sábado, 3 de outubro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 3 de outubro

 
Dia Mundial da Arquitectura.

Santo do dia, Santo Dionísio Areopagita, (Atenas, Grécia, século I - 95 d. C. - ?, 95 d. C.). Nascido no seio de uma nobre família pagã, estudou filosofia e astronomia em Atenas, de seguida, foi para o Egipto finalizar os estudos da matemática. Ao regressar a Atenas, foi nomeado juiz. Terá chegado até ele o apóstolo Paulo, quando acusado ante o tribunal em que se encontrava Dionísio. Dionísio, ao assistir à eloquente pregação de Paulo, foi o primeiro a converter-se. Dionísio homenageado foi convertido pelo apóstolo Paulo durante a sua pregação aos gregos no Areópago, daí ter sido agregado ao seu nome o apelido de "Areopagita", tendo sido consagrado pelo próprio apóstolo como bispo de Atenas. Por isso conseguiu para si inimigos poderosos entre a elite pagã que comandava a cidade. Nessa condição de bispo, ele fez muitas viagens a terras estrangeiras, para pregar e aprender a cultura dos outros povos. Segundo se narra, nessas jornadas teria conhecido pessoalmente São Pedro, São Tiago, São Lucas e outros apóstolos. Além dos registos antigos fazerem referência sobre ele na elevação e Assunção da Virgem Maria, a mãe do Filho de Deus. Em Atenas os seus opositores na política conseguiram a sua condenação à morte pelo fogo, mas ele salvou-se, viajando para encontrar-se com o Papa em Roma. Apenas existem informações do Martirológio Romano, na qual consta que São Dionísio Areopagita morreu sob a perseguição contra os cristãos no ano 95 d. C., sem se saber ao certo onde terá ocorrido. Ele é venerado como santo nas igrejas católica e ortodoxa oriental. É considerado o santo padroeiro da cidade de Atenas sendo também venerado como o protector dos juízes e do judiciários. A sua memória é comemorada em 3 de outubro e o seu dia de nome na Igreja Ortodoxa Oriental é igualmente 3 de outubro. Passou a ser considerado santo pela Igreja Católica e é venerado como santo por várias denominações. 




 


Em Portugal

1733 - Nasce Diogo Inácio de Pina Manique (Lisboa, Portugal, 3 de outubro de 1733 - Lisboa, Portugal, 1 de julho de 1805). Virá a ser um magistrado português. Estudou em Coimbra, sendo aqui que se formou em Leis pela Faculdade de Leis da Universidade de Coimbra. Foi juiz do crime em diversos bairros da cidade de Lisboa, Superintendente-geral de Contrabandos e Descaminhos, Desembargador da Relação do Porto, Desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação, Contador da Fazenda, Superintendente-geral de Contrabandos e Descaminhos e fiscal da Junta de Administração da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba. Homem da confiança de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, será só depois da sua queda do Governo, nomeado Intendente-Geral da Polícia. Em 1781, começou a funcionar no Castelo de São Jorge, em Lisboa, a Casa Pia, fundada por Pina Manique que, a seu mando, foi destinada inicialmente a recolher ladrões, prostitutas, proxenetas, mendigos e todos aqueles que "denegriam a sociedade lisboeta" de então. Aqui, juntamente com as melhores figuras culturais da época, criava ensino e ocupação para que estas pessoas tivessem trabalho, dignidade e um futuro. Durante o reinado de D. Maria I, a sua acção como Intendente-Geral da Polícia orientou-se para a repressão das ideias oriundas da Revolução Francesa, designadamente através da proibição de circulação de livros e publicações, e da perseguição a diversos intelectuais, especialmente maçons que ele culpava de terem conspirado a favor da referida revolução. Durante as Invasões Francesas, a pedido de Napoleão Bonaparte, o regente D. João viu-se "obrigado" a demiti-lo de funções em 14 de março de 1803.

 

 
1865 - O rei D. Luiz I e a rainha D. Maria Pia partem para Itália a bordo da corveta "Mindello", onde foram apresentar os seus dois filhos, Carlos com 2 anos de idade e Afonso com 2 meses ao avó materno Vittorio Emmanuelle II rei de Itália.

1910 - Morre Miguel Augusto Bombarda (Rio de Janeiro, Brasil, 6 de março de 1851 - Lisboa, Portugal, 3 de outubro de 1910), aos 59 anos. Foi um médico neurocirurgião, cientista, professor e político republicano português, figura cimeira na sua época. Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, tendo defendido uma tese sobre o "Delírio das Perseguições”. Em 1880 empregou-se como lente naquela instituição, onde ocupou, por largos anos, a cadeira de Fisiologia e Histologia. Nestas funções, deu um importante contributo para a reforma dos estudos médicos, tendo igualmente, contribuído para a construção do seu novo edifício, e para a aquisição de novo material científico. Dedicou-se, especialmente, às enfermidades do sistema nervoso, tendo, por este motivo, sido convidado para dirigir o Hospital de Rilhafoles a partir de 1892, onde foi cirurgião, tendo reorganizado e melhorado esta instituição, foi igualmente, médico no Hospital de São José. Fez parte de várias instituições nacionais e estrangeiras, como o Conselho Superior de Higiene, a Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, da qual foi presidente, e o Conselho de Medicina Legal. Também exerceu a posição de secretário geral da Liga Nacional contra a Tuberculose, tendo organizado vários congressos. Iniciou a sua carreira na política em 1908, como deputado adjudicado a Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, então Presidente do Conselho de tendências liberais e anticlericais, declarou-se abertamente como republicano, e dirigiu o Comité Civil do movimento para derrubar a Monarquia.  No entanto, em 3 de outubro, nas vésperas do início da Revolução Republicana em Portugal, vitoriosa no dia 5 de outubro de 1910, foi assassinado no seu gabinete do Hospital de Rilhafoles, por um doente mental.
 


1911 - Morre Carolina Beatriz Ângelo (Guarda, São Vicente, Portugal, 16 de abril de 1878 - Lisboa, Portugal, 3 de outubro de 1911), aos 33 anos. Foi uma médica, a primeira mulher cirurgiã portuguesa, feminista e a primeira mulher a votar em Portugal. Ingressou no Liceu da Guarda em 1891, onde concluiu os estudos primários e secundários. Fixando-se mais tarde com a sua família em Lisboa, prosseguindo o seu percurso académico ingressando na Escola Politécnica e na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, onde concluiu o curso de Medicina em 1902. Apesar de ser a única mulher na sua turma, Carolina Beatriz Ângelo foi bem recebida pelos seus colegas, mantendo a sua relação de amizade com os futuros cirurgiões com quem veio a trabalhar anos mais tarde. Na sua carreira médica destaca-se o facto de em 1903 ter apresentado a sua dissertação inaugural “Prolapsos Genitaes (Apontamentos)”, iniciando a sua prática como a primeira cirurgiã portuguesa. Tornar-se-ia então na primeira mulher portuguesa a operar no Hospital de São José. Dedicou-se à especialidade de Ginecologia, com consultório particular na baixa lisboeta. Em 1909, fez parte do grupo de mulheres que fundou a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas (LRMP), defensora dos ideais republicanos, do sufrágio feminino, do direito ao divórcio, da instrução das crianças, de direitos e deveres igualitários para homens e mulheres. Em 5 de outubro de 1910, dá-se a implantação da República, tendo Carolina Beatriz Ângelo e Adelaide Cabete sido as responsáveis pela confecção secreta das bandeiras vermelhas e verdes, simbolizando a bem sucedida revolução. Em 28 de maio do mesmo ano, nas eleições para a Assembleia Constituinte, Carolina Beatriz Ângelo tornou-se a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto. Carolina Beatriz Ângelo é considerada uma das mais reconhecidas sufragistas portuguesas do século XX, sendo ainda hoje homenageada por diversos movimentos feministas portugueses e internacionais. Entre muitas homenagens que lhe foram feitas a titulo póstumo destaque para o Hospital Beatriz Ângelo em Loures que recebeu o seu nome em sua memória e homenagem.

1919 Nasce José Hermano Saraiva (Leiria, Portugal, 3 de outubro de 1919 -  Palmela, Portugal, 20 de julho de 2012). Virá ser um advogado, divulgador histórico, professor liceal, político, diplomata e comunicador televisivo português. Frequentou o Liceu Rodrigues Lobo em Leiria e por volta dos 12 anos mudou-se com a família para Lisboa, onde prosseguiu os estudos no Liceu Passos Manuel. Findos os estudos secundários, ingressou na Universidade de Lisboa, licenciando-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras, em 1941, e em Direito (Ciências Jurídicas), na Faculdade de Direito, em 1946. José Hermano Saraiva iniciou a sua vida profissional como professor do ensino liceal, actividade que viria a acumular com o exercício da advocacia. Mais tarde é nomeado director do Instituto de Assistência aos Menores e reitor do Liceu D. João de Castro em 1965. Também leccionou no ensino superior, como assistente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, actual ISCSP. Foi vereador da Câmara Municipal de Lisboa para a Cultura durante o mandato de António Vitorino da França Borges, deputado à Assembleia Nacional entre 1957 e 1961. Ocupou o cargo de Ministro da Educação entre 1968 e 1970, num período conturbado da vida política nacional. Em 1971, um ano depois de ser substituído por Veiga Simão no governo, passou a exercer o cargo de embaixador de Portugal no Brasil, que exerceu até ao 25 de abril de 1974, tendo-se deslocado para o seu novo cargo numa embaixada flutuante a bordo do navio Gil Eanes, o qual mais tarde salvou da destruição através dum apelo feito num dos seus programas. Na década de 1980, voltou a leccionar, como professor convidado em diversas universidades e instituições. Foi ainda membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Portuguesa da História e da Academia de Marinha, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, no Brasil, e sócio honorário do Movimento Internacional Lusófono. Em 1988, tomou posse como director do jornal Diário Popular. José Hermano Saraiva tornou-se numa figura apreciada em Portugal, bem como junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, pelos seus inúmeros programas televisivos sobre a história de Portugal, retomando uma ligação que iniciara com a RTP em 1971 e que manteve até ao final da sua vida. É descrito frequentemente como o Príncipe dos Comunicadores pelo seu trabalho em prol da história, da cultura, da literatura e da televisão, de acordo com a homenagem póstuma prestada na Assembleia da República Portuguesa.
  
1976 - Paulo VI canoniza a beata portuguesa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.
 


1985 - É constituída há 30 anos a CONFAGRI, Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal.

1989 - O presidente da República Mário Soares reclama a "responsabilidade internacional" sobre a questão de Timor-Leste, no Tribunal de Justiça da Haia.

2002 - O Supremo Tribunal de Justiça absolve o ex-governador de Macau, Carlos Melancia, da acusação de corrupção passiva.

2007 - O médico Fernando de Pádua, cardiologista e "pioneiro da utilização inteligente da divulgação de mensagens para a saúde", é o vencedor do Prémio Nacional de Saúde de 2007.

 
 
2008 - O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, ordena o "encerramento compulsivo imediato" da Universidade Moderna, considerando que a instituição se encontra "em falência técnica".


 




No Mundo

1226 - Morre Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, Ducado di Spoleto, actual Itália, 1181 ou 1182 - Assis, actual Itália, 3 de outubro de 1226), aos 44 anos. Foi um frade católico nascido na actual Itália e fundador da ordem dos Franciscanos. Filho de um rico comerciante italiano e fascinado pelas histórias de cavalaria, desejava ganhar fama como herói. Assim, em 1202 alistou-se como soldado na guerra que Assis desenvolvia contra Peruggia, mas foi capturado e permaneceu preso cerca de um ano à espera de um resgate. Ao ser libertado ficou doente, com episódios de febre que duraram quase todo o ano de 1204. Voltou mais tarde às lides militares que o continuavam a fascinar. Já em Assis, durante uma algazarra com seus amigos, teria sido tocado pela presença divina, e desde então, começou a perder o interesse pelos seus antigos hábitos de vida e mostrar preocupação pelos necessitados. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo do seu tempo. A sua paciência e bondade para com todos fizeram com que fosse procurado constantemente por pessoas de todas as posições sociais que iam até ele em busca de conselhos e orientação, a todos instruía na melhor forma de alcançar a salvação na condição em que se encontravam. Regozijando-se em ver que as suas palavras amiúde davam frutos positivos e que os costumes se iam reformando gradualmente. Foi canonizado pela Igreja Católica pelo papa Gregório IX, menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.


 
1804 - Nasce Hippolyte Léon Denizard Rivail de seu pseudónimo Allan Kardec (Lyon, França, 3 de outubro de 1804 - Paris, Ile-de-France, França, 31 de março de 1869). Virá a ser professor, pedagogo, autor e tradutor, discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi, professor e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenómenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade). Nascido numa antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia, desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia. Fez os seus estudos na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Yverdon, em Yverdon-les-Bains, na Suíça (país protestante), tornando-se um dos seus mais distintos discípulos e activo propagador de seu método. Aos 18 anos, fez o Bacharelato em Ciências e Letras. Em 1824, voltou a Paris e publicou um plano para aperfeiçoamento do ensino público. Após o ano de 1834, passou a leccionar, publicando diversas obras sobre educação, e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais. Durante a sua carreira de professor e director de colégio recebeu diversos diplomas obtidos por Denizard Rivail. Toma conhecimento com a psicografia e segundo registos ele teria então tido contacto com um "espírito familiar", que supostamente teria passado a orientar os seus trabalhos. O pseudónimo "Allan Kardec" que passa a usar, foi escolhido porque esta entidade lhe teria revelado que ambos haviam vivido juntos, numa vida passada, entre os druidas do povo celta, na região da Gália. Allan Kardec passou os últimos anos da sua vida dedicado à divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e a defendê-lo dos opositores através da "Revista Espírita Ou Jornal de Estudos Psicológicos" com cerca de oito milhões de seguidores. Foi autor de diversos livros pedagógicos e espíritas, dos quais se destacam: “Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e mães de família, com modificações” (1824), “Catecismo gramatical da Língua Francesa” (1848), “O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita” (1857), “A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo” (1868), entre muitas outras obras pedagógicas e espíritas.

 

1863 - O presidente norte-americano Abraham Lincoln estabelece o dia de Acção de Graças na última quinta-feira de novembro.


 
1929 - O reino Servo-Croata-Esloveno passa a designar-se Jugoslávia.

1941 - Durante a II Guerra Mundial, o líder nazi alemão Adolfo Hitler anuncia a derrota da URSS.

1952 - O Reino Unido testa a primeira bomba atómica, na ilhas Monte Bello ao largo da costa noroeste da Austrália.

 

1954 - A Conferência de Londres da NATO autoriza a entrada da República Federal Alemã na Organização.
 
1955 - Estreia-se, na televisão norte-americana ABC, o programa "Clube do Rato Mickey", versão original do "Clube Amigos Disney", há precisamente 60 anos.



1990 - Reunificação alemã. A República Federal Alemã e a Alemanha de Leste voltam a ser um só Estado, após 45 anos.


 
1994 - Fernando Henrique Cardoso vence as eleições presidenciais no Brasil.

2001 - Partem para o Afeganistão 30.000 militares norte-americanos, dois porta-aviões e 350 aviões de combate.

2003 - Morre William Steig (Brooklin, Nova Iorque, EUA, 14 de novembro de 1907 - Boston, Massachusetts, EUA, 3 de outubro de 2003), aos 95 anos. Foi ilustrador e escritor de literatura infantil norte-americano. Desde criança muito vocacionado para pintura , sendo um ávido leitor de literatura infantil. Entre outras obras, ele dizia ter sido especialmente fascinado por "Pinóquio". Concluiu os seus estudos na Townsend Harris High School com 15 anos, mas nunca concluiu a faculdade, embora ele tenha passado dois anos no City College de Nova York, três anos na National Academy of Design, e apenas cinco dias na Yale Escola de Belas Artes. William Steig começou a desenhar caricaturas como artista independente, e vendeu o seu primeiro desenho animado a The New Yorker em 1930. Tornou-se muito bem sucedido, e nas décadas que se seguiram contribuiu com mais de 1600 cartoons para a revista, levando a Newsweek a apelidá-lo de "Rei dos Cartoons.” Em 1960, decidiu tentar a sua sorte numa outra actividade artística, e em 1968, William Steig escreveu o seu primeiro livro para crianças. Os seus livros mais conhecidos são "Sylvester and the Magic Pebble" (1969), "Abel's Island" (1976) e "Doctor De Soto" (1982), entre muitas outras obras. Foi autor do livro "Shrek!" (1990), que inspirou a popular série de filmes. 
 


2005 - União Europeia aprova início do processo de negociação para a adesão da Turquia.

2006 - Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos australianos Barry Marshall e Robin Warren, pelas investigações na área da gastroenterologia.

2010 - Primeira volta das Presidenciais brasileiras. Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores de Lula da Silva, e José Serra, do PMDB, passam à segunda volta. Decisão fica marcada para dia 30.

                            
 



Texto:
Paulo Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário