sexta-feira, 16 de outubro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 16 de outubro



Dia Mundial da Alimentação.

De entre alguns santos consagrados a este dia, destaque para Santa Edwiges, (Andechs, Bavéria, actual Alemanha, 1174 - Trebnitz, Silésia, actual Polónia, 15 de outubro de 1243). 
Casou-se aos 12 anos com Henrique I, "O Barbudo", príncipe da Silésia, foi sempre uma mulher de oração, vivia em profunda intimidade com Jesus Cristo. Submetia-se ao sacrifício de jejuns diários, limitando-se a comer alguns legumes secos aos domingos, terças, quintas e sábado. Nas quartas e sextas-feiras somente pão e água. Isto sempre em quantidade limitada, somente para atender as necessidades do corpo. Exerceu fortes influências nas decisões políticas tomadas pelo marido, interferindo na elaboração de leis mais justas para o povo. Juntamente com o marido construiu igrejas, mosteiros, hospitais, conventos e escolas. Ela tinha um carinho especial pelas mulheres e crianças abandonadas. Encaminhava as viúvas necessitadas para os conventos onde estariam abrigadas e seguras em casos de guerra, e as crianças para escolas, onde aprendiam um ofício. Era misericordiosa e socorria também os endividados. Em certa ocasião, quando visitava um presídio, ela descobriu que muitos ali se encontravam porque não tinham como pagar as suas dívidas. Desde então, Edwiges saldava as dívidas de muitos e devolvia-lhes a liberdade, dando-lhes um emprego para sobreviverem. Com isto eles recomeçavam a vida com dignidade, evitando a destruição das famílias numa época tão difícil como era aquela do século XIII. Depois da morte do marido e dos filhos, passou a residir no mosteiro onde a sua filha era abadessa e continuou a dedicar-se a ajudar os mais carenciados. Foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo papa Clemente IV. Santa Edwiges, é considerada a padroeira dos pobres, endividados e protectora das famílias. Como no dia 15 de outubro celebra-se o dia de Santa Teresa de Ávila, a comemoração de Santa Edwiges passou para o dia 16 de outubro para a celebração da sua festa litúrgica.








Em Portugal


1311 - Dá-se início à extinção da Ordem dos Templários, sendo a ordem extinta definitivamente em 22 de março de 1312, pela bula Vox clamantis. O  papa Clemente V transfere todos os bens Templários para os Hospitalários, excepto os de Portugal, Castela, Aragão e de Maiorca, os quais ficariam na posse interina dos monarcas, até o conselho decidir qual o seu destino. Estão assim criadas as condições para o processo que dará origem à portuguesa Ordem de Cristo.



1544 - O cientista Pedro Nunes inaugura a cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra.

1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo, nobre, diplomata e estadista português, secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I, é feito marquês de Pombal.



1798 - Hipólito José da Costa embarca para os Estados Unidos com o objectivo de conhecer as novas técnicas industriais aplicadas pelos norte americanos e trazê-las para Portugal.



1919 - Aterra na pista da Amadora, em Lisboa, um avião Breguet XIV, trazendo a bordo os aviadores militares António Maya e Lello Portela, no termo do primeiro voo Paris - Lisboa, com escala em Bordéus e nos arredores de Madrid. O voo tem a duração de oito horas e vinte e sete minutos, percorrendo 1248 quilómetros.
 
 

1982 - Morre Adriano Correia de Oliveira (Porto, Portugal, 9 de abril de 1942 - Avintes, Portugal, 16 de outubro 1982), aos 40 anos. Foi músico, cantor, um dos mais importantes e decisivos intérpretes do fado de Coimbra e do chamado movimento "baladeiro", na resistência à ditadura.foi um músico português, intérprete da canção de Coimbra e cantor de intervenção. Após concluir os estudos secundários, no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, Adriano Correia de Oliveira matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1959. Durante os anos que passou em Coimbra, tem uma intensíssima participação no meio cultural e desportivo ligado à academia. Foi solista no Orfeon Académico, membro do Grupo Universitário de Danças e Cantares, actor no CITAC, guitarrista no Conjunto Ligeiro da Tuna Académica e jogador de voleibol na Briosa. Na década de 1960 adere ao Partido Comunista Português, envolvendo-se nas greves académicas de 62, contra o antigo regime. Em 1969 vê editado o álbum "O Canto e as Armas", revelando, de novo, vários poemas de Manuel Alegre. Pela sua obra recebe, no mesmo ano, o Prémio Pozal Domingues. Lança “Cantaremos” (1970), e “Gente d'aqui e de agora” (1971). Em 1973 lança “Fados de Coimbra”, em disco, e funda a Editora Edicta, com Carlos Vargas, para se tornar produtor na Orfeu, em 1974. Com a “Revolução dos Cravos”, Adriano Correia de Oliveira está entre os fundadores da Cooperativa Cantabril. Em liberdade, esteve envolvido na organização de centenas de iniciativas do PCP em todo o país, nas quais tocou. Integra o Comité Organizador da “Festa do Avante!”, desde a primeira edição, ao qual pertenceria até à sua morte. Em 1975 lança “Que nunca mais”, onde se inclui o tema “Tejo que levas as águas”. A revista inglesa Music Week elege-o Artista do Ano. Em 1980 lançaria o seu último álbum, “Cantigas Portuguesas”. Em 24 de setembro de 1983 foi feito Comendador da Ordem da Liberdade e a 24 de abril de 1994 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, ambas as condecorações a título póstumo. A sua discografia foi muito vasta.

1985 - Os restos mortais do escritor Fernando Pessoa são trasladados para os claustros do Mosteiro dos Jerónimos.
 


1998 - É inaugurado o Parque das Nações, em Lisboa no espaço que albergou a Expo 98.



2006 - Um grupo de manifestantes ocupa o Teatro Rivoli, no Porto, e fecha as instalações, contestando os planos de privatização da sala. A ocupação durará 4 dias, até à intervenção da polícia.



2006 - A Fundação Calouste Gulbenkian cria os Prémios Internacionais para os Direitos Humanos, a Arte, a Educação, a Beneficência e a Ciência.

2008 - A proposta de lei do Governo das garantias de 20 mil milhões de euros às operações de financiamento de bancos é aprovada na Assembleia da República com os votos do PS, PSD e CDS-PP, os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e PEV, e a abstenção de Manuel Alegre.
 
 
 
 


 

No Mundo

1591 - Morre o papa Gregório XIV (Cremona, Itália, 11 de fevereiro de 1535 - Roma, Itália, 16 de outubro de 1591) aos 56 anos. Nascido Niccolò Sfondrati, na sua juventude, Niccolò era conhecido pelo seu estilo de vida simples, modesto e piedade rigorosa. Estudou direito em Perugia e Pádua, foi ordenado sacerdote e rapidamente nomeado bispo de Cremona, em 1560, a tempo da participação nas sessões do Concílio de Trento de 1561 a 1563. O papa Gregório XIII tornou-o cardeal-sacerdote de Santa Cecília, em 12 de dezembro de 1583. Após a morte do papa Urbano VII e depois de dois meses de impasse na sucessão de um novo papa, Niccolò Sfondrati  é eleito Papa, tornando-se assim em Gregório XIV a  5 de dezembro de 1590. O breve pontificado do papa Gregório XIV foi marcado por uma intervenção vigorosa em favor do partido católico nas guerras religiosas francesas. Num decreto de 18 de abril de 1591, a Bulla Cum Sicuti, Gregório XIV ordenou que os católicos das Filipinas reparassem os nativos, que haviam sido forçados à escravidão pelos europeus, e ordenou sob pena de excomunhão dos proprietários que todos escravos nativos nas ilhas fossem libertados. Também em 1591, Gregório XIV modificou a Constituição Apostólica Effraenatam do Papa Sisto V (1588) para que a pena pelo aborto não se aplicasse até que o feto fosse animado.



1679 - Nasce Jan Dismas Zelenka (Lounovice pod Blanìkem, actual República Checa, 16 de outubro de 1679 - Dresden, Alemanha, 22 de dezembro de 1745). Virá a ser um compositor barroco e boémio. Não se conhece muito a respeito da sua infância e juventude. Provavelmente foi o seu pai, professor e organista, quem o introduziu no mundo da música. Pensa-se que pode ter recebido uma educação musical num colégio jesuíta de Praga, chamado Clementinum. Em 1709 foi contrabaixista da capela do Conde J. L. von Hartig em Praga e em 1710 da Capela Real Saxónica de Dresden. De 1715 a 1719 estudou com Johann Joseph Fux em Viena e com Antonio Lotti e Alessandro Scarlatti em Itália. Em 1719 fixou residência definitiva em Dresden, onde foi nomeado em 1721 vice-mestre de capela na corte de Augusto II da Polónia, convertendo-se em auxiliar do compositor Johann David Heinichen. Em 1729 recebe o cargo de director de música da igreja. Jan Dismas Zelenka escreveu música instrumental e vocal, embora a maior parte da sua obra seja dedicada à música religiosa. A sua música é pouco convencional e de grande originalidade. Apesar disso, e pelo fato de Jan Dismas Zelenka ser considerado um compositor muito conservador em sua época (tal como Johann Sebastian Bach). Jan Dismas Zelenka, mostra-se no seu estilo muito próximo aos grandes mestres do Barroco tardio. Na música instrumental, ele introduz elementos da música popular boémia. Entre as suas obras instrumentais encontram-se: seis sonatas de câmara, cinco capricci para orquestra, uma sinfonia, uma suíte-abertura, uma abertura de programa, Hipochondria, e um concerto para orquestra em sol maior. A maior parte da sua obra caiu no esquecimento após a sua morte, e não foi antes do fim do século XX que algumas das suas obras voltaram a ser interpretadas.

1793 - Morre Maria Antonieta, de seu nome Marie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine (Viena de Áustria, 2 de novembro de 1755 - Paris, França, 16 de outubro de 1793) aos 38 anos. Foi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França e Navarra. Teve uma infância despreocupada, bastante mimada pela sua governanta, a condessa Brandeiss, que lhe fazia todas as vontades e lhe dava o amor maternal que a sua mãe, imperatriz,  Maria Teresa da Áustria sempre envolvida nos assuntos de Estado, não teve tempo de dedicar-lhe.Maria Antonieta casou-se em abril de 1770, aos 14 anos de idade, com o então delfim de França (que subiria ao trono em maio de 1774 com o título de Luís XVI), numa tentativa de estreitar os laços entre os dois inimigos históricos. Maria Antonieta detestada pela corte francesa, onde era chamada de forma depreciativa de  L'Autre-chienne, também ganhou gradualmente a antipatia do povo, que a acusava de perdulária, promiscua e de influenciar o marido a favor dos interesses austríacos. Depois da fuga de Varennes, Luís XVI foi deposto e a monarquia abolida em 21 de setembro de 1792, a família real foi posteriormente presa na Torre do Templo. Nove meses após a execução de seu marido, Maria Antonieta foi julgada, condenada por traição, e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.



1854 - Nasce Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde, (Dublin, actual República da Irlanda, 16 de outubro de 1854 - Paris, França, 30 de novembro de 1900). Virá a ser escritor, poeta e dramaturgo inglês de origem  irlandês. Desde jovem, aprendeu a falar francês e alemão fluentemente. Estudou na Portora Royal School de Enniskillen e no Trinity College de Dublin. Ganhou depois uma bolsa de estudos para o Magdalen College, na universidade de Oxford. Associou-se à filosofia emergente do esteticismo. Após a universidade, Oscar  Wilde mudou-se para Londres, tendo tido destaque nos círculos sociais, culturais e trabalhando como jornalista. Foram eminentes, à época, as suas conferências nos Estados Unidos e no Canadá sobre o Renascimento Inglês e a decoração de interiores. Na década de 1890, refinou as suas ideias sobre a arte numa série de diálogos e ensaios, incorporando temas de crítica social, decadência, tabus e beleza. Conhecido pela sua sagacidade mordaz, os trajes extravagantes de dândi, em sarcasmo, ironia e cinismo. No seu único romance, "O Retrato de Dorian Gray" (1890), considerado por muitos críticos como uma obra-prima da literatura britânica, Oscar Wilde trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas. Já em várias das suas novelas, como, por exemplo “O Fantasma de Canterville”(1887), critica o patriotismo da sociedade. No apogeu de sua fama e sucesso é acusado e condenado por "indecência grosseira" e relações com outros homens jovens. Foi um dos primeiros julgamentos de celebridades da história moderna por realações  homossexuais. Oscar Wilde esteve preso por isso em Londres, de 1895 até 1897. Após a libertação, partiu para França e jamais retornando à Irlanda ou à Grã-Bretanha, e onde escreveu a sua última obra, "A Balada do Cárcere de Reading" (1898), poema de forma proletária em comemoração aos duros ritmos da vida na prisão. No teatro, escreveu nove dramas, muitos sendo até hoje ainda encenados. Destacou-se como poeta, principalmente na juventude. Foi autor de diversas obras da literatura inglesa, destaque para além das obras já citadas a peça teatral e mais tarde adaptada ao cinema "The Importance of Being Earnest" ou "A Importância de se chamar Ernesto" (1895).


 
1890 - Nasce o líder irlandês Michael Collins, co-fundador do IRA e signatário do tratado que estabelece a independência da República da Irlanda.
 
1894 - É dada a concessão pelo Conselho Municipal para a instalação de uma linha de "carros americanos" de tracção animal no bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro.



1907 - Marconi inaugura o serviço radiotelegráfico regular entre a Europa e a América.
 
1923 – Os irmãos Walter Elias Disney e Roy Elias Disney fundam a The Walt Disney Company, que se viria a tornar a segunda maior empresas de media e entretenimento do mundo.
 


1925 - É firmado o Tratado de Locarno entre a França e a Alemanha, que estabelece as fronteiras resultantes da Grande Guerra de 1914-18.

1927 - Nasce Günter Wilhelm Grass (Danzig, Polónia, 16 de outubro de 1927 - Lübeck, Alemanha, 13 de abril de 2015). Virá a ser um autor, romancista, dramaturgo, poeta, intelectual, e artista plástico alemão. Aos 17 anos é convocado para servir nas forças armadas da Alemanha nazi na Waffen-SS. Ferido na guerra em 1945, foi preso em Marienbad, então Checoslováquia, e libertado no ano seguinte. Trabalhou nas minas e como aprendiz de pedreiro. Estudou desenho e escultura na Academia de Arte de Düsseldorf no final da década de 40, frequentando a Academia de Artes de Berlim de 1953 a 1955. Já escrevia poemas, lidos para um grupo de escritores influentes, o “Grupo 47”, mas só depois de mudar para Paris, em 1956, passa a dedicar-se à literatura e publicou seu primeiro êxito como escritor, o romance de crítica social "Die Blechtrommel" (O tambor, 1956). Seguiram-se "Katz und Maus" (1961) e "Hundejahre" (1963). Também escreveu poesias e peças de teatro, como em "Noch zehn Minuten bis Buffalo" (1957) e "Die Plebejer proben den Aufstand" (1965). De ideais políticos de esquerda, participou de forma activa da vida pública de seu país e provocou polémica em torno da sua produção, renovou a literatura alemã do pós-guerra por meio de textos de ironia e do grotesco, especialmente satirizando a complacente atmosfera do milagre económico da reconstrução pós-segunda guerra. Destacam-se ainda  as novelas "Der Butt"  (1977), "Das Treffen in Telgte" (1979) e "Die Rättin" (1986). Autor de muitas mias obras literárias de destaque foi agraciado em 1965 com o Prémio Georg Büchner e em 1999 foi Nobel de Literatura.

1939 - São expulsas as populações não germânicas dos territórios polacos anexados pela Alemanha de Hitler durante a II Guerra Mundial.
 


1941 - Durante a II Guerra Mundial, quando os alemães chegam a cerca de cem quilómetros de Moscovo, o Governo soviético muda para Kuibischev, mas Estaline fica em Moscovo.
 
1945 - É fundada a FAO, Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura.

1962 - Começa a crise dos mísseis, entre os EUA e a URSS. Fotografias aéreas confirmam a existência de uma base de lançamento, em Cuba.
 


1964 - A Republica Popular da China testa a sua primeira bomba atómica denominado Projecto 596. Este acontecimento foi considerado o primeiro teste nuclear chinês e motivo de comemoração para do exercito.
 
1973 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao secretário de Estado da Administração Nixon, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho, que o recusa.

1978 - Karol Wojtyla, cardeal polaco e arcebispo de Cracóvia, é eleito Papa, com o nome de João Paulo II. É o primeiro papa polaco e o primeiro não-italiano desde 1522.




1989 - É proibido o comércio internacional do marfim, carne e pele de elefante ao abrigo da convenção CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora).
 
1994 - A Finlândia aprova, em referendo, a adesão à União Europeia.

 

1996 - O senado australiano aprova a moção a favor da autodeterminação de Timor-Leste.

1998 - Augusto Pinochet é detido pela polícia britânica, na sequência do pedido de extradição emitido pelo juiz Baltazar Garzón, pela morte de cidadãos espanhóis durante a ditadura chilena.



2002 - É inaugurada a nova biblioteca de Alexandria, no Egipto.

2006 - A China ergue uma barreira de arame farpado na fronteira com a Coreia do Norte, após teste nuclear anunciado por Pyongyang, para impedir a saída de refugiados.


 
2008 - Um juiz espanhol acusa de "homicídio por negligência" os três técnicos que repararam a avaria no aparelho da Spanair que acabou por se despenhar, quando descolava, no passado dia 20 de agosto em Madrid. Aos três técnicos são imputados 157 crimes de negligência que resultaram na morte de 150 dos 173 passageiros a bordo.
 
2012 - É anunciada a descoberta do exoplaneta Alfa Centauri Bb, o mais próximo exoplaneta já descoberto a 4,37 anos luz.








Texto:
Paulo Nogueira



Sem comentários:

Enviar um comentário