Prémio Nobel da Literatura 2016 é atribuído a Bob Dylan, por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana.


 
2016 - O ex-presidente brasileiro Lula da Silva é constituído arguido pela terceira vez, agora por suspeitas de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção em negócios em Angola, segundo a imprensa brasileira.

2016 - Morre Bhumibol Adulyadej (Cambridge, Massachusetts, EUA, 5 de dezembro de 1927  - Bangkok, Tailândia, 13 de outubro de 2016), aos 88 anos. Foi rei da Tailândia durante 70 anos desde sua ascensão ao trono em 1946 foi coroado rei aos 24 anos de idade, em 1950, após a morte por ferimento à bala de seu irmão, o rei Ananda Mahidol, em 9 de junho de 1946, sob circunstâncias que permanecem obscuras. Reinou até à sua morte, em 2016. O seu nome significa Força do Incomparável Poder da Terra, também chamado publicamente de o Grande, era conhecido também como Rama IX. Embora fosse um monarca constitucional, Bhumibol Adulyadej realizou diversas intervenções na política do país quando houve derramamentos de sangue ou tumultos. O rei também utilizou a sua considerável influência para acabar com golpes de Estado, incluindo as tentativas de 1981 e 1985. Bhumibol Adulyadej, era alegadamente, um dos monarcas mais ricos do mundo, com um património pessoal estimado em 35 biliões de dólares. Muito popular na Tailândia e reverenciado como um semi-deus pelo povo, em parte devido à crença budista, o rei utilizou parte da sua fortuna para financiar cerca de 3 mil projectos de desenvolvimento, em especial nas áreas rurais do país.







 

Texto:
Paulo Nogueira




Sem comentários:

Enviar um comentário