segunda-feira, 5 de outubro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 5 de outubro


Dia da Implantação da República Portuguesa e Dia Mundial dos Professores.

De entre alguns santos consagrados a este dia, destaque para São Benedito o Mouro ou o Negro, de seu nome Benedito Manasseri (Messina, ilha de Sicília, Itália, 31 de março de 1526 - Palermo, Itália, 4 de abril de 1589). Das versões sobre a sua origem diz-se ser filho de descendentes africanos escravizados na Etiópia. Outras versão diz que foi um escravo capturado no norte de África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem árabe, e não etíope. Chamado pelo apelido de "mouro" devido a cor escura da pele e origem. Aos 18 anos de idade, já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus. Quando tinha 20 anos foi insultado por causa da sua cor e raça. Porém, diz-se que com muita calma e paciência suportou tudo. Aos 21 anos, um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis chamou-o para viver entre eles. Benedito aceitou e fez votos de pobreza, obediência e castidade, e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas dormindo no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo e não só, que desejava ouvir os seus conselhos e pedir-lhe orações. Cumprindo o seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. A sua piedade, sabedoria e santidade levaram os seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Era considerado pelos seus irmãos de comunidade um iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Diz a lenda deste santo que alguns milagres da multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo protector da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos. Terá morrido com 63 anos de idade como simples frade franciscano e, afirma-se, no mesmo dia e hora que havia previsto. Alega-se que seu corpo foi encontrado incorrupto após a exumação, alguns anos depois. Foi beatificado pelo papa Bento XIV em 1743 e canonizado em 1807 por o papa Pio VII. A sua festa litúrgica comemora-se a 5 de outubro.


 




Em Portugal

1143 - É assinado o Tratado de Zamora que estabelece a independência do Reino de Portugal. Foi assinado por D. Afonso Henriques, Afonso VII de Castela e Aragão, seu primo, e por um representante do Papa.


 
1768 - O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses anti-semitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.
 
1799 - Morre António Diniz da Cruz e Silva (Lisboa, Portugal, 4 de julho de 1731 - Rio de Janeiro, Brasil, 5 de outubro de 1793), aos 62 anos. Foi magistrado de profissão e poeta português do século XVIII. Filho de uma modesta família lisboeta, cujo o pai imigrou para o Brasil pouco antes do seu nascimento, deixando a educação dos filhos ao cuidado da sua esposa. António Diniz estudou Latim e Filosofia no Colégio dos Oratorianos e, em 1747, entrou na Universidade de Coimbra onde estudou Direito, altura em que terá escrito os seus primeiros poemas. Poeta do Neoclassicismo, fundou em Lisboa, em 1756, juntamente com dois outros bacharéis em Direito, Esteves Negrão e Teotónio Gomes de Carvalho, aos quais se juntou mais tarde Correia Garção, a “Arcádia Lusitana ou Olissiponense”, adoptando o pseudónimo arcádico de gosto clássico Elpino Nonacriense. Seguiu a magistratura, sendo nomeado juiz em Castelo de Vide, em 1759, e em Elvas, em 1764. Mais tarde, foi promovido a Desembargador da Relação do Rio de Janeiro. Nomeado posteriormente Desembargador da Relação do Porto, regressou a Portugal, em 1774. Em julho de 1790 foi nomeado Desembargador da Casa da Suplicação. Nesta qualidade regressa de novo ao Brasil como parte da comitiva enviada a este território para julgar os réus da revolta que ficou conhecida por Inconfidência Mineira (o célebre caso Tiradentes). Em dezembro de 1792, foi nomeado para exercer as funções de Chanceler da Relação do Rio de Janeiro e seis anos depois conselheiro do Conselho Ultramarino, funções que o obrigavam regressar a Lisboa, mas por sua morte não teve tempo de regressar.  A sua obra de maior vulto, talvez a mais apreciada obra de todo o período arcádico, é o poema herói-cómico "O Hissope"  (1768), verdadeira obra-prima do humor nacional, que desfrutou de grande popularidade e foi traduzido para francês, inglês e alemão.  A maior parte da sua obra, só foi publicada após a sua morte. Em 1801 são publicadas as "Odes Pindáricas" (1802) o poema "O Hissope" e, entre 1807 e 1817, parte significativa da sua obra foi publicada em seis volumes sob a denominação "Poesias".

1910 - É proclamada a República Portuguesa da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas. Assumindo a chefia do Governo Provisório, Teófilo Braga. Portugal nesse ano soma 767 anos de independência.
 
 
 
1911 - Primeira tentativa de levantamento monárquico no Norte, sob o comando de Paiva Couceiro.
 
1980 - Eleições Legislativas em Portugal. A coligação Aliança Democrática, do PPD, CDS e PPM, obtém a primeira maioria absoluta no Parlamento, em sufrágio livre e universal.
  
1988 - Homenagem, no Porto, a Afonso Costa, político determinante da I República. Estabeleceu o Estado laico, em Portugal.
 
1997 - É reaberto o edifício da Câmara Municipal de Lisboa, após concluídas as obras de recuperação do incêndio ocorrido em 1996.



2004 - Carlos Carvalhas anuncia o abandono da liderança do PCP, no próximo congresso do partido.

2005 - Derradeira comunicação do Presidente Jorge Sampaio no dia da República, em defesa dos princípios do regime, atacando a corrupção, situações injustificadas de riqueza e subversão dos pilares da Justiça.
 
 
 





No Mundo

1582 - Entra em vigor o Calendário Gregoriano estabelecido pela Bula do papa Gregório XIII em substituição do antigo calendário juliano, implantado pelo líder romano Júlio César em 46 a. C.. O novo calendário em vigor avança dez dias.



1713 - Nasce Denis Diderot (Langres, França, 5 de outubro de 1713 - Paris, França, 31 de julho de 1784). Virá a ser um escritor e filósofo francês. Denis Diderot ingressou no colégio jesuíta de Langres em 1723 (data mais provável). O ensino fornecido pelos jesuítas, que detinham o monopólio da educação secundária na França de então, enfatizava o ensino das línguas clássicas (grego e latim) e uma atenção rigorosa às orações católicas, o que visava a atenuar a influência humanista e secular. Denis Diderot foi um aluno muito perspicaz, recebeu até mesmo algumas menções honrosas e prémios em virtude do seu excelente desempenho escolar. Em 1726, o bispo de Langres concede, a Denis Diderot, a tonsura. Tudo indicava que o jovem Denis seguiria uma carreira eclesiástica. Denis Diderot parte para Paris e passa a frequentar o colégio de Harcourt (Liceu Saint-Louis). Em 1732, recebe o grau de mestre em artes na Universidade de Paris. Pouco se sabe sobre os primeiros anos  em Paris, sabe-se que terá passado por dificuldades financeiras. Denis Diderot iniciou a sua carreira como tradutor. Em 1743, ele traduz a “Grecian History”, de “Temple Stanyan”. A sua obra-prima será a edição da "Encyclopédie" (1750-1772). Demorou 21 anos para ser editada, e é composta por 28 volumes. Notável durante o iluminismo ficou conhecido por ter sido o co-fundador, editor chefe e contribuidor da Encyclopédie, junto com Jean le Rond d'Alembert. Mesmo que, na época, o número de pessoas que sabia ler fosse pouco, ela foi vendida com sucesso devido a isso Denis Diderot conseguiu uma fortuna. Escreveu também algumas outras peças teatrais de pouco êxito. Destacou-se particularmente nos romances, nos quais segue as normas dos humoristas ingleses, em especial de Sterne, como: “A Religiosa”, “O Sobrinho de Rameau”, “Jacques, o fatalista e seu mestre”. Escreveu ainda vários artigos de crítica de arte. Foi um dos primeiros autores que fizeram da literatura um ofício, mas sem esquecer jamais que era um filósofo. Foi autor de uma vasta obra literária.
 
1864 - Nasce Louis Lumière (Besançon, França, 5 de outubro de 1864 - Bandol, França, 6 de junho de 1948). Virá a ser engenheiro, co-fundador do cinema juntamente com o irmão Auguste Lumière.  Sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.Filho de um fabricante de material fotográfico francês, a ele se deve, com a ajuda do seu irmão Auguste Lumière, a invenção do cinematógrafo, cuja patente foi registada em 1895. Entre outros, foram nesse mesmo ano produzidos e exibidos os filmes (no "Grand Café" parisiense), "La Sortie des Usines Lumière", (A Saída da Fábrica Lumière), considerado o primeiro filme da história do cinema. Ele e o seu irmão desenvolveram também o primeiro processo da fotografia a cores, o "autocromo",a fotografia e cinema em relevo, sistema cinematográfico designado de "Cruz de Malta". Foi agraciado com Grã-cruz da Legião de Honra (1939) e com a estrela na Calçada da Fama de Hollywood (1960).

 
 
1880 - Morre Jacques Offenbach (Colónia, Alemanha, 20 de junho de 1819 - Paris, França, 5 de outubro de 1880), aos 61 anos. Foi um compositor e violoncelista francês de origem alemã da "Era Romântica", um paladino da opereta e um precursor do teatro musical moderno. Aprendeu as primeiros noções de música com o seu pai, cantor na sinagoga da cidade. Aos doze anos, Jacob era já um exímio violoncelista, razão pela qual a sua família decidiu enviá-lo para Paris, onde receberia uma melhor educação e formação musical. Após um ano de estudos, o jovem músico passou a actuar na orquestra do Théâtre national de l'Opéra-Comique. Ai desenvolveu parceria musical assim como uma grande amizade com o pianista e compositor Friedrich von Flotow. Já como compositor Jacob adoptou uma nova identidade e trocou o seu sobrenome para Offenbach, em homenagem à cidade natal de seu pai, Offenbach am Main. Considerado pela crítica como o "Liszt do violoncelo", ele não só se dedicou a compor várias obras para esse instrumento como participou numa série de concertos nas principais capitais europeias. Na corte inglesa, apresentou-se à rainha Vitória  e ao príncipe Alberto. Por volta de 1858 estreou a primeira opereta de Offenbach, “Orfeu no Inferno”, através da qual um dos seus temas musicais, o “cancan”, adquiriu notoriedade internacional. Esse estilo musical e dança francesa, que se tornou popular nos salões de música, sendo associada aos cabarés franceses como Moulin Rouge. A sua fama e a popularidade foram grandes, em dez anos ele escreveu noventa operetas, a maioria de grande sucesso, são exemplo disso “La Belle Hélène”,” La Vie Parisienne”, “La Grande-duchesse de Gérolstein”e”La Princesse de Trébizonde”.  Com 60 anos e doente, ainda trabalhou com afinco para concluir “Os contos de Hoffmann”. Mas o famoso criador de operetas não conseguiu realizar o sonho de assistir à montagem de sua primeira grande ópera de sucesso e só após a sua morte estreia esta sua obra musical. A ópera foi considerada o maior evento da temporada, atingindo um recorde de 101 apresentações. A sua obra musical foi muito vasta, entre música sinfónica, música para violoncelo, piano, melodias e obras cénicas.
 
1897 - Fim da denominada Guerra dos Canudos ou Campanha do Canudos, confronto entre o exército brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso da comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, que durou de 1896 a 1897.
 


1905 - Os irmãos Wright realizam o primeiro voo circular do mundo há precisamente 110 anos. Wilbur Wright voou com o aparelho Flyer 3 durante 39 minutos, percorrendo 38,9 quilómetros. Sessenta pessoas assistiram àquela e a outras demonstrações.



1908 - O príncipe Fernando I declara a independência da Bulgária do Império Otomano e assume o título de czar.

1960 - Referendo na África do Sul a favor da república, que ocorre na sequência da crítica internacional ao apartheid. Os sul-africanos brancos votaram num referendo a separação completa da África do Sul com a coroa britânica e com a Commonwealth.

1962 - Os The Beatles editam o primeiro disco, "Love me do". Foi a primeira a ser lançada pela banda em forma de single, cujo lado B trazia a canção "P.S. I Love You".

 
 
1969 - A BBC estreia a série "Monty Python's Flying Circus".
 
1972 - Um referendo aprova por 56,7% a entrada da Dinamarca na CEE.
 
1983 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao líder sindical polaco Lech Walesa.



1988 - O povo do Chile recusa, em referendo, a permanência no poder do ditador Augusto Pinochet.

1988 - No Brasil é promulgada a nova Constituição que repõe as liberdades democráticas suprimidas durante vinte e cinco anos.

1989 - Chega a Hof, sudeste da Alemanha Federal, o primeiro "comboio da liberdade" com refugiados de países de Leste.

1989 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a Dalai Lama, líder espiritual do Tibete no exílio.



1990 - A libra esterlina entra no Sistema Monetário Europeu.

1996 - Decorre, em Sarajevo, a cerimónia inaugural da residência colegial e do Parlamento da Bósnia, que integra muçulmanos, sérvios e croatas.

2002 - O presidente da Autoridade Palestiniana Yasser Arafat estabelece Jerusalém Oriental capital do futuro Estado da Palestina.



2005 - Morre Álvaro Domecq y Diez (Jerez de la Frontera, Espanha, 1 de julho de 1917 - Cádiz, Espanha, 5 de outubro de 2005), aos 88 anos. Foi um ganadeiro espanhol e autor de temas sobre tauromaquia. Oriundo de uma família aristocrática espanhola em Jerez, em Cádiz, província da Andaluzia no sudoeste da Espanha. Durante a guerra Civil Espanhola pertenceu à aviação e destacou-se como piloto de caça, por parte dos Nacionalistas. Mais tarde dada a sua paixão pela tauromaquia reintroduziu a touradas a cavalo em Espanha. Fundador da ganadaria Torrestrella em 1949, foi também alcaide de Jerez entre 1952 e 1957 e presidente da Assembleia do Condado de Cádiz de 1957 a 1967. Foi ainda autor de diversos artigos e livros sobre tauromaquia.

2006 - A Comissão Europeia adopta as novas disposições em matéria de segurança para as viagens de avião, como a restrição de transporte de líquidos a bordo.
 
 
 
2007 - O extremo internacional português Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United, é votado para a "onze ideal" de 2007 da Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais

2009 - Prémio Nobel 2009 da Medicina é atribuído a Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider, Jack W. Szostak por estudos sobre os cromossomas.
 
2010 - O Prémio Nobel da Física 2010 é atribuído aos pesquisadores russos Andrei Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, Reino Unido, pela de descoberta do grafeno (uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, a grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos).
 
 

 
 

 

Texto:
Paulo Nogueira

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário