domingo, 11 de outubro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 11 de outubro


 
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.

Santo do dia, Santo Alexandre Sauli, "apóstolo da Córsega" (Milão, Itália, 15 de fevereiro de 1534 - Calosso d'Asti, Itália, 11 de outubro de 1592). Oriundo de uma das mais ilustres famílias genovesas, para cultivar a sua inteligência e piedade precoces, os seus pais deram-lhe hábeis preceptores e depois foi enviado para Pavia, onde estudou humanísticas (línguas e outros). Voltando a Milão aos 17 anos, Alexandre foi nomeado pajem do Imperador Carlos V, o que lhe abria as portas de um futuro brilhante na Corte Imperial. Mas como desde  tenra idade queria seguir a vida religiosa, dispensa uma brilhante carreira na Corte, acabando por consagrar-se sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas. Nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia fez Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades inteiras foram colocaras sob a sua direcção espiritual para aprender de tão abalizado mestre os meios para chegar à perfeição. Ainda não tinha 32 anos quando foi eleito Superior Geral da Ordem. Foi nomeado Bispo da Igreja de Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V. Partiu com três padres da sua Ordem para Aléria, encontrou nesta diocese inúmeras dificuldades. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude. Apesar dos seus poucos rendimentos, o santo Bispo não deixava de dar esmolas a quem necessitava. A veneração em que era tido o santo Bispo, levou as cidades de Trotona e de Génova a pedi-lo para seu pastor, mas ele não quis abandonar a sua primeira diocese, à qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Alexandre empreendeu logo a visita da sua nova diocese. Contudo, Alexandre adoeceu gravemente e veio a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1904 por São Pio X. É venerado como padroeiro da ilha de Córsega, a sua festa litúrgica ocorre no dia de sua morte, 11 de outubro, mantendo-se muito viva e vigorosa a tradição.







Em Portugal

1895 - Há precisamente 120 anos circula o primeiro automóvel em Portugal, uma viatura Panhard-Levassor. Pelas 5 da tarde, chega a Santiago do Cacém o carro, importado de Paris por D. Jorge de Avillez, um jovem aristocrata rural daquela vila do Litoral Alentejano, havia chegado ao porto de Lisboa uns dias antes. Atravessado o rio Tejo, foi accionado o seu motor, dando início à primeira viagem de automóvel em solo português à velocidade "estonteante" de 15 quilómetros por hora, tendo provocado tão forte pavor como fascínio entre as populações que acorreram à sua passagem.



1896 - É fundado o jornal Diário de Notícias (Madeira), pelo cónego Alfredo César de Oliveira, homem de notável cultura, enérgico parlamentar e entusiasta polémico.  

1911 - Manuel Teixeira Gomes apresenta credenciais de embaixador de Portugal no Reino Unido.

1926 - São João da Madeira tornou-se município autónomo da vizinha Oliveira de Azeméis, tendo sido elevado ao estatuto de cidade 28 de junho de 1984, pelo decreto lei n.º 13784.
 
 
 
 
1970 - Realiza-se, em Lisboa, a primeira reunião da CGTP-Intersindical com a presença de 13 sindicatos.
 
1992 - Eleições na região autónoma dos Açores e da Madeira, onde o PSD consegue maioria absoluta.
 
2000 - No caso Aquaparque, o Tribunal Civil de Lisboa condena o Estado português ao pagamento de uma indemnização de 120 mil contos à família das vítimas.


 
2001 - É anunciado o primeiro transplante de coração artificial em Portugal, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.



2009 - Nas eleições autárquicas o PSD vence as eleições e conquista 138 câmaras municipais. O PS chega às 131 e a CDU às 28. O Bloco de Esquerda e o CDS-PP mantêm, cada um, a presidência de um município.

2009 - Morre Saúl de Sousa ( Açores, Portugal, 1923 - Lisboa, Portugal, 11 de outubro de 2009), aos 86 anos. Foi o único sacerdote católico português casado e em funções até ao final da sua vida. Aos 7 anos de idade, Saúl de Sousa converteu-se, com a família, à Igreja Presbiteriana. Pertenceu à Igreja Lusitana, ramo da Comunhão Anglicana, que permite o casamento dos padres, no entanto pediu dispensa em 1968, já casado e com três filhos, para ser aceite na Igreja Católica. Este processo de pedido esteve três anos no Patriarcado de Lisboa. Entre a chegada do pedido a Roma e a aprovação de Paulo VI passaram quinze dias. Foi ordenado em maio de 1971 pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Até 2007 exerceu funções de pároco na freguesia das Mercês, em Lisboa, e deixa, além da viúva, três filhos casados e seis netos.







 


No Mundo

1582 - Devido a implantação do Calendário Gregoriano, o corrente dia não existiu neste ano nos seguintes países: Itália, Polónia, Portugal e Espanha.

 

1643 - As tropas do Parlamento vencem em Winceby, ganhando o controle de Lincoln na Guerra Civil Inglesa, que aconteceu durante a Revolução Inglesa. Foi uma guerra civil entre os partidários do rei Carlos I de Inglaterra e o parlamento, liderado por Oliver Cromwell. Começou em 1642 e acabou com a condenação à morte de Carlos I em 1649.


 
1844 - Nasce Henry John Heinz (Pittsburg, Pennsylvania, EUA, 11 de outubro de 1844 - Pittsburg, Pennsylvania, EUA, 14 de maio de 1919). Virá a ser o fundador da primeira empresa de produtos pré-preparados e embalados. Filho de emigrantes alemães que vieram para os Estados Unidos no início da década de 1840. Henry John Heinz foi criado e confirmado como luterano. Mais tarde ele também adorou como membro das igrejas Metodistas e Presbiterianas, tendo trabalhado em estreita colaboração com os Batistas. Henry John Heinz começou a embalar alimentos em pequena escala em Sharpsburg na Pennsylvania, em 1869.  Fundou a Heinz Noble & Company com um amigo, L. Clarence Noble, e começou a comercializar rábano-picante (raiz-forte) embalada. A empresa faliu em 1875. No ano seguinte, Henry John Heinz fundou outra empresa, a F & J Heinz, com o seu irmão John Heinz e um primo, Frederick Heinz. Um dos primeiros produtos dessa empresa seria o famoso ketchup de tomate. A empresa continuou a crescer e, em 1888, Henry John Heinz comprou as partes dos outros dois sócios e  reorganizou-se como H. J. Heinz Company, nome que permanece até à actualidade. O slogan da empresa, "57 variedades", foi introduzido pela Heinz em 1896. Nessa época, a empresa comercializava mais de 60 produtos diferentes. Henry John Heinz disse que escolheu "5" porque era o seu número da sorte e o número "7" era o número da sorte da sua esposa. Sob a sua tutela, a empresa destacou-se pelo tratamento justo dos trabalhadores e por ser pioneira na preparação de alimentos seguros e de forma higiénica. Ele forneceu aos seus funcionários atendimento médico gratuito, instalações recreativas tais como ginásios, piscinas, jardins e oportunidades educacionais tais como bibliotecas, concertos gratuitos e palestras.



1884 - Nasce Anna Eleanor Roosevelt (Nova Iorque, EUA, 11 de outubro de 1884 - Manhattan, Nova Iorque, EUA, 7 de novembro de 1962). Vira a ser a primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945. Proveniente de uma família abastada com ascendência holandesa, era sobrinha do presidente norte-americano Theodor Roosevelt. Aos 15 anos foi estudar para um colégio interno em Inglaterra e quando regressou a Nova Iorque fez diversos trabalhos de assistência social. Em 1905, casou com um primo afastado, Franklin D. Roosevelt, que mais tarde, entre 1933 e 1945, viria a ser presidente dos Estados Unidos da América. Quando, em 1918, Anna Eleanor Roosevelt descobriu que o marido tinha uma relação extra-conjugal resolveu deixar a vida de dona de casa e seguir uma carreira. Envolveu-se na Liga das Mulheres Votantes e num sindicato feminino. Apoiou a política do New Deal, criada pelo seu marido Franklin Delano Roosevelt, tornando-se uma grande defensora dos direitos humanos. Nos anos 1940, Eleanor foi uma das co-fundadoras da  Freedom House, que apoiou a criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1943,  Anna Eleanor Roosevelt criou a United Nations Association of the United States of America para dar suporte a criação da ONU. Foi diplomata e embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas entre 1945 e 1952, por nomeação do presidente Harry Truman. Após a morte do marido em 1945, fundou um grupo liberal chamado Americanos pela Ação Democrática dentro do próprio Partido Democrático. Durante o seu tempo na ONU presidiu a comissão que elaborou e aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

1899 - Eclode a Segunda Guerra dos Bóeres, foi um confronto entre o Reino Unido e os fundadores das repúblicas independentes do Transvaal e Orange, no nordeste da África do Sul. Este conflito durou até 31 de maio de 1902.


  
1908 - Nasce Angenor de Oliveira, mais conhecido como "Cartola" (Rio de Janeiro, Brasil, 11 de outubro de 1908 - Rio de Janeiro, Brasil, 30 de novembro de 1980). Virá a ser um cantor, violinista, compositor e poeta brasileiro. Angenor de Oliveira nasceu no bairro carioca do Catete, onde também passou parte da sua infância. Quando tinha 8 anos, a sua família mudou-se para outro bairro do Rio de Janeiro, onde entrou em contacto com os ranchos carnavalescos "União da Aliança" e "Arrepiados", neste último tocava cavaquinho (instrumento musical que lhe tinha sido dado pelo pai quando tinha somente 8 ou 9 anos de idade), o que também fazia nos desfiles do Dia de Reis. Em 1919, movidos por dificuldades financeiras, vai viver com a família para o morro da Mangueira, então uma pequena e nascente favela com menos de cinquenta barracas. Logo, outro morador da Mangueira, Carlos Cachaça, seis anos mais velho,  tornar-se-ia, além de amigo para toda a vida, o seu parceiro mais constante em dezenas de sambas. Aos 15 anos, abandonou os estudos, tendo terminado apenas o ensino primário. Arranjou emprego como aprendiz de tipógrafo e mais tarde servente de obras e passou a usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía, por usar esse chapéu, ganhou dos colegas de trabalho o apelido "Cartola" que lhe ficaria. Junto com um grupo de amigos sambistas do morro, Cartola criou o “Bloco dos Arengueiros”, cujo núcleo em 1928 fundou a “Estação Primeira de Mangueira”. Compôs também o primeiro samba para a escola de samba, "Chega de Demanda". Os sambas de Cartola popularizaram-se na década de 1930, em vozes ilustres como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Sílvio Caldas. Cartola também actuou como cantor na rádio, apresentando músicas suas e de outros compositores. Em 1974, já com 66 anos, Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos-solo e a sua carreira tomou impulso de novo com clássicos instantâneos como "As Rosas não Falam", "O Mundo É um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Cordas de Aço", "Alvorada" e "Alegria". No final da década de 1970, mudou-se da Mangueira para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até ao final da sua vida. 


 
1911 - Eclode a revolução na China Central, data em que se produziu a insurreição conhecida como Revolta de Wuchang.

1933 - Os países latino-americanos assinam, na cidade do Rio de Janeiro, um pacto de não-agressão.

1942 - Na Batalha do Cabo Esperança durante a II Guerra Mundial, a noroeste da costa de Guadalcanal, navios da marinha dos EUA, interceptam e é destroida uma frota japonesa que estava à caminho para ilha de Guadalcanal.
 
 

1944 - O marechal de campo alemão Erwin Rommel é obrigado ao suicídio por Adolf Hitler, devido a divergências várias com o partido nazi.

1946 - A França é o primeiro país da Europa a tornar obrigatória, por lei, à criação de serviços de medicina no trabalho.

1963 - A Assembleia-geral das Nações Unidas condena a repressão racial na África do Sul por 106 votos contra apenas um.

 
 
1963 - Morre Jean Maurice Eugène Clément Cocteau (Maisons-Laffitte, França, 5 de julho de 1889 - Milly-la-Fotêt, França, 11 de outubro de 1963), aos 74 anos. Foi um poeta, romancista, cineasta, designer, dramaturgo, actor, e encenador de teatro francês. Com grande aptidão para as artes, Jean Cocteau começou a escrever aos 10 anos e aos 16 já publicava as suas primeiras poesias, um ano depois de abandonar a casa familiar. Apesar de se distinguir em virtualmente todos os campos literários e artísticos, insistia que era fundamentalmente um poeta e que toda a sua obra era poesia. Em 1908, com 19 anos, publicou o seu primeiro livro de poesia, “La lampe d'Aladin”. O seu segundo livro, “Le prince frivole”, editado no ano seguinte, daria origem à alcunha que tinha nos meios boémios e nos círculos artísticos que começou a frequentar e em que rapidamente ficou conhecido. Em conjunto com outros surrealistas da sua geração, Jean Cocteau conseguiu conjugar com mestria os novos e velhos códigos verbais, linguagem de encenação e tecnologias do modernismo para criar um paradoxo: um avant-garde clássico. Jean Cocteau realizou sete filmes e colaborou enquanto argumentista, narrador em mais alguns. É considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos. As suas peças foram levadas aos palcos dos grandes Teatros, nos Boulevards da época parisiense em que ele viveu, que ajudou a definir e criar. A sua abordagem versátil, nada convencional e a sua enorme produtividade trouxeram-lhe fama internacional. Em 1955, Jean Cocteau foi eleito membro da Académie française e da Académie Royale de Belgique. Foi ainda agraciado com o grau de comandante da Legião de Honra (França), membro da Academia Mallarmé, da Academia alemã (Berlim) da Academia americana Mark Twain, presidente honorário do Festival de Cinema de Cannes e da Associação de Amizade França-Hungria, e presidente da Academia de Jazz e da Academia do Disco. A sua obra literária foi vasta quer na poesia, romance, teatro, critica e no cinema como realizador de algumas obras do cinema francês.


 
1968 - É lançada a nave espacial Apollo 7, primeiro voo tripulado que faz a órbita da Lua.
 
1976 - A viúva do antigo dirigente chinês Mao Tse-Tung e os seus companheiros do chamado "bando dos quatro" são detidos em Pequim.
 
1990 - O poeta e escritor mexicano Octávio Paz é galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

 

1991 - O Conselho de Segurança da ONU vota, por unanimidade, a Resolução 715, que coloca a indústria militar iraquiana sob o controlo da Nações Unidas.

1996 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a José Ramos Horta, dirigente do Conselho Nacional da Resistência Maubere, e a Ximenes Belo, bispo de Díli.

 
 
2002 - O Senado norte-americano autoriza o presidente norte-americano George W. Bush a declarar guerra ao Iraque.

2004 - A curta-metragem "Timor Loro Sae", do português Vítor Lopes, vence o prémio para melhor filme de animação do Festival de Cinema e Vídeo de Thessalonica, Grécia.

2005 - O secretário-geral da ONU Kofi Annan é condecorado com o grande colar da Ordem da Liberdade.

2008 - O furacão Norbert varre a costa mexicana do Pacífico e atinge a península da Baja Califórnia (oeste) com chuvas torrenciais e ventos de cerca de 160 quilómetros horários, sem registo de vítimas, mas com elevados danos materiais.








 
Texto:
Paulo Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário