quarta-feira, 28 de outubro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 28 de outubro

 
 
Dia Mundial da Terceira Idade.

De entre alguns santos consagrados a este dia, destaque para São Judas Tadeu (Galileia, Palestina, século I d.C. - Pérsia, 28 de outubro de 70 d.C.). Era filho de Cléofas (irmão de São José) e de Maria de Cléofas (irmã de Nossa Senhora), desta forma ele era primo de Jesus. Diziam que se parecia muito com o Mestre. São Judas era também irmão de São Tiago, chamado “O Menor”, e de São Simão. Alguns estudiosos chegam a cogitar na possibilidade de São Simão, ser o noivo do casamento em Caná da Galiléia, onde Jesus operou seu primeiro milagre, transformando água em vinho. São Judas teria presenciado o milagre e esta pode ter sido a causa de ele ter-se tornado discípulo de Jesus. São Judas é o autor da menor carta do Novo Testamento: "A Carta de Judas". A epístola de Judas foi escrita com muito amor e dedicação. Judas preocupava-se com a pureza da crença na pessoa de Jesus e com a boa imagem dos cristãos perante a população. Talvez ele até quisesse escrever algo diferente, mas ao ouvir os falsos relatos de alguns cristãos, decidiu escrever esta carta chamando a atenção e alertando toda a Igreja nascente para terem cuidado com os falsos profetas. Judas foi martirizado na Pérsia, na cidade de Sufian por pregar destemidamente a fé em Jesus. Por causa da sua pregação, foi grande o número de persas que se converteram ao cristianismo. Isso terá incomodado os poderosos da Pérsia, que por esse motivo o condenaram à morte. Vários estudiosos das escrituras acreditam que São Judas foi decapitado por carrascos que usavam como ferramenta o machado afiado. Esta era a pena capital mais usada pelos persas na época. Muitos converteram-se ao verem o testemunho destemido de São Judas diante da morte. O corpo de São Judas está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. São Judas Tadeu é considerado o patrono das causas desesperadas ou perdidas e dos hospitais na Arménia. O papa Paulo III concedeu indulgência plenária a quem visitar o seu túmulo no dia da sua festa, que a Igreja fixou no dia 28 de outubro.







Em Portugal

1856 - É inaugurado o primeiro troço de caminho de ferro entre Lisboa (Cais dos Soldados) e o Carregado, num total de 43 km e com a bitola de 1,44 metros entre carris. Este evento foi presidido pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, o rei D. Pedro V, grande mentor desta obra em Portugal e toda a sua comitiva assim como muitos convidados. 
Nessa manhã, pelas 10 horas, após a bênção das locomotivas, pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, o comboio partiu da estação provisória do Cais dos Soldados, perto da actual estação de Santa Apolónia. O comboio real, era constituído por três carruagens, rebocado pelas locomotivas "Santarém" e "Coimbra" (fabrico Egerstorff, 1855), com o rei D. Pedro V a bordo e comitiva. É relatado que este comboio ao todo era composto por dezasseis carruagens, que partiram em ambiente de festa para o Carregado onde seria oferecido um grande banquete Real num pavilhão montado para o efeito. Fez o percurso de Lisboa ao Carregado, 43 km, em cerca de 40 minutos.



1971 - São inauguradas as instalações do COMIBERLANT, em Oeiras. Primeiro quartel general do comando das forças conjuntas da NATO em Portugal.


 
1983 - Abre a Estação Zootécnica Nacional, em Santarém.

1989 - Elementos conotados com a extrema-direita assassinam o dirigente do PSR José Conceição Carvalho, em Lisboa.

1995 - Toma posse o XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres.
 
 

2003 - A poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen recebe o Prémio Rainha Sophia de Poesia Ibero-americana.

2006 - É apresentado o Plano Estratégico do Sector Ferroviário.

2006 - Morre Artur Varatojo (Lisboa, Portugal, 21 de agosto de 1926 - Lisboa, Portugal, 28 de outubro de 2006), aos 80 anos. Foi advogado, escritor (destacando-se na escrita de policiais) e um especialista em criminologia português. Em 1949 concluiu a licenciatura em Economia e Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Nunca abandonando a carreira académica ao longo da sua vida, em 1979, com 53 anos, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, passando a exercer advocacia, exclusivamente como advogado de defesa e em 1985 obteve o curso superior de Medicina Legal. Artur Varatojo, como um profundo estudioso de criminologia e de assuntos de técnica policial, com vinte e duas obras editadas, divulgou obras de escritores como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. Assinou cerca de 20 romances policiais, assim como um ensaio sobre Jack, o Estripador de Londres. Aceitou, em 1957, o convite para dirigir a publicidade na RTP, o que fez durante cinco anos até a RTP ceder a concessão da publicidade à MoviRecord portuguesa para onde transitou como director comercial, tendo exercido esse cargo durante 14 anos. Como especialista de criminologia e assuntos policiais escreveu uma crónica semanal no jornal diário A Capital, durante 17 anos, intitulada "O Crime Visto por Artur Varatojo". Teve uma ampla divulgação nos média como cronista, através de entrevistas e artigos, mas também colaborou paralelamente com outros órgãos de comunicação da televisão e da rádio. Colaborou durante 25 anos na Emissora Nacional e no Rádio Clube Português, apresentou a rubrica "Na Pista do Crime", assinada com o pseudónimo "Dr. Fantasma". Fez a adaptação radiofónica de "Ala dos Namorados", de Campos Júnior, e do folhetim "O Caso das Crianças Desaparecidas". Teve vasta colaboração no Século Ilustrado, na revista Foguetão, na revista Mais, na Nova Gente e no  jornal Correio da Manhã. Na televisão, onde se tornou popular, Varatojo apresentou programas como o "ABC do Crime", emitido durante sete anos, e "Selecção Policial", que esteve no ar ao longo de oito anos. Ainda a nível televisivo foi autor de vários concursos emitidos pela RTP, casos de "Ou Sim ou Não", "A Dama ou o Tigre" e "Noves Fora... Nada", apresentado por Artur Agostinho. Artur Varatojo fez parte da associação norte-americana Mistery Writers, da Sociedade Internacional de Criminologia, da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, sócio agregado da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, e sendo o cachimbo a sua imagem de marca foi ainda um dos fundadores do Cachimbo Clube de Portugal, o qual presidiu à assembleia-geral.



2007 - A operadora aérea portuguesa TAP inaugura a ligação entre Lisboa e Cidade da Praia, Cabo Verde, com a oferta de quatro voos semanais e com um custo promocional que ronda os 500 euros.

2008 - O relatório final do inquérito ao último acidente na Linha do Tua aponta "defeitos grosseiros" na via-férrea e anomalias na automotora que conjugados terão originado o descarrilamento a 22 de agosto.
 
 
 
2008 - No denominado como caso BPN, a Sociedade Lusa de Negócios anuncia ter pedido à Procuradoria-Geral da República que investigue um conjunto de factos apurados na sequência de auditorias externas feitas ao grupo.
 
2009 - Morre a primeira criança em Portugal, vítima da gripe A (H1N1), na sequência de uma malformação congénita de origem cardíaca.










No Mundo

1467 - Nasce Erasmo de Roterdão (Roterdão, Países Baixos, 28 de outubro de 1466 - Basileia, antiga confederação Helvética, 12 de julho de 1536). Virá a ser um pensador e humanista. Erasmo formou-se no seminário com os monges agostinianos e realizou os votos monásticos aos 25 anos, vivendo como tal. Sendo um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas na Igreja Católica. Frequentou o Collège Montaigu, em Paris, e continuou os seus estudos na Universidade de Paris, então o principal centro da escolástica, apesar da influência crescente do Renascimento da cultura clássica, que chegava de Itália. Erasmo de Roterdão optou por uma vida de académico independente, independente de país, independente de laços académicos. Os principais centros da sua actividade foram Paris, Lovaina, Inglaterra e Basileia. No entanto, nunca pertenceu firmemente a nenhum destes locais. Esteve no Queens' College, em Cambridge, e é possível que tenha sido alumnus. Foram-lhe oferecidas várias posições de honra e proveito através do mundo académico, mas declinou-as todas. Publicou uma edição crítica do Novo Testamento Grego em 1516 "Novum Instrumentum omne, diligenter ab Erasmo Rot. Recognitum et Emendatum". A edição incluiu uma tradução em latim e anotações. Na segunda edição, o termo mais familiar "Testamentum" foi usado em vez de "Instrumentum". Esta edição foi usada pelos tradutores da versão da Bíblia do rei Jaime I de Inglaterra. O texto ficou conhecido mais tarde como o textus receptus. Erasmo de Roterdão foi considerado o maior vulto do humanismo cristão, tendo sido aclamado "Príncipe dos Humanistas". Era favorável a mudanças na igreja, mas discordava dos que enfatizavam a dependência do arbítrio humano a vontade divina e entre eles incluía Lutero. A sua obra "Do Livre Arbítrio" (1524) foi respondida com violência por Martinho Lutero e isso resultou na ruptura entre ambos. Erasmo dedicou o seu trabalho ao papa Leão X, como patrono da aprendizagem, e considerou o seu trabalho como o seu principal serviço à causa do Cristianismo. Viajou por toda a Europa, como Portugal, Inglaterra, Itália, Espanha, Croácia, Bulgária, Dinamarca e outros, foi amigo e mentor do português Damião de Góis. Publicou numerosas obras tendo sido no entanto o seu livro mais famoso, "O Elogio da Loucura", (Laus Stultitiae), escrito em 1509, dedicado ao seu amigo Sir Thomas More.

 

1492 - O navegador Cristóvão Colombo desembarca na costa nordeste de Cuba.

1790 - Tratado do Escorial em que a Espanha renuncia aos direitos sobre a costa ocidental da América do Norte a favor da Coroa britânica.

1848 - É inaugurada em Espanha a primeira linha de caminho de ferro na Península Ibérica entre Barcelona e Mataró.



1886 - É inaugurada a Estátua da Liberdade na ilha da Liberdade, na entrada do porto de Nova Iorque. A estátua de cobre foi projectada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes para a edificar e foi construída por Gustave Eiffel. A estátua que tem altura total 92,9 m, sendo 46,9 m correspondendo à altura da base e 46 m à altura da estátua propriamente dita. Foi um presente oferecido aos Estados Unidos por Napoleão III em nome do povo francês. A estátua é uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que segura uma tocha e um tabula ansata (uma tabuleta que evoca uma lei), sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776. Uma corrente quebrada encontra-se a sob os pés.



1903 - Nasce Arthur Evelyn St. John Waugh (Hampstead, Londres, Reino Unido, 28 de outubro de 1903 - Combe Florey, Reino Unido, 10 de abril de 1966). Virá a ser um escritor inglês. Depois de uma juventude conturbada, Evelyn Waugh estudou em Oxford, tentou mais tarde a vida como professor, mas sem sucesso, não conseguia manter um emprego por muito tempo. Em 1925, depois de uma tentativa de suicídio, foi salvo pela literatura, à qual se dedicou e pelo catolicismo, ao qual se converteu em 1930, depois de se divorciar da primeira mulher. Durante a Segunda Guerra Mundial alistou-se no exercito, onde esteve presente em combate, experiência fundamental para a composição da sua obra "A Espada de Honra". De entre as suas obras, permeadas por uma ironia corrosiva contra uma sociedade que julgava desprovida de valores, destacam-se "Reviver o Passado em Brideshead", transposta para a televisão numa série de renome, "Declínio e Queda", livro baseado nas suas experiências como professor, "Rendição Incondicional", na qual analisa o carácter da Segunda Guerra Mundial, em especial a luta entre o bem e o mal, entre a civilização e o barbarismo, "Malícia Negra", "Oficiais e Gentlemen", entre muitas outras obras.

1909 - Nasce Francis Bacon (Dublin, então Reino Unido e Irlanda, 28 de outubro de 1909 - Madrid, Espanha, 28 de abril de 1992). Virá a ser um pintor figurativo autodidacta inglês. Francis Bacon passou dezoito meses na Dean Close School, Cheltenham, de 1924 a 1926. Isso foi a sua única experiência com a educação formal de pintura, pois ele saiu semanas depois. Nunca recebeu uma educação artística formal, contentando-se, segundo as suas próprias palavras, em "experimentar". Pintou muitos trabalhos em série, a partir de fotografias por vezes rasgadas e amarrotadas, que acumulava no chão, de animais selvagens, de combates de boxe, de futebolistas. A sua primeira exposição individual na Lefevre Gallery, em 1945, provocou um choque e não foi bem recebida. Para classificar a sua pintura usaram-se adjectivos como visceral, alucinante, brilhante, chocante, visionária. Enquanto artista, viveu a compulsão de rasgar o véu das aparências. Como homem do seu tempo, Francis Bacon transmitiu a ideia de que o ser humano, ao conquistar e fazer uso da sua própria liberdade, também liberta a besta que existe dentro de si. O seu trabalho é mais conhecido como audaz, frequentemente grotesco ou imagens de pesadelo.


 
1914 - Nasce Jonas Edward Salk (Nova Iorque, EUA, 28 de outubro de 1914 - La Jolla, San Diego, Califórnia, EUA, 23 de junho de 1995). Virá a ser um médico, virologista e epidemiologista norte-americano, mais conhecido como o inventor da primeira vacina da poliomielite, que, em sua homenagem, ficou conhecida como Vacina Salk. Jonas Salk trabalhou dezasseis horas por dia, sete dias por semana, durante anos para chegar à descoberta de uma vacina contra poliomielite. A vacina inactivada contra a poliomielite de Salk entrou em uso em 1955. Ela está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, os medicamentos mais seguros e eficazes necessários num sistema de saúde. Em 1960 fundou o Salk Institute for Biological Studies em La Jolla, na Califórnia, que é actualmente um centro de pesquisas médicas e científicas. A partir de meados da década de 1980, Jonas Salk iniciou pesquisas para desenvolver uma vacina contra o VIH. Ele foi co-fundador da The Immune Response Corporation (IRC) com Kevin Kimberlin e patenteou o Remune, uma terapia imunológica, mas não conseguiu garantir um seguro de responsabilidade para o produto.

1918 - É fundada a República da Checoslováquia, unificando a Boémia, a Morávia e a Eslováquia.

1919 - Começa a denominada "Lei Seca", nos EUA, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas.



1922 - Benito Mussolini toma o poder em Itália, marchando sobre Roma. Começa a ditadura fascista.

1929 - Os preços começam a descer na Bolsa de Nova Iorque. Seriam necessárias 24 horas para se perceber a dimensão do desastre.

1954 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor norte-americano Ernest Hemingway.

 
 
1958 - Início do pontificado de João XXIII, ex cardeal Angelo Giuseppe Roncalli, após a morte do papa Pio XII .

1962 - O líder soviético Nikita Krutschev anuncia a retirada dos mísseis de Cuba.

1971 - A Câmara dos Comuns vota a favor da entrada do Reino Unido na Comunidade Económica Europeia.

 

1977 - A Assembleia-Geral da ONU condena a decisão israelita de estabelecer colonatos em território árabe ocupado.

1996 - Segundo a revista Newsweek, a maior parte do ouro roubado pelos nazis aos judeus terá sido branqueada em Portugal.

2000 - Realizam-se as primeiras eleições autárquicas na província sérvia do Kosovo, sob administração da ONU.

2004 - Descoberta de esqueleto humano - Homem Floresiensis -, com mais de 18 mil anos, na ilha das Flores, Indonésia, impõe revisão de hipóteses das teorias evolucionistas.

 
 
 
 


Texto:
Paulo Nogueira


 

Sem comentários:

Enviar um comentário